.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB


Limpeza do sistema de arrefecimento

+5
luiz valles
LaercioLMB
Marcelo Lima
Perfil excluido
pvs
9 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Seg Mar 21, 2016 4:07 pm

Olá Laércio e Carlos, muito interessante suas informações. Não sabia desta possibilidade da válvula termostática não abrir totalmente e com isto não direcionar a água do bloco para o radiador. Hoje andei com o mondeo e a ventoinha acionou no "L" e o ponteiro retornava até o início do "A", ou seja,não retorna até o meio do indicador de temperatura. Estou pensando em trocar o líquido de arrefecimento, encontrei da marca Motorcraft com a especificação indicada para o carro (ESDM-97B49A). Me respondam outra coisa, se tiver que trocar a válvula termostática, posso retirar apenas a tampa da carcaça e assim remover a peça. O que eu posso utilizar para fechara a tampa , além dos parafusos, algum vedante? Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 21, 2016 10:31 pm

Faça um teste antes em rodovia se ele permanece no meio da escala.
Se ficar no meio da escala, não é o líquido do radiador, pois ele com o ar passando pelo radiador não esquenta, só na cidade em baixas velocidades onde a ventoinha da baixa deveria entrar e não entra.
O meu na auto estrada não sai do meio da escala, o que significa que não é ar no sistema e nem problema no líquido refrigerante, somente na baixa da ventoinha que não está entrando como deveria.
Só vou ver isso quando desmontar o carro e refazer o chicote elétrico do cofre, onde irei analisar a fiação e ver o quão descascada está e possíveis curtos que podem não passar a informação à central ou passar informação errada.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Ter Mar 22, 2016 12:40 pm

Olá Laércio, na estrada já fiz este teste e o ponteiro fica no meio, então acredito que o líquido está de acordo e também não existe ar no sistema. Encomendei a tampa do reservatório de expansão, vou substituir para ver se adianta alguma coisa. Sobre o chicote dos injetores, eu troquei os mesmos há uns 2 anos.
Outra coisa que observei é que após acionar as ventoinhas, fui checar o nível do reservatório de expansão, e ao abrir um pouco a tampa do mesmo, consigo escutar um borbulhar vindo daquela mangueira fina que saí da válvula termostática e entra no reservatório de expansão. O barulho vêm da válvula. Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Ter Mar 22, 2016 2:55 pm

Essa tampa tem que ser trocada periodicamente, mas não creio que ela vá esquentar o motor.
Se na estrada o ponteiro não sai do meio da escala, a refrigeração do motor está funcionando bem, só a baixa da ventoinha é que não está entrando quando deveria.
Vou ver no meu se encontro algo parecido para saber o que pode estar causando isso.
Vi no esquema do 97 que tem dois relés, um de alta e outro de baixa, mas no 96 tem somente o relé de alta, não tem o de baixa, o que me deixou com dúvida de como é acionada a baixa da ventoinha, pois ela tem baixa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Ter Mar 22, 2016 9:39 pm

se tratando de valvula podem acreditar, quando comprei o meu ele veio so a carcaça grande da valvula sem o miolo que trabalha no abre e fecha, kkkkkkkkkkkk
quanto a tampa a do mondeo pelo menos a do meu tem duas valvulasinhas dentro da tampa que serve uma pra entrar ar caso o motor precise da agua do reservatório, a outra é tipo valvula de panela de pressão, ela esta ali pra explodir caso o sistema tenha alguma alta pressão, tem tampas que tem so uma valvula, eu cheguei a comprar uma dessas mas assim que achei eu comprei dessa outra que tem duas e ja faz bastante tempo que troquei, mas se uma dessas duas valvulas da tampa do reservatorio estiver ruim assim que a agua ganha uma certa temperatura a agua é expulsa pela tampa do reservatorio antes mesmo de acionar a ventoinha ou valvula termostatica.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Ter Mar 22, 2016 9:46 pm

ah desculpa esqueci de mencionar, pvs, nao vou dizer que estou certo pq ja faz bastante tempo que mexi nisso mas se nao me engano na tampa da carcaça da valvula termostatica tem um anel de vedação que se ele estiver bom nao precisa usar mais nada, só ele ja resolve a vedação.
ah lembrei este anel é na outra saida.
na saida para o radiador é o mesmo anel que vai na valvula termostatica que faz a vedação na tampa, a pampa tem uma ponta que entra pra dentro da carcaça pra calçar a valvula e na parte maior da valvula vai um anel que faz a vedação da tampa da saida.
nao precisa remover a carcaça do cabeçote, so removendo a tampa ja da pra trocar a valvula ou revisar se ela esta boa ou nao, mas nao adicione nada antes de abrir ou vai perder o produto, parte da agua do sistema vai ir fora quando abrir a tampa.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Ter Mar 22, 2016 10:04 pm

O meu também quando comprei veio com o miolo cortado da válvula termostática, pois veio as bordas da válvula para manter a borracha de vedação.
É comum mexânicos tirarem essa válvula dizendo que resolveram o problema de aquecimento do motor, só que condenaram o motor com isso o que para eles é ótimo.
Por que condenaram?
O motor aquece e com o aquecimento, há dilatação dos metais, tanto do alumínio do pistão quando o aço da camisa e como o alumínio dilata com menor temperatura do que o aço, a válvula termostática se mantém fechada para que a camisa aqueça igualmente com o pistão e a dilatação de ambos seja semelhante.
Se a válvula não fecha ou está sem ela, a camisa não aquece junto com o pistão e acaba o pistão dilatando mais rápido do que a camisa do cilindro e isso aumenta o atrito entre camisa / pistão, causando um desgaste muito mais rápido do pistão e anéis, pois com esse desgaste mais rápido do pistão, ele começa a ovalar (ficar oval) e com isso bater saia de pistão e anéis com desgaste irregular, tudo bem antes do tempo normal que seria para ser de uns 400.000 km que é o tempo que o motor foi projetado para funcionar sem retífica.
Sabemos que aqui no Brasil a maioria dos motores não dura nem 100.000 km tudo pela má manutenção, má informação e má intenção dos mexânicos em fazer o que "acham" ser correto quando na verdade não o é.
Estou tão farto de certas coisas que dá até raiva.
Hoje um frentista veio me dizer que o motor trabalha internamente com 5000° C. O cara não tem a menor noção do que fala e do que pensa e me sai com uma dessas.
O alumínio se funde a 660,3° C e o ferro 1538° C.
Se o motor esquentasse internamente a 5000° C, não sobraria nem resquícios dos pistões.
É por isso que falo que temos que prestar bem atenção de onde tiramos informações e se quem as passa, tem o mínimo conhecimento de física para falar tais coisas.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Perfil excluido Ter Mar 22, 2016 10:13 pm

kkkkkkkkkkk eu dei uma gargalhada tao alta aqui que a muie taqui do meu lado ficou me olhando espantada.
sera que esse frentista nao é algum ET que veio do sol hem Laercio? kkkkkkkkkkkkkkkk
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Ter Mar 22, 2016 11:03 pm

Carlos RMS escreveu:kkkkkkkkkkk eu dei uma gargalhada tao alta aqui que a muie taqui do meu lado ficou me olhando espantada.
sera que esse frentista nao é algum ET que veio do sol hem Laercio? kkkkkkkkkkkkkkkk

Foi o que eu pensei e depois que ele disse isso, sai de perto e nem dei mais conversa.
O cara queira completar a água do reservatório, por que eu abri o capô do motor para dar um jato de ar e tirar a poeira do motor já que vi um bico de ar a disposição ali.
O nível está entre o máximo e o mínimo, ou seja, se não chegou no mínimo não precisa ser completado e ainda por cima com água da torneira.
Tentei começar a explicar para ele por que não se deve fazer isso nesses carros mais novos e ele veio com essa, nem dei mais conversa a ele, tive que virar as costas e deixar ele falando sozinho.
O nível baixou um pouco por que eu troquei o sensor de temperatura da ventoinha pensando ser ele o responsável pela temperatura mais alta e só joguei dinheiro fora e ao tirar o sensor, saiu um pouco de água, pois eu abri a tampa do reservatório para que se tivesse ar saísse, mas não saiu ar, pois se não abrir a tampa, não sai água do motor por ali.
Olhar nível de óleo com o motor ligado é outra babaquice de frentista, pois o nível do óleo se olha com o motor frio já que o excesso de óleo espalhado pelo motor escorre todo para o cárter e se tem a leitura correta do nível do óleo do motor.
com o motor quente recém desligado, tem muito óleo no cabeçote ainda e o nível do óleo baixa pelo menos 400 ml e os frentistas dizem que o nível está baixo para completar com mais um litro e deixar o motor com óleo acima do nível o que não é nada bom para os retentores que irão trabalhar sob pressão mais elevada e com o motor parado poder dar vazamento nos mancais, principalmente no do volante que é o mais comum acontecer.
Água e óleo jamais se verifica com o motor quente, até mesmo por que precisa ter aquela pressão da água dentro do sistema de refrigeração do motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Qua Mar 23, 2016 7:18 am

Olá Carlos e Laércio, realmente 5.000°C é demais. Sobre a válvula termostática, quando comprei o meu mondeo também estava apenas com a parte maior da mesma, eu percebia que o motor ficava muito tempo acelerado, até normalizar a temperatura do motor. Após trocar por uma nova, o motor trabalhou mais adequadamente e a economia de combustível melhorou. Carlos, obrigado pelas informações sobre a troca da válvula. Vou aguardar um pouco mais para mexer na mesma, pois acredito que seja problema do módulo estar acionando a ventoinha mais tarde, agora resta saber o porque. Estive olhando sobre o teste estático para detectar os códigos. Como relatou Laércio, tem que ter uma paciência para identificar as piscadas da lâmpada. Até mais, PAblo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Qua Mar 23, 2016 7:48 am

Realmente tem que ter uma paciência para identificar as piscadas, isso sem falar que no manual, não fala de quanto é o resistor a ser ligado em série com a lâmpada, pois pelo visto, não é só ligar uma lâmpada e pronto e fala em resistor, não fala de qual a tensão da lâmpada e nem potência.
Acredito que uma de painel sirva, mas e o resistor?
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Qua Mar 23, 2016 4:42 pm

Olá Laércio, pois eu nem sabia deste resistor, pois segundo o manual do zetec, pode-se utilizar qualquer Lâmpada de 12 volts com potência menor ou igual a 6 watts (lâmpada de painel, lanterna etc.). Também pode ser utilizada uma micro-lâmpada tipo "olho de boi"; facilmente encontrada em lojas especializadas em eletrônica.
O passo a passo para fazer é descrito da seguinte maneira:
l-Ligar a chave de ignição (sem dar partida).
2-Instalar a Iâmpada apropriada para diagnóstico (Iâmpada de 12 volts com potência máxima de 6 watts) entre o polo positivo da bateria e o terminal 17 do conector da UCE (conectado).
Ao ser instalada, a lâmpada deve acender continuamente.
3-Interligar com um fio (JUMP) os terminais 46 e 48 da UCE (com a UCE conectada ao seu chicote)
Pelo desenho do manual, aparece um fio saindo do polo positivo da bateria, passando pela lâmpada e da lâmpada sai outro para o terminal 17. Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Qui Mar 24, 2016 8:19 pm

É, mas tem um resistor lá no desenho.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  pvs Sáb Abr 09, 2016 7:21 pm

Olá pessoal, troquei nesta semana a tampa do expansor do reservatório do arrefecimento, e as primeiras impressões é que o ponteiro do marcador de temperatura se manteve mais no meio, e até o momento as ventoinhas não foram acionadas. Também experimentei abrir com cuidado a tampa após esquentar bastante o motor, e não percebi os barulhos de "bolhas" no sistema, como se estivesse fervendo o líquido. Acredito que a tampa antiga estava com defeito. Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Sáb Abr 09, 2016 10:59 pm

É, essa tampa tem vida útil e tem que ser trocada de tempos em tempos, acredito que a cada 50.000 km.
Se o sistema não pressurizar como deve, não vai funcionar direito o arrefecimento do motor.
É uma série de coisas que podem dar o mesmo sintoma que no caso aqui, é o motor esquentar além do normal.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Leo Duarte Dom Nov 27, 2016 4:09 pm

LaercioLMB escreveu:O de baixo é o que informa a temperatura no painel mesmo, você está certo.
O de cima é um termostato que liga e desliga a ventoinha, mas ele envia essa informação a central, não diretamente a ventoinha, pois desligando esse conector dele, a central assume que o termostato abriu e com isso, aciona a ventoinha através do relé da caixa de fusíveis.
Os Mondeo que tem duas ventoinhas, tem dois relés na caixa de fusíveis, um para a baixa e o outro para a alta, já o que tem somente uma ventoinha, tem somente um relé que aciona a alta e não faço a menor ideia de como é acionada a baixa, pois se retirar o relé da alta com a ventoinha ligada, só fica funcionando a baixa.
A não ser que tenha alguma gambiarra no chicote do meu, que só ficarei sabendo quando desmontar ele para pintar e refazer esse chicote.

Minha Ventoinha não está acionando, já testei o motor da ventoinha com uma ligação direta da bateria e funcionou, gostaria de saber onde fica esse sensor para fazer o teste de desconectar ele ? Ele está no mesmo chicote da Ventoinha e da Resistência, é o oque tem 4 fios no conector ? Obrigado
Leo Duarte
Leo Duarte

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 27/11/2016
Idade : 29
Localização : Pelotas / RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Dom Nov 27, 2016 7:54 pm

Ele não está no mesmo chicote da ventoinha, esse de 4 fios é o sensor da sonda lambda ou do sistema do ar condicionado, pois tem dois conectores de 4 fios nesse chicote da ventoinha.
Respondido no outro tópico que você criou e te peço por gentileza que evite fazer a mesma pergunta espalhada em locais diferentes, isso não vai agilizar a sua resposta, pelo contrário, acaba espalhando uma mesma informação.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Leo Duarte Seg Nov 28, 2016 10:37 am

LaercioLMB escreveu:Ele não está no mesmo chicote da ventoinha, esse de 4 fios é o sensor da sonda lambda ou do sistema do ar condicionado, pois tem dois conectores de 4 fios nesse chicote da ventoinha.
Respondido no outro tópico que você criou e te peço por gentileza que evite fazer a mesma pergunta espalhada em locais diferentes, isso não vai agilizar a sua resposta, pelo contrário, acaba espalhando uma mesma informação.

Muito obrigado pela ajuda, e desculpe pelo meu erro. Você sitou no outro tópico que me apresentei, falando que era para colocar a resistência antes de testar o sensor. Achei que a resistência e aquele diodo que vem com ela eram somente para diminuir a tensão que chegaria na Ventoinha e então mesmo sem ela eu poderia testar desconectando o sensor, não fiz o teste.. Mais uma vez obrigado pelas informações.
Leo Duarte
Leo Duarte

Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 27/11/2016
Idade : 29
Localização : Pelotas / RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo villa Dom Ago 06, 2017 11:03 pm

Ola pessoal, o meu é ford.mondeo automatico clx 2.0 16v zetec.
Poderiam mais uma vez me esclarecerem a respeito de no transito carregado, a temperatura trabalha entre o meio para cima , la no L do marcador e volta pro meio, mas logo esta subindo de novo.
Meu carro ta bem zerado, água limpinha ,não abaixa nada..mas to preocupado com o fato de o motor estar trabalhando em alta temperatura..li algo a respeito de rele de baixa e que pode estar ruim..Como resolvo por favor? Laércio, alguma dica pra mim. Obrigado

Marcelo villa

Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 03/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Dom Ago 06, 2017 11:11 pm

Marcelo, o seu é MK2?
Se for, tem dois relés na caixa de fusíveis ao lado da bateria e se não me engano, são verdes, eles são os relés da alta e baixa da ventoinha.
Troque eles de posição um com o outro e ligue o motor deixando ele esquentar.
Veja se ele aciona quando a temperatura chegar pouco acima do meio.
Quando aciona só em alta temperatura, não está entrando a baixa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo villa Dom Ago 06, 2017 11:21 pm

O Laercio, obrigado. Vou ver isso amanhã e retornarei. Mais uma duvida. Eu procurei no mercado livre para comprar fluido sintético delphi rosa..e aparece bastante, mas percebi na descrição , orgânico..Seria esse mesmo? Agora apareceu uma outra marca la , ate mais caro..mas sintético. Eu comecei a pesquisar agora, estou ficando apreendendo ainda. Obrigado!

Marcelo villa

Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 03/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Seg Ago 07, 2017 12:41 am

Sintético é uma coisa, orgânico é outra.
O orgânico não é bom para esse motor, pois a temperatura de trabalho desse fluido é inferior a do Mondeo.
O sintético eleva a temperatura de ebulição da água para mais de 120°C, permitindo assim que o motor consiga esfriar mesmo quando chega perto do vermelho em que a temperatura do motor passou de 100°C já que o normal dele é 90°C

O orgânico é para motores mais velhos com carburador e distribuidor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo villa Seg Ago 07, 2017 2:17 pm

Boa tarde gente. Como sei se o meu mondeo e MK2 ou MK1? Então Laercio,com relação aos relés, olhei no manual e estava R2 preto relé ventoinha do radiador( alta rotação), e mais abaixo R5 verde relé da ventoinha do radiador. Será esse ultimo o de baixa? Grato

Marcelo villa

Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 03/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  LaercioLMB Ter Ago 08, 2017 12:58 am

MK1 de 1993 até 1996 e o MK2 de 1996 (poucos) até 2001.
Os MK1 1996 todos são CLX 1.8, pois o GLX 2.0 só veio para o Brasil até 1995.
Sobre as cores dos relés, não sei te dizer agora, vou ver nos manuais do Mondeo que pelo jeito o seu é MK2, pois o MK1 só tem um relé de ventoinha.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Marcelo villa Ter Ago 08, 2017 4:47 am

Eu fiz a inversão dos relés, porém só acionou quando o ponteiro chegou no L ..em alta,continuo com o problema. Ja na rodovia fica no meio ...continuarei tentando resolver ...ver se descubro como abaixar essa temperatura ..

Marcelo villa

Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 03/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do sistema de arrefecimento - Página 3 Empty Re: Limpeza do sistema de arrefecimento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos