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Troca da trizeta ou semi eixo completo?

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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Qua Jan 13, 2016 6:28 am

Bom dia amigos.

Esses tempos comecei a ouvir um estalo feio no carro, e quando levantei no macaco em casa vi que a coifa da trizeta do lado direito (câmbio) estava rasgada.
Outra coisa que eu nem sabia, é que a partir dos 80 km/h o carro vibrava muito, e eu pensei que fosse balanceamento de roda mas provavelmente era a trizeta mesmo.

Comprei uma trizeta nova, mas não mandei trocar ainda, porém fiquei encanado com uma coisa: será que só trocar a trizeta resolve? Pois a tulipa é muito cara, o conjunto sai por mais de 400 reais.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  LaercioLMB Qua Jan 13, 2016 5:04 pm

Olhe a tulipa dentro e veja se tem marcas de desgaste, pois se tiver, nada adianta trocar somente a triseta.
Tulipa com muita folga danifica sim todo o conjunto e traz muita vibração ao carro parecendo roda desbalanceada.

Isso faz parte da manutenção de primeiro escalão, olhar as borrachas de suspensão e dos semi eixos para trocar algo simples antes que se torne complicado.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  Perfil excluido Qua Jan 13, 2016 5:51 pm

vixi, fui viajar neste fim de ano e em um trecho botei 120 km parecia que eu tava dentro de um liquidificador kkkkkkkkkkkkkk
tambem tava achando que era so balancear as rodas mas com esse teu post percebi que tenho algo mais a fazer a respeito da tremedeira, vou ter que ver a situação das trizetas e tulipas do meu tambem, mas respondendo a tua pergunta, da uma revisada nos terminais da direção tambem, se eles tiver uma folguinha ajuda na tremedeira.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Qua Jan 13, 2016 6:48 pm

Então vou verificar esse desgaste, mas pra verificar só retirando a trizeta mesmo né? Infelizmente vão cobrar 2 mãos de obra e o preço da tulipa é horrível, 320 reais só a tulipa do lado direito, a do lado esquerdo é 100 reais mais barata, não faço idéia o motivo.

Carlos, já troquei os braços axiais, terminais de direção e também coloquei buchas de PU (poliuretano), as quais me deixaram muito satisfeito, pois mesmo andando com todo cuidado possível, as buchas da axios monroe apresentavam folga 1 mês após a troca.
Com essas buchas de PU o carro fica um pouquinho mais duro, da pra sentir na direção, porém parece que não vai estragar nunca.

Só to aborrecido mesmo com isso da tulipa, acho que vou ter que trocar, mas muito obrigado pela informação.

Ah, da pra mandar recondicionar tulipa? Ou nem vale a pena?
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Mensagem  raphudo Qua Jan 13, 2016 7:06 pm

Dei umas lidas aqui a respeito do enchimento da tulipa com solda elétrica.
Sei que assusta um pouco esse assunto de solda, eu também tenho um certo preconceito com isso, soa como gambiarra, e eu nem curto gambiarras, gosto de respeitar o projeto e tudo mais.

Porém, devido ao elevado preço da tulipa, será que um serviço bem feito com solda seria ruim? Poderia ficar bom semelhante à substituição da peça?
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 14, 2016 7:08 am

Na teoria fica bom, mas e como seria feito o balanceamento da tulipa?
Encher com solda, nunca irá encher exatamente os três lados com a mesma quantidade de solda e ao usinar o interior como faria?
Teria que ser com uma mini retífica, mas como garantir que a medida ficaria exatamente a mesma do início ao fim da tulipa e igual nos três lados?
Encher um eixo para alojar um rolamento é uma coisa, já fiz muito disso quando trabalhei em tornearia, mas encher uma tulipa onde não terá como trabalhar internamente exatamente igual nos três lados, não é algo simples de se fazer e se ficar desbalanceada, vai vibrar sim.
Pode sair a cata e comprar uma usada em bom estado, mas jamais tentar encher uma tulipa com solda, nunca ficará bom o serviço e se for fazer com centros CNC, o custo do serviço certamente ficará alto para uma peça duvidosa.
Se garimpar bem na internet, encontra conjunto de tulipa e triseta por menos de R$300,00.
É caro?
Para pessoas como eu, pode ser caro, mas prefiro investir R$300,00 contos em algo que não me dará mais problemas do que arrisar em algo e depois ter que pagar esses R$300,00 que eu não quis pagar antes.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Tulipa

Mensagem  Alexandre Castellano Qui Jan 14, 2016 7:53 am

Olá Laércio, já deixei uma mensagem privada para ele, tenho do L/D praticamente sem uso, assim que coloquei meu carro parou por causa do cambio ok. é o conjunto tulipa e trizeta, antes de compra eu fiz essa solda para sai da estrada estava em viagem deu para chegar em casa mais ficou muito ruim.

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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  Marcelo Lima Qui Jan 14, 2016 8:24 am

Poxa galera...ta interessante esse papo. O meu faz um barulho parecido com o de homocinética porém com as rodas retas e sempre ao sair ou ameaçar sair e frear sabem?
O meu vibra um pouco também na casa dos 110 e diminui de 120 em diante mas a vibração continua bem sutil.
Esse conjunto muda do manual para o automático?

Valeu galera!!!
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Mensagem  Alexandre Castellano Qui Jan 14, 2016 8:47 am

Olá Marcelo, o barulho de Homocinética é diferente da Trizeta com tulipa, Homocinética faz um barulho mais alto, a tulipa já é um barulho com se um grande rolamento estive ruim , vai chegar um hora que os rolamentos da trizeta vão soltar ai sim vai parecer que quebrou tudo, mais mesmo assim continua rodando até soltar ou quebrar a trizeta, o meu não quebrou só soltou os rolamentos, é muito comum quando desmonta para trocar a trizeta os rolamentos cai no chão ok.

do L/E é que é feito a tração não sei se do Automático é igual, vejo que a tulipa do meu esta na caixa mais não tirei ainda para ver se é igual ok.
só tirei o L/D que esta nova ok.

Alexandre Castellano

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Mensagem  raphudo Qui Jan 14, 2016 9:23 am

Obrigado Laércio pelo esclarecimento, confesso que já estava prestes a fazer isso, mas depois que vc disse do balanceamento e "nivelar" o interior da peça, realmente não tem como acho... Eu estava imaginando passar lima etc. mas não deve ficar bom.

Alexandre, vc sabe me dizer se a trizeta/tulipa do automático é a mesma do manual? Pq parece que existe o modelo com 33 dentes e outro com 25.

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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  LaercioLMB Qui Jan 14, 2016 9:52 am

Carlos RMS escreveu:vixi, fui viajar neste fim de ano e em um trecho botei 120 km parecia que eu tava dentro de um liquidificador kkkkkkkkkkkkkk
tambem tava achando que era so balancear as rodas mas com esse teu post percebi que tenho algo mais a fazer a respeito da tremedeira, vou ter que ver a situação das trizetas e tulipas do meu tambem, mas respondendo a tua pergunta, da uma revisada nos terminais da direção tambem, se eles tiver uma folguinha ajuda na tremedeira.

Lembro de um vídeo que você postou sobre a folga da triseta no seu carro e eu lhe disse que ali não tinha nada de graxa, estava seca.


Homocinética só estraga quando quebra, não tem meio termo.
Mas então o que são aqueles estalos que se ouve?
Aqueles estalos são gerados por sujeira na homocinética que provavelmente teve a coifa rasgada em algum ponto e ao passar por poças de água em dias de chuva, entrou água com areia mesmo que bem fininha para dentro da homocinética e isso faz a homocinética trancar e ao ser forçada e destrancar, faz os estalos que ouvimos.
Como sei disso?
Outro dia fazendo a inspeção no carro, notei uma coifa rasgada, mas resolvi esperar para poder comprar outra e ter tempo de desmontar o semi eixo, mas antes disso houve uma chuva forte aqui na cidade e diversas ruas ficaram alagadas e acabei passando com o carro por essas ruas que pareceram não ser ruim passar com o carro na água.
Uns dias depois, quando a areia que entrou com a água conseguiu se misturar a graxa e entrou na homocinética, começaram os estalos somente quando girava o volante, mas nunca em linha reta, coisa comum se se ouvir.
Resolvi urgente desmontar o conjunto e ver o que aconteceu e não conseguia girar a homocinética com a mão fora do carro estando ela inclinada, trancava e não tinha jeito de girar e então comecei a lavar o conjunto com diesel em quantidade e depois de deixar bem limpa, usei água em pressão para remover as impurezas que não saíram normalmente. Resultado, a homocinética parou de trancar e girou tranquilamente com a mão sem nenhum problema.
Novamente lavei com diesel mais um pouco e como devia ter alguma sujeira no diesel, a homocinética trancou de novo ao girar com a mão e tive que repetir o jato de água para retirar as impurezas.
Usei uma máquina de lava jato para limpar com pressão e retirar as impurezas da homocinética.
Deixei secar ao sol quente, pois graxa e água não combinam nem um pouco e enchi de graxa azul (não uso graxa amarela, é muito impura) o máximo que pude e antes de colocar a coifa, enchi a coifa também para que a graxa não saia da homocinética ao girar, pois todos devem saber que existe uma força chamada centrípeta que muitos conhecem por centrífuga que ao girar, joga o sólido para as laterais e se tiver pouca graxa, ao girar a homocinética a graxa ficará praticamente toda nas bordas das coifas e não onde realmente deveriam ficar.
Resultado disso, homocinética rodando maia e sem barulhos.
Aproveitei isso para fazer o mesmo nas trisetas e tulipas, limpando e lubrificando antes de remontar tudo e não houve mais nenhum ruído que tinha antes no carro que parecia ser rolamento ruim.
Graxa resseca e estraga com o tempo, por isso, não é por que fez isso tudo hoje que não precisará mais fazer nos próximos 20 anos, pelo menos uma vez por ano temos que fazer isso para que o carro dure sem dar problemas.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  Alexandre Castellano Qui Jan 14, 2016 10:00 am

raphudo escreveu:Obrigado Laércio pelo esclarecimento, confesso que já estava prestes a fazer isso, mas depois que vc disse do balanceamento e "nivelar" o interior da peça, realmente não tem como acho... Eu estava imaginando passar lima etc. mas não deve ficar bom.

Alexandre, vc sabe me dizer se a trizeta/tulipa do automático é a mesma do manual? Pq parece que existe o modelo com 33 dentes e outro com 25.


A minha é 33 dentes, terá que confirmar se a sua é a mesma ok. Lembrando que sou vou vender o L/D que não tem nada a ver com a tração ok.

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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Qui Jan 14, 2016 10:10 am

Fiz burrice, comprei a de 33 dentes sem saber se a que está no carro é 33 dentes ou 25... Se não forem compatíveis nem tem o que fazer né? Queria verificar direito.

E se tudo for compatível, inclusive a tulipa do Alexandre, ai troco o conjunto todo.
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Mensagem  Alexandre Castellano Qui Jan 14, 2016 10:55 am

Olá um vendedor no ML me informou que no lado da tração só a trizeta é igual dos 2, tanto manual ou automático ok, vou pesquisar mais para ter certeza ok.

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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Qui Jan 14, 2016 12:20 pm

Tava pensando aqui, ao invés de levar lá no autocenter pra tirar tudo, olhar , colocar denovo e depois comprar a peça, vou tentar fazer eu mesmo em casa. Será possível fazer isso em casa usando macaco e cavalete?

Alguém poderia me ensinar como remover a trizeta e tulipa? Obrigado
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Mensagem  Alexandre Castellano Qui Jan 14, 2016 1:48 pm

Olá, a minha eu utilizei dois cavaletes, porque desmontar suspensão no macaco é perigoso, algumas porcas se faz muita força para soltar ok, lenvanta no macaco e posicione os cavaletes ok.

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Mensagem  Perfil excluido Qui Jan 14, 2016 5:02 pm

a diferença no preço que voce mencionou é porque uma vem com eixo e a tulipa fica num mancal, e a outra vai na caixa com ponta curta.
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nao sei nao, mas seria bom comparar esta tulipa com a do escort, fiesta, ecosport, se o escorte usa um motor zetec a tulipa do cambio deve ser o mesmo do cambio do mondeo.
vou ver se acho um catalogo com essas peças, no catalogo tem as medidas e pra quais carros é usado a peça.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Sex Jan 15, 2016 5:41 pm

Gente, abri pra dar uma olhada se tinha comprado a trizeta, ai acabei trocando a trizeta e vi que a tulipa está aparentemente sem folga ou calo.

Só que depois que montei tudo, quando eu saio do carro dá um estalo, se eu sentar no capô e forçar para baixo e cima, ele também fica estalando.

O que será isso? =(

Lembrando que só troquei a trizeta do lado direito e foi um serviço tenso demais.
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Mensagem  LaercioLMB Sex Jan 15, 2016 5:43 pm

Tem sujeira no conjunto.
Um mínimo grão de areia já faz estalar tudo.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Sex Jan 15, 2016 5:44 pm

Limpei tudo mto bem limpo com estopa, limpei até não ficar o mínimo de grão de areia e depois enchi de graxa azul.

Será que o estalo pode vir do outro lado que não mexi? Aborrece mto isso
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Mensagem  LaercioLMB Sex Jan 15, 2016 5:54 pm

Pode ser, mas não se usa estopa pois ficam fios de tecido no meio.
Somente líquido e deixar secar e se não quiser usar água, use thinner para limpar a oleosidade do diesel ou do querosene.
Mas use thinner e não solvente, pois a maioria acha que solvente e thinner são a mesma coisa e não são, o solvente o diluente base é querosene.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Sex Jan 15, 2016 6:27 pm

Não usarei mais estopas então.

Mas o que recomenda que eu faça agora?
Ele só estrala quando aperto o lado do motorista, lado contrário do que substituí a peça.

Se apertar do outro lado praticamente não faz. E agora?
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jan 16, 2016 5:08 am

Você fala de estar ao apertar o carro?
Se for de apertar a suspensão do carro, você está com alguma bucha ruim de balança.
O meu faz a mesma coisa em algumas manobras e é uma bucha ruim em uma balança que irei trocar mês que vem quando eu desmontar o carro para pintar.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  Perfil excluido Sáb Jan 16, 2016 10:25 am

raphudo pede pra alguem fazer a parte de apertar o carro e voce fica deitado ao lado pra identificar realmente onde esta o barulho do estalo, pode ser ate que no montar todo este lado a suspensão voce tenha esquecido de apertar algum parafuso, que pode ser o causador do estalo, e faça isso de cabeça fria e despreocupado, se for fazer uma coisa preocupado com outra começa a nao presta atenção e vai achando guampa em cabeça de cavalo, voce em cima do nivel do capo vai ouvir o estalo mas nao vai identificar em que ponto realmente esta causando isso, pode ser ate o amortecedor que no manuseio de desmanchar e montar a suspensão ficou algo mal encaixado no coxim ou em qualquer outro lugar, este lado que voce mexeu é o que tem o semi-eixo? revise o mancal pra ver se o rolamento ficou encaixado certinho, faz com concentração e paciência que voce consegue concluir um bom serviço. boa sorte.
so de ler os seu comentarios ja me deu um nervoso e vontade de ir ai te ajudar kkkkkkkkkkkkkk
imagina voce ai fazendo, cabeça fria e concentração
.
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Troca da trizeta ou semi eixo completo? Empty Re: Troca da trizeta ou semi eixo completo?

Mensagem  raphudo Dom Jan 17, 2016 11:50 pm

Opa galera obrigado pelas respostas... Vamos lá

Laércio, eu creio que não sejam as buchas da balança pq 2 dias antes fui num autocenter aqui e eles forçaram as buchas de pu com uma barra de ferro, e disseram que estava sem folgas, então por isso estou meio que eliminando.
Vc disse que a sua está meio ruim, não sei se vc gosta da idéia de colocar bucha de PU, são bem resistentes, apesar de endurecer o carro um pouco, mas se tiver interesse, pesquisa AJ buchas, é daqui de São Paulo, vale a pena eu acho.

Carlos, fiz o que vc disse, pedi prum parente meu apertar o carro, mas o som confunde demais cara, mas tá parecendo que ta vindo agora do lado que não mexi... Será que isso pode ter alguma ligação de eu ter mexido do outro lado e estragou o outro? hehehe

Cara, e tava nervoso mesmo, vc não faz idéia, principalmente pq comprei uma coifa de fiesta/courrier/escort achando que seria a ideal, mas que nada, super mega apertada, não serviu mto bem, acho que a coifa do mondeo é só dele mesmo ;(

Será que devo olhar o outro lado em casa mesmo? To na dúvida hehehe...
E não sei se devo trocar a tulipa, pois quando passei o dedo por dentro, estava totalmente lisa, sem barriga... O que acham?

Vou esfriar a cabeça e olhar isso amanhã (talvez) hehe
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