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COMPARTIMENTO DAS VELAS SUANDO

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Mensagem  EDUARDO L BRANDAO Dom Nov 30, 2014 10:34 am

Depois de verificar vários itens de acordo com as dicas de vocês descobri o que esta causando a falha no carro mais não a causa.
O compartimento de velas do carro está suando e gerando uma água branquinha e concentrando no pé da vela mais precisamente nas velas 3 e 4 da esquerda para direita.
Fiz o teste secando toda água ao sol o carro vola a funcionar sem nenhuma falha mais depois de algum tempo andando volta a água e a falhação.
De onde esta sendo gerado esta água ou suor? Já que não se trata da água do sistema do carro.
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Mensagem  LaercioLMB Dom Nov 30, 2014 4:47 pm

Cabeçote trincado por ter sido completado nível de água com o motor quente.
Não existe aquela balela de que se colocar água com o motor funcionando não terá problemas, terá sim e muito.
Essa história de colocar água com o motor funcionando era do tempo em que se colocava a água no radiador do carro e o motor não tinha reservatório de expansão.
Hoje, com os reservatórios de expansão, ao colocar a água no reservatório, esta vai diretamente para o motor e ao chegar na válvula termostática, essa fecha e não deixa a água ir para o radiador, indo toda a água fria direto para dentro do motor e causando um choque térmico.
Nos carros mais velhos, ao colocar a água no radiador, a água fria chegava na válvula termostática e essa fechava e somente o radiador era completado, não ia água fria para o motor e nesse tempo, a água fria tinha tempo de esquentar dentro do radiador antes da válvula termostática abrir de novo e permitir novamente a circulação.
E outro detalhe, os carros mais velhos, tanto o bloco quanto o cabeçote eram em ferro fundido, hoje os cabeçotes são em alumínio e alumínio tem uma temperatura de fusão muito mais baixa do que a do ferro e por isso, o alumínio se deforma mais facilmente com o choque térmico da água fria sendo colocada com o motor quente.
quer goste ou não, seu cabeçote já era.
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Mensagem  EDUARDO L BRANDAO Dom Nov 30, 2014 7:20 pm

Laercio,
Acredito que não seje cabeçote trincado pois já estou com este carro a quase 1 ano e não completei água, não ficou na mão de ninguém e nem em oficina.
Vou investigar a possibilidade de cabeçote trincado. Mais poderia trincar de outra maneira ou mesmo pelo tempo?




LaercioLMB escreveu:Cabeçote trincado por ter sido completado nível de água com o motor quente.
Não existe aquela balela de que se colocar água com o motor funcionando não terá problemas, terá sim e muito.
Essa história de colocar água com o motor funcionando era do tempo em que se colocava a água no radiador do carro e o motor não tinha reservatório de expansão.
Hoje, com os reservatórios de expansão, ao colocar a água no reservatório, esta vai diretamente para o motor e ao chegar na válvula termostática, essa fecha e não deixa a água ir para o radiador, indo toda a água fria direto para dentro do motor e causando um choque térmico.
Nos carros mais velhos, ao colocar a água no radiador, a água fria chegava na válvula termostática e essa fechava e somente o radiador era completado, não ia água fria para o motor e nesse tempo, a água fria tinha tempo de esquentar dentro do radiador antes da válvula termostática abrir de novo e permitir novamente a circulação.
E outro detalhe, os carros mais velhos, tanto o bloco quanto o cabeçote eram em ferro fundido, hoje os cabeçotes são em alumínio e alumínio tem uma temperatura de fusão muito mais baixa do que a do ferro e por isso, o alumínio se deforma mais facilmente com o choque térmico da água fria sendo colocada com o motor quente.
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Mensagem  LaercioLMB Seg Dez 01, 2014 5:58 am

A única forma de trincar é assim, choque térmico, coisa comum de acontecer em carros com cabeçote de alumínio.
Vemos hoje em dia muitos carros novos queimando óleo e em sua maioria são apenas cabeçotes empenados por água fria com motor quente.
Já me aconteceu isso duas vezes, mas tive sorte de não trincar, só empenar.
Existe um produto composto de dois itens para se descobrir trincas por menores que sejam, um é um líquido azul que você aplica por toda a peça onde suspeite haver trincas, espere um pouco, limpe bem e depois aplique um pó branco que irá puxar e absorver esse líquido azul, mostrando exatamente a trinca e sua extensão.


Espero que eu esteja errado, mas o vazamento só ocorre quando o motor aquece e o alumínio dilata, fazendo com que a água e talvez um pouco de óleo vaze.
Nem sempre há mistura de óleo na água ou água no óleo em trincas e nem sempre a água ou o óleo entra diretamente na câmara de combustão do motor.
Mas de que outra forma iria surgir água nesse local, ainda mais com o motor quente?
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COMPARTIMENTO DAS VELAS SUANDO Empty Re: COMPARTIMENTO DAS VELAS SUANDO

Mensagem  Perfil excluido Seg Dez 01, 2014 7:42 am

Eduardo no cabeçote entre as velas tem dois parafusos, acredito que a serventia deles seja para tirar o ar do cabeçote quando abastece o arrefecimento, talvez no seu caso o segundo parafuso tenha um micro vazamento deixando sair agua para o pé das velas, nao custa verificar essa opção, pode ser algo mais simples do que se imagina.

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COMPARTIMENTO DAS VELAS SUANDO Empty Re: COMPARTIMENTO DAS VELAS SUANDO

Mensagem  LaercioLMB Seg Dez 01, 2014 9:53 am

É uma chance e tomara que seja isso mesmo.
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COMPARTIMENTO DAS VELAS SUANDO Empty Resolveu o problema ?

Mensagem  Rodrigo Azeredo Qua Jun 12, 2019 12:16 am

Conseguiu resolver o problema ? O meu está acontecendo isso

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