.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


Oleo trasmissao Mondeo V6

+2
LaercioLMB
victor.r1
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  LaercioLMB Qua Jun 13, 2018 9:52 am

Obrigado Antonio por dar informações mais precisas sobre isso, pois me faltou esses detalhes para explicar o motivo de jamais utilizar Mercon V nesses câmbios e estou sem tempo de pesquisar na internet agora.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Antoniorafilho Qua Jun 13, 2018 10:00 am

LaercioLMB escreveu:Obrigado Antonio por dar informações mais precisas sobre isso, pois me faltou esses detalhes para explicar o motivo de jamais utilizar Mercon V nesses câmbios e estou sem tempo de pesquisar na internet agora.

Opa Laércio. É que o pensamento de utilizar uma especificação mais recente neste caso não é bom. Nem sempre as composições empregadas em fluídos mais recentes ou mais modernos necessariamente são mais benéficas a um determinado componente.

Antoniorafilho

Mensagens : 18
Pontos : 28
Data de inscrição : 08/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Giancarlo Tardin Qua Jun 13, 2018 10:46 am

Perfeito, Laércio.
Considerando que o valor do Texamatic 7045 E, está em torno de R$ 30,00 o litro, vou averiguar mais profundamente se no ano 2000 a Ford ainda utilizava óleo desta tecnologia na CD4E, e se for o caso, irei comprar a quantidade suficiente para fazer a drenagem pelo menos três vezes no intuito de retirar o máximo do óleo anterior de todo sistema, visto que o complicador e o conversor de torque.
O que acham?

Enviado pelo Topic'it

Giancarlo Tardin

Mensagens : 30
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  LaercioLMB Qua Jun 13, 2018 11:44 pm

Concordo Antonio, pois o óleo pode ser mais recente, pode ter muitas ótimas características mas o câmbio não é novo, continua sendo o mesmo CD4E de anos atrás onde o óleo correto era o recomendado pelo engenheiro que projetou o câmbio e tem ainda esse óleo para vender. Se não houvesse mais, aí sim teríamos que procurar por alternativas compatíveis, mas os maiores problemas em câmbios automáticos tem sido praticamente o uso de óleo errado no sistema. Esse é mais um dos motivos no qual eu não gosto de câmbio automático, pois por mais conforto que possa nos dar, é um bom aliado ao motorista dormir no volante em viagens já que o motorista não faz quase nada, ainda mais se ligar o piloto automático, aí sim é pedir para dormir dirigindo.
Ahh, mas vai de cada um a responsabilidade!
Como eu disse, é apenas um dos motivos e não o único e o pior deles é o alto custo de manutenção de um câmbio desses, pois o mito de custo alto veio dos câmbios hidramáticos que esses sim eram bem complexos, pois os automáticos de hoje são todos controlados por solenoides e pela central, os hidramáticos não tinham nada elétrico neles e nem central para gerenciar nada, tudo dependia de pressão de óleo e válvulas abrirem corretamente com a variação de pressão.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Giancarlo Tardin Sáb Jun 16, 2018 7:19 pm

Boa noite pessoal, em especial Laércio e Antônio.
Após muita pesquisa, entre ontem e hoje com bibliografias estrangeiras, identifiquei muita controvérsia no uso do Mercon/Dexron III e o Mercon V e me convenci que de fato o mais indicado é o uso do Mercon/Dexron III e não o Mercon V.
Hoje comprei 16 litros do Mercon/Dexron III do Texamatic 7045 E e irei retirar o Mercon V que coloquei há mais de três meses, em que pese ter não ter apresentado nenhuma anomalia até o momento, mas por precaução irei substituir.
Comprei mais que o dobro da capacidade para drenar por diversas vezes afim de buscar eliminar o máximo do Mercon V.
Também em minhas pesquisas li uma maneira de substituir o óleo da transmissão do Mondeo, através das duas tubulações de arrefecimento da transmissão que são ligadas no radiador.
Segundo o autor, deve-se desacoplar as duas tubulações do radiador, identificar a de entrada e a de saída.
Então diz o autor para utilizar um balde de 20 litros vazio e outro balde com 10 litros de óleo novo. Daí é ligar o motor e deixar que a tubulação de entrada puxe o óleo novo enquanto a tubulação de saída expele o óleo velho. Diz o autor que essa é a melhor forma de substituir todo óleo já que o conversor de torque impede a substituição de grande parte do óleo da forma tradicional através da retirada do bujão da caixa automática.
Algum dos Srs., tem conhecimento se de fato essa forma é possível e segura?

Abraços!

Giancarlo Tardin

Giancarlo Tardin

Mensagens : 30
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jun 16, 2018 10:50 pm

Não tenho conhecimento desse fato de troca de óleo, mas uma coisa é certa, usar o óleo errado é pedir para ter problema.
No manual do meu fala claramente que o óleo para o câmbio manual é o SAE 75 e não 75W80 ou 75W90. Bom, coloquei a porcaria do 75W80 e me arrependi mais uma vez. Aqui no sul está fazendo muito frio e o câmbio ficou pesado pra caramba e se não precisasse do SAE 75, esse óleo não seria mais fabricado e no entanto é fabricado sim por que tem carros que precisam dele e o Mondeo com câmbio manual é um.
Me arrependi amargamente de ter colocado o 75W80 no meu carro. Em dias bem quentes se nota pouca coisa do câmbio mais pesado, mas em dias frios fica horrível trocar de marcha com o motor frio e precisa rodar muito para o óleo do câmbio começar a ficar mais fino e deixar o câmbio engatar mais fácil, mas quem sente o câmbio sabe que ainda está pesado, não tão macio quanto antes.
Os carros de hoje devem ter uma folga no câmbio para trabalharem com o 75W80 ou até o 75W90, mas o câmbio do Mondeo não é feito recentemente, foi fabricado em 1996 e talvez os de 1999 em diante aceitem, vai saber, mas o MK1 não aceita óleo que não seja o SAE75.
Esse é um dos motivos que falo do tipo correto de óleo a ser usado, pois o motor ZETEC-e 16V foi feito para rodar 400.000 km sem retífica, somente manutenção preventiva, mas no Brasil é difícil um chegar aos 100.000 km sem precisar retificar, tudo isso por causa do uso de óleos errados e aditivos não recomendados pelo fabricante. Os brasileiros tem mania de querer saber mais que engenheiros formados de países de primeiro mundo e fazem as cacas que fazem e acham que estão certos.
Se os carros de hoje aceitam outros tipos de óleos é por que foram fabricados recentemente com alterações, mas as regras de hoje não valem para carros de mais de 15 anos.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Especificação do Óleo da Transmissão

Mensagem  Giancarlo Tardin Ter Jul 31, 2018 11:53 am

Olá,
Ao puxar a vareta de óleo de transmissão observei que está impresso na vareta a indicação do óleo que no caso do meu Mondeo V6 ano 2000 é Mercon®️

Giancarlo Tardin

Mensagens : 30
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 31, 2018 12:22 pm

No seu caso o carro é ano 2000, Existem componentes internos no câmbio que são diferentes dos câmbios anteriores, embora a carcaça seja a mesma.
Mesmo assim, não é qualquer Mercon, tem que ver o tipo exato se não vai dar caca.
Note que falamos anteriormente em Mercon III e Mercon IV. São Mercon, mas de tipos diferentes e com propriedades diferentes.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Giancarlo Tardin Ter Jul 31, 2018 2:45 pm

Sim, verdade Laércio!

Enviado pelo Topic'it

Giancarlo Tardin

Mensagens : 30
Pontos : 42
Data de inscrição : 30/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Óleo caixa automática

Mensagem  Jean Carlos dos santos Sáb Ago 04, 2018 4:00 pm

Alguém tem a foto do óleo q posso usar no meu câmbio automático filtro e junta do cárter. Por gentileza

Jean Carlos dos santos

Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 01/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Caixa automática

Mensagem  Jean Carlos dos santos Sáb Ago 04, 2018 4:01 pm

Mondeo. 97 2.0.16v

Jean Carlos dos santos

Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 01/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Ricardo Machado_04 Ter Ago 09, 2022 10:16 am

Antoniorafilho escreveu:
victor.r1 escreveu:o meu é v6 2.5. o cambio do seu é o mesmo?
aonde conseguiu essa informação?

As únicas diferenças entre o Mondeo Mk2 V6 e o 2.0 16v é o motor, calibragem de suspensão e alguns opcionais, como controle de tração. Um suma, o carro é o mesmo. O cambio do V6 é o CD4E, mesmo câmbio auto dos Mondeo desde o lançamento. Esta informação eu consegui em meus 30 anos dentro de oficinas. Já abrimos cambio CD4E desde Mondeo a Mazda.


Bom dia senhores, estou a um tempo tentando obter está informação mas mesmo assim ainda continuo com dúvidas.
Estou restaurando um MK1 SW GLX Automático 94/95, e não quero mudar para manual, quero manter a originalidade. Mas não encontro nenhum cambio deste ano para comprar. Gostaria de saber se os câmbios do MK2 (97 a 2000) poderia ser usado no lugar? Uma vez que os componentes internos são iguais, a questão é será que os encaixes também são? (mangueiras, conectores, etc ).
Alguém saberia me precisar está informação?
Grande abraço.
Ricardo Machado Very Happy

Ricardo Machado_04

Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  LaercioLMB Ter Ago 09, 2022 9:37 pm

Olá!
Os encaixes são todos iguais, o problema são os conectores elétricos que não são a mesma posição dos fios e a central do MK2 é diferente da central do MK1.
Terá que ver o esquema elétrico de ambos para poder montar os chicotes elétricos de forma a o câmbio do MK2 funcionar no MK1.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Ricardo Machado_04 Sex Ago 12, 2022 12:50 pm

LaercioLMB escreveu:Olá!
Os encaixes são todos iguais, o problema são os conectores elétricos que não são a mesma posição dos fios e a central do MK2 é diferente da central do MK1.
Terá que ver o esquema elétrico de ambos para poder montar os chicotes elétricos de forma a o câmbio do MK2 funcionar no MK1.

Perfeito Laerte, muito obrigado pela informação.

Ricardo Machado_04

Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 04/12/2021
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Oleo trasmissao Mondeo V6 - Página 2 Empty Re: Oleo trasmissao Mondeo V6

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos