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Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 14, 2015 10:31 am

Bom, como eu não tinha me apresentado antes, lá vai.
Como todos aqui já sabem, meu nome é Laércio e moro em Porto Alegre.
Minha história com os Mondeo começa em 2004 com adquiri o meu primeiro Mondeo.
Até então, eu não gosta de Mondeo, pois só conhecia os modelos de 1997 em diante e as sinaleiras (lanternas) traseiras deles nunca me agradaram e nessa época eu tinha uma S10 DELUXE Bordô cabine simples à gasolina e eu queria vender ela pois a caçamba não me era útil e espaço interno era pouco. Me ofereceram um Mondeo para trocar por ela no mano a mano e eu não me interessei, pois não gostava de Mondeo (pela aparência dele).
Bom, insistiram que eu ao menos fosse olhar o carro e em um dia chuvoso eu fio olhar. Olha só, olhar carro em dia de chuva, vê se pode isso.
Fui ver o carro e tinha algumas coisas a se fazer nele, como forro de teto e uma boa limpeza interna.
Era um Mondeo CLX AD 1996 e eu não conhecia ainda esse modelo, só conhecia o sedan e nem tinha visto um hatchback ainda e branco ainda por cima e gostei dele e troquei.
Refiz o forro do teto, desmontei ele todo por dentro e lavei todo o estofamento e forração interna, o caro ficou lindo por dentro, dei um bom polimento na pintura e o carro ficou 10.
Até então, eu só consertava os motores do meu Jeep e da minha Rural, o da S10 nunca me incomodou a não ser ventoinha funcionando ao contrário, que fazia o motor ferver em 20 minutos de uso, ou seja, quando comprei a S10 não dava para viajar, mas depois que descobri o defeito que os "mecânicos" não viam, passei a viajar com ela.
De motor novos só havia consertado o motor do Kadett GSI conversível que tive.
Bom, viajei muito com o Mondeo branco, Santa Catarina, Paraná, DF e por aí vai.
Um fim de semana de carnaval em que passei por várias cidades, voltando para Porto Alegre o motor quebrou, até hoje não sei o motivo exato de ter quebrado, mas quebrou.
Ele mandava óleo para o filtro de ar e seguido eu limpava o filtro e completava o óleo.
Bom, viajando, o motor deu uma parada quando eu deixei o carro na banguela e achei estranho aquilo, era o início da quebra, eu devia ter parado o carro.
Engatei e o motor funcionou de novo e segui viagem.
Em um trecho ouvi um estouro, olhei par trás pelo espelho e só vi fumaça azul e imaginei, estourou uma mangueira de óleo,
Parei o carro e sem desligar o motor, ouvia um barulho estranho, desliguei o motor e fui abrir o capô e vi o motor todo sujo de óleo.
Fui procurar que mangueira havia estourado e quando olhei por baixo do carro me abaixando pela frente dele, olhei algo estranho e desconfiei (aquilo ali eu conheço, é uma biela!!!! Shocked ).
Estava com um buraco no cárter do motor e uma biela quebrada.
Reboquei o carro para casa e comprei outro motor em um desmanche, paguei R$2500,00 na época e troquei o motor 1.8 por um 2.0.
Bom, depois de um tempo, uns 6 meses mais ou menos, fui fazer outra viagem para o Paraná e saí de casa as 22:00 e pelas 23:00 notei que a temperatura subiu um pouco acima do meio, coisa que ele não fazia e parei em um posto de gasolina para ver o que era, abri o capô e deixei o motor ligado e fui buscar um refrigerante para beber e quando voltei, estava a praga do frentista colocando água no reservatório, quase bati nele e ele alegou que o motor estava ligado e poderia fazer isso, não pode não e não tentem isso nunca na vida.
Esperei uns minutos e nada, fechei o capô e segui viagem, nem olhei a temperatura se havia baixado de tão irritado que estava com o frentista.
Uma hora depois o motor perdeu força e se eu desengatava, ascendia as luzes no painel sem eu desligar a chave, engatava e as luzes apagavam, mas o acelerador não respondia.
Estacionei o carro no acostamento no meio do nada na BR386 e fui ver o motor 2.0 que eu havia comprado, vapor de água saindo pela entrada de ar do motor. IIIIIIIIIIIIII isso não me parece nada bom.
Quando fui até a porta do motorista, vi vapor de água lá atrás do carro e fui lá, vapor saindo pelo escapamento.
Logo vi, empenou o cabeçote e babaus motor.
Foi aí que começou meus tormentos com mecânicos fazendo porcaria no motor quando eu resolvi retirar o motor em casa e olhar eu mesmo, só tinha caca no motor, pois os anéis que o mecânico disse ter colocado novo, não eram novos coisa nenhuma. Somente o primeiro anel era novo, os demais velhos.
Por que isso?
Por que ele comprou anéis errados e mandou os pistões para um torneiro alargar as canaletas para caberem os novos anéis e deve ter ficado uma tremenda de uma caca.
Resumindo, perdi um jogo de pistões.
Para não ter que fazer motor de novo, comprei dois jogos de anéis para fechar comas medidas dos pistões e montei tudo de novo, ficou bom, mas queimando um pouco de óleo por causa das folgas das canaletas.
Um dia lavando o motor em um lava rápido, o lavador colocou o jato de água muito perto do cano de água do motor, aquele cano de metal e furou o cano, lógico que o cano já devia estar corroído por dentro, mas certamente duraria mais algum tempo, voltei para casa vazando água e desliguei o motor e esperei ele esfriar para completar a água, pois eu havia colocado durepoxi no cano para fechar o vazamento, deu certo o durepoxi, mas a pressa em querer ver se havia parado o vazamento, me fez colocar água fria com o motor ainda morno, com o motor ligado fui colocando água bem devagarinho mesmo, mas não adiantou, empenou o cabeçote de novo.
Deixei o carro parado por algum tempo e o IPVA foi vencendo, os anos passando, IPVA somando e agora fui ver, consertar o motor e pagar o IPVA, saia mais caro do que comprar outro.
Resumindo, comprei outro Mondeo CLX AD 1996 agora em julho de 2014 só que dessa vez, vermelho metálico.
Esse estava bom de estofamento, mas o lavei mesmo assim, forro de teto bom, mas o motor uma jossa e é o que tenho passado a vocês do que tenho feito no meu motor e ele está funcionando muito bem.
A pintura dele eu tenho que refazer, pois o verniz está queimado do sol em alguns pontos e a cor dele é vermelho vermont.
Os parachoques eu já lixei e apliquei fundo primmer, logo irei começar com a carroceria.
Fiz os parachoques agora, pois o da frente estava descascando e o de trás estava horrível a pintura, pois ele havia sido repintado e muito mal feito por sinal.
Essa é a minha história com os Mondeo e o Mondeo branco está agora só para retirar peças dele e me dó ver ele daquele jeito, mas custa mais caro pagar tudo dele do que comprar outro, por isso optei por comprar outro.
Mas branco, nunca mais encontrei nenhum desse ano aqui no estado, só na Bahia encontrei um e muito caro, não compensava ir lá buscar.
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Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 14, 2015 9:22 pm

Seguindo com a apresentação e falando mais do Mondeo branco, depois de ter quebrado o motor, ter trocado ele por outro, tive aquele problema que falei do frentista ter colocado água fria e empenado o cabeçote.
Bom, quando o carro estava em casa, eu retirei o cabeçote e mandei para a retificadora, me cobraram R$60,00 para aplainar ele, mas mandei o cabeçote todo desmontado, sem tucho, sem válvula, sem anda mesmo, só para eles limparem e aplainarem o cabeçote.
Bom, voltou o cabeçote, fiz o assentamento das válvulas, pois não é só recolocar elas, tem que refazer o assentamento delas usando pasta de esmerilhar e uma haste com ventosas para esmerilhar válvulas.
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Feito o assentamento das válvulas e montado tudo de novo, me veio a dúvida, como sincronizar os comandos em um motor com dois comandos?
Até então eu só sabia sincronizar comando com engrenagens e não com correias dentadas, ainda mais que as polias são flutuantes, não tem chavetas, pois de nada adiantaram as marcas que fiz nas polias para marcar as posições delas, pois não tendo chaveta, não importa a posição.
E agora?
Fui no desmanche onde eu havia comprado o motor para perguntar como se montava o comando, eles não sabiam, pois o trabalho deles era somente de desmontar, mas me indicaram um mecânico que me ajudaria nisso.
Fui até lá e falei com ele e ele me pediu para levar o cabeçote lá, já imaginei que teria que pagar caro por isso, mas ferrado, ferrado e meio.
Levei o cabeçote lá e ele logo de cara me falou tudo que estava errado antes de dizer como sincronizar e a primeira coisa foram os mancais dos comandos que não estavam nas posições corretas, pois os comandos estavam pesados para girar.
Notem bem, os mancais dos comandos também tem posição correta de cada um, não é qualquer um em qualquer lugar, cada um tem que fiar onde ele estava antes e se não tiver marca, marque antes de desmontar. Eu com um punção que pode ser um prego mesmo, pois o mancal é de alumínio, fui fazendo um ponto no primeiro, dois pontos no segundo, três pontos no terceiro e assim por diante até o ultimo mancal para não ter erro depois. Lógico, depois do mecânico ter corrigido os mancais para mim.
Aí ele me ensinou como montar o cabeçote e sincronizar os comandos e me cobrou somente uma garrafa de cerveja por isso.
Fui para casa, montei tudo e tentei ligar. Nada do motor ligar.
Voltei lá e falei para ele que o motor não ligava e ele me disse que eu tenho que esperar os tuchos hidráulicos encherem com óleo, antes disso o motor não liga mesmo.
Voltei para casa, retirei as velas e fui dando a partida no motor durante um bom tempo, recoloquei as velas e dei a partida no motor e o motor ligou, mas só funcionava com muita aceleração, na lenta ele apagava, nem tinha lenta, tirava o pé do acelerador e o motor apagava.
Voltei lá no mecânico e isso o safado não me ensinou e me ferrou.
Pediu que eu levasse o carro lá e eu levei e ele disse que por R$500,00 ele arrumaria o motor e foi aí que ele destruiu o motor, retirou os pistões, trocou anéis que não trocou, usinou os pistões e acabou com o motor, ele funcionou, mas ficou queimando óleo.
Queimou óleo uns 2 meses até que eu resolvi desmontar o motor em casa de novo e vi os problemas dos anéis e tudo mais, montei tudo até encher os tuchos com óleo e ligar o motor e novamente, tirava o pé do acelerador e o motor apagava.
E agora? Lá eu não volto mais.
Fui em um mecânico que era conhecido do meu cunhado e que eu já conhecia ele um pouco, mas não levei o carro, só disse a ele o problema e a primeira coisa que ele me perguntou.
Trocou a bateria?
Eu disse que não, mas falei para ele que retirei o motor e fiz toda a manutenção dele.
O que ele me disse?
Ligue o carro e saia com ele durante uns 30 minutos, de preferência coloque o carro na rodovia e acelere ele e desacelere seguidas vezes, indo até uns 100 km/h e baixando para uns 70 km/h, isso era o tempo da central reconhecer todo o carro novamente e ajustar tudo novamente, pois a central havia perdido os padrões do motor e precisava regular tudo de novo e a central faz isso sozinha.
Dito e feito, fiz isso que ele me falou e o motor funcionou que foi uma beleza, lenta perfeita, aceleração perfeita e sem queimar mais óleo.
Foi aí que eu aprendi que a central do Mondeo regula o motor sozinha e logo que se monta um motor, nem lenta ele tem, pois a central perdeu toda a configuração do motor e tem que encontrar tudo de novo.
Depois dessa, aprendi a desmontar e montar o motor Zetec 16V sem nenhum problema.
Por que o Mondeo branco parou?
Por que eu levei o carro para lavar e mandei lavar o motor e no posto furou o cano de metal que leva a água do termostato até a entrada de água do motor, pois esse tubo é o que faz a recirculação da água quando a válvula termostática está fechada.
Furou o tubo, vazou água, cheguei em casa e a história eu já contei, coloquei água fria com o motor ainda morno e lá se foi o cabeçote de novo, empenado.
Resolvi esperar um pouco para retirar o cabeçote e mandar aplainar de novo para desmontar o motor e mandar retificar todo ele, mas esperei tanto que os IPVAs foram vencendo e os custo da retífica e das peças foram aumentando que a pouco tempo quando fui ver, arrumar todo ele, inclusive a pintura que começou a estragar por não ter garagem fechada e a umidade aqui ser tão grande que consertar todo o carro e pagar tudo ficaria muito mais caro do que comprar outro e foi o que fiz, deixei o branco para tirar peças para o outro que comprei.
Logo irei desmontar todo o branco para liberar espaço aqui em casa e mandar a carroceria dele para o ferro velho.
Procurei muito por outro branco, mas os poucos que encontrei, não estavam bons ou eram caros demais ou os custos para trazer de outro estado não valiam a pena, pois eu teria os custos de ir na cidade para ver o carro se realmente valia a pena e os custos da gasolina até aqui.
O vermelho com que comprei agora,veio com umas rodas de liga leve multifuros que não me agradaram, aro 14 iguais os originais, o que não me dariam problema com o detran, mas não ficavam bonitos no carro.
Peguei então as que estavam no branco, que eram rodas multifuros diamantadas em preto perolizado, muito lindas as rodas no branco, mas no vermelho também não ficaram bonitas, pois nem os 5 raios polidos com as laterais em preto perolizado e todas envernizadas ficaram bonitas no vermelho, mas ainda eram mais bonitas do que as que vieram nele que eram em um tom meio esverdeado de 6 raios, também diamantadas, mas mal cuidadas.
Andando pela cidade, encontrei um Mondeo 1995 GLX com as rodas originais e meio que abandonado, encontrei o dono dele e negociei as rodas, dei R$100,00 a ele mais as minhas roas e trocamos com pneu e tudo.
Estavam um pouco feias as rodas, arranhadas, calotas descascando, pois elas tem umas calotinhas pequenas de plastico fechando os parafusos e a roda também é de liga leve original do carro e difícil de encontrar atualmente.
Pra quê, agora tenho as rodas originais do carro, cheguei em casa, retirei elas, lixei bem e pintei da cor original, prata royal, uma coisa assim, só vendo na tinta agora o tom exato, ficaram lindas e como novas e o carro ficou com outra cara, mais imponente, mais galante, mais exuberante, se fazendo mostrar como veio para ser.
Agora tenho que refazer a pintura dele, vermelho vermont metálico, que pretendo fazer até a metade do ano e ano que vem, fazer todo o motor dele. Não está incomodando, funciona muito bem agora, mas tem aquela batidinha de manhã cedo quando ligo que some em menos de 5 segundos, mas tem, coisa que o branco não tinha.
Já pensei até em fazer o motor do branco que agora é 2.0 e botar no vermelho que é 1.8 e vender o motor do vermelho, mas isso ainda é de se ver e saber se vale a pena, até lá, mantenho guardado o motor Zetec 2.0 e se eu não precisar da caixa, venderei ela para alguém que precise, pois até o óleo foi trocado na Ford antes dele parar.


Essa é a minha história com os Mondeo e olha, comprei o vermelho agora, pois o Mondeo foi o melhor carro que tive em todos esses anos e olha que já dirigi até Jetta, mas por causa do câmbio automático do Jetta, não gostei do carro.
Uso uma Suzuki GrandVitara, mas não é tão boa, vez ou outra, uso um Toyota Corolla, é ótimo o carro, mas me sinto melhor no Mondeo.
A GrandVitara é da minha irmã, o Corolla é do meu cunhado, ambos os carros são automáticos e detesto câmbio automático, pois não tenho total controle do carro, é o câmbio quem manda e não eu e não gosto disso.
Se um dia todos forem automáticos, eu já devo ter morrido mesmo e não terei problemas. Temos carros com mais de 40 anos ainda funcionando hoje, daqui a 40 anos estarei com quase 90 anos, se chegar até lá.

Muito prazer a todos, sou o Laércio, fã do Mondeo.



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Mensagem  LaercioLMB Qua Mar 11, 2015 10:17 pm

Hoje consegui algo mais para os acessórios do meu Mondeo, uma foi o check control que mais adiante irei instalar nele, outra é o DVD que consegui para instalar nele que tem entrada para câmera de ré.
O DVD era do meu sobrinho e ele ia colocar em um Celta para entregar na revenda, pois ele iria retirar o equipamento de som que ele havia instalado no Celta e não queria enviar o carro sem aparelho de som.
Vi aquilo e vi que o DVD tinha tanto entrada para USB quanto para memory card, ótimo, adeus aos CD's de música e lendo o manual dele agora a noite vi que tem entrada para câmera de ré e saída para vídeo traseiro, para eu poder colocar tela nos encostos de cabeça dos bancos, assim quem estiver no banco de trás em viagem, poderá assistir a um filme se desejar.
Perguntei ao meu sobrinho se ele não trocava comigo pelo CD Player que eu havia tirado do Mondeo vermelho que era um JVC e coloquei o CD Player Sony que eu usava no Mondeo branco e estava com o JVC sobrando em casa sem saber o que fazer com ele e hoje encontrei um destino.
Foi 10.
Mais uma evolução para o meu Mondeo.
Próximo passo será a pintura dele e depois o motor, pois quando ele fica alguns dias parado, ao ligar o motor, escuto umas batidinhas e logo somem assim que o óleo circula pelo motor, coisa de no máximo uns 2 ou 3 segundos.

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Mensagem  Marcos Mucillo Padilha Qua Mar 11, 2015 10:36 pm

WAW. Tua historia podia render um livro. Outra hora conta as aventuras que teve nessas viagens com o branquinho. hehehhehe. Deve ter muita história interessante. E coloca fotos.
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Mensagem  cleiton Qua Mar 11, 2015 11:16 pm

Bela história e parceria com a máquina

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Mensagem  cleiton Qua Mar 11, 2015 11:18 pm

Sobre o barulho que diz ter em seu carro é tipo um sonho de estar batendo válvulas

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Mensagem  LaercioLMB Qui Mar 12, 2015 7:38 am

cleiton escreveu:Sobre o barulho que diz ter em seu carro é tipo um sonho de estar batendo válvulas

Não, está mais para batida de mancal de virabrequim ou biela do que de válvulas, são sons bem distintos.
E válvula em ZETEC não bate, pois elas são hidráulicas, não tem ajuste de folga, funcionam ou não funcionam.
Quando se escuta barulho em válvulas de um ZETEC, está na hora de trocar válvulas e guias, pois já estão gastas e o barulho não some, fica aquele clec clec clec o tempo todo.
Já chequei o sincronismo do comando, pois comando fora de sincronismo faz os pistões baterem bem de leve nas válvulas logo que liga, já vi isso acontecer no branco.
Fotos aqui no site não postei pois tem que hospedar em sites de fora e não gosto disso, esses sites logo saem do ar ou exigem mensalidade para manter as fotos na rede depois que se atinge um determinado espaço nesses sites e se tirar as fotos mais velhas, em algum lugar que você as postou, só haverá o link e não uso face, odeio redes sociais inúteis onde tem mais inutilidade do que algo útil.
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Mensagem  cleiton Qui Mar 12, 2015 7:19 pm

Entendi é que o meu na primeira partida do dia da está batidas mais em segundos param como rodo bastante durante o dia com diversas paradas nas seguintes não fazem mais barulho

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Mensagem  LaercioLMB Qui Mar 12, 2015 9:27 pm

cleiton escreveu:Entendi é que o meu na primeira partida do dia da está batidas mais em segundos param como rodo bastante durante o dia com diversas paradas nas seguintes não fazem mais barulho

É a mesma coisa com o meu, se eu ligar ele todos os dias ele não faz isso, mas se eu deixar ele parado uns 2 dias seguidos, ele faz assim que ligar e não dá 3 segundos e para o barulho.
O uso de óleos errados faz com que o desgaste do motor seja mais rápido e óleos minerais são os piores em motores ZETEC.
Sai caro mesmo o litro do óleo sintético, paguei a última vez R$31,00, mas sei que gastarei muito mais tendo que fazer o motor.
A longo prazo posso até gastar a mesma coisa que fazer todo o motor, mas o gasto também é a longo prazo e fazer um motor, o gasto é de supetão e dói no bolso.
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Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 12, 2015 6:45 pm

Bom, tudo o que não for tutorial ou como se faz, irei postar aqui mesmo.
A uns dias eu havia notado que parecia que mexânico que fuçou no Mondeo que tenho hoje, lógico que antes de eu ter comprado ele, havia feito algumas gambiarras na TBI, como colocar um parafuso no batente da borboleta e alargar o furo da borboleta que era de 1,5 mm e alargou para 4 mm.
Cada dia que passa odeio mais as gambiarras.
Peguei uma TBI que eu tinha do outro Mondeo que tenho para tirar peças, limpei ela e retirei a que estava no Mondeo que estou usando agora.
Já notei uma grande diferença na aceleração, melhorou muito mesmo.
Vejam as imagens da TBI com o furo da borboleta original e o da TBI com o furo arrombado.

Furo original da TBI.

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Furo arrombado da TBI

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E aqui o parafusinho na qual eu fiz confusão com o que o CarlosRMS falou em outro tópico sobre parafuso de regulagem da lenta que não é da lenta e sim somente da borboleta da TBI, na qual está lacrado e para abrir, tem que usar uma furadeira, pois tem um tampão metálico em cima do parafuso. (Te peço desculpas de novo Carlos por isso).
Já vi em outro Mondeo essa mesma furação com parafuso para ajustar o batente do acelerador e "tentarem" aumentar a lenta.

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Mensagem  Perfil excluido Sex Jun 12, 2015 9:35 pm

ah essa ai sim foi feito gambiarra de mecanico botando parafuso, os parafusos originais ficam do outro lado embaixo do parafuso que prende o suporte do cabo do acelerador, essa ai foi feito por um professor pardal kkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 14, 2015 6:39 pm

Bom, como eu havia dito que tudo o que eu fosse fazer no carro eu colocaria aqui, pois não é algo para ser dividido o assunto em elétrica, mecânica, pintura, personalização e coisas assim, o que dividiria muito o assunto sobre um mesmo carro.
Então vamos em frente.
Bom, vou colocar piloto automático no meu e estou aproveitando a oportunidade que o Alexandre Castellano está me dando, pois ele está desmontando o carro dele para venda e disponibilizando as peças para venda aqui no fórum também.
Adquiri com ele o conjunto do piloto automático, incluindo volante, airbag, módulo do piloto automático e conectores da fiação.
Como ligar tudo isso?
Bom, já a muito tempo que estou atrás do esquema elétrico do piloto automático do Mondeo e nunca encontrava, também, estava procurando da forma errada.
Semana passada procurando pelo computador de bordo do MK1, mas procurando em inglês, encontrei o esquema de ligação feito por um cara dinamarquês com um inglês não muito bom, o que fez os tradutores se confundirem em algumas traduções, já que eu estou traduzindo o manual de instalação do piloto automático para o Mondeo e confesso, ainda tem algumas coisas que estão bem complicadas de serem traduzidas para o português já que algumas peças, são chamadas de forma diferente como as daqui, mas está indo, devagar, mas indo.
Nessas procuras todas encontrei até o manual de como ligar o sistema de luzes automáticas do Mondeo, que só os europeus tem essa função e sei que tem uns sistemas universais para se colocar em qualquer carro, sendo assim, dá para colocar sensor de luz no Mondeo.
Outra coisa que quero fazer é colocar o encosto de cabeça no banco de trás e sei que o hatchback tem encosto de cabeça também no banco de trás, só no Brasil é que não veio com, mas tem.
Só não coloco tração nas 4 rodas devido ao preço ser muito alto, o frete mais alto ainda e o imposto de importação inviável. Sendo assim, descartei a instalação de tração nas 4 rodas do Mondeo.
Contarei também com a ajuda de outro usuário aqui do fórum, o Michel que tem um Mondeo GLX 2.0 1995 e está desmontando todo o carro para uma reforma, inclusive ele está contando com a minha ajuda em relação ao carro dele em ajudar ele a montar tudo depois.
ele comentou comigo que no final do mês ele quer retirar o tabelier do painel para consertar a forração que se deformou com o calor do sol e me ofereceu a disponibilidade para eu aproveitar e ver toda a fiação elétrica por trás do painel para eu poder ligar o conjunto do piloto automático do meu Mondeo, pois o dele tem piloto automático.
Inclusive eu já fui algumas vezes na casa dele para ajudar a diagnosticar peças do motor que inclusive, quando ele comprou o carro, haviam dito a ele que tinham feito todo o motor, mas o virabrequim estava horrível e com a medida 0.90 e a retificadora condenou o virabrequim, pois não tinha mais como ele ficar em 1.0 devido ao desgaste demasiado que havia no virabrequim.
Esse Michel como falei antes, tem um Mondeo 1995 GLX AD 2.0 completo e ele me pediu ajuda e eu vou ajudá-lo nisso, a deixar o carro top outra vez.
Uma mão lava a outra.
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Ter Jul 14, 2015 8:14 pm

e sensor de marcha lenta é esse que fica do lado da borboleta???
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Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 14, 2015 8:25 pm

Gregor j. pomnitz escreveu:e sensor de marcha lenta é esse que fica do lado da borboleta???
Esse é o sensor de posição da borboleta.
O atuador da lenta fica no lado do coletor de admissão, logo abaixo da TBI.
A TBI é a peça de alumínio onde fica a borboleta e o sensor de posição da borboleta.
Para remover o atuador da lenta tem que ser por baixo do carro, por cima é muito ruim de usar a chave nos parafusos dele e principalmente colocar os parafusos com a junta no lugar.


Procure por essa peça, pois ela é que é o atuador da lenta.

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Só aqui não era o lugar mais indicado para a sua pergunta já que é um assunto sobre outro carro.


Última edição por LaercioLMB em Ter Fev 16, 2016 6:33 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Gregor j. pomnitz Ter Jul 14, 2015 9:18 pm

como a gente testa essa peça???ela suja??
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Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 14, 2015 10:02 pm

Suja sim.
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jul 26, 2015 5:33 pm

Bom, no início eu não havia colocado a foto do meu, mas eu gostaria de ter tirado fotos dele quando o comprei com as rodas que vieram nele e tudo mais, mas fazer o que.
Essa foi uma foto que tirei dele em trabalho e essas rodas que estão nele, eram do Mondeo branco que eu tenho para retirar peças e as rodas que vieram no vermelho, eu coloquei no branco.
Hoje ele está com as rodas originais dele que ficam melhores para a cor dele, pois essas da foto ficavam muito lindas no branco, no vermelho não ficaram a mesma coisa.
Preciso tirar fotos dele antes de começar a reforma, assim terei fotos do antes e do depois para verem como ficou.

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Mensagem  LaercioLMB Ter Fev 16, 2016 6:59 pm

Bom, iniciei a reforma do carro.
Comprei um jogo de bancos do GLX com banco elétrico, regulagem lombar, descanso de braço central no banco de trás, console com descanso de braço e encontrei uma loja que tem o cinzeiro original na caixa Ford para vender e terei que comprar. O cinzeiro com frete vai custar mais de R$100,00, mas é novo e original.
Comprei hoje a tinta, verniz e fundo para a pintura do carro e comprei também um jogo de 4 pneus novos, já que o estepe ainda tem as borrachinhas de pneu novo e não precisarei trocar o estepe.
Semana que vem vou em outra cidade ver os forros das portas do Mondeo, já que os bancos que comprei, a cor do estofado é diferente e terei que trocar os forros das portas também e lá se vão mais uns R$400,00 de forro e gasolina para viajar.
irei pesquisar em retificadoras por preço e qualidade de serviço, já que pretendo fazer o motor enquanto estiver pintando o carro, pois irei retirar motor, câmbio e toda a suspensão, pois irei pintar também toda a suspensão que obviamente, será preto.
As rodas irei pintar com prata dublin perolizado e já comprei a tinta também, não gosto daquele tom de prata original de rodas, opalescente miúdo, acho simplesmente horrível, pois não dá vida em uma roda.
Comprei também um jogo de tapetes personalizados, na qual está grava em bordado feito à máquina o logo da Ford e o nome Mondeo como está no emblema do porta malas.
Comprei também um jogo de frisos laterais novos para colocar nele, já que ao retirar os velhos, dificilmente fiquem 100% inteiros, até mesmo por que eles tem já deformidades em pontos onde parece que descolaram e levantaram, mas acho que isso se deva a oxidação do alumínio existente no interior do friso.
Sei que não é original dele, mas comprei 4 alto falantes quadriaxiais para melhorar a qualidade do som dentro dele já que os alto falantes originais carecem de qualidade de som. Comprei também um módulo stetsom para colocar o sub no porta malas já que tenho um sub guardado aqui já faz um tempão. Tenho um outro sub menor, mas acho que esse menor irei colocar no fusca da esposa quando pintar ele também já que por ser uma caixa sub menor, caberá no espaço atrás do banco traseiro.
Comprei um compressor um pouco maior do que eu tinha antes para garantir melhor a qualidade da pintura e comprei também uma nova pistola de pintura já que a minha estava ruim.
irei tirar fotos do carro antes e o depois e quem sabe eu tire fotos do durante já que pretendo desmontar todo o carro mesmo e proveitar para trocar o parabrisas que está ruim, pois parece que foi jateado e quando pega a luz do sol direta pela manhã cedo, não se enxerga nada para fora do carro.
Os pneus estão guardados, só irei colocar no carro depois das rodas pintadas, nem pensar botar sapato novo com roupa velha kkkk.
Pelo jeito estou transformando o meu CLX em um GLX e vou ver no detran sobre isso, se tem como mudar a documentação dele para GLX e se for assim, já coloco nele o motor 2.0 que tenho aqui e irei fazer o 2.0 e não o 1.8 e vamos ver o que faço com o motor que sobrar, provavelmente eu venda ele em peças, não sei ainda, pois não sei com qual motor ficarei.
Estou pensando em pintar o câmbio também que talvez possa ser prata, mas a tampa de válvulas pretendo pintar da mesma cor do carro para dar ênfase ao abrir o capô do motor.
Caixa de ar e caixa do filtro de ar, pretendo pintar também com tinta para plástico, assim permanecerão sempre brilhando já que o motor e tudo mais no cofre, estão sempre limpos.
O cara do desmanche onde comprei os bancos, me disse que nunca havia visto um motor tão limpo e de fato, motor sujo significa que o carro não tem toda a devida atenção que merece.
Irei trocar as buchas de toda a suspensão do carro para deixar ele ainda mais silencioso do que já é quando anda. Não gosto de carro de bateria de carnaval.
É isso por enquanto.
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Mensagem  Marcelo Lima Qui Fev 18, 2016 10:21 am

Gregor, blz?
Se eu fosse você abriria um tópico sobre esse atuador. É melhor. Eu também tenho duvidas a respeito. Uma vez quase comprei um original por 500 e o defeito era curto em um chicote no cofre do motor.
Caso não tenha feito um tópico ainda...
Fica a dica
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Mensagem  LaercioLMB Qui Fev 18, 2016 6:37 pm

Foi o cara que colocou a pergunta no meio, não tenho como apagar isso.
De fato, é bom um tópico exclusivo para o atuador, pois isso direciona o assunto a algo importante a todos e não somente ao andamento de um único carro.
Estou com dificuldades de comprar os botões das portas do Mondeo, está cheio de anúncios no mercado livre, mas já comprei de 2 vendedores e os dois me garantiram que o botão era o mesmo da foto e me enviaram os botões do focus. Não quero o do focus.
Estou precisando de 3 botões e não consigo, que ódio isso.
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Mensagem  Marcelo Lima Sex Fev 19, 2016 10:12 am

LaercioLMB escreveu:Foi o cara que colocou a pergunta no meio, não tenho como apagar isso.
De fato, é bom um tópico exclusivo para o atuador, pois isso direciona o assunto a algo importante a todos e não somente ao andamento de um único carro.
Estou com dificuldades de comprar os botões das portas do Mondeo, está cheio de anúncios no mercado livre, mas já comprei de 2 vendedores e os dois me garantiram que o botão era o mesmo da foto e me enviaram os botões do focus. Não quero o do focus.
Estou precisando de 3 botões e não consigo, que ódio isso.

Laércio a que botão você se refere?
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Mensagem  LaercioLMB Sex Fev 19, 2016 10:01 pm

Os botões dos vidros elétricos.
É que irei colocar vidros elétricos nas portas traseiras, preciso de 2 botões e o botão do banco elétrico está ruim, tenho que trocar também, por isso preciso de 3 botões e no mercado livre até agora todos os que tem mostram a foto do botão do Mondeo, mas entregam o botão do Focus.
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Mensagem  Alexandre Castellano Sáb Fev 20, 2016 4:26 pm

Olá Laércio o meu não daria p vc, tenho os dois da porta traseira ainda ok te faço 50,00 os 2, agora tem esse no ML que é do Mondeo ok, link

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Fev 20, 2016 10:33 pm

Quanto sairia o frete desses dois botões, pois aqui em Porto alegre tem na loja especializada Ford, por R$35,00 novo.
Tenho que ver o benefício de valores, pois todos os que encontrei no mercado livre abaixo de R$20,00 tem a foto do botão do Mondeo, mas entregam o do Focus e o que tem por R$30,00, 3 botões dá um frete de R$48,00, O cara disse que me enviaria um link para comprar direto com ele, mas até agora nada.
Eu preciso de 3 botões, pois um é para o banco elétrico que o botão dele está ruim, as vezes funciona outras não.
Hoje comprei um kit de manômetros para ar condicionado do carro e a garrafa de gás R134 está R$40,00 e o pessoal aqui cobra R$120,00 e coloca só o vapor do gás e não o líquido, assim não dá.
O sistema de refrigeração do carro precisa do líquido para funcionar direito se não, nunca irá gelar como carro que vem de fábrica, que gela até pinguim.
Encontrei o vazamento do gás do meu carro e está nas duas válvulas, a de alta e a de baixa que na qual se coloca as mangueiras para retirar o ar da tubulação e colocar o gás (líquido) refrigerante.
Hoje chegou o cinzeiro do console que comprei de uma loja especializada Ford e deu gosto de ver, a caixinha original Ford, com o código de fábrica e a descrição do produto que é novo, nunca foi usado na vida. O console veio sem o cinzeiro e embora eu não fume, o caro tem que ter todos os acessórios, não pode ter buraco faltando peça.
Estão chegando os tapetes personalizados e os frisos laterais novos que comprei para quando pintar ele, ter friso bom para colocar e não os tortos que estão nele, pois quando pintaram da última vez, tiraram os frisos e deixaram eles deformados e colaram de novo, ficando feios.
Essa semana vou em uma cidade ver os forros das portas para trocar e deixar os forros iguais aos bancos que são iguais aos da foto do Mondeo MK1 azul que está no classificados. O meu por dentro está igual ao do classificados, faltando apenas os forros ficarem iguais aos bancos.
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Mensagem  Alexandre Castellano Dom Fev 21, 2016 9:07 am

Olá Laércio, só posso de vender os dos vidros traseiros, se não o banco fica sem, tem esse no ML que acho q dar no banco veja o link
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Os meus 2 ficam 28,30 frete pac ok.

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