.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptyOntem à(s) 9:34 am por Dillas

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptyOntem à(s) 9:27 am por Dillas

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

4 participantes

Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  Afonso Henrique Biono Cim Seg maio 27, 2019 10:39 am

Bom dia pessoal cheguei até vocês por acaso e percebi que existem pessoas muito bem instruídas. Vou contar minha história e pedir uma ajuda. Comprei recentemente um Mondeo 97/98 automático que vem apresentando problemas no cambio automático. Passou dos 120 ou 110, se forçar a partir dessas velocidades a luz de OD/OFF no painel fica piscando e as trocas de marcha ficam bem grossas, dando socos. Já troquei o óleo segundo o manual dele porque teve um dia que ele começou a patinar absurdamente qualquer marcha. Gastei 600 reais só nisso. Mas ainda está ruim, não está acionando as luzes de ré e ao passar da neutra pra ré parece que as engrenagens sobem uma na outra fazendo até o carro dar uma levantada e abaixar. É triste. Tomei a iniciativa de passar ele pro manual e gostaria de saber quais as peças necessarias. Meu mecânico pediu apenas as pedaleiras, o varão do câmbio completo e o semi eixo mas tenho visto tanta coisa na internet que os valores estão me assustando. Não sei qual a diferença de cada modelo MK1 e talz. Sei que o meu é clx importado e o óleo de câmbio automático passa pelo radiador. Alguém pode me ajudar?

Afonso Henrique Biono Cim

Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 27/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 27, 2019 1:02 pm

Seja bem vindo.
Tem que checar os chicotes elétricos ao redor do motor, pois eles costumam a descascar e entrar em curto e a central passa a não receber as informações corretas, principalmente do sensor de velocidade.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  Afonso Henrique Biono Cim Seg maio 27, 2019 1:05 pm

Certo, essa questão é algo a ser verificado agora como sei a diferença entre os modelos mk1 Mk2 ou MK3? E além disso em questão as peças necessárias para o swap, sabe me informar? Vi esses 3 anúncios no ML mas não sei se são compatíveis com o meu 97/98
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Afonso Henrique Biono Cim

Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 27/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 27, 2019 8:19 pm

Você está querendo trocar de automático para manual? Se sim, a pedaleira pode ser essa mesmo, mas tem que comprar o atuador da embreagem e o cilindro mestre da embreagem. Sobre o semi eixo, tem que ver quantos frisos tem no eixo, pois tem vários modelos, entre o MK1 e MK2. O MK1 é de 1993 até 1996. O MK2 é de 1996 até 2001. O MK3 é de 2001 até 2006, o MK4 é de 2007 até 2012, o MK5 é de 2012 até agora.

Mondeo MK1

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mondeo MK2

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mondeo MK3

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mondeo MK4

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mondeo MK5

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  Afonso Henrique Biono Cim Seg maio 27, 2019 8:25 pm

Então o meu é um MK2. Sim, quero passar pro manual. Amanhã vou correr atrás das peças dele nos desmanches aqui da cidade. Terei que comprar semi eixo direito esquerdo, kit completo de embreagem e varão do câmbio. Vi um cara me oferecendo sem o volante e sem embreguem a 900,00. Achei que ele tá sendo abusivo no valor mas tenho medo de comprar esse semi eixo aí e não entrar no meu.

Afonso Henrique Biono Cim

Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 27/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 28, 2019 11:20 am

O câmbio do Mondeo na internet está por volta de R$650,00, mas tem que ver o frete se não fica quase igual devido ao peso do câmbio. Ferro velho tem cobrado certas coisas além do comum, mas tem que ver se o câmbio que irá comprar é com trambulador a cabo ou haste. Aquela foto do trambulador que você postou, é com haste, normalmente usada no MK1. Você terá que trocar a central dos eu carro também, pois a central estará procurando por um câmbio automático para ligar o motor. As centrais são iguais, mas a programação delas são diferentes. Mesmo que venha a gastar um bocado para trocar de automático para manual, ainda será mais barato do que consertar o automático e nunca mais terá problemas. O câmbio automático do Mondeo só aceita o óleo para ele mesmo, se colocar outro similar só terá problemas sempre, e isso parece que a maioria dos mecânicos não quer entender.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  Afonso Henrique Biono Cim Ter maio 28, 2019 11:41 am

Comprei os semi eixos, pedais, varão de câmbio e volante do motor, tudo do modelo 99 2.0 8v. Acredito que sirva, não? Meu mecânico vai pegar o câmbio na sexta e ver se ele é via cabo ou não. Alguma dica a mais que eu esteja esquecendo? Mesmo assim é necessário trocar a central ?

Afonso Henrique Biono Cim

Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 27/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  LaercioLMB Qua maio 29, 2019 11:29 pm

Sim, pois a central vai estar aguardando sinais do câmbio para dar a partida.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Adaptações brasileiras

Mensagem  haberbeck_brandao Dom Jun 02, 2019 10:55 am

Bom dia Afonso e a todos os amigos.

Li este tópico com tristeza, porque a mesma situação aconteceu comigo quando comprei o meu Mondeo há 13 anos atrás. Entendo totalmente sua situação, seu desapontamento, e sua frustração.
No meu caso, tive dores de cabeça monumentais com o câmbio automático, mas o carro não teve culpa. Parte da culpa foi da Ford e parte é deste país onde vivemos.
A situação atual da Ford no Brasil é um sintoma disto, entre tantos outros.
O cambio que está no meu carro, em tese, é o terceiro desde quando o comprei.
Fui vítima de desonestidade, ignorância, falta de experiência e arrogância de alguns mecânicos "entendidos e especializados" que tive o desprazer de conhecer, e nos quais deixei muito, muito dinheiro...por nada. Mais ou menos como vc.
Optei por manter o carro original, desde o início, tal como foi fabricado na Bélgica e enviado ao Brasil.
Eu queria exatamente o Mk2, como o seu, automático e preto. Realizei meu desejo.
Não faço questão alguma de cambio manual, mesmo tendo aprendido a dirigir num Fiat Uno Mille bem velho, com embreagem alta e caindo aos pedaços.
Eu, no meu caso evidentemente, nunca trocaria uma transmissão por outra.
Preferiria trocar de carro, ou pegar um modelo manual logo de uma vez, também original de fábrica. Creio que trocar de carro, de fato, até sairia também mais barato do que arrumar o câmbio, mas optei por esta escolha.
Quem resolveu meu problema foi um adolescente, apaixonado por cambios automáticos, que fez Senai e cursos de especialização em montadoras. Arrumou o meu carro há mais de 4 anos e nunca mais tive problemas. O câmbio funciona como sempre deveria ter funcionado: macio, com trocas suaves, sem trancos.
Como suponho que vc também gosta do seu Mondeo e pretende ficar com ele, desejo sucesso em sua empreitada e que seu carro fique exatamente como vc deseja.
Mudar um Mondeo de automático para manual é o tipo de adaptação que só acontece num país como o Brasil. É o testemunho do desespero a que se chega para não se perder o carro. Ou então, o Mondeo acaba nos desmanches, um fim inglório.
Já vi na internet até bizarrices como um Mk2 com o motor AP do Santana...
Aqui, aliás, nada costuma dar certo, tudo é com extrema dificuldade e muita exploração. Carros de sucesso mundial, como o próprio Mk2 na época dele, vendido em 102 países, só não deu certo aqui. Na Argentina é vendido até hoje, e ainda vem da Bélgica. E o Fusion atual vendido aqui é o Mondeo vendido deste lado do Atlântico, com detalhes e motorização diferentes. Ele ainda está entre nós.
Fico realmente triste em testemunhar quantas pessoas são prejudicadas pela falta de treinamento e competência profissional, e sobretudo, pela vontade de se lesar um cliente, custe o que custar. Isto é o que destrói nosso país, mas há de mudar.
Tenha um ótimo domingo. Poste depois como ficou seu carro.
Abs
Carlos.


haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 02, 2019 11:56 am

De fato Brandão, o mundo das oficinas de câmbios automáticos em sua maioria estão acabando com os câmbios, mais por falta de conhecimento e o principal, mania de brasileiro desonesto em deixar algo para trás para o carro voltar. Eu particularmente não gosto de carros com câmbio automático, por me limitarem o prazer em dirigir e ter um carro sob o meu controle total, mas um dos fatos que me afastam dos carros com câmbio automáticos, são as oficinas que cobram muito caro para fazerem porcarias. Um carro novo onde você pode manter a manutenção em dia da forma correta até vai, mas já tive uma Suzuki Grand Vitara de câmbio automático que o câmbio funcionava bem até ir para um oficina fazer revisão e trocar o óleo do câmbio, nunca mais prestou e alegavam desgaste do câmbio e que teria que refazer todo ele. Desisti definitivamente de carros com câmbio automático. Pode notar nos câmbios manuais onde o óleo do câmbio do Mondeo é o SAE 75 e não outro, muitos colocam o 75W80 alegando que é igual e que dá certo e o câmbio fica pesado e ruim de trocar marchas. dizem que é o óleo que se usa agora e que é bom. Disseram bem, o óleo que se usa agora, mas o câmbio manual do Mondeo não foi fabricado e nem projetado agora, é tem mais tempo e foi feito para o SAE75 e não outro tipo de óleo. Mas adianta dizer isso? Vejo o tempo todo gente usando óleo errado nos câmbios e sempre reclamando de problemas.
O óleo do câmbio automático do Mondeo é caro mesmo e se não querem ter problemas com o câmbio, tem que investir no óleo correto se não, sempre será uma eterna dor de cabeça com óleo baratinho. O que sai mais barato? Pagar algo em torno de R$700,00 na troca de óleo ou gastar uns R$350,00 no óleo hoje e mais uns R$4.000,00 no câmbio amanhã? Mas o povo brasileiro perdeu a capacidade de pensar além do dia de hoje.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  haberbeck_brandao Dom Jun 02, 2019 1:36 pm

Olá Laércio, boa tarde

Obrigado pelo seu feedback.
Evidentemente que não vou entrar no mérito de comparações entre um carro manual e um carro automático. Eu pessoalmente acho isto uma pura perda de tempo, porque uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.
É a mesma coisa que querer comparar som analógico com som digital, ou comparar um Chevrolet Camaro 2019 automático com um Mustang Shelby GT 500 2019 manual. Projetos com objetivos e estilos semelhantes, alta tecnologia e performance, porém para condutores específicos, com propostas específicas, com maneiras de se conduzir um carro distintas.
Outra coisa que também não dá para comparar é a cultura do brasileiro em geral, com a cultura dos norte-americanos e europeus. Os EUA tem uma frota de 320 milhões de veículos 90% dos quais automáticos. Os europeus tem uma frota semelhante, porém ainda preferem os carros manuais.
Não é este o problema: o problema é a maneira como se conduzem as coisas lá fora.
O centro da questão, Laércio, é justamente o que vc mencionou: a maneira sacana de ser das oficinas no Brasil, e por consequência, de seus "profissionais".  
Se este Fórum estivesse acontecendo nos Estados Unidos ou na Europa, 95% dos problemas aqui relatados sequer existiriam, independentemente do tipo do problema.
Disponibilidade de peças, preço justo, treinamento, experiência, respeito às leis e aos consumidores fazem toda a diferença - a começar pela Ford, a própria montadora.
Ainda bem que existem grupos como este Fórum que são a única, ou a última, fonte de informações e suporte  para muitos amigos nossos que optaram por possuir um Mondeo, num país para o qual não foi projetado, e que não soube respeitar um projeto mundial de sucesso como ele.
Boa semana a todos
Abs
Carlos

PS: apenas uma correção: paguei pelo cambio do Mondeo há mais de 8 anos a módica quantia de R$ 8.500,00, semi-novo.
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Troca do Mondeo hidramático p/ câmbio manual muito fácil

Mensagem  Daniel Skrenski Ter Jun 04, 2019 3:36 pm

Tenho o meu Mondeo anunciado aqui e no Mercado Livre assim como tantos outros Compra o carro é só 2 mil reais e substitui as peças o que sobrar vendo pro ferro velho

Daniel Skrenski

Mensagens : 11
Pontos : 19
Data de inscrição : 14/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual Empty Re: Ford Mondeo 97 2.0 Zetec 16v. Troca at/manual

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos