.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Bebendo muito 98/99 EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Bebendo muito 98/99 EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Bebendo muito 98/99 EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Bebendo muito 98/99 EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Bebendo muito 98/99 EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Bebendo muito 98/99 EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Bebendo muito 98/99 EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
Bebendo muito 98/99 EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
Bebendo muito 98/99 EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB


Bebendo muito 98/99

+4
Alexandre Castellano
lucas castro
Marcelo Lima
FernandoM
8 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Seg Jan 02, 2017 10:04 pm

Boa noite pessoal, comprei meu Mondeo recente 98/99 manual há duas semanas, estou gostando muito do carro!
O que não estou gostando dele é o consumo, eu abasteci 40 litros e só andou 280km... Isso daria mais ou menos uns 7km/l

Sendo que aonde eu moro a maioria das vias aqui é rodovia, então eu estou achando que ele precisa fazer uma manutenção.

Mas a minha pergunta é o seguinte, eu gostaria de fazer aos poucos a manutenção já que acabei de compra-lo e tenho que dar uma segurada agora no bolso...

Então vamos la a pergunta: Qual parte mecanica eu poderia verificar primeiro, que mais influencia no consumo de gasolina?

Seria o cabo de velas e velas? Filtro de ar ?

Obrigado

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 03, 2017 6:44 am

Olá!
O que mais causa consumo em um Mondeo é entrada falsa de ar em mangueiras que ligam no coletor de admissão, pois estarem encaixadas não significa vedarem bem (descobri isso a pouco tempo).
Aquela caixa grande de plástico que tem em cima do corpo da borboleta, o ressonador de ar, tem um anel de borracha que veda no encaixe com o corpo da borboleta, esse anel resseca e não veda como deveria, tendo que ser trocado e pode ser comprado em uma loja de anéis e retentores para a indústria metalúrgica, foi onde comprei o do meu e paguei R$0,80 pelo anel que se tivesse em uma loja de carros, não deveria sair por menos de R$10,00.
Todas essas mangueiras de borracha que são ligadas no coletor de admissão, se compra novas ou se usa uma abraçadeira nelas para vedarem bem e pode ser aquelas abraçadeiras de plástico mesmo, funciona e são bem baratinhas.
Outro local que costuma dar problema é na válvula PCV onde muitos mecânicos retiram a mangueira dessa válvula e nem sempre fecham corretamente a entrada da admissão onde ela é ligada e isso gera uma boa entrada de ar que a central tem que compensar com mais combustível para o motor funcionar bem.
O fator mais importante em um consumo de combustível é o pé do motorista e o meu se eu não controlar o pé, ele chega a fazer 5 km/l.
Controlar o pé não é não correr e sim não trocar marchas com o motor com menos de 2000 rpm, em subidas não deixar o motor baixar de 2000 rpm sem baixar marcha antes, nunca, jamais, em hipótese alguma pisar fundo de vez no acelerador e isso é o que mais consome, temos que pisar gradativamente que sentimos que o carro acelera a medida que pisamos nos acelerador e outro fator é evitar de andar com o carro afogado.
Como assim afogado?
Temos que aprender a ouvir o escapamento do carro e perceber quando ele está roncando e quando não está.
Em uma rodovia é o melhor lugar para a gente aprender a ouvir o escapamento do carro e notar quando ele ronca e quando está silencioso. Se está roncando, alivie devagar o pé do acelerador até deixar de ouvir o ronco e notar que o carro não perdeu velocidade, se o escapamento não ronca e o carro mantém velocidade, é sinal que a relação do motor com a velocidade está ideal, mas se ouvir o ronco do motor, significa que ele está afogado e o mesmo ocorre em subidas, porém um pouco mais difícil de perceber, mas o simples fato de dominarmos o carro no plano onde ele mais se desloca, já é um grande motivo para a autonomia passar de 10 km/l na cidade.
Outro fator que me leva a ter uma média de 10,5 km/l aproximadamente é nas avenidas da cidade, não passar de 60 km/k.
Mas por que isso?
Entre um sinal (semáforo) e outro, tem uma velocidade pré determinada para os carros andarem e se andamos mais rápido que isso, a cada esquina iremos pegar um sinal fechado e esse para e arranca faz o carro aumentar o consumo sempre e andando em uma velocidade constante dentro do limite da avenida, até chegarmos no próximo sinal (semáforo) ele estará aberto e não precisaremos parar.
Saber tirar o carro do lugar qualquer um pode fazer, mas aprender a conhecer o carro e realmente dirigir ele é que faz alguém dizer que sabe dirigir.
Eu aprendi tudo isso graças a um Kadett GSI conversível que eu tive, ele tinha um computador de bordo que me mostrava a autonomia do carro enquanto eu dirigia e me mostrava quando o carro gastava mais ou menos e me ajudou a associar o consumo com o som do escapamento, por tanto, não é só achismo ou teoria, é prática mesmo.
Com esse Kadett eu aprendi a conduzir realmente um carro e tirar dele o máximo proveito do motor sem gastar muito.
Para terem uma ideia, depois que aprendi isso, eu tive uma S10 DELUXE gasolina e conseguia fazer com ela uns 9.8 km/l, coisa que a maioria que tem uma S10 gasolina não consegue nem 7 km/l e na estrada então, cheguei a 14 km/l com ela.
Entradas falsas de ar e pé pesado, fazem qualquer carro ser um verdadeiro gastão de combustível.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  Marcelo Lima Ter Jan 03, 2017 7:30 am

Esse negócio de nao afogar prestando atenção no som do eacapamento tem tudo a ver. Ja aconteceu de em subidas por exemplo acelerando fundo ou não o carro nao desenvolver de imediato. E se você usa uma rotação acima de 2000 ele nao ronca mas parece que vai sem esforço hehe...tenho que verificar entradas de ar falso no meu porque alem de ele ter apenas dois parafusos no corpo da borboleta devido um pedacinho quebrado tem as demais mangueiras que nao coloquei enforca gato pra prender...
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Ter Jan 03, 2017 7:43 am

Obrigado pela resposta!

Eu tenho o pé leve nunca piso fundo no acelerador, ando bem tranquilo, realmente tem algo de errado nesse carro, sobre esse anel que eu poderia trocar minha pergunta seria:

Se tiver entrada de ar, como faço pra tirar? Só abrindo ele ja sai ? Obrigado novamente


LaercioLMB escreveu:Olá!
O que mais causa consumo em um Mondeo é entrada falsa de ar em mangueiras que ligam no coletor de admissão, pois estarem encaixadas não significa vedarem bem (descobri isso a pouco tempo).
Aquela caixa grande de plástico que tem em cima do corpo da borboleta, o ressonador de ar, tem um anel de borracha que veda no encaixe com o corpo da borboleta, esse anel resseca e não veda como deveria, tendo que ser trocado e pode ser comprado em uma loja de anéis e retentores para a indústria metalúrgica, foi onde comprei o do meu e paguei R$0,80 pelo anel que se tivesse em uma loja de carros, não deveria sair por menos de R$10,00.
Todas essas mangueiras de borracha que são ligadas no coletor de admissão, se compra novas ou se usa uma abraçadeira nelas para vedarem bem e pode ser aquelas abraçadeiras de plástico mesmo, funciona e são bem baratinhas.
Outro local que costuma dar problema é na válvula PCV onde muitos mecânicos retiram a mangueira dessa válvula e nem sempre fecham corretamente a entrada da admissão onde ela é ligada e isso gera uma boa entrada de ar que a central tem que compensar com mais combustível para o motor funcionar bem.
O fator mais importante em um consumo de combustível é o pé do motorista e o meu se eu não controlar o pé, ele chega a fazer 5 km/l.
Controlar o pé não é não correr e sim não trocar marchas com o motor com menos de 2000 rpm, em subidas não deixar o motor baixar de 2000 rpm sem baixar marcha antes, nunca, jamais, em hipótese alguma pisar fundo de vez no acelerador e isso é o que mais consome, temos que pisar gradativamente que sentimos que o carro acelera a medida que pisamos nos acelerador e outro fator é evitar de andar com o carro afogado.
Como assim afogado?
Temos que aprender a ouvir o escapamento do carro e perceber quando ele está roncando e quando não está.
Em uma rodovia é o melhor lugar para a gente aprender a ouvir o escapamento do carro e notar quando ele ronca e quando está silencioso. Se está roncando, alivie devagar o pé do acelerador até deixar de ouvir o ronco e notar que o carro não perdeu velocidade, se o escapamento não ronca e o carro mantém velocidade, é sinal que a relação do motor com a velocidade está ideal, mas se ouvir o ronco do motor, significa que ele está afogado e o mesmo ocorre em subidas, porém um pouco mais difícil de perceber, mas o simples fato de dominarmos o carro no plano onde ele mais se desloca, já é um grande motivo para a autonomia passar de 10 km/l na cidade.
Outro fator que me leva a ter uma média de 10,5 km/l aproximadamente é nas avenidas da cidade, não passar de 60 km/k.
Mas por que isso?
Entre um sinal (semáforo) e outro, tem uma velocidade pré determinada para os carros andarem e se andamos mais rápido que isso, a cada esquina iremos pegar um sinal fechado e esse para e arranca faz o carro aumentar o consumo sempre e andando em uma velocidade constante dentro do limite da avenida, até chegarmos no próximo sinal (semáforo) ele estará aberto e não precisaremos parar.
Saber tirar o carro do lugar qualquer um pode fazer, mas aprender a conhecer o carro e realmente dirigir ele é que faz alguém dizer que sabe dirigir.
Eu aprendi tudo isso graças a um Kadett GSI conversível que eu tive, ele tinha um computador de bordo que me mostrava a autonomia do carro enquanto eu dirigia e me mostrava quando o carro gastava mais ou menos e me ajudou a associar o consumo com o som do escapamento, por tanto, não é só achismo ou teoria, é prática mesmo.
Com esse Kadett eu aprendi a conduzir realmente um carro e tirar dele o máximo proveito do motor sem gastar muito.
Para terem uma ideia, depois que aprendi isso, eu tive uma S10 DELUXE gasolina e conseguia fazer com ela uns 9.8 km/l, coisa que a maioria que tem uma S10 gasolina não consegue nem 7 km/l e na estrada então, cheguei a 14 km/l com ela.
Entradas falsas de ar e pé pesado, fazem qualquer carro ser um verdadeiro gastão de combustível.

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  lucas castro Ter Jan 03, 2017 1:48 pm

LaercioLMB escreveu:Olá!
O que mais causa consumo em um Mondeo é entrada falsa de ar em mangueiras que ligam no coletor de admissão, pois estarem encaixadas não significa vedarem bem (descobri isso a pouco tempo).
Aquela caixa grande de plástico que tem em cima do corpo da borboleta, o ressonador de ar, tem um anel de borracha que veda no encaixe com o corpo da borboleta, esse anel resseca e não veda como deveria, tendo que ser trocado e pode ser comprado em uma loja de anéis e retentores para a indústria metalúrgica, foi onde comprei o do meu e paguei R$0,80 pelo anel que se tivesse em uma loja de carros, não deveria sair por menos de R$10,00.
Todas essas mangueiras de borracha que são ligadas no coletor de admissão, se compra novas ou se usa uma abraçadeira nelas para vedarem bem e pode ser aquelas abraçadeiras de plástico mesmo, funciona e são bem baratinhas.
Outro local que costuma dar problema é na válvula PCV onde muitos mecânicos retiram a mangueira dessa válvula e nem sempre fecham corretamente a entrada da admissão onde ela é ligada e isso gera uma boa entrada de ar que a central tem que compensar com mais combustível para o motor funcionar bem.
O fator mais importante em um consumo de combustível é o pé do motorista e o meu se eu não controlar o pé, ele chega a fazer 5 km/l.
Controlar o pé não é não correr e sim não trocar marchas com o motor com menos de 2000 rpm, em subidas não deixar o motor baixar de 2000 rpm sem baixar marcha antes, nunca, jamais, em hipótese alguma pisar fundo de vez no acelerador e isso é o que mais consome, temos que pisar gradativamente que sentimos que o carro acelera a medida que pisamos nos acelerador e outro fator é evitar de andar com o carro afogado.
Como assim afogado?
Temos que aprender a ouvir o escapamento do carro e perceber quando ele está roncando e quando não está.
Em uma rodovia é o melhor lugar para a gente aprender a ouvir o escapamento do carro e notar quando ele ronca e quando está silencioso. Se está roncando, alivie devagar o pé do acelerador até deixar de ouvir o ronco e notar que o carro não perdeu velocidade, se o escapamento não ronca e o carro mantém velocidade, é sinal que a relação do motor com a velocidade está ideal, mas se ouvir o ronco do motor, significa que ele está afogado e o mesmo ocorre em subidas, porém um pouco mais difícil de perceber, mas o simples fato de dominarmos o carro no plano onde ele mais se desloca, já é um grande motivo para a autonomia passar de 10 km/l na cidade.
Outro fator que me leva a ter uma média de 10,5 km/l aproximadamente é nas avenidas da cidade, não passar de 60 km/k.
Mas por que isso?
Entre um sinal (semáforo) e outro, tem uma velocidade pré determinada para os carros andarem e se andamos mais rápido que isso, a cada esquina iremos pegar um sinal fechado e esse para e arranca faz o carro aumentar o consumo sempre e andando em uma velocidade constante dentro do limite da avenida, até chegarmos no próximo sinal (semáforo) ele estará aberto e não precisaremos parar.
Saber tirar o carro do lugar qualquer um pode fazer, mas aprender a conhecer o carro e realmente dirigir ele é que faz alguém dizer que sabe dirigir.
Eu aprendi tudo isso graças a um Kadett GSI conversível que eu tive, ele tinha um computador de bordo que me mostrava a autonomia do carro enquanto eu dirigia e me mostrava quando o carro gastava mais ou menos e me ajudou a associar o consumo com o som do escapamento, por tanto, não é só achismo ou teoria, é prática mesmo.
Com esse Kadett eu aprendi a conduzir realmente um carro e tirar dele o máximo proveito do motor sem gastar muito.
Para terem uma ideia, depois que aprendi isso, eu tive uma S10 DELUXE gasolina e conseguia fazer com ela uns 9.8 km/l, coisa que a maioria que tem uma S10 gasolina não consegue nem 7 km/l e na estrada então, cheguei a 14 km/l com ela.
Entradas falsas de ar e pé pesado, fazem qualquer carro ser um verdadeiro gastão de combustível.

Belas dicas,eu sempre busco dirigir dessa maneira,e tem muita gente que não segue isso e quer que o carro dê a média normal,mas é claro que não vai dar..

lucas castro

Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 03, 2017 8:34 pm

Ao tirar o ressonador de ar do corpo da borboleta, verá no encaixe dele que tem um anel de borracha, é fácil de tirar esse anel e verá que o anel deve estar com um lado achatado, o anel é totalmente redondo, não tem nada achatado nele e isso acontece devido o tempo de uso com o calor do motor que faz a borracha ceder e tomar a nova forma. O mesmo acontece com as mangueiras de borracha que em sua maioria ainda são originais, criam folga e deixam o ar passar.
Você não tem noção do poder de sucção de uma admissão e qualquer mínima folguinha nas mangueiras, passa ar por ali sim.


Para quem acha que motor com giro alto gasta mais gasolina do que com o giro baixo, façam um teste.
Com o carro parado e desengatado, acelerem devagar e prestem muita atenção no curso do acelerador até o motor chegar a 2500 rpm.
Vejam o quanto tiveram que pisar no acelerador.
Agora com o carro andando, vejam quanto tem que pisar para o motor chegar a 2500 rpm.
O rpm é o mesmo, mas a medida da pisada no acelerador não é e quanto mais se pisa, mais a central manda injetar combustível.
Agora em uma subida, procurem ver quanto tem que pisar no acelerador para o carro manter velocidade acima de 2100 rpm e vejam o quanto tem que pisar no acelerador para o carro manter velocidade na mesma subida a 1900 rpm.
Irão ver que tem menos giro no motor, mas uma pisada mais forte no acelerador para manter o carro subindo e isso significa mais combustível.
Por que isso?
Porque com giro menor, o motor precisa de mais força e só conseguirá isso com mais combustível.
Com giro menor o motor precisará de menos força e com isso, menos combustível.
Esse é um dos motivos que eu odeio câmbio automático, não tem como você esticar marchas, o carro segue a programação de fábrica e atingir uma boa média com câmbio automático é muito difícil.
O motor com câmbio manual, tem um volante de ferro pesado pra caramba e depois que esse volante está girando, ajuda o motor a manter o rpm e quanto mais rápido esse volante gira, menos força o motor faz para levar o carro.
Lógico que isso tem a ver com a relação de marcha usada no momento e se ultrapassar um determinado rpm óbvio que o consumo vai aumentar.
Por tanto, se o motor estiver a 5000 rpm de econômico não vai ter nada kkkkk.
Eu troco marchas sempre entre 2000 e 2500 rpm, pois isso varia se estou no plano ou em subidas, mas nunca troco marchas com menos de 2000 rpm, é pedir pro carro ficar gastão e a central colabora com isso, pois se troca marchas muito rápido, a central ajusta tudo para uma quantidade extra de combustível já que está sempre exigido isso do carro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Concordo

Mensagem  lucas castro Qua Jan 04, 2017 7:24 pm

Por tudo que tenho lido e tudo que aprendi na faculdade de engenharia,as coisas que o Laércio disse pode parecer loucura,mas não são,de fato é exatamente isso,não basta somente deixar em giro baixo e achar que vai gastar pouco,e nem girar alto demais que também irá gastar além do normal..tem a faixa certa de potência e torque para o motor trabalhar adequadamente.

lucas castro

Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 04, 2017 7:50 pm

lucas castro escreveu:Por tudo que tenho lido e tudo que aprendi na faculdade de engenharia, as coisas que o Laércio disse pode parecer loucura, mas não são, de fato é exatamente isso, não basta somente deixar em giro baixo e achar que vai gastar pouco e nem girar alto demais que também irá gastar além do normal. Tem a faixa certa de potência e torque para o motor trabalhar adequadamente.


Que bom que tem gente que entende o que eu falo, pois muitos já me disseram que o que falo é pura idiotice e de gente que não tem a menor noção do que está falando.
De fato, todo motor tem uma faixa ideal de trabalho e é dentro dessa faixa que ele terá a maior autonomia possível, fora dela, o consumo será sempre alto.
É por isso que se lê nas especificações técnicas de um carro;

Do MK1 1.8

Potência : 116 PS or 114 bhp or 85 kW @ 5750 rpm
Torque : 153 Nm or 112 lb.ft @ 3750 rpm
Consumos - Misto: 7.8 L/100km
Consumo extra e cidade não tinha no catálogo, mas como tanto o MK1 como o MK2, o tanque é para 62 l o que deixa o MK1 mais econômico que o MK2 tendo em vista a autonomia com o mesmo tanque.
Autonomia : 794 Km

Do MK2 2.0

Potência : 131 PS or 129 bhp or 96 kW @ 5700 rpm
Torque : 176 Nm or 129 lb.ft @ 3700 rpm
Consumos - Misto: 8.1 L/100km
Consumos - Extra Urban: 6.1 L/100km
Consumos - Cidade: 11.5 L/100km
Autonomia : 765 Km
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  lucas castro Qui Jan 05, 2017 8:42 am

Isso,ha um tempo li no manual do meu corsinha e na revista quatro rodas que o ideal é dirigir com a rotação entre esses dois limites de potência e torque..

lucas castro

Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 05, 2017 9:58 am

Pode parecer lógico, mas dirigir com o rpm entre 3000 e 5700 vai ter um consumo alto.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  lucas castro Qui Jan 05, 2017 6:28 pm

LaercioLMB escreveu:Pode parecer lógico, mas dirigir com o rpm entre 3000 e 5700 vai ter um consumo alto.

Pois é,eu pensei isso,quanto eu estava aprendendo a pegar estrada,dirigi uns 600 km no celta do meu tio,eu li no manual dele essa observação aí,porém eu gostava de andar com o caro sempre a mais ou menos 4000 rpm,e acho que no manual pedia 4800 pro torque,mas daí gastaria demais..

lucas castro

Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Qui Jan 05, 2017 7:34 pm

Engraçado eu nunca pensei em trocar a marcha acima de 2000rpm, eu nem espero chegar nos 2000, geralmente troco entre os 1500, isso ta colaborando muito com o consumo excessivo né...

Eu abri do jeito que você me disse mas não consegui encontrar o bendito anél, eu tirei 1 foto pra você ver se consegue achar, dá uma olhada pra mim na foto abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Só mais duas perguntas:

1) Limpando o TBI ajuda também a economizar combustível? Vi 1 video interessante e pretendo fazer isso a limpeza aqui em casa mesmo.

2) Você poderia me dizer qual mangueira que é a do ar condicionado que sai direto no rosto, que no outro tópico vc me disse que poderia estar solta ou com entrada de ar?

Obrigado pelas dicas!!

LaercioLMB escreveu:Pode parecer lógico, mas dirigir com o rpm entre 3000 e 5700 vai ter um consumo alto.

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 05, 2017 8:19 pm

Bom, cada modelo e marca de carro tem suas peculiaridades, trocar marcha em 2000 rpm no Mondeo, pode não servir para outro carro com outro tipo de motor.
Em um Mondeo em 5ª marcha em torno de 3000 rpm, se está em uma velocidade aproximada de 100 km/h. Imagina a 4000.
Corpo de borboleta limpo ajuda no desempenho do carro, pois a sujeira na borboleta gera muita turbulência de ar, embora muitos duvidem disso e essa turbulência afeta na mistura ar combustível.
O anel de borracha fica no ressonador e não no corpo da borboleta e se nem no ressonador tem o anel, tem entrada falsa de ar pacas aí.
O MAF (em português medidor de massa de ar), faz uma leitura de vazão de ar que entra no motor e passa isso a central, mas se em outro lugar entra ar, a sonda lambda avisa a central que a mistura ar combustível está pobre (muito ar) e a central manda mais combustível, mas o MAF continua informando uma vazão menor e a central volta a baixar o combustível e aí começa tudo de novo e não tem motor econômico e nem funcionando direito desse jeito.

Sobre TBI,  Digamos que mais ou menos!!!!
Nos carros mais antigos (monoponto), a peça era chamada de TBI porque acoplava o bico injetor e a borboleta de aceleração, juntamente com a maioria dos sensores. Hoje em dia, o nome "corpo de borboleta" é mais comum, porque a maioria dos carros são multiponto, e os bicos são acoplados diretamente no cabeçote. Mais em termos da função da peça no carro, tanto TBI quanto Corpo de borboleta tem a mesma função, mas não são a mesma coisa.
Já teve gente aqui no fórum que ficou bravo quando eu disse isso e que continuaria chamando de TBI pois eu não mandava nele.
Eu não mando em ninguém, só passo o nome correto para ficar mais fácil de achar as respostas na internet.
Quando a gente faz uma pesquisa usando termos errados, os resultados das buscas também em sua maioria são errados.
É verdade que dizer TBI é mais fácil do que corpo da borboleta, mas dessa forma estamos passando as coisas de forma errada, assim como muitos dizem que o atuador da lenta do Mondeo é um motor de passo, o que não é.
Motor de passo tem 4 fios e tem níveis diferentes de abertura que por sinal é mais preciso, mas o atuador do Mondeo é um simples solenoide com dois fios já que é apenas um eletroímã e só tem duas posições, aberto e fechado, nada mais.
O funcionamento é diferente, a manutenção é diferente e por ser simples é o que menos dá problema no Mondeo, mas a maioria acusa primeiro o atuador da lenta do Mondeo quando a lenta oscila já que nos carros com motor de passo no atuador é mais fácil desse problema ser mesmo o atuador de passo da lenta.
Tem muitos termos que não podem ser generalizados, pois o funcionamento é totalmente diferente e os sintomas que um apresenta não tem nada a ver com os sintomas do outro.

Sobre a imagem, não aparece ali a mangueira do ar. Vou ver se amanhã eu tiro uma foto do meu e mostro a mangueira.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Qui Jan 05, 2017 8:26 pm

LaercioLMB escreveu:Bom, cada modelo e marca de carro tem suas peculiaridades, trocar marcha em 2000 rpm no Mondeo, pode não servir para outro carro com outro tipo de motor.
Em um Mondeo em 5ª marcha em torno de 3000 rpm, se está em uma velocidade aproximada de 100 km/h. Imagina a 4000.
Corpo de borboleta limpo ajuda no desempenho do carro, pois a sujeira na borboleta gera muita turbulência de ar, embora muitos duvidem disso e essa turbulência afeta na mistura ar combustível.
O anel de borracha fica no ressonador e não no corpo da borboleta e se nem no ressonador tem o anel, tem entrada falsa de ar pacas aí.
O MAF (em português medidor de massa de ar), faz uma leitura de vazão de ar que entra no motor e passa isso a central, mas se em outro lugar entra ar, a sonda lambda avisa a central que a mistura ar combustível está pobre (muito ar) e a central manda mais combustível, mas o MAF continua informando uma vazão menor e a central volta a baixar o combustível e aí começa tudo de novo e não tem motor econômico e nem funcionando direito desse jeito.

Sobre TBI,  Digamos que mais ou menos!!!!
Nos carros mais antigos (monoponto), a peça era chamada de TBI porque acoplava o bico injetor e a borboleta de aceleração, juntamente com a maioria dos sensores. Hoje em dia, o nome "corpo de borboleta" é mais comum, porque a maioria dos carros são multiponto, e os bicos são acoplados diretamente no cabeçote. Mais em termos da função da peça no carro, tanto TBI quanto Corpo de borboleta tem a mesma função, mas não são a mesma coisa.
Já teve gente aqui no fórum que ficou bravo quando eu disse isso e que continuaria chamando de TBI pois eu não mandava nele.
Eu não mando em ninguém, só passo o nome correto para ficar mais fácil de achar as respostas na internet.
Quando a gente faz uma pesquisa usando termos errados, os resultados das buscas também em sua maioria são errados.
É verdade que dizer TBI é mais fácil do que corpo da borboleta, mas dessa forma estamos passando as coisas de forma errada, assim como muitos dizem que o atuador da lenta do Mondeo é um motor de passo, o que não é.
Motor de passo tem 4 fios e tem níveis diferentes de abertura que por sinal é mais preciso, mas o atuador do Mondeo é um simples solenoide com dois fios já que é apenas um eletroímã e só tem duas posições, aberto e fechado, nada mais.
O funcionamento é diferente, a manutenção é diferente e por ser simples é o que menos dá problema no Mondeo, mas a maioria acusa primeiro o atuador da lenta do Mondeo quando a lenta oscila já que nos carros com motor de passo no atuador é mais fácil desse problema ser mesmo o atuador de passo da lenta.
Tem muitos termos que não podem ser generalizados, pois o funcionamento é totalmente diferente e os sintomas que um apresenta não tem nada a ver com os sintomas do outro.

Sobre a imagem, não aparece ali a mangueira do ar. Vou ver se amanhã eu tiro uma foto do meu e mostro a mangueira.

Se você puder tirar a foto de como está o anél no seu carro também eu ficaria muito grato pra mim fazer o mesmo aqui, porque realmente eu não vi anel nenhum no ressonador, valeu!

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 05, 2017 8:38 pm

Amanhã tiro a foto sim, mas o anel que está no meu é novo, não está mais achatado.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Qui Jan 05, 2017 8:47 pm

LaercioLMB escreveu:Amanhã tiro a foto sim, mas o anel que está no meu é novo, não está mais achatado.

Pode ser o novo mesmo só pra mim saber onde exatamente você colocou pra mim conferir aqui...

Agora...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma presilha dessas nao serviria?

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 05, 2017 9:57 pm

Para apertar as mangueiras de borracha serve sim e é ótima, já o anel de borracha não tem como ser diferente.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Qui Jan 05, 2017 10:02 pm

Então para apertar ali o ressonador junto ao TBI não serviria?

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Sex Jan 06, 2017 2:55 pm

FernandoM escreveu:Então para apertar ali o ressonador junto ao TBI não serviria?


Tem certeza do que você está falando?
Não tem como colocar nada ao redor do encaixe do ressonador com o corpo da borboleta.

Isso é o ressonador.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse é o encaixe dele com o corpo da borboleta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Note no circulo amarelo o encaixe com o corpo da borboleta.
Note na seta vermelha o anel de borracha que veda esse encaixe.

Se o seu não tem esse ressonador, adaptaram a mangueira do Escort Zetec nele e terá que trocar.

LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Sex Jan 06, 2017 3:33 pm

A boca do seu ressonador é diferente do meu, a borrachinha vai por dentro, já o meu é todo liso olha na imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No corpo da borboleta parece ter essa voltinha pra colocar o anel ali, já no ressonador não

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Sex Jan 06, 2017 7:23 pm

Que ano é o seu carro? Pois está parecendo ser um motor DURATEC e não um ZETEC.
Vejo isso pela EGR do seu que é em pé, já a EGR do ZETEC é deitada e a tampa de válvulas do seu parece ser a preta, a flauta dos bicos é diferente e a capa do chicote dos bicos também é diferente.
Esse motor tem tudo para ser um DURATEC.
Tem que haver algum anel de borracha no corpo da borboleta onde encaixa o ressonador, para que haja a vedação.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  FernandoM Sex Jan 06, 2017 7:29 pm

LaercioLMB escreveu:Que ano é o seu carro? Pois está parecendo ser um  motor DURATEC e não um ZETEC.
Vejo isso pela EGR do seu que é em pé, já a EGR do ZETEC é deitada e a tampa de válvulas do seu parece ser a preta, a flauta dos bicos é diferente e a capa do chicote dos bicos também é diferente.
Esse motor tem tudo para ser um DURATEC.
Tem que haver algum anel de borracha no corpo da borboleta onde encaixa o ressonador, para que haja a vedação.

Meu motor é ZETEC mesmo, bom pelo menos em cima é o que diz.... ZETEC 2.0 ano 98/99.

Agora eu vi ali 1 espaço pra colocar o anel de borracha no corpo da borboleta sim, vou providenciar isso, não sei aonde devo achar porque me mudei pra Itajai-SC tem 2 semanas e não conheço muito bem aqui ainda rs..

Mas obrigado aí pelas dicas!! Ajudou muito.

Sobre as velas, vale a pena levar a uma oficina para ver se tem necessidade de troca? Acredito que se tiverem bem gastas pode ajudar trocando elas.

FernandoM

Mensagens : 28
Pontos : 34
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  Marcelo Lima Seg Jan 09, 2017 6:47 am

Ah o seuu motor é o chamado zetec tampa preta. Muda algumas coisas dele pro motor do 97 por exemplo...
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  LaercioLMB Seg Jan 09, 2017 9:23 am

De fato, o ZETEC tampa preta usa muita coisa que foi repassado ao DURATEC.
O corpo da borboleta é o mesmo do DURATEC, assim como o coletor de admissão e a válvula EGR, inclusive a DPFE é diferente no conector elétrico.
Por isso é que eu não estava te entendendo sobre colocar uma abraçadeira no ressonador, até mesmo por que não tem como apertar ela lá dentro e o encaixe do ressonador não permite aperto.
Ele deve ter algum encaixe de pressão no corpo da borboleta para garantir a vedação, mas isso só olhando com muita atenção para ter certeza.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Coisas da Ford

Mensagem  Alexandre Castellano Sex Jan 13, 2017 8:59 am

Olhando o tópico veja só pessoal só a ford mesmo para colocar componentes de um outro modelo de carro que ia ser lançado ainda em um modelo anterior, Zetec com componentes de Duratec, na hora de comprar peças é quase impossível acertar, igual a mudança do Mk1 para o Mk2 é uma vergunha, já achei fechadura de modelo em outro e os dois carro eram todo originais de fábricas. No caso desse Zetec tampa Preta tem que prestar muita atenção ao compra peça, vai passa muita raiva com isso, só compra peça pelo código da peça usada retirada do seu carro ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Bebendo muito 98/99 Empty Re: Bebendo muito 98/99

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos