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Problema na embreagem
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Problema na embreagem
Boa tarde amigos,
Esta é minha primeira postagem, então já peço desculpas se o assunto já foi comentado, mas dei uma pesquisada antes e vi posts similares mas não com a mesma dúvida.
Possuo um mondeo 2.0 16v 97, ele ficou um tempo parado e após 7 dias que voltei a andar nele, a embreagem ficou totalmente mole e não encaixa mais as marchas.
Pelo o que pesquisei a causa mais provável é problema no atuador, correto? Pois ele não patinava e não tinha problemas para encaixar nenhuma marcha. A primeira coisa a se fazer seria tentar sangrar o atuador para caso ele tenha entrada de ar? Se sim, como é feito este sangramento?
Outra dúvida, existe atuador e atuador de marcha lenta, certo? Além do cilindro mestre (aquele que fica no pedal da embreagem) o mais provável de ter dado problema seria qual dos dois?
Todos os mecânicos que conversei aqui já querem chegar desmontando o câmbio e estão me cobrando 300 reais só pra abrir, se for um serviço tranquilo eu mesmo o farei.
Esta é minha primeira postagem, então já peço desculpas se o assunto já foi comentado, mas dei uma pesquisada antes e vi posts similares mas não com a mesma dúvida.
Possuo um mondeo 2.0 16v 97, ele ficou um tempo parado e após 7 dias que voltei a andar nele, a embreagem ficou totalmente mole e não encaixa mais as marchas.
Pelo o que pesquisei a causa mais provável é problema no atuador, correto? Pois ele não patinava e não tinha problemas para encaixar nenhuma marcha. A primeira coisa a se fazer seria tentar sangrar o atuador para caso ele tenha entrada de ar? Se sim, como é feito este sangramento?
Outra dúvida, existe atuador e atuador de marcha lenta, certo? Além do cilindro mestre (aquele que fica no pedal da embreagem) o mais provável de ter dado problema seria qual dos dois?
Todos os mecânicos que conversei aqui já querem chegar desmontando o câmbio e estão me cobrando 300 reais só pra abrir, se for um serviço tranquilo eu mesmo o farei.
Velosolucas- Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 20/06/2015
Re: Problema na embreagem
Se o nível do fluído de freio baixar, certamente a embreagem também vai sofrer com isso.
Complete o fluído de freio com DOT 4, não use o DOT 3 que tem na maioria dos supermercados. Se colocou o DOT 3, é bom limpar todo o sistema, mas funciona também.
Para sangrar a embreagem é da mesma forma que sangrar os freios, abra o capô do motor e veja que logo abaixo da bobina de ignição, na capa seca do câmbio, existe uma abertura que normalmente tem uma tampa de borracha, mas se não tiver, ainda verá que tem um bico saindo de dentro da capa seca e é esse bico que tem uma tampinha de borracha também que você sangra a embreagem.
Com a ajuda de outra pessoa, peça que ela bombeie o pedal da embreagem algumas vezes e segure o pedal no fundo e você com uma chave estrela 10 ou 11 (varia conforme a marca do atuador) abra esse tubinho e deixe sair o fluído que verá bolhas de ar saindo junto. Abra e já feche rápido, para não deixar a pressão interna cair muito e ar voltar para dentro. Peça para a pessoa dentro do carro bombear novamente o pedal e segurar novamente e repita o processo até ver que só sai fluído e não mais nenhuma bolha de ar e estará sangrado o sistema de embreagem.
Complete o fluído de freio com DOT 4, não use o DOT 3 que tem na maioria dos supermercados. Se colocou o DOT 3, é bom limpar todo o sistema, mas funciona também.
Para sangrar a embreagem é da mesma forma que sangrar os freios, abra o capô do motor e veja que logo abaixo da bobina de ignição, na capa seca do câmbio, existe uma abertura que normalmente tem uma tampa de borracha, mas se não tiver, ainda verá que tem um bico saindo de dentro da capa seca e é esse bico que tem uma tampinha de borracha também que você sangra a embreagem.
Com a ajuda de outra pessoa, peça que ela bombeie o pedal da embreagem algumas vezes e segure o pedal no fundo e você com uma chave estrela 10 ou 11 (varia conforme a marca do atuador) abra esse tubinho e deixe sair o fluído que verá bolhas de ar saindo junto. Abra e já feche rápido, para não deixar a pressão interna cair muito e ar voltar para dentro. Peça para a pessoa dentro do carro bombear novamente o pedal e segurar novamente e repita o processo até ver que só sai fluído e não mais nenhuma bolha de ar e estará sangrado o sistema de embreagem.
LaercioLMB- Mensagens : 3791
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Problema na embreagem
Obrigado pelo retorno Laercio.
O fluído está vazando na parte do motor, após completar o reservatório e dar algumas bombadas na embreagem. Precisarei identificar onde está o vazamento e posteriormente fazer o processo novamente.
O fluído está vazando na parte do motor, após completar o reservatório e dar algumas bombadas na embreagem. Precisarei identificar onde está o vazamento e posteriormente fazer o processo novamente.
Velosolucas- Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 20/06/2015
Re: Problema na embreagem
Velosolucas escreveu:Obrigado pelo retorno Laercio.
O fluído está vazando na parte do motor, após completar o reservatório e dar algumas bombadas na embreagem. Precisarei identificar onde está o vazamento e posteriormente fazer o processo novamente.
Então infelizmente estragou o atuador da embreagem.
Tem que retirar o motor para trocar o atuador. Alguns carros permitem que se retire somente o câmbio por baixo do carro, não é o caso do Mondeo que tem o suporte do conjunto mecânico que impede do câmbio sair por baixo e nem soltado esse suporte, pois tem até o conjunto da direção hidráulica fixado nele e teria que soltar muita coisa ficando mais fácil retirar o motor mesmo.
Aconteceu o mesmo comigo.
Detalhe, ao comprar um novo atuador, por favor, não aperte ele nunca, isso danifica o atuador ser apertado sem ter fluído dentro. Se apertar, vai dar vazamento depois.
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LaercioLMB- Mensagens : 3791
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Problema na embreagem
Entendi Laercio.
Obrigado pela resposta!
Obrigado pela resposta!
Velosolucas- Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 20/06/2015
Re: Problema na embreagem
Uma dica.
Se não podemos apertar o atuador sem ter fluido nele, como colocar o motor no lugar se vai apertar o atuador?
Antes de colocar o atuador, coloque o fluido de freio DOT4 e abra a sangria do atuador e deixo e fluido chegar no atuador antes. Assim que o fluido sair na sangria do atuador, feche a sangria e pode colocar o motor no lugar, pois ao colocar o motor vai apertar o atuador, mas ele já terá fluído dentro dele, bastando depois somente retirar o pouco de ar que possa estar dentro ainda que se faz sangrando o atuador da mesma maneira que se sangra os freios.
Se não podemos apertar o atuador sem ter fluido nele, como colocar o motor no lugar se vai apertar o atuador?
Antes de colocar o atuador, coloque o fluido de freio DOT4 e abra a sangria do atuador e deixo e fluido chegar no atuador antes. Assim que o fluido sair na sangria do atuador, feche a sangria e pode colocar o motor no lugar, pois ao colocar o motor vai apertar o atuador, mas ele já terá fluído dentro dele, bastando depois somente retirar o pouco de ar que possa estar dentro ainda que se faz sangrando o atuador da mesma maneira que se sangra os freios.
LaercioLMB- Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Problema na embreagem
Obrigado pela dica Laercio! Assim que conseguir fazer o reparo dou um feedback aqui.
Velosolucas- Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 20/06/2015
Re: Problema na embreagem
Bom dia Laercio.
Comprei o atuador e levei no mecânico para trocar, seguindo suas instruções de colocar o fluido antes. Deu tudo certo. O mecânico disse que após essa troca era normal a embreagem ficar meio baixa, e o freio ficar duro e alto, que aos poucos eles iriam voltando, porém, já se passaram 3 dias e ainda não senti diferença nos pedais, isso é normal?
Comprei o atuador e levei no mecânico para trocar, seguindo suas instruções de colocar o fluido antes. Deu tudo certo. O mecânico disse que após essa troca era normal a embreagem ficar meio baixa, e o freio ficar duro e alto, que aos poucos eles iriam voltando, porém, já se passaram 3 dias e ainda não senti diferença nos pedais, isso é normal?
Velosolucas- Mensagens : 9
Pontos : 13
Data de inscrição : 20/06/2015
Re: Problema na embreagem
Não é normal, tem que efetuar a sangria da embreagem da mesma forma que faz no sistema de freio. A embreagem não tem nada a ver com o freio embora use o mesmo fluído.
O freio não fica duro e se ficar, tem entrada falsa de ar no servo freio.
O freio não fica duro e se ficar, tem entrada falsa de ar no servo freio.
LaercioLMB- Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Atuador de embreagem
Boa tarde Laérciolmb meu Mondeo 97 estourou o atuador de embreagem queria saber se para decer a caixa de câmbio precisa tirar o quadro de suspensão dele pq fica muito colado com o câmbio
Jhonatan juniorr- Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 23/06/2017
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