.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
Limpeza do sistema de arrefecimento EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB


Limpeza do sistema de arrefecimento

+5
luiz valles
LaercioLMB
Marcelo Lima
Perfil excluido
pvs
9 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Seg Mar 07, 2016 2:26 pm

Pessoal, no endereço abaixo têm um vídeo explicativo de como montar um dispositivo caseiro para realizar a limpeza do arrefecimento do carro. É muito interessante e alguns mecânicos qualificados utilizam o mesmo sistema para proceder a limpeza. No segundo endereço vocês conseguem observar as fotos do dispositivo e o material utilizado. Até mais, PAblo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Seg Mar 07, 2016 7:35 pm

olha eu nem olhei todo video, so no inicio que ele começou a explicar que esquenta o motor e entao abre os registros pra sair agua quente do motor e entrar a fia da torneira ja me correu, choque termico no motor é a maior furada, nem lavar o motor quando lavo o carro se ele estiver quente eu lavo antes de esfriar bem o motor, quanto mais esquentar o motor a quase 100g e depois tocar agua fria no lugar da quente, baita furada kkkkkkkkkkkkkkkkk
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 07, 2016 10:27 pm

Jéééééééésuis.
Quando acho que já vi de tudo, aparece mais uma.
Concordo 100% com o que o Carlos falou e explico o motivo.
Essa baboseira de poder colocar água fria com o motor quente estando o motor ligado, era coisa dos carros que tinham os motores completamente em ferro fundido e não tinham reservatórios de expansão.
Mas o que tem isso a ver?
Já expliquei isso aqui no fórum mesmo e vou explicar de novo.
Nos carros mais velhos onde se colocava a água direto no radiador e os motores eram totalmente em ferro fundido, ao colocar a água fria com o motor quente, a água entra no motor, chega na válvula termostática e a válvula fecha, impedindo a circulação parcial da água, permitindo assim que se encha somente o radiador.
Porque circulação parcial?
Por que a água nunca deixa de circular totalmente, pois até nas válvulas termostáticas tem um furinho que permite que a água ainda circule para não prejudicar a bomba.
Mas voltando ao assunto, a água fria que entrava no motor todo de ferro fundido, não causava danos já que a dilatação tanto do bloco como do cabeçotes, eram iguais e a contração com a água fria também continua igual.
Tá, mas e daí?
Daí que nos carros de hoje com reservatório de expansão e cabeçote de alumínio as coisas mudaram muito.
Primeiro, a dilatação térmica do ferro e do alumínio são diferentes, o alumínio precisa de uma diferença de temperatura bem menor para dilatar e contrair e com isso, o cabeçote tende a contrair antes e mais rápido do que o bloco e isso causa uma deformação no cabeçote já que ele está preso no bloco do motor.
Mas como isso acontece?
Ao colocar a água fria no reservatório de expansão a água fria entra no motor e chega na válvula termostática que vem a fechar devido a temperatura da água ser mais baixa, só que nesse caso, o que iremos completar será a água dentro do motor e não no radiador e com isso, aumentamos o choque térmico no conjunto bloco / cabeçote.
Não adianta colocar água fria bem devagarinho, já tentei isso e babaus cabeçote que tinha acabado de vir da retífica.
E jamais se coloca água da torneira dentro do motor para fazer o arrefecimento dele, pelo motivo que eu também já falei aqui.
Se não tivessem usado água da torneira, não teria aquela água ferruginosa dentro do motor e não precisariam fazer aquela "limpeza" de motor.
Quem já abriu motor sabe que tem vários furinhos pequenos que saem do bloco e vão para o cabeçote.
Mas por que isso?
Justamente para que a diferença de temperatura entre bloco e cabeçote seja compatível com a diferença de dilatação térmica entre os metais, ou seja, permite que o bloco esquente mais rápido do que o cabeçote garantindo assim uma dilatação térmica equivalente entre eles.

Tudo tem um motivo para ser como é, nada é por acaso e nada é feito por quem não sabe o que está fazendo, afinal, são engenheiros projetando algo e não um mero mecânico que "acha" que sabe alguma coisa dando aulas de algo que ele não deve ter a menor noção de como funciona.


Por eu falar esse tipo de coisa que tem alguns usuários aqui do fórum que não postaram mais nada, devem ter se sentido ofendidos com o modo como falo, mas se estão errados, por que não aceitam?
Eu já fui corrigido aqui e nem por isso deixei de participar, pois todos nós estamos sujeitos a enganos.
É triste saber que muitos que poderiam ajudar, não o fazem só por que foram contestados em algum momento.
Eu sou direto, não falo em entre linhas, é como o Carlos falou outro dia, aqui somos faca na bota, não tem frescura de falar manso.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Elton Espelocim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo Lima Qua Mar 09, 2016 12:35 pm

Galera uma dúvida sobre arrefecimento e a orientação do Laércio do aditivo Sintético.
Será verdade que quando usamos aditivo e tal a sujeira acaba se desprendendo e ocorrendo vazamentos? Eu usei aditivo quando fiz o motor, aí depois de um tempo começou a vazar e eu fui completando só com água desmineralizada. Aí troquei o radiador mas há uma mangueira que ficou vazando (não tenho certeza se é a mangueira inferior na parte que entra no motor ou se é a bomba d'água que está vazando) e tive que voltar a colocar só água de torneira pois ando 10 ou 20 km e quando paro começa a vazar e vai o reservatório todo.
Deus me livre manter a barca na água da torneira mas devido as circunstâncias vai ficar assim até o fim deste mês.
Minha preocupação é: Quando colocar aditivo sintético com água desmineralizada nesse radiador "novo" (usado em "bom" estado) será que ele vai vazar na lateral com o tempo igual ao outro que eu troquei.

Obrigado!
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Qua Mar 09, 2016 2:08 pm

Se as abraçadeiras das mangueiras são aquelas com parafusos, quando esquentar bem o motor, tem que reapertar todas as abraçadeiras, pois a borracha da mangueira amolece e a abraçadeira não continua comprimindo a borracha e a pressão interna faz com que a água saia pelas conexões das mangueiras.
Por isso que de fábrica vem aquelas abraçadeiras de pressão, pois com o calor a borracha das mangueiras amolece a as abraçadeiras apertam mais sem precisar ir lá apertar.
Vejam que quando vamos tirar essas abraçadeiras de carros que não foram mexidos ainda, tem marca profunda das abraçadeiras nas mangueiras de borracha justamente por causa disso, calor = borracha macia = vazamentos com abraçadeiras com parafusos.
Sobre a sujeira se desprender, acredito que não precise de aditivos para isso, basta que as crostas fiquem de tal intensidade que podem vir a se soltarem sozinhas com o fluxo da água.
O aditivo mantém o metal com uma certa lubrificação, é como colocar uma chapa de ferro no tempo, uma seca e outra com uma leve camada de óleo, a seca com a umidade do ar logo vai oxidar, já a com óleo vai demorar muito mais a oxidar ou nunca vai se o óleo nunca sair.
Esse é um dos mitos que carros que sempre usaram aditivos, nunca tem água ameralada dentro do motor, pois nunca existiu corrosão interna do motor.
O aditivo não serve somente para elevar a temperatura de ebulição da água, serve também como protetor anti corrosão do motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo Lima Qua Mar 09, 2016 4:17 pm

É.De fato eu não verifiquei o aperto desse ponto que está vazando. acho muito difícil o acesso. Vou ver com chave de boca pois fenda não tenho pequena e a abraçadeira não é a original de pressão.
Resolvendo isso vou meter o aditivo sintético pois o reservatório com água de torneira já está amarelando.
Obrigado pelas dicas!
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  luiz valles Qui Mar 10, 2016 2:28 pm

ola marcelo oque você fez com seu radiador velho?

luiz valles

Mensagens : 71
Pontos : 105
Data de inscrição : 17/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo Lima Qui Mar 10, 2016 4:42 pm

Não fiz nada. Está em casa ocupando espaço kkkk
Mas eu o tirei esse radiador pois além de ele estar vazando em uma das laterais que aparentemente já havia sido trocada, um daqueles pinos no topo ou embaixo da lateral também estava quebrado. Aí ele não ficava totalmente firme e a vibração fez ele colidir com o radiador do A/C aí furou e vazou todo o gás e me deu outro prejuízo.
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Sex Mar 11, 2016 8:42 pm

E ai galera, realmente fiquei pensando sobre a possibilidade de acontecer algum problema no bloco do motor quando se insere a água fria no sistema com o motor quente. No entanto, analisando o sistema, podemos perceber que a água que entra no reservatório do radiador, não vai diretamente no bloco do motor e sim , no radiador, onde encontra a agua quente já resfriada. Somente depois desta mistura, é que a agua vai para o bloco.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Sex Mar 11, 2016 9:06 pm

pvs escreveu:E ai galera, realmente fiquei pensando sobre a possibilidade de acontecer algum problema no bloco do motor quando se insere a água fria no sistema com o motor quente. No entanto, analisando o sistema, podemos perceber que a água que entra no reservatório do radiador, não vai diretamente no bloco do motor e sim , no radiador, onde encontra a agua quente já resfriada. Somente depois desta mistura, é que a agua vai para o bloco.

Quem te disse isso?
Olhe onde está ligada a água do reservatório de expansão e verá que não está ligada na entrada do radiador e sim na saída, só que quando esfria a válvula termostática, ela fecha e não entra mais água no radiador, passa direto por aquele tubo que passa na frente do coletor de escapamento, voltando diretamente para o bloco no motor, por tanto, a água fria entra direto sim no bloco do motor e não no radiador, pois o fluxo da água é, sai de baixo do radiador ao lado do reservatório de água do limpador, entra na bomba d'água, passa pelo bloco, sobe para o cabeçote de válvulas e sai ao lado da bateria para o radiador passando antes pela válvula termostática que está ali na saída da água no cabeçote de válvulas.
Sendo assim, a água fria não se mistura com a água da radiador já que a válvula termostática fechou e não permite mais a circulação da água pelo radiador, somente por aquele tubo que passa na frente do coletor de escapamento.
Não citei é claro a passagem da água pela serpentina dentro do painel, mas isso não é a questão e sim somente o sentido de circulação de água do motor.
Você acha que a água circula sempre pelo radiador? A água só passa pelo radiador quando a válvula termostática abre devido a elevação da temperatura da água dentro do motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Evalentim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Radiador

Mensagem  Alexandre Castellano Sáb Mar 12, 2016 8:04 am

Olá gostei muito do tópico, mais o Laercio tem razão aguá fria vai para o bloco do motor sim, o papel do radiador é esfriar a aguá quando atinge uma temperatura elevada e não misturar aguá frio que é colocada com a aguá quente que esta no sistema, se fosse assim iria precisar de 2 radiadores com 2 válvulas.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 12, 2016 11:51 am

É como o Alexandre falou mesmo.
Nos carros mais velhos onde se colocava a água direto no radiador, com aquela tampa metálica em cima do radiador, se podia sim colocar água fria com o motor quente desde que o motor estivesse funcionando e colocando a água aos poucos, isso sim iria misturar a água fria com a água quente já que a água quente vinha do motor e entrava na parte de cima do radiador e ia descendo pelas colmeias sendo refrigerada e saindo lá em baixo quase fria totalmente.
Por que quase fria?
Por que o motor em funcionamento não pode ficar frio demais, todos tem uma temperatura de trabalho ideal que variavam muito e o Zetec trabalha a 90°C, ou seja, não podemos colocar água nele para que essa temperatura baixe mais que isso com ele ligado.
Mas porquê?
Simples, pela dilatação dos metais.
O motor aquece devido a combustão (explosão) interna nos cilindros e esse calor faz o pistão dilatar e a camisa do motor também para acompanhar essa dilatação do pistão.
Ao esfriar o motor bruscamente, a camisa do pistão vai retrair e o pistão não vai.
O que acontece com isso?
O atrito entre camisa / pistão vai ser muito maior e o desgaste também será muito maior, pois o óleo lubrificante quente, não dará conta da lubrificação necessária para suportar esse atrito extra.
Para ver, não é somente empenar cabeçote de válvulas e queimar juntas, mais coisas acontecem com um simples choque térmico em um motor.
Ahhh, mas se jogar água fria no motor quente isso pode mudar?
Não, pois estaremos jogando essa água por fora do motor e não dentro dele e por fora a temperatura é muito mais baixa do que internamente.
Mas está errado isso, o motor quente não podemos lavar ele.
Se fosse assim, não poderíamos andar em dias de chuva, pois ao passar em uma poça de água "fria", as rodas jogam essa água por todo o carro em baixo dele e obviamente pega no bloco do motor quer queiramos ou não.
Se passar devagar na água isso não acontece, mas a maioria passa a ponto de jogar água para os lados a alguns metros de distância.
Se o lado de fora das rodas jogam água em cima da calçada, o lado de dentro das rodas joga a água onde?
Ahhh, mas aí já é querer ser cuidadoso demais!!!
Não, é não querer gastar dinheiro com uma manutenção que não precisava ter sido feita se tais cuidados tivessem sido tomados.

pvs (não sei qual é o seu nome), não estou te criticando e tão pouco te ofendendo, somente tentando te explicar os motivos do por que não se pode colocar água fria com o motor quente, não importando a forma que se tente fazer isso.
Um mecânico tentando (ajudar) a fazer isso, a meu ver nada mais é do que tentando arrumar mais trabalho ou não tem mesmo a menor noção do que a água fria é capaz de fazer no motor, ou seja, em ambos os casos, é uma pessoa não confiável, pois pode estar querendo arrumar serviço as custas dos outros ou não conhece nada sobre motores.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Sáb Mar 12, 2016 3:31 pm

Com certeza não estou ofendido, é muito bom perceber que muitos aqui no fórum entendem do funcionamento correto do carro. Assim podemos esclarecer todas as nossas dúvidas. Sobre este procedimento de limpeza do arrefecimento, existem vários vídeos ma internet demonstrando o mesmo, inclusive com pessoas que se dizem profissionais. Em até um destes vídeo, o mecânico explica que alguém explicou sobre a possibilidade de todas estas complicações no motor do carro. O argumento utilizado pelo mecânico é que a água que entra no reservatório de expansão iria 1º para o radiador e depois para o bloco,pois ele deixa 1ª acionar a ventoinha do carro, e assim que a mesma se desliga, ele introduz a água corrente para realizar a limpeza. Agora gostaria de uma outra opinião, se ao invés de colocar água fria pudéssemos colocar uma água aquecida, este método seria mais seguro? Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 12, 2016 7:02 pm

Se usar a água já aquecida, pode sim sem nenhum problema.
O problema é somente o choque térmico do bloco quente com a água fria, água já aquecida desde que esteja já querendo se formar aquelas bolhas, pode sem nenhum problema.
A água começa a formar aquelas bolhas com aproximadamente 75°C e o motor funciona a 90°C e essa pequena diferença de temperatura não irá causar choque térmico no sistema.


Grande Pablo, obrigado por não se sentir ofendido, pois infelizmente alguns se sentem ao terem algo discordado, mas estamos aqui para trocar ideias e não brigar por elas.


quanto ao mecânico, ele deve ter aprendido isso com um mecânico mais velho, onde se podia fazer isso nos carros e ele imaginou que o reservatório de expansão insere a água no radiador e não no bloco do motor, por isso ele deve achar isso tudo.
Se uer mesmo fazer uma limpeza no sistema, faça com o motor desligado, frio e no sentido contrário do fluxo da água, pois é mais fácil fazer as impurezas saírem por baixo do que tentar empurrar elas para cima e sair pelo cabeçote de válvulas, até mesmo por que muitos dos furos entre o bloco e o cabeçote tem apenas 5 mm de diâmetro ou menos até.
A maior parte das impurezas consegue passar pela bomba de água e sair pela mangueira em baixo do radiador e faça a água entrar pelo bocal em baixo do radiador e sair por cima sem entrar no motor para não levar sujeira do radiador para o motor e faça a água entrar no motor pela mangueira de cima e sair por baixo, é mais prático de limpar sem abrir o motor do que fazer todo esse esforço que ele se propôs a fazer.
Mas não pense que ele está ajudando, o vídeo é uma propaganda para ele vender o sistema dele no mercado livre.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Sáb Mar 12, 2016 9:33 pm

olha o modo mais simples, rápido e seguro é comprar um bom produto de limpeza deste sistema e com motor frio desconectar a mangueira na saída do radiador e com uma bucha de pano tampar a mangueira e ir colocando a agua com o produto de limpeza no reservatório, a agua vai entrar pela bomba passas no bloco subir no cabeçote sair pela valvula, ah lembrando que tem que retirar a valvula termostatica e fechar de novo o corpo da válvula, vai sair pela válvula ir pro radiador, passar por dentro do radiador e sair fora na saida dele, a agua da limpeza vai passar por todo sistema, depois é colocar a valvula no lugar, colocar a mangueira e por a agua com o aditivo que vai ficar no carro, abrir aos pouco os parafuso no meio do cabeçote pra sair o ar e pronto o serviço.

eu faria assim.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Dom Mar 13, 2016 8:30 am

Muito obrigado pelos esclarecimentos Laércio e Carlos, se nota que possuem grande experiência no assunto. Na próxima vez que eu fizer a limpeza do sistema de arrefecimento observarei todas estas dicas que me transmitiram. Só mais uma pergunta, tenho que trocar o resistor da hélice do radiador, que fica localizado na ventoinha lado esquerdo em baixo. Pelo o que eu observei, para trocar esta peço devo soltar os parafusos que prendem a ventoinha, pois o acesso aos parafusos desta peça fica entre a ventoinha e o radiador, é isto mesmo? Até mais, PAblo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 13, 2016 2:55 pm

Essa peça é acessada por baixo do carro e não precisa retirar a ventoinha, mas tem que antes retirar toda a água do radiador.
Essa resistência é responsável somente pela baixa rotação da ventoinha e tem um relé preto na caixa de fusíveis que aciona a alta da ventoinha.
Não encontrei ainda onde é acionada a baixa da ventoinha, pois o meu não está acionando a baixa, mas se eu retiro o conector do sensor de temperatura da ventoinha e retiro o relé de alta, a ventoinha fica funcionando na baixa, o que significa que esse resistor do radiador está bom.


Última edição por LaercioLMB em Dom Mar 13, 2016 8:05 pm, editado 1 vez(es)
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Dom Mar 13, 2016 7:04 pm

Muito obrigado pelas informações Laércio. Até uma próxima.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Dom Mar 13, 2016 8:27 pm

o meu mondeo é igual ao do Laercio e pela experiencia no meu este resistor nao precisa fazer nada, so puxar ele pra fora que sai, ele é so encaixado e nao tem contato com agua, ele funciona com o calor do radiador, e a ventoinha sempre funciona na rotação baixa, ela so ativa o segundo estagio se for ativado o ar condicionado ou se abrir o rele do segundo estagio e colar ele manualmente.
se eh que é deste resistor que estao falando, no caso do meu nao esta parafusado so encaixado no local dele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 13, 2016 11:58 pm

O resistor é esse mesmo, mas tem certeza de que ele não está dentro da água?
Pois do contrário, a temperatura lida por ele seria inferior a real da água.
Não prestei atenção quando retirei o radiador do branco que tenho aqui, amanhã vou ver se der tempo, essa parte se está fechada ou se tem acesso da água ali.
Sei que o resistor do branco estava todo marrom, da cor da água que tinha nele quando comprei.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Seg Mar 14, 2016 8:37 am

Olá Carlos, realmente é este resistor que estou falando. O meu também fica fora do sistema de água, fica preso na moldura das ventoinhas na parte de baixo lado esquerdo (motorista). Minha dúvida é se esta peça era aparafusada ou apenas engatada. Conforme você descreve, ela é engatada. Encomendei um novo para o meu mondeo. Assim que chegar vou trocar, pois conforme o eletricista, o mesmo está danificado, não acionando o1º estágio das ventoinhas. Meu motor está aquecendo demais, chegando próximo do vermelho, onde aciona as duas ventoinhas.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 14, 2016 8:59 am

Esse resistor pelo que sei não aciona nada, ele somente limita a corrente para a ventoinha para deixar ela com uma rotação mais baixa.
Se for assim, irei tentar trocar o meu para ver isso, mas de qualquer forma, eu testei aqui em casa e a baixa está funcionando, só não está acionando na temperatura certa, pois eu tiro o relé da alta e a baixa fica funcionando, mas só entra direto na alta, não entra a baixa antes.
Se fosse esse resistor, ao retirar o relé da alta a baixa não funcionaria.
Esse é o meu ponto de vista, não sei ao certo se estou correto no meu raciocínio.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Resistor

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Mar 14, 2016 10:16 am

Olá pessoal, no caso desse resistor o Laercio postou um link aqui do Aliexpress, a peça esta bem em conta em relação no ML a mais barata que vi foi de 209.00 se não me angano, com certeza o vendedor compra no Aliexpress, tenho comprado algumas coisas de lá e chega tudo certo é só ter paciencia de esperar porque o meio que eles envia é lento mesmo, mais no site é seguro até mais que o ML. Eu compraria sem medo, lembrando que sempre precisamos avaliar o vendedor em suas qualificações ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Seg Mar 14, 2016 11:34 am

Pessoal, poderia me informar onde se localiza o relê da velocidade baixa da ventoinha e se existe algum fusível para o mesmo.Se possível enviar foto dos mesmos. Até mais, PAblo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 14, 2016 12:51 pm

Procurei no manual do carro e só mostra um fusível para o arrefecimento e um relé para alta da ventoinha que é o relé preto e o fusível n° 2 na caixa de fusíveis ao lado da bateria.
Também gostaria de saber o que aciona a velocidade baixa da ventoinha a não ser que aquele componente cilíndrico fechado junto do resistor da ventoinha, seja um termistor, mas mesmo assim, ele funciona ou não funciona, não tem meio termo.
Fiz o teste esse final de semana e retirando o relé com a ventoinha ligada, ela fica somente em baixa, recoloca o relé e a alta volta a atuar.
Já comprei o sensor novo de temperatura da ventoinha e nada mudou. a Alta só está entrando entre o A e o L do normal.
Não é ar no sistema, pois na estrada a temperatura não passa da metade do marcador, o que significa que não tem ar no sistema.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos