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cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx

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Mensagem  orion2017 Ter Dez 12, 2017 8:11 pm

galera comprei um mondeo 1.8 zetec ano 1995 clx ,mas ja´pelejei de tudo quanto foi jeito e nada de fazer o primeiro cilindro funcionar ,troquei velas ,cabos de velas ,bobina de igniçao ,sensor maf,sonda lambda ,sensor posiçao da marchalenta bicos injetores e nada o motor nao funciona o primeiro cilindro ,tem pulsos nos quatro bicos a bomba de gasolina ta´madando 2,5 bar e nada nada tem faisca nas quatro velas ,medi a compressao do motor e esta´assim o primeiro cilindro ta´com 145 psi o segundo ,terceiro e quarto cilindros estao com 160 psi mas nada de funcionar o maldito primeiro cilindro um mecanico me falou que pode ser tucho hidraulico que nao esta´carregando ou bomba de oleo fraca entao galera alguem pode me ajudar ??????????

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Mensagem  LaercioLMB Ter Dez 12, 2017 8:28 pm

Se tem compressão, mesmo que baixa, está queimando e você não está notando.
O tucho só serve para não dar aquele barulho de válvula batendo, pois se ele não encher a válvula vai funcionar, mal, mas vai.
Pode ter ocorrido do tucho de admissão ter travado recolhido e isso não deixa a válvula abrir corretamente e com isso não há a injeção correta e nem a admissão de ar necessária e o cilindro afoga.
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Mensagem  orion2017 Qua Dez 13, 2017 5:42 am

bom dia ,laercio comprei um jogo de tuchos da aplic pois foi o unico que encontrei para comprar aqui ,funcionei  o motor hoje e quando tava frio o motor começa a morrer quando acelerava foi ate´que firmou o funcionamento porem desconectando o cabo de vela do segundo cilindro o motor apaga fazendo isso no 3 e 4 cilindro porem retirando o cabo de vela do primeiro nada acontece ,estava pensando em retirar a correia poli v e retirar a correia dentada e somente trocar os tuchos e remontar tudo porem as ferramentas de fazagem eu tenho elas ,porem to com medo de nao resolver ,aproveitando que o motor estava quente retirei a tampa de guarniçao e o eixo de comando com os cames nao precionando as valvulas do primeiro cilindro conferi tucho por tucho com uma chave de fenda porem os tuchos nao estao firmes com pouca força vc desloca eles ....... Mad

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Mensagem  LaercioLMB Qua Dez 13, 2017 2:05 pm

Tá complicado esse defeito. Já verificou se o bico injetor não está entupido? Já fez a limpeza dos bicos? Ter pulso no bico não significa que ele esteja funcionando.
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Mensagem  orion2017 Qua Dez 13, 2017 3:20 pm

blz os bicos estao todos bons a resistencia ta´okkk e estao todos limpos ,fiz a limpeza deles semana passada pois tenho maquina de limpeza ,fiz o teste de entanquiedade e todos 4 ,teste de vazao tb ta´tudo conferido ,comprei a chave torx t55 para soltar as polias ,vou fazer assim vou trocar os tuchos do primeiro cilindro e vou montar tudo to meio na duvida se faço isso ou ja´retiro o cabeçote pra ver se as valvulas estao vedando corretamente ,peguei um defeito semelhante a esse mas foi em um gol 16v mas era o oring de um bico que estava passado ar ....mas no caso do mondeo nao sei se pode ser pois retirei a flalta e os vedadores dela parece ser novos ......nao sua opniao o que devo fazer ..... Very Happy

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Mensagem  LaercioLMB Qua Dez 13, 2017 7:41 pm

Sede de válvula queimada cai a compressão e pode até ser algo assim, há explosão, mas devido a saída dos gases da queima antes do tempo, parece que o cilindro não está funcionando.
Se retirar o cabeçote, faça assentamento em todas as válvulas, não somente no cil 1.
Faça um RX do cabeçote para ver se não há trinca, pois água fria com o motor quente pode causar isso, ainda mais que a água fria entra justamente próximo ao cil 1.
Nem com o motor ligado se coloca água fria. Somente nos mais antigos é que se podia fazer isso, mas nos carros que tem reservatório de expansão e se coloca a água no reservatório de expansão, jamais se coloca água fria com o motor quente.
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Mensagem  orion2017 Qua Dez 13, 2017 8:10 pm

amanha devo iniciar o serviço de desmontar tudo vou fotografar tudo e postar vamos ver o que aprontaram nessa joia creio que vai aparecer surpresa ,segundo relato de um amigo que nao me deu certeza acha que vou encontrar valvula de outro carro adaptada nesse cabeçote

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Mensagem  orion2017 Dom Dez 17, 2017 4:10 pm

começandohttp:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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Mensagem  orion2017 Dom Dez 17, 2017 4:47 pm

up!IMG][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por orion2017 em Dom Dez 17, 2017 4:59 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  orion2017 Dom Dez 17, 2017 4:52 pm

up![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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Mensagem  orion2017 Dom Dez 17, 2017 5:08 pm

ate´agora tudo ta´blz testei os tuchos do primeiro cilindro e estao todos carregados apertando com uma chave de fenda chega a escorrer oleo dos tuchos  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ,[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx Empty duvida

Mensagem  orion2017 Dom Dez 17, 2017 5:23 pm

qual e´a funçao dessa peça que fica atras da bobina de faisca???[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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Mensagem  LaercioLMB Dom Dez 17, 2017 7:31 pm

Essa peça é um condensador (capacitor) eletrolítico. Sempre foi usado nos carros com distribuidor e platinado para evitar ruídos nos rádios dos carros e nesse caso não é somente no rádio, mas também na central que se tiver interferências não vai funcionar corretamente.
Tem que ver os tuchos da admissão também, não somente do escapamento.
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cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx Empty duvidas

Mensagem  orion2017 Seg Dez 18, 2017 6:46 am

por isso que essa peça so´tem uma ligaçao aqui no carro so´tem uma ligaçao .fiquei na duvida okkk,nas fotos que tirei nao deu pra mostrar a retirada do comando da admissao pois a bateria do celular zerou na hora ,mas fiz a retirada dos dois comandos e conferi os 4 tuchos estao iguais lhe falei na msg anterior ,agora vou preparar para retirar o cabeçote ,vc me orienta desapertar o coletor de escape por inteiro ou desaperta somente os dois parafusos do cano de descarga e quando eu desapertar os parafusos do cabeçote ,soltar o suporte da bomba hidraulica e remover o cabeçote com tudo junto ...pergunto por que no meu antigo escort eu retirava com tudo ficava bem mais facil esse e´meu primeiro mondeo kkkkkkk

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Mensagem  LaercioLMB Seg Dez 18, 2017 11:08 am

Pode retirar com tudo, não precisa nem retirar bomba hidráulica para retirar o cabeçote.
O escort ZETEC e o Mondeo são praticamente o mesmo motor, só muda o diâmetro dos pistões e alguns acessórios externos ao motor.
Antes de desmontar as válvulas, faça o teste de vedação delas, deixando o cabeçote plano com as sedes de válvulas voltadas para cima e coloque gasolina nos alojamentos dos cilindros de forma que a gasolina fique por toda a válvula, mas retire os coletores antes, para você poder olhar nas hastes das válvulas se escorre gasolina por elas. Não pode escorrer gasolina nem um pouquinho.
Tem que ser gasolina, pois a água forma uma membrana fina e não deixa a água passar em pequenas frestas.
Pode até ser tinner, mas não pode ser solvente comum, pois solvente é base querosene e querosene é muito oleoso e também não passa em frestas finas.
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Mensagem  orion2017 Seg Dez 18, 2017 5:21 pm

e´noticia ruim meu amigao ,retirei o cabeçote fiz o teste nas valvulas com gasolina e ta´blz nenhuma passou gasolina nao estao todas okkkkk ,so´o bloco que ja foi encamizado ,o pistao do 1 cilindro ta´com muita folda na camisa ,o 4 tb tem folga mas e´menos que o primeiro ,o segundo cilindro e o 3 estao okkk tem folga minima .moral da historia vou ter que retirar o carter e retirar o primeiro pistao e verificar os aneis coferir a folga entre pontas dos aneis ,vou ver se consigo fazer isso sem retirar o bloco do cambio ,vou conferir a folga das camisas conforme for ja´mando para retificar para retificar tudo .......qual e´a folga entre pontas de aneis desse motor achei essas informaçoes :Anel de compressão superior - motores de 1,6 e 1,8 litros. . . . . . . . . . . . . . . . 0,30 a 0,50 mm
Anel de compressão superior - motor de 2.0 litros. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,26 a 0,50 mm
Segundo anel de compressão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30 a 0,50 mm
Anel de controle de óleo - motor de 1,6 litros. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,25 a 1,00 mm
Anel de controle de óleo - motor de 1.8 litros. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,38 a 1,14 mm
Anel de controle de óleo - motor de 2.0 litros. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,40 a 1,40 mm

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Mensagem  LaercioLMB Ter Dez 19, 2017 7:27 am

Muita folga entre camisa e pistão tem duas coisas, kit adaptado no motor ou serviço muito mal feito.
Há uma terceira opção que pode acontecer se o seu carro não tem válvula termostática no radiador.
Mas o que essa válvula tem a ver com o motor?
Muita gente insiste em retirar essa válvula quando o motor começa a aquecer e esse problema de aquecimento é só baixa compressão, embora muitos acreditem que não.
Como funciona esse sistema?
Enquanto o motor estiver a uma temperatura baixa a de trabalho que é inferior a 90°C, a válvula termostática permanece fechada, impedindo da água passar pelo radiador e obrigando-a a circular por fira da radiador por aquele tubo de metal que passa na frente do coletor de escapamento.
Quando o motor atinge 90°C a válvula abre e permite que a água passe pelo radiador e não mais pelo tubo já que a válvula termostática original tem uma válvula auxiliar que fecha a entrada desse tubo que passa na frente do coletor de admissão, já as paralelas eu não acredito muito nelas que façam isso corretamente.
Bom, quando se retira a válvula termostática a água fica circulando permanentemente pelo radiador, não deixando o motor chegar a 90° como deveria e é aí que começam os problemas.
Com a combustão interna nos cilindros, há um aquecimento dos pistões e eles dilatam com o calor, só que as camisas do motor não estão conseguindo aquecer como deveriam e dilatar acompanhando os pistões e isso gera um atrito muito maior entre camisa e pistão causando um desgaste muito mais rápido.
Pode ter sido o seu caso, caso não tenha ou não tinha a válvula termostática no motor.
Mas por que o cilindro 1 sofreu mais?
Simples, é nele que a água mais fria chega primeiro e a medida que a água vai seguindo adiante, ela vai aquecendo, causando menos danos nos cilindros posteriores, porém eles também irão desgastar.
O cilindro 1 por receber mais água fria, a camisa dilatou menos em relação ao pistão e o atrito foi maior no cilindro 1.
Eu falo isso sempre, mas o pessoal não acredita e teve gente até que saiu do fórum por achar que eu falo bobagens e que eles sabem mais.
Isso que eu falo sobre a válvula termostática é pura física e a física não sou eu quem cria as regras, é a natureza que as criou e a dilatação e retração dos metais com o calor existe sim e sempre existira.

Aqui no link você pode ter uma noção básica de dilatação e retração [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e não fui eu quem criou isso, por tanto, só tento repassar o que realmente existe.

Se o seu motor estava ou está sem a válvula termostática, está comprovado tudo isso na prática.
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Mensagem  orion2017 Ter Dez 19, 2017 2:04 pm

blz isso tudo que vc falou tem sentido sim ,esse motor esta´sem a valvula termostatica e pelo que parece tem muito tempo que a retiraram ,eu tenho quase certeza ,que o que detonou esse motor foi isso ,depois vou fazer a mediçao com relogio comparador e subito para ver quanto o pistao ta´desgastado ,vamos ver se consigo retirar o carter dele sem ter que retirar o bloco do carro se a camisa nao tiver muito ovalizada e o desgaste for somente no pistao ai vou ter que conseguir outro pistao e outro jogo de aneis ,o que me desnimou muito foi eles terem encamizado o bloco e fizeram um serviço muito ruim ,aquelas informaçoes das folgas entre pontas de aneis retirem do manual do mondeo que e´todo em ingles nao sei bate com os mondeos que foram comercializado no brasil ,a valvula termostatica original do mondeo 1.8 nao achei no ml achei a do escort 1.8 ,na maioria dos carros que mexo aqui na minha oficina a folga entre pistao e cilindro os caras da retifica deixam com 0,03mm a 0,05mm nao sei no caso do mondeo ......valvula termostatica eu achei essa aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] eu sou contra quem retira valvula termostatica ,uma coisa vai acontecer o motor vai demorar muito a aquecer e vai gastar muito gasolina ,aqui montaram o cabeçote com junta de aço junta de aço e´bom mas tem as desvatagens ,com certeza estavam mascarando algum defeito de superaquecimento ,comprei essa ferramenta aqui to esperando chegar para dar uma boa conferida no cabeçote [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] com ela da´pra conferir tudo no cabeçote .....meu zap e´064 993254080[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx Empty folga ecessiva em cima

Mensagem  orion2017 Ter Dez 19, 2017 3:18 pm

a folga em cima ta´enorme vamos ver se o cilindro tb nao desgastou [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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Mensagem  orion2017 Ter Dez 19, 2017 3:23 pm

da´pra notar a fresta no topo do pistao e muita ferrugem da´pra notar que nao estavam usando aditivo ha´muito tempo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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Mensagem  LaercioLMB Ter Dez 19, 2017 9:40 pm

Sobre o cárter, eu tentei retirar ele sem tirar o motor e não consegui.
O pistão está com marca de que o comando de válvulas não foi corretamente sincronizado. Tem marcas das válvulas no pistão.
Eu recomendo sempre que se retira o cabeçote, fazer um novo assentamento de válvulas, já está fora mesmo, assentar as válvulas novamente não é problema.
Sobre o aditivo, ele não é somente para evitar a ferrugem, pelo contrário, isso é um benefício que vem por acaso. A função do aditivo é elevar a temperatura de ebulição (fervura) da água que é de 100°C e como o motor trabalha a 90°C, fica fácil do motor ferver água em dias quentes e água fervendo perde totalmente a capacidade de refrigeração do motor.
O aditivo eleva a temperatura de ebulição da água para algo em torno de 130°C e como o motor se chegar a essa temperatura já fundiu, não vai chegar nunca e a água não vai ferver nunca no motor em dias quentes em trânsito engarrafado.
A temperatura de fusão do alumínio é de 660°C e se a água do motor chegar a 130° significa que dentro das camisas a temperatura já está nessa faixa de 600 °C o que faz o motor fundir. O termo fundir vem de fundição onde é derretido os metais.
Ainda bem que você entendeu o que eu falei sobre a válvula termostática, o que mostra que ainda tem bons mecânicos, pois eu perdi a confiança na maioria e tive que aprender sobre motores a injeção e ignição eletrônica por causa de mexânicos que acabaram com o motor do outro Mondeo que eu tenho que virou sucata para retirar peças.
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Mensagem  orion2017 Qua Dez 20, 2017 12:33 pm

hoje fiz a mediçao do cilindro no manual diz que o diametro do cilindro do mondeo 1.8 e´de 80.60 mm aferi o micrometro para 80.60 mm e zerei o subito comparador e fiz a mediçao dos cilindros e estao com +- 80.61 mm a 80.62mm isso significa que esta´na medida std porem ,ta´com muito pouco desgaste entao creio que o que desgastou foram os pistoes pela folga que esta em cima  : Cylinder bore diameter - 1.8 litre engine:
Class 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80.600 to 80.610 mm
Class 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80.610 to 80.620 mm
Class 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80.620 to 80.630 mm     [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por orion2017 em Qua Dez 20, 2017 2:33 pm, editado 4 vez(es)

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Mensagem  orion2017 Qua Dez 20, 2017 12:48 pm

a mecanica a cada dia nos ensina um pouco ,esse motor tem todos indiçios que foi muito judiado e tb mexido por mecanicos que nao entendiam muito desse motor ,rodando sem valvula termostatica ,sem aditivo ,cabeçote montado com junta de aço embora eu na minha opniao a junta de aço e´para um cabeçote que nunca fora aplainado aplainou uma vez e´melhor montar com junta de amianto vc corre menos risco de passar agua para motor e tb a junta normal (amianto) veda melhor nesse caso ,agora me veio o que fazer nesse caso se faço somente o assentamento das valvulas e troco os tuchos do primeiro cilindro pois esses eu tenho aqui e ate agora a ferramenta que comprei para testar cabeçote ainda nao chegou ,o bom que ela confere tudo ate´os retentores da hastes das valvulas o gozando laercio que adaptaram uma valvula no quarto cilindro pois e´diferente das demais que estao aqui entao na hora que a ferramenta chegar vou conferir todas elas e deuas abençoe que nao tem trica nas sedes kkkk com a ferramenta da´pra conferir tb ,aqui minhas ferramentas de mediçao [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

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cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx Empty Re: cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx

Mensagem  LaercioLMB Qua Dez 20, 2017 7:35 pm

Perfeito cara. Você tem melhores ferramentas que eu, embora eu não seja mecânico com oficina, faço tudo em casa mesmo somente para mim e as vezes ajudo um ou outro amigo do fórum.
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cilindro 1 nao queima de jeito nenhum mondeo 1.8 ano 1995 clx Empty blz

Mensagem  orion2017 Qua Dez 20, 2017 8:08 pm

blz laercio ferramenta sempre e´bom sem elas a coisa fica bem mais dificil mas e´assim mesmo ,a cada dia que passa me apaixono mais nesse carro quero ve-lo ainda se deus quiser rodando ,se vc ver como judiaram do carro eu to tentando ressucita-lo e´um carro fantastico Very Happy

orion2017

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