.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB


Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

+11
ACPJ
Diogo
Léo
LaercioLMB
lucas castro
serginribeiro
Elias felipe de oliveira
Ely
Brayan Prigol CLX 97 AT
Marcelo Lima
Alexandre Castellano
15 participantes

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Dom Jul 10, 2016 10:33 pm

Bom gente, aqui não é o melhor lugar e nem em mecânica e reparação, mas na falta do local adequado, irei postar aqui a reforma do meu Mondeo.
Aqui estão as fotos externas dele do antes, para a gente ver a diferença depois de pronto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essas fotos eu tirei hoje à tarde e acho que amanhã irei tirar as fotos internas dele para fazer um comparativo do antes e do depois.
Hoje também comecei a fazer os cavaletes para colocar o carro em cima para poder desmontar e pintar.
Levarei o carro para os fundos de casa, pois ali na frente ficará ruim de pintar e preparar já que certamente irá fazer uma sujeirada danada de lixa e pó de tinta lixada com água.
Não tenho local fechado para fazer a pintura, mas já fiz pintura perolizada em local aberto antes e com intervalo em dias de chuva e não tive nenhum problema, a pintura da caminhonete ficou ótima e durou 16 anos.
Amanhã eu tiro as fotos dos cavaletes.
As rodas que estão no carro agora não são as dele, são do Mondeo branco que está para retirar peças, pois as dele eu tirei antes para pintar e ainda não comecei a pintar as rodas, deixei para fazer tudo de uma só vez para não ficar gastando muito thinner com limpeza de pistola.
Já tenho o jogo de pneus novos para colocar n carro assim que ele for montado.
A cor do carro é vermelho vermont perolizado e a cor das rodas é prata dublin perolizado.
A tinta, verniz e fundo são Sherwin Wiliams - Lazzuril, a melhor do mercado, R$200,00 o galão de tinta e vão dois galões para pintar o carro já que ele será totalmente desmontado para a pintura não feita aquela tapeação que fazem isolando faróis, lanternas, maçanetas e tudo mais. Serão retiradas inclusive as dobradiças das portas para facilitar tanto a pintura quando a preparação desses locais cheios de dobras e curvas e evitar que fique esfumaçado ou com excesso de tinta
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Dom Jul 10, 2016 10:44 pm

Bom, como estou colocando todos os opcionais do GLX, irei pintar os retrovisores igual o GLX, mas somente a capa do retrovisor, não aquela parte que fica fixada na porta do carro.
Os espelhos ficarão como esse da foto, só a cor não é a mesma.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A cor vermelho Vermont é essa, a mesma do Mondeo MK5.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Pintura

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Jul 11, 2016 6:43 am

Olá Laercio bom dia e a Paz do senhor, se tratando de pintura de desejo muita boa sorte, coragem a sua fazer um trabalho desses em um carro dessa idade, sendo que muitos acabamentos não foram feitos para tirar, mais sei do seu empenho em deixar esse carro como novo, boa sorte mesmo.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Seg Jul 11, 2016 8:07 am

Amém.

De fato Alexandre, muitos acabamentos não foram feitos para serem retirados, mas com cuidado se retira eles sem quebrar nenhum.
Meu único problema está sendo nos frisos laterais que terei que retirar e depois com fita dupla face os recolocar já que não encontro esses frisos novos para vender.
A uns meses atrás um colega aqui do fórum colocou um link de uma loja que anuncia esses frisos novos, mas do modelo GLX e até pensei em usar esses frisos. Pois bem, comprei os frisos e vieram uma cópia dos frisos da Frontier.
Reclamei e eles enviaram outros, mal cortados, com emendas feitas com cola C.A.
Resumindo, tomei um tufo com esses frisos que só me deram dor de cabeça e não me servirão para nada, pois se eu comprar frisos a metro no mercado livre, cortarei muito melhor que esses manés que devem ter cortado no estilete mesmo.
Foi só decepção e dinheiro jogado fora.
Consegui o logo Mondeo para colocar no lugar do que está no meu, já que o que está no carro não tem mais nada de cromado. O que comprei, paguei R$10,00 usado, mas tem ainda o cromado, só terei que comprar fita dupla face para espelhos para poder colocar esse no meu carro depois de pronto.
Tirei uma foto da traseira e na foto coloquei as medidas em que ficam esses adesivos, tanto o do Mondeo, quanto o do 16V e o oval da Ford, pois eles estão nas posições originais ainda e não quero fazer aquela porcaria de colocar em qualquer lugar de qualquer jeito como já tenho visto alguns aí.
Os laterais CLX já comprei novos assim como o 16V novo também e os ovais da Ford que vão na tampa do porta malas e na grade do radiador, pois os que estão no carro estão opacos e desbotados.
O que vai me matar mesmo é o vidro traseiro que não posso nem pensar em retirar, já que pode danificar aquela borracha que contorna o vidro e faz vedação na tampa já que aquela borracha vem com o vidro, não é vendida separado.


Hoje está a maior chuva aqui e está me impedindo de fazer mais alguma coisa.

Aliás, Alexandre, sabe me dizer como você fez para desconectar as mangueiras do ar condicionado que entram na cabine?
Eu queria retirar todo o sistema do carro, mas como não estou conseguindo soltar as mangueiras do branco, estou pensando em deixar todo o sistema do ar inclusive o radiador no cofre do motor enrolados para não pegar tinta na hora da pintura, mas não queria fazer dessa forma a não ser que seja realmente obrigado a isso.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Mangueira do ar

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Jul 11, 2016 3:35 pm

Laércio nem tenta porque não sai, me falaram que tem uma chave específica para tirar esse tubo, parece mesmo um ingate rápido mais não sai, agora nem o painel interno que é uma chapa tipo uma cantoneira não sai, tem uma borracha injetada que depois que a fábrica coloca o negocio seca, praticamente chumbada no chassi, te aconselho não tira nada atrás do painel até porque não tem nada para pintar ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Seg Jul 11, 2016 5:36 pm

Atrás do tablier eu não ia tirar nada mesmo a não ser a caixa do ar para limpar, pois deve estar cheia de sujeira depois de 20 anos puxando ar da rua.
Então está resolvido, não irei desmontar compressor e nem o condensador que fica na frente do radiador.
De fato, atrás do tablier não tem nada para pintar, nem o assoalho eu vou pintar, mas o pouco de tinta que pegar ali não fará mal algum quando eu for pintar a soleira das portas.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Pintura

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Jul 11, 2016 6:43 pm

Exato Laércio eu pintaria somente a soleira do lado de fora da borracha, do lado de dentro além de esta nova a tinta como o meu está ali vai acabamento e não aparece, evitando assim tirar a originalidade interna do carro. Outra coisa a textura na hora do polimento é muito importante se não fica igual fusca velho é só uma brincadeira mais quem for lixar para polimento tem que saber o que esta fazendo, creio que será você mesmo, tudo no capricho.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Seg Jul 11, 2016 7:04 pm

Será eu sim a pintar, pois nenhum chapeador queria desmontar o carro, nem tirar faróis e sinaleiras, apenas isolar tudo para pintar. chegaram até a propor de só dar uma camada de tinta por cima sem usar fundo antes.
Dá para acreditar nisso? Vou retirar toda a suspensão do carro e pintar tudo, pois uma das vezes que dei uma lavada geral retirando até as coberturas internas dos para lamas e passando preteador nos plásticos, depois de tudo montado, dava para ver a cor do carro por trás das rodas e a suspensão pretinha brilhando, dava gosto de ver tudo limpo e por que não pintar tudo novamente?
Irei retirar o agregado dianteiro e traseiro para pintar tudo, pois aparece sim, embora a gente não preste atenção, vemos e não damos importância nos carros pois está tudo sempre sujo.
Já que irei trocar as borrachas da suspensão toda, por que não aproveitar para pintar tudo já que estará desmontado mesmo.

Se é para ter trabalho em desmontar para trocar peças, por que não fazer bem feito logo de cara?
Se é para pintar um carro, por que não pintar como deve ser ao invés de fazer matação?
A diferença de tempo para desmontar não dá um dia se comparado aos 30 dias aproximados que se leva para pintar um carro, pois foi esse o tempo que os chapeadores deram para entregar o carro pronto
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 12, 2016 11:19 am

Bom, hoje eu fiz os cavaletes para colocar o carro em cima (óbvio) e com isso poder desmontar a suspensão.
Os cavaletes tem 30 cm de altura, que é o suficiente para retirar a roda do chão.
Vi em baixo da carroceria, onde se deve colocar o macaco original, reforços na estrutura do assoalho onde dá perfeitamente para apoiar esses cavaletes sem danificar o assoalho e esse foi um dos motivos que usei caibro 5X10, para ter uma boa área de apoio na carroceria e não forçar em um ponto muito pequeno, assim distribui a força em uma área maior. Pura física isso.
O custo dos 4 cavaletes feitos em madeira não deu nem o custo de um comprado pronto.
Para durarem muito tempo, é aconselhável que se pinte a madeira e se guarde sempre em local seco, dessa forma os cavaletes irão durar muitos anos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 12, 2016 7:06 pm

Bom, como eu já havia dito outro dia, fiz um vídeo mostrando como retirar o console de um Mondeo.
Nesse caso eu já tinha colocado o console com descanso de braço, mas para poder fazer fotos do antes e do depois, recoloquei tanto os bancos quanto o console dele já que o estofamento dos bancos do GLX são diferente do CLX e o console com descanso de braço que irá aparecer nas fotos do depois.

Segue aqui o vídeo de como retirar o console. Notem que no vídeo eu já havia retirado os parafusos para não fazer um vídeo muito longo, mas retirar os parafusos isso não precisa de vídeo mostrando, é tão óbvio que qualquer um retira sem aula lol! lol! lol! lol! lol!

LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Celso Toledo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 12, 2016 10:13 pm

Carro sobre os cavaletes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Hoje à tarde eu coloquei os bancos originais dele para tirar as fotos do antes e comparar com o depois já que estou fazendo fotos para mostrar o antes e o depois da restauração do carro.

Inclusive esses bancos estou disponibilizando para a venda já que não os usarei mais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O motor está um pouco sujo já que faz um bom tempo que não limpo ele já que estava esperando para limpar tudo com o motor fora já que pretendo fazer todo o motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Qua Jul 13, 2016 9:15 pm

Adiantando mais um pouco, hoje fiz os reparos nas rodas originais do Ford Mondeo, elas estavam com as bordas machucadas do meio fio, barberagem do dono do carro que elas vieram e tive que retirar todas as marcas. Como fiz isso?
As rodas desmontadas (sem pneus), coloquei no cubo dianteiro e liguei o motor engatando a 5ª e com isso enquanto a roda girava, com uma lixadeira angular e uma lixa grão 80, fui lixando as bordas da roda até os riscos mais profundos saírem e ficou ótimo.
Mas por que coloquei no carro e liguei o motor?
Simples, por que se eu lixar no olhômetro ia fazer a maior caca da vida, pois certament4e iria tirar mais material de um lado do que de outro e prejudicando assim o balanceamento da roda.
A coisa funcionou como um torno mecânico já que enquanto a roda girava eu ia lixando de forma igual em toda a volta da roda e ficou ótimo.
Se eu mandasse em uma tornearia, certamente eles acabariam com a roda dando passe onde não era para mexer, isso sem falar que iriam fixar a roda nas bordas do ar, coisa que não se faz em hipótese alguma. Já fui torneiro mecânico e sei bem a caca que isso acaba fixando uma roda pelas bordas, só os manés que se acham torneiros mecânicos é que tentam justificar essa maneira, mas se quer acabar com uma roda, prenda ela pelas bordas externas.
Depois disso segui com a desmontagem do carro, por isso a desmontagem não rendeu muito hoje, devido ao trabalho realizado nas rodas para poder preparar para a pintura na qual as rodas serão prata dublin perolizado.

Segue as fotos de como o carro está agora.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Amanhã se o tempo permitir, vou retirar toda a fiação do assoalho do carro, para que não pulverize tinta sobre os fios prejudicando assim uma futura manutenção elétrica na qual eu precise ir pela cor dos fios, isso sem falar que irei passar os fios que irão acionar os vidros elétricos traseiros que ele ainda não tem.
Esse carro depois de pronto deve ficar tão bonito quanto o do anúnci0 postado em outra seção, fora é claro que nem assim velerá 12000,00, mas se valer, eu vendo, compro outro e reformo tudo novamente. Very Happy
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Qui Jul 14, 2016 5:57 pm

Bom gente, hoje com chuva não pude tirar mais fotos dele, mas pude aproveitar que não podia continuar desmontando e comecei a lixar.
Lixei o capô do motor e o para lamas esquerdo, aproveitando para lixar no lugar que é mais fácil, mas a lixa de acabamento com lixa 1200 será feito com o capô e para lamas fora do carro já que serão pintados fora assim como as portas.
Se eu tivesse tirado fotos hoje com a chuva, iria parecer que eu pintei o capô já que a água da chuva mantinha um brilho no carro. Very Happy
Verei amanhã se a chuva continua ou não para ver se continuo desmontando ou lixando.
Assim que chegar na suspensão para desmontar, vou pedir emprestado na oficina aqui perto de casa a ferramenta de encolher molas para retirar as molas do carro.
A outra vez que eu troquei os amortecedores, usei uma corda para manter a mola encolhida, mas se eu fizer isso agora, não poderei tirar a corda já que a mola estará forçando a corda e impedindo que eu solte os nós.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Sex Jul 15, 2016 9:48 pm

Beleza, 79 visualizações, mas certamente alguns irão ler isso depois que tiverem mais visualizações.

Bom, hoje desmontei as portas, só ainda não as retirei do carro, pois será mais fácil lixar a face delas estando no carro do que fora dele. Retirei também o tablier, caixa de fusíveis e o suporte dos conectores elétricos que vão para o tablier e para o cofre do motor, assim será mais fácil de instalar o computador de bordo, check control e regulagem elétrica dos faróis.


Aqui a lixada que dei no capô do motor e no para lama esquerdo ontem que estava chovendo, ficou ótimo, bom para aplicar o fundo PU.
Retirei a tinta velha com lixa d'água 180 e dei acabamento com lixa d'água 240 para dar uma boa ancoragem no fundo PU.
Depois de aplicado o fundo PU, irei desbastar o fundo com lixa 400, dar acabamento com lixa 600 e aprimorar com lixa 800 já que será pintado com tri coat e se for necessário, aprimorar mais ainda com lixa 1200 já que tanto a tinta tri coat como a poliéster não encobre falhas nem riscos de lixa, pois são tintas muito finas, o contrário das tintas PU atuais e as sintéticas mais antigas, só que tanto as sintéticas quanto as PU, só tem cores lisas, não metálicas e nem perolizadas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui ele desmontado por dentro, faltando é claro retirar toda a bagunça do interior, inclusive os chicotes que já soltei e não quero fio chamuscado de tinta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Alexandre, como você fez para retirar aquele tubo que fica atrás do tablier e em cima da caixa do ar condicionado? Estou querendo retirar esse tudo, mas pelo que parece ele está colado em um ponto na carroceria com a mesma cola que usam no vidro e o tubo não saiu.
Se alguém mais souber como se retira, estou no aguardo.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 16, 2016 8:53 pm

Boas, 92 visualizações lol! .


Bom, hoje como na parte da manhã choveu, lixei a capota e deixei somente na tinta de fábrica, já à tarde eu retirei a suspensão traseira e somente as buchas da barra estabilizadora e bieletas estão ruins, o restante não preciso trocar nada, somente limpar bem o conjunto e pintar.
Comecei também a desmontar o motor já que não tenho girafinha, tiro ele no braço mesmo e para isso preciso retirar cabeçote e tudo que está preso ao bloco exceto a bomba de óleo que só mexo nela com o motor já fora que é quando abro inclusive o cárter já que tirar o cárter com o motor no lugar é quase impossível.
Não tirei fotos hoje a não ser da lateral do carro para fazer um molde de onde ficam os frisos e o logo CLX e da traseira para ter as medidas de onde fica exatamente o logo Mondeo, o 16V e o Ford para manter no mesmo padrão da fábrica, pois esse é um detalhe que mais se nota o serviço porco de pintura, quando os adesivos de carroceria não estão no lugar correto e isso alerta quem vai comprar que o carro foi pintado e se foi pintado, pode ter ocorrido algum sinistro.

Quem já tirou o amortecedor traseiro sabe me dizer qual é a medida da chave que retira a porca da haste do amortecedor?
Segunda tenho que comprar uma chave para retirar os amortecedores traseiros que ainda estão no lugar pendurados kkkkkk e preciso saber qual é a medida dessa chave já que não tive nem como medir a porta devido o local onde ela está.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Retirada de peças

Mensagem  Alexandre Castellano Sáb Jul 16, 2016 9:09 pm

Olá Lercio bom trabalho até agora, não recomendo tirar o tubo é uma borracha injetada na carroceria depois que seca jamais consegue tira com muito custo conseguir cortar com estilete novo só no meu caso não iria voltar com a peça, não faz isso esse tubo não atrapalha em nada sua pintura é só minha opinião ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  Alexandre Castellano Sáb Jul 16, 2016 9:11 pm

LaercioLMB escreveu:Boas, 92 visualizações lol! .


Bom, hoje como na parte da manhã choveu, lixei a capota e deixei somente na tinta de fábrica, já à tarde eu retirei a suspensão traseira e somente as buchas da barra estabilizadora e bieletas estão ruins, o restante não preciso trocar nada, somente limpar bem o conjunto e pintar.
Comecei também a desmontar o motor já que não tenho girafinha, tiro ele no braço mesmo e para isso preciso retirar cabeçote e tudo que está preso ao bloco exceto a bomba de óleo que só mexo nela com o motor já fora que é quando abro inclusive o cárter já que tirar o cárter com o motor no lugar é quase impossível.
Não tirei fotos hoje a não ser da lateral do carro para fazer um molde de onde ficam os frisos e o logo  CLX e da traseira para ter as medidas de onde fica exatamente o logo Mondeo, o 16V e o Ford para manter no mesmo padrão da fábrica, pois esse é um detalhe que mais se nota o serviço porco de pintura, quando os adesivos de carroceria não estão no lugar correto e isso alerta quem vai comprar que o carro foi pintado e se foi pintado, pode ter ocorrido algum sinistro.

Quem já tirou o amortecedor traseiro sabe me dizer qual é a medida da chave que retira a porca da haste do amortecedor?
Segunda tenho que comprar uma chave para retirar os amortecedores traseiros que ainda estão no lugar pendurados kkkkkk e preciso saber qual é a medida dessa chave já que não tive nem como medir a porta devido o local onde ela está.

Laércio se não me engano é 12mm não me lembro direito mais isso sai muito fácil.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 16, 2016 10:42 pm

A porca da haste do amortecedor traseiro é mais que 15 mm, pois tentei uma chave canhão 15 mm e não entrou na porca.
12 mm não tem nenhum parafuso ou porca no amortecedor, só as porcas dos tubos de freio que são 11 mm.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Dom Jul 17, 2016 8:47 pm

Hoje comecei a desmontar o motor e me deu uma réiva kkkkkk, pois estava com cola nas juntas, coisa de serviço porco de quem quer tapear vazamento com cola. Isso além de não resolver permanentemente, fica muito ruim de desmontar depois e ainda tem que limpar tudo raspando. Nem silicone se usa, é serviço de quem gosta de gambiarras.
Ô ódio de mexânicos que colocam cola no motor que nem de fábrica vem com cola, isso é não querer gastar com uma junta nova e cobram do dono do carro uma junta que não foi trocada.
Ainda bem que não tinha cola na junta do cabeçote se não, ia ter que mandar aplainar o cabeçote só para limpar dos resíduos de junta, pois raspar um cabeçote de alumínio é pedir para queimar junta depois.
A princípio não tem marcas nos cilindros e pode ser que somente um brunimento e troca de anéis seja o suficiente, verei a medida dos cilindros e conferir se precisa de retífica ou não e os pistões verificarei as medidas na saia para ver se não precisa trocar também já que pistão fica oval com o desgaste e pistão oval é pedir para fazer o serviço duas vezes e ninguém merece ter que tirar novamente o motor, ter que gastar com juntas e todo o trabalho que dá só por não querer gastar com um jogo novo de pistão.
Amanhã posto mais umas fotos.

Perdoem-me de falar assim, mas sabemos que a maior parte do pessoal que entra no fórum é justamente para fugir das matações e gambiarras dos mexânicos que deixaram os carros uma verdadeira carroça, cheios de problemas e nada funcionando como deveria e por isso é que descasco queles que fazem matação, para saberem o quanto os brasileiros (nem todos) são desonestos e não estão nem aí com a qualidade do serviço.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Seg Jul 18, 2016 6:08 pm

Bom, motor desmontado e feitas as análises para ver o que pode ou não ser feito.
Camisa ótima, nenhuma marca ou friso e o anel sai da camisa sem trancar em nada ou sentir que raspa em alguma rebarba, o que é ótimo, significa que camisa não preciso retificar, somente brunir.
Anéis, como abri e as camisas serão brunidas, irei trocar os anéis.
Pistões, sem ovalização o que permite que eu os use novamente.
Agora vem o problema.
Virabrequim, marca no mancal de biela nº 2 e no mancal do bloco n º 5 o que me obriga a retificar o virabrequim  e comprar bronzinas novas.
Motivo das marcas?
Simples, o pescador do óleo estava cheio de resíduos de silicone por causa do mexânico b@&@# que colocou silicone no cárter para vedar já que não trocou a junta do cárter e rebarbas do silicone acabaram desprendendo e entrando junto no óleo que diversos fragmentos desse silicone acabou entrando nas galerias de óleo e chegando até as bronzinas.
Também deve ter chegado nos tuchos que estão todos travados, me obrigando a comprar um jogo de tuchos, mas antes irei ver os tuchos do Mondeo branco que tenho aqui para retirar peças e ver se não tem nenhum travado, pois que me lembro da última vez que mexi nele, não tinha nenhum tucho travado.
O virabrequim do Mondeo branco é standard e está em ótimo estado e acho que usarei esse virabrequim somente comprando um jogo de bronzinas novo.
O bloco está todo sujo de borra de óleo dentro dele e o motivo? Óleo mineral e ou semi sintético, além de não terem feito as trocas de óleo como deveriam a cada 5000 km.
As galerias de óleo também estão sujas de borra de óleo o que me dará um trabalhão para limpar tudo e deixar 100% novamente.
Galerias de óleo sujas, com o tempo essa sujeira solta e vai parar em peças móveis do motor, como as bronzinas e acaba riscando as bronzinas diminuindo a vida útil delas e fazendo o motor bater em pouco tempo.
Nem tirei fotos hoje de tão desanimado que fiquei com o estado do motor, isso sem falar na trabalheira de ter que limpar a cola no bloco.
Não deixem usar cola no motor de vocês e se os mexânicos vierem com a desculpa que o motor depois de aberto se não usar cola vai vazar, é balela para não usar de palavras mais pesadas para definir isso, afinal, tenho educação e o fórum não é lugar de palavras de baixo calão.
Amanhã irei sair para comprar metacil para limpar todo o motor e deixar tudo sem nenhum resíduo de óleo. Só tenho que ver qual o melhor desengraxante para o cabeçote que é de alumínio já que o metacil corrói o alumínio e pode prejudicar as sedes dos tuchos.
Tenho que desmontar o cabeçote para fazer assentamento de válvulas e ver como estão as hastes das válvulas para saber se não precisarei trocar válvulas e guias, mas retentores irei trocar todos.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 19, 2016 8:38 pm

Bom gente, ainda não tenho muitas fotos atualizadas, ou seja, umas duas somente, até mesmo por que não dá para ficar tirando fotos de passo a passo com as mãos todas sujas de óleo, pois hoje retirei o câmbio, setor de direção e o agregado ou berço do motor, não sei o nome correto ainda, mas irei descobrir.
Os amortecedores dianteiro nem precisei encolhedor de molas, basta soltar os amortecedores da bandeia e soltar a porca que fica no cofre do motor que o conjunto cai todo, amortecedor com mola e berço da mola tudo montado, não salta mola nenhuma para lugar nenhum e para colocar depois é mais fácil já que não se desmontou o conjunto da mola com o amortecedor.
Esses conjuntos de amortecedores trocarei mais tarde, pois já gastei muita grana com o carro e agora a grana tá muito curta mesmo, já que terei que comprar anéis e bronzinas e acredito até que todos os tuchos novos, pois estão trancados e não sei se conseguirei destrancar eles, pois não vou desmontar os tuchos já que não sei se ficará confiável depois de fechados novamente, mas vai que ficam!
Tenho uns tuchos velhos aqui que irei experimentar a dica do Carlos sobre desmontar tuchos e ver o que acontece depois já que eles devem ter algum anel que os trava por dentro e como colocar esse anel novamente. Vamos ver isso depois.
Amanhã pela manhã irei retirar o servo freio e o chicote elétrico principal que fica junto com a caixa de fusíveis do cofre já que o cofre do motor será todo pintado também. Aproveitarei para lavar aquele feltro anti ruído que tem na parede de fogo do cofre, pois está muito sujo de óleo.
Por recomendação do Alexandre, não irei retirar a tubulação do ar condicionado, já que parece que aqueles encaixes foram repuxados e não simplesmente encaixados um tubo no outro.
Isso me dará um trabalho para isolar esses tubos para que não peguem tinta e fiquem feios com vapores de tinta nos tubos de alumínio e borracha.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Molas

Mensagem  Alexandre Castellano Ter Jul 19, 2016 11:46 pm

Olá Laercio me perdoe esqueci te dar essa dica, era só soltar os braços da suspensão dianteira e tirar a porca do coxim lá em cima que sai tudo completo depois é só voltar tudo muito simples, quando você falou em tirar mola pensei que iria trocar os amortecedores ok. Jamais tenta soltar essa molas sem ferramentas ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Qua Jul 20, 2016 8:12 am

Alexandre Castellano escreveu:Olá Laercio me perdoe esqueci te dar essa dica, era só soltar os braços da suspensão dianteira e tirar a porca do coxim lá em cima que sai tudo completo depois é só voltar tudo muito simples, quando você falou em tirar mola pensei que iria trocar os amortecedores ok. Jamais tenta soltar essa molas sem ferramentas ok.

Eu sei, já troquei os amortecedores do branco uma vez e olha, ele não tinha a porca que segura todo o conjunto, só tinha a porca que segura o conjunto no batente do carro, por isso a minha dúvida inicial.
No meu caso eu arrisquei soltar o conjunto e deixar tudo ser lançado para baixo já que eu estaca em cima do carro, longe de ser atingido pela mola que pela lógica seria arremessada para baixo e não para os lados já que o amortecedor estava suspenso sem nada em baixo, mas caiu tudo montado e montado permanecerá já que deixarei para trocar os amortecedores quando esses derem algum problema.
Fico ainda na dúvida sobre a porca do amortecedor traseiro que ainda não consegui identificar qual é a medida para comprar uma chave para ela, pois será bem demorado eu ir em uma loja, comprar uma ferramenta e depois voltar lá para trocar se a que comprei antes não der certo.
Acredito que a porca seja a mesma do amortecedor dianteiro que é uma porca 18.


Última edição por LaercioLMB em Qua Jul 20, 2016 11:42 am, editado 1 vez(es)
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Mola

Mensagem  Alexandre Castellano Qua Jul 20, 2016 10:22 am

Olá Laercio a porca que segura a mola não é a mesma do coxim, tirando a porca do coxim só solta o conjunto do chassi e não a mola, não tem perigo algum dessa mola soltar só removendo a porca da mola é que ela solta aí sim é preciso travar a mola com a ferramenta, se tiver sem a porca do coxim só dar para perceber se o pressionar a suspensão ao contrário a carroceria tirando isso essa porca muitas vezes sai com a mão e quando passa muito tempo sem revisão ele solta e ninguém vê ok.

A traseira realmente não lembro o tamanho a porca misturei tudo em uma caixa e tenho porca e parafuso para montar um mondeo é muita coisa. Há uma possibilidade dessa porca esta no parafuso do amortecedor, só que eu estou em caldas novas de férias e só volto em casa dia 27/07 ok

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  LaercioLMB Qua Jul 20, 2016 11:45 am

Não se preocupe com isso Alexandre, até lá o carro já não estará mais com os amortecedores traseiros colocados.
Bom, hoje terminei de retirar tudo do cofre do motor, está lá somente a tubulação do ar condicionado, a serpentina do ar e o compressor que eu os acomodei no chão para não atrapalhar em nada.
Vou dar prioridade a pintura e a mecânica eu farei enquanto a tinta seca, assim terei tempo da tinta ficar bem firme antes de começar a montar tudo novamente, pois o polimento só poderei fazer 30 dias depois para que o verniz atinja a dureza correta e possa ser polido sem danificar.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996 Empty Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos