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ola! tenho dois mondeos 97.
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ola! tenho dois mondeos 97.
Comprei dois mondeos 97, um para mim e outro para meu filho.Um deles esta com problema na marcha lenta. Quando piso na embreagem o giro sobe muito. Quando esta frio não acontece.
onde devo mexer primeiro?GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE. GRATO GLÁUCIO. PRECISO TAMBÉM DE UMA LANTERNA TRASEIRA DIREITA. F= 19 32560756.
onde devo mexer primeiro?GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE. GRATO GLÁUCIO. PRECISO TAMBÉM DE UMA LANTERNA TRASEIRA DIREITA. F= 19 32560756.
GLAUCIO RIBEIRO- Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 31/03/2014
Re: ola! tenho dois mondeos 97.
Primeiro sobre a lenta, provavelmente terá que trocar o chicote dos bicos injetores, pois nesse chicote é onde está o conector do atuador da marcha lenta e o sensor da borboleta do acelerador.
Tenho um 96 que fazia a mesma coisa, frio tinha lenta, mas quando aquecia, a lenta oscilava muito.
Outro detalhe importante é ver o conector da sonda lambda, pois essa sonda só entra em funcionamento depois do motor quente e se ela variar, a lenta do motor também oscila.
Falo para ver primeiro a fiação, pois é a que mais dá problemas, mas manuseie com muito cuidado esses fios, pois eles ressecam e descascam, pondo tudo em curto circuito.
O correto é trocar essa fiação para evitar futuros problemas principalmente se lavar o motor.
Essa troca de chicote é coisa que se pode fazer em casa mesmo, simples e fácil, mas requer um pouco de paciência e braço não tão musculoso para poder ter acesso ao conector do atuador da marcha lenta que é no coletor de admissão do lado esquerdo do carro, sendo mais fácil acessar ele por baixo do carro.
A sonda lambda também é mais fácil acessar ela por baixo do carro, ela fica no coletor de escapamento, abaixo daquela capa protetora de alumínio que tem no motor em cima do escapamento.
FEz uma boa compra, mas não relaxe com as trocas de óleo, sempre troque antes do limite para evitar problemas, pois a qualidade do nosso óleo para motores não anda muito boa e o motor é quem sente isso primeiro, depois o seu bolso para consertar o estrago no motor.
Tenho um 96 que fazia a mesma coisa, frio tinha lenta, mas quando aquecia, a lenta oscilava muito.
Outro detalhe importante é ver o conector da sonda lambda, pois essa sonda só entra em funcionamento depois do motor quente e se ela variar, a lenta do motor também oscila.
Falo para ver primeiro a fiação, pois é a que mais dá problemas, mas manuseie com muito cuidado esses fios, pois eles ressecam e descascam, pondo tudo em curto circuito.
O correto é trocar essa fiação para evitar futuros problemas principalmente se lavar o motor.
Essa troca de chicote é coisa que se pode fazer em casa mesmo, simples e fácil, mas requer um pouco de paciência e braço não tão musculoso para poder ter acesso ao conector do atuador da marcha lenta que é no coletor de admissão do lado esquerdo do carro, sendo mais fácil acessar ele por baixo do carro.
A sonda lambda também é mais fácil acessar ela por baixo do carro, ela fica no coletor de escapamento, abaixo daquela capa protetora de alumínio que tem no motor em cima do escapamento.
FEz uma boa compra, mas não relaxe com as trocas de óleo, sempre troque antes do limite para evitar problemas, pois a qualidade do nosso óleo para motores não anda muito boa e o motor é quem sente isso primeiro, depois o seu bolso para consertar o estrago no motor.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
CARO LAERCIO, OBRIGADO PELAS DICAS.
LAÉRCIO, VOU FAZER O QUE VOCÊ ME ACONSELHOU.E O ATUADOR DE MARCHA LENTA TEM ALGUMA CULPA NISSO?
GLAUCIO RIBEIRO- Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 31/03/2014
Re: ola! tenho dois mondeos 97.
Pode até ter, pois é comum o atuador de marcha lenta travar, mas todos os Ford de 1995 até 2001, tiveram problemas com a parte elétrica, dos fios ressecarem, descascarem e dar curto em tudo.
Eu tenho 2 Mondeo 1996 e um eu já havia refeito todos os chicotes, agora o outro que comprei a pouco mais de 30 dias, estou refazendo também toda a elétrica e ele tinha esse problema de pisar na embreagem, a lenta subir e quando descia, as vezes apagava o motor e era somente o chicote dos bicos injetores, pois neles ficam além dos bicos, o atuador da marcha lenta, o sensor de ponto do comando de válvulas e o sensor da borboleta do TBI.
Refiz todo esse chicote, que me custou pouco mais de R$30,00 em material entre fios solda e termo retrátil para o isolamento, contra pagar mais de R$300,00 em um chicote aparentemente novo.
No meu o próximo ponto será refazer todo o chicote que sai da central e todo o chicote do ar condicionado, pois no chicote do ar condicionado está também o sensor de fase do volante do motor, pois sem esse sensor o motor não liga de jeito nenhum e a sonda lambda que é a responsável por informar a central sobre a mistura de ar / combustível.
Os chicotes internos do carro dificilmente dão problemas, os que dão são sempre os do cofre do motor devido a alta temperatura do motor e principalmente do escapamento, coisa que agora irei resolver com fita térmica no escapamento todo, para isolar o calor do escapamento de todo o motor, permitindo assim que o cofre do motor permaneça mais frio, ficando somente o calor do motor que se comparado ao calor do escapamento, fica frio o tempo todo.
Eu tenho 2 Mondeo 1996 e um eu já havia refeito todos os chicotes, agora o outro que comprei a pouco mais de 30 dias, estou refazendo também toda a elétrica e ele tinha esse problema de pisar na embreagem, a lenta subir e quando descia, as vezes apagava o motor e era somente o chicote dos bicos injetores, pois neles ficam além dos bicos, o atuador da marcha lenta, o sensor de ponto do comando de válvulas e o sensor da borboleta do TBI.
Refiz todo esse chicote, que me custou pouco mais de R$30,00 em material entre fios solda e termo retrátil para o isolamento, contra pagar mais de R$300,00 em um chicote aparentemente novo.
No meu o próximo ponto será refazer todo o chicote que sai da central e todo o chicote do ar condicionado, pois no chicote do ar condicionado está também o sensor de fase do volante do motor, pois sem esse sensor o motor não liga de jeito nenhum e a sonda lambda que é a responsável por informar a central sobre a mistura de ar / combustível.
Os chicotes internos do carro dificilmente dão problemas, os que dão são sempre os do cofre do motor devido a alta temperatura do motor e principalmente do escapamento, coisa que agora irei resolver com fita térmica no escapamento todo, para isolar o calor do escapamento de todo o motor, permitindo assim que o cofre do motor permaneça mais frio, ficando somente o calor do motor que se comparado ao calor do escapamento, fica frio o tempo todo.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: ola! tenho dois mondeos 97.
Ola, pelo falado, seu mondeo esta com o sensor de temperatura do ar (plug com 2 fios) em curto (fica na mangueira de ar embaixo perto do maf ,ou vc esta com entrada de ar na flauta (onde fica os 4 bicos) testa assim : - pega uma caneca com agua e joga na flauta com o carro em funcionamento e veja se o carro engasga se tiver os oringues estragados puxara agua e engasgara e saira no escape.
, se nao for isso, desliga o plug do sensor de temperatura do ar! presta atencao, nao é o da agua. este sensor ele é responsavel por acelerar o carro de manha, quando entra em curto fica com o valor de -40graus (baseado no raster que tenho) dai o carro acelera mtooo). 70% de chance de ser sensor de temperatura do ar ou entrada de ar na flauta. (sensor da marcha lenta, mto dificil ser isso) quando ele esta ruim o carro morre, outra coisa que faz acelerar e quando a mangueira do hidrovacuo (freio) fura ou desencaixa, o carro acelera. verifique estas coisas.
, se nao for isso, desliga o plug do sensor de temperatura do ar! presta atencao, nao é o da agua. este sensor ele é responsavel por acelerar o carro de manha, quando entra em curto fica com o valor de -40graus (baseado no raster que tenho) dai o carro acelera mtooo). 70% de chance de ser sensor de temperatura do ar ou entrada de ar na flauta. (sensor da marcha lenta, mto dificil ser isso) quando ele esta ruim o carro morre, outra coisa que faz acelerar e quando a mangueira do hidrovacuo (freio) fura ou desencaixa, o carro acelera. verifique estas coisas.
joao- Mensagens : 12
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Data de inscrição : 09/06/2014
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