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Carro dando soquinhos (pequenas falhadas)

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Mensagem  raphudo Sáb Jul 18, 2015 7:04 pm

Opa, boa tarde amigos!
To precisando de uma ajudinha, meu Mondeo por volta dos 2.300 RPM começa a dar soquinhos, como se tivesse cavalgando (e sempre foi assim).

O meu maior problema é arrumar isso.. pois já refiz o motor completo, chicote dos bicos injetores (que descascam que é uma maravilha), embreagem, entre várias outras coisas no carro.

Ai até tentei passar um limpa contato no sensor MAP (aquele que fica perto do filtro de ar), mas acho que já tava limpo, nem tinha nda aparentemente..
Até pensei em tirar fora a EGR pra dar uma limpada, mas sinceramente, não to conseguindo achar direitinho onde ela fica e menos ainda como tirar ela fora... sei que tem um tutorial de limpeza no fórum, mas mesmo com ele não to conseguindo achar bem... tem que tirar quais parte pra ter acesso a esta EGR?
Já levei até no autoelétrico e ele disse que não está relacionado com problema elétrico... vou até tentar passar num scanner pra ver se aparece algo..

Enfim, ajuda? hehehe
Mto obrigado!
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 18, 2015 7:58 pm

Esses soquinhos geralmente estão relacionados quando estamos em uma aceleração constante na qual o pedal do acelerador não está forçando, ou seja, sendo pisado para aumentar velocidade.
O que ocorre então?
Começa a haver uma diferença de pressão entre o escapamento e a admissão, sendo que a admissão fica com pressão negativa igual superior a do escapamento e é nesse momento que a EGR é aciuonada, para permitir recirculação de gases e ter melhor aproveitamento do combustível.
Ao pisarmos no acelerador, a EGR fecha, pois a pressão negativa (vácuo) é muito maior na admissão do que no escapamento e por isso a EGR inibe a circulação de gases.
Como ela faz isso?
Há um sensor, o DPFE que analisa as diferenças de pressão entre a admissão e o escapamento e ela é a responsável por mandar a central acionar ou desacionar a EGR que por sua vez é acionada pela válvula de vácuo da EGR.
Onde fica isso tudo?
A válvula de vácuo da EGR e a DPFE ficam na parede de fogo do cofre do motor, parafusadas em uma chapa que é fixada por baixo da grelha dos limpadores de parabrisas e a EGR fica logo abaixo entre a bobina de ignição e a mangueira de ar da admissão.
Retirando a mangueira de ar da admissão e a caixa de ar, dá para ver a válvula de vácuo e a DPFE e abaixo da bobina de ignição tem um tubo metálico com uma válvula redonda na ponta, essa válvula redonda é a EGR.

Essa é a válvula de vácuo da EGR, é ela que aciona a EGR por vácuo e as mangueiras que saem dela uma vaoi para a EGR e a outra para o coletor de admissão.

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Essa é a DPFE que saem dela duas mangueiras e essas mangueiras vão para aquele tubo metálico que passa por baixo da bobina de ignição e liga a EGR ao coletor de escapamento.

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E essa é a EGR que é a responsável pela recirculação de gases do motor, aproveitando gases do escapamento na admissão e deixando assim o carro mais econômico com o ar quente entrando na admissão para a nova combustão e reaproveitando vapores de combustível que não tenha sido queimado totalmente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando o carro começa a dar os socos, é por que a DPFE não está enviando os dados corretamente para a central que pelo rpm do motor e posição da borboleta da TBI, tenta abrir a EGR, mas não obtém respostas da DPFE e volta a fechar a EGR e o clico começa de abre e fecha e os soquinhos aparecem.
É normal a maioria dos Mondeo que nunca trocaram a DPFE, estarem com ela entupida e a DPFE não dar a leitura correta, pois não consegue mais identificar a diferença de pressão no tubo da EGR.
Até dá para limpar a DPFE, mas ela tem que ser aberta retirando os rebites metálicos com uma furadeira e prensar esses rebites para saírem e jamais bater na caixa da DPFE para sacar fora os rebites, pois isso trinca o sensor de cerâmica da DPFE que é o responsável por verificar a diferença de pressão do tubo de recirculação de gases.
O mais correto é trocar a DPFE, por uma em bom estado de um Mondeo mais novo que esteja sendo desmanchado ou comprar uma nova, pis comprar DPFE em ferro velho, corre o risco de ser uma com defeito por estar entupida ou queimada.

Como testar o sensor diferencial de pressão da EGR o DPFE.

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da central . Negativo (-).

2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 90 da central. aproximadamente 5 v.

3- Ignição ligada, motor parado, soltar a mangueira da pressão contra - fluxo. Ligar a bomba de vácuo no sensor e aplicar de 200 a 230 mmHg de vácuo. Com o MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, medir a tensão no fio ligado ao terminal 65 da central . De 4V a 5V. Libere a mangueira da bomba. Tensão deve cair menos de 1V em 3 segundos .

O vácuo pode ser feito sugando a mangueira com a boca mesmo e cuidando para sugar o máximo possível para imitar a admissão do motor sugando ar para os cilindros, pois forma um vácuo (pressão negativa) dentro do coletor de admissão.


Para facilitar a retirada da EGR para limpeza, convém retirar a bobina de ignição antes e o suporte da bobina.

Mas antes disso tudo, verifique se não tem nenhuma mangueira solta por perto da EGR e das válvulas EGR, vácuo e DPFE.
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Mensagem  raphudo Sáb Jul 18, 2015 8:13 pm

Laércio, primeiramente muitíssimo obrigado pela resposta fenomenal, faz qualquer leigo entender o funcionamento do conjunto, obrigado mesmo!

Então teoricamente tudo apontar ser a DPFE, correto?

O problema é que não estou encontrando na internet pra comprar essa peça, nem pelo nome DPFE, MAP ou sensor de pressão, realmente está meio difícil de achar, sabe se é compartilhada com algum carro?

E se em última ocasião tiver que abrir ela, tirando os rebites, como deveria proceder com a furadeira?

E em relação à EGR, vc acha que vale a pena abrir pra limpar?

Qual sua opinião em relação ao assunto?

Vou tirar o conjunto e dar uma conferida pra ver se acho mangueiras soltas..
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 18, 2015 8:25 pm

Muitos colocam pelo nome de EGR, quando na verdade a EGR é uma válvula acionada por vácuo.

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Nessa loja também tem, em uma dessas 50 páginas você encontra a original e a paralela.

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Essa outra também tem, mas é mais cara.

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A autopeças dragão em São Paulo deve ter também.
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 18, 2015 8:26 pm

Sensor diferencial de pressão Mondeo.

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Mensagem  raphudo Sáb Jul 18, 2015 9:56 pm

Será que compartilha com outro carro?
Tipo escort?
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Mensagem  raphudo Sáb Jul 18, 2015 9:57 pm

Laércio, da uma olhada

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Diz que serve no mondeo 1.8... da diferença para o 2.0?
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Mensagem  Perfil excluido Sáb Jul 18, 2015 10:04 pm

raphudo escreveu:Laércio, da uma olhada

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Diz que serve no mondeo 1.8... da diferença para o 2.0?


essa nao serve ela tem 3 entrada, 1 na tampa 2 embaixo, a que tenho no meu são duas entrada como a que tem na foto que o Laercio postou
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 18, 2015 10:05 pm

Respondendo as suas perguntas.

A furadeira é para cortar os rebites, não é para furar de fora a fora, é somente para retirar a cabeça do rebite para poder empurrar ele para soltar a tampa. São 6 rebites.
Tem que abrir com cuidado para não danificar a junta de silicone, pois não tem nova para vender, limpar bem a cerâmica com álcool isopropílico e cuidar para não rasgar a membrana que tem em um dos lados da cerâmica, pois é essa membrana que define a diferença de pressão de cada lado do sensor.
Para limpar a carcaça, basta raspar ela com uma chave de fenda, tendo o cuidado para não danificar as bordas onde encaixam as juntas de silicone, pois tem uma canaleta que encaixa certinho na junta de silicone.
Os furos dos caninhos pode passar uma broca ali para limpar e escove bem a carcaça que pode ser com água e detergente, usando uma escova velha para dentes e deixe a carcaça secar para remontar tudo.
Use parafusos M3X20 para fechar a carcaça.
Tenha cuidado na hora de encaixar as juntas de silicone, elas tem posição para serem montadas novamente se não a tampa não fecha direito e nem as juntas irão vedar corretamente e o sensor não vai funcionar como deveria.
Limpe bem a placa de circuito usando uma escova de dentes e álcool isopropílico, mas não aperte a escova na placa, escove com cuidado para deixar a placa bem limpa e livre de sujeira ácida que pode ser condutiva.
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 18, 2015 10:07 pm

raphudo escreveu:Laércio, da uma olhada

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Diz que serve no mondeo 1.8... da diferença para o 2.0?

Do 1.8 e 2.0 é a mesma válvula, mas essa é a de vácuo da EGR e não a DPFE (sensor diferencial de pressão da egr).
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Mensagem  raphudo Sáb Jul 18, 2015 11:10 pm

O jeito vai ser reformar, pq ta dificil demais achar essa peça!

Primeira peça (além das lanternas) que não acho no mercado livre. Complicada essa peça ein.
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Mensagem  LaercioLMB Dom Jul 19, 2015 8:33 am

raphudo escreveu:O jeito vai ser reformar, pq ta dificil demais achar essa peça!

Primeira peça (além das lanternas) que não acho no mercado livre.   Complicada essa peça ein.

Que parte do mercado livre não encontrou?

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Tem dessa peça lá até por R$100,00, mas estão duvidosas, pois certamente estão entupidas e terá que limpar.
Essa é uma peça que é complicada comprar usada a não ser que veja que os furos estão desobstruídos sem terem sido limpos com broca, aí sim será uma peça confiável.
E nãoa dianta assoprar nos tubos, pois não tem passagem de ar de um lado para o outro, pois tem o sensor de cerâmica no meio do caminho.
E lanternas também tem aos montes.

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Essas são do MK1

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Essas são do MK2

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Tem até do MK3

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Você não está sabendo procurar.
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Mensagem  raphudo Ter Jul 21, 2015 4:08 pm

É vdd Laércio, acho que tem razão, não fiz a pesquisa correta..

Mas esses preços assustam um pouco, infelizmente hehe...

Eu estava olhando uns sites a respeito da DPFE.. e vi o site da Jocar (produto indisponível) neste link, e o que me chamou atenção é que parece que esta peça serve em escort, courrier, fiesta e mondeo.. da só uma olhada:

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O encaixe parece ser igual, a única diferença (aparente) é a posição dos tubos onde entram as mangueirinhas..

Ai olhei no mercado livre e tem um preço bacana e vem nova..

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Qual sua opinião? Será que é compatível?

Agora o que deu pra dar problema são os motores de regulagem de altura dos faróis =(
Mandei refazer a fiação completa dos faróis mas agora os motores não funcionam, triste isso =(
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Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 21, 2015 5:55 pm

Provavelmente o eletricista achou que não precisaria ou nunca usaria a regulagem elétrica dos faróis e não ligou ou ligou errado.
Sobre a DPFE, é essa mesma embora seja paralela e na FORDETEM ou na própria Memorial Ford, possa ser mais bartato ainda, já que no mercado livre tem a comissão do site e as lojas vendem mais caro.
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Mensagem  Marcelo Lima Qui Jul 23, 2015 6:30 am

Bom dia à todos!
Estou acompanhando este tópico bem de perto porque o meu começou a dar estes soquinhos também e estou considerando fazer como o Laércio falou de limpar e montar usando parafusos. Como pelo jeito é muito frágil vou ver de comprar uma usada pra o caso de dano, ou desmontar, limpar, montar com o parafuso e se não quebrar aí substituir a que está no carro...

Aproveitando (mesmo não sendo o tópico para isso) o comentário da regulagem do farol, o meu tem um problema de ficar ligado direto, aí o angulo dele fica subindo e descendo sem parar. Fui obrigado a desconectar o plug do motorzinho...Vocês fazem ideia do que fazer? (Qualquer coisa a gente faz um tópico novo né?)

Abraço!
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Mensagem  raphudo Qui Jul 23, 2015 9:27 am

Marcelo, bom dia..
Ontem arrisquei abrir a DPFE, foi bastante fácil de abrir com furadeira e broca pequena, os cravos sairam tranquilamente.

Estava extremamente suja, com crostas que obstruíram totalmente a passagem de ar.. Demorei umas 3 horas pra fazer a limpeza total e infelizmente soltei um pedacinho de solda que tinha na cerâmica, porém consegui refazer a solda..

Resultado: aparentemente o carro parou de socar e está rodando liso... não tenho certeza absoluta ainda pois testei pouco... mas até agora não deu mais o sintoma chato hehe...
To pensando no que mais posso mexer pra deixar 100% essa parte de ar, etc..

Mas não é tão frágil como vc pensa, acho que conseguirá fazer o trabalho tranquilamente, e provavelmente pelo jeito que está sua DPFE, pior não vai ficar, garanto hehe.. deve estar igual a minha, totalmente obstruída.

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Mensagem  Marcelo Lima Qui Jul 23, 2015 10:18 am

OH loco!!! Suja mesmo né? E pra fechar você fez como? Os parafusos que o Laércio falou?
Você usou contraporcas?

Vlw!
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Mensagem  raphudo Qui Jul 23, 2015 10:22 am

Então foi muito fácil de fechar, eu ia pedir um rebite novo (cravo) de lona pra fechar, porém o rapaz que trabalha na loja de materiais de construção chegou e testou uns parafusos finos que couberam certinho, e do outro lado coloquei porca mesmo (acho que é a contraporca que vc diz), ficou extremamente lacrada a peça, e só pra ter certeza, passei aquele silicone preto em todo o contorno.. mas isso acho que foi desnecessário..

Tenho certeza que vc vai conseguir, não tem segredo, toda base que eu tive foi com os comentários que o Laércio fez.. segue o que ele disse que não tem erro... molezinha
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Mensagem  LaercioLMB Qui Jul 23, 2015 6:54 pm

Marcelo Lima escreveu:Bom dia à todos!
Estou acompanhando este tópico bem de perto porque o meu começou a dar estes soquinhos também e estou considerando fazer como o Laércio falou de limpar e montar usando parafusos. Como pelo jeito é muito frágil vou ver de comprar uma usada pra o caso de dano, ou desmontar, limpar, montar com o parafuso e se não quebrar aí substituir a que está no carro...

Aproveitando (mesmo não sendo o tópico para isso) o comentário da regulagem do farol, o meu tem um problema de ficar ligado direto, aí o angulo dele fica subindo e descendo sem parar. Fui obrigado a desconectar o plug do motorzinho...Vocês fazem ideia do que fazer? (Qualquer coisa a gente faz um tópico novo né?)

Abraço!


Tem algum curto na elétrica, terá que verificar tudo desde a chave no painel até os motores de passo dos faróis.
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Mensagem  Perfil excluido Sex Jul 24, 2015 4:37 pm

Marcelo Lima escreveu:OH loco!!! Suja mesmo né? E pra fechar você fez como? Os parafusos que o Laércio falou?
Você usou contraporcas?

Vlw!

Marcelo pra fechar ela pode usar rebite com um arrebitador, so puxar o pino do rebite ate esgaçar a ponta do rebite ate apertar as partes depois bater o pino de volta e tire fora o pino do rebite, depois com uma ponterinha calce um lado e com outra bate a ponta do rebite um pouquinho, fica bem fechadinho sem perigo de se abrir.
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Mensagem  LaercioLMB Sex Jul 24, 2015 6:05 pm

Esse é o problema Carlos, bater na caixa da DPFE, pode trincar a cerâmica e por todo o trabalho a perder.
Quebrar a cerâmica e ficar visível é uma coisa, trincar quase não notamos e a cerâmica deixa de funcionar.
Não aconselho bater de forma alguma na caixa, seja para retirar os rebites ou colocar rebites novos.
É mais simples fechar com parafusos M3X25 com porca do que fazer toda essa trabalheira com o rebite.
É a cerâmica que faz a leitura da diferença de pressão, por isso um lado dela é revestido com teflon.
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Mensagem  FABRICIO Qua Jul 18, 2018 1:21 pm

Aproveitando este assunto, tenho um Mondeo 1998/1999 Automatic, e o meu acontece quando eu saio com ele em uma rotação baixa em uma aceleração constante ele vai mantendo a aceleração mas logo em seguida o motor da uma segurada, como se eu estivesse tirado o pé do acelerador, dai tenho que dar uma pisada no acelerador de leve para voltar a mesma rotação, e isso acontece quando o caro fica tipo a noite toda desligado, normalmente acontece sempre de manha cedo quando saio para o trabalho, motor frio, o que poderia ser isto?

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Mensagem  LaercioLMB Qua Jul 18, 2018 5:48 pm

Revise todos os chicotes elétricos ao redor do motor, principalmente o chicote dos bicos injetores. Revisar chicote não é somente ver se estão bem conectados ou não, tem que retirar a capa dos chicotes e verificar fios descascados e trocar os fios ruins.
A maior parte dos problemas são somente elétricos.
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Mensagem  FABRICIO Qui Jul 19, 2018 5:58 am

Mais uma vez obrigado Laercio, vou mandar dar uma revisada em toda parte elétrica, apesar de que tirando este fato, o mesmo não apresenta nada de problemas elétricos. Comprei este carro com 42.000KM originais ja a algum tempo hj ele esta com 122.000Km e nunca tive nenhum problema com ele, a não ser no outro comentário que falei sobre a retirada do catalisador e este. Grande abraço

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Mensagem  LaercioLMB Qui Jul 19, 2018 10:56 am

Todos os Ford de 1993 até 2003 aproximadamente, tem problemas com fios descascando dentro dos chicotes e esse é um dos maiores problemas desses carros. Isso se deve ao fato da autolatina ter incorporado a Ford e a Volkswagen, foi quando esses carros passaram a te diversos problemas, mesmo o Mondeo vindo da Europa, as regras para os carros virem para o Brasil eram diferentes dos carros vendidos na Europa e nessa época a Ford inventou de fazer fios biodegradáveis, não contando que os carros fossem sobreviver mais de 10 anos. Por isso as capas dos fios ressecam e descascam com o tempo, causando inúmeros curtos circuitos dentro dos chicotes.
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