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Mensagem  Marco-Sjc Sex Dez 19, 2014 11:06 am

Olá, me chamo Marco Aurélio, sou de São José dos Campos. Recentemente adquiri um Ford Mondeo GLX 1997 Cambio Automáico, gostei muito deste carro, pelo baixo preço e ótima qualidade do mesmo.




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Apresentação Marco. Empty Re: Apresentação Marco.

Mensagem  LaercioLMB Sex Dez 19, 2014 5:57 pm

Parabéns pela aquisição.
Um conselho, acabou de comprar o carro, troque óleo do motor, do freio, da caixa de marchas, troque todos os filtros e troque o líquido do radiador com aditivos sintético, nunca mineral na proporção de 50% / 50% e não use água da torneira, use água para bateria que é desmineralizada.
Temos que fazer isso, pois a maioria nunca fez essas manutenções corretamente e você nem sabe quando foi a última vez que isso foi feito e se foi feito corretamente.
É um ótimo carro se bem cuidado, pois se não cuidar dele, te dará muita dor de cabeça com o custo das peças e dos mexanicos de plantão.

E óleo de motor, nunca use óleo mineral, vai acabar ligeirinho com o motor.
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Apresentação Marco. Empty Re: Apresentação Marco.

Mensagem  Marco-Sjc Sex Dez 19, 2014 6:36 pm

Boa noite Laercio, primeiramente queria agradecer a sua disposição em ajudar, estou muito contente com sua atitude, precisamos de mais pessoas como você.
O carro eu comprei não faz um mês, andei mais ou menos uns 250km nele, pois fui pra praia. O antigo dono ja tinha trocado o óleo, mas não sei a marca só sei que é pra 5 mil km, hoje comprei 4 litros de oleo Magnatec 5w 30, vou trocar semana que vem, junto com o liquido de arrefecimento, vou colocar aditivo também, pelo que li no manual são 7 litros ao todo, entao vou dividir entre agua e aditivo, a agua vou ver se consigo desmineralizada, o liquido esta baixando muito rápido e deve ter algum vazamento. O carro pelo ano até que esta bem conservado, sofro de alguns problemas pelo que eu li aqui no forum sao bem comuns, como; uma engrenagem de nylon do teto solar gasta entao não funciona, luz do airbag pisca intermitente, telecomando esta quebrado. Estou usando umas das chaves reservas sem acionamento do alarme.

Grande abraço.

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Mensagem  LaercioLMB Sex Dez 19, 2014 9:03 pm

Tem que prestar bem atenção nisso de baixar água do radiador, pois não pode e não é normal.
A primeira coisa que se faz e é a mais barata, é trocar a tampa do reservatório de expansão, pois ela tem validade e estraga, pois nela tem uma válvula e se essa válvula estraga, evapora água do sistema.
Depois disso é ver as velas como estão para ter certeza de que não está entrando água nas câmaras de combustão, pois esse motor nunca, jamais, em hipótese alguma se completa água com o motor quente.
Os frentistas alegam que com o motor funcionando, não tem problema. Conversa!
Não tinha problema nos carros antigos que você colocava água direto no radiador, os carros de agora com reservatório de expansão, se fizer isso, empena tampa de cilindros, pois ela é de alumínio e alumínio trabalha muitos mais que o ferro em trocas de temperatura.
Por que nos carros antigos dava e nos novos não dá?
Os carros antigos quando você colocava água fria no radiador, essa ao chegar na válvula termostática, fecha a válvula e só completa a água no radiador.
Os carros novos, quando se coloca água fria no reservatório de expansão, essa ao chegar na válvula termostática, fecha a válvula também, só que daí, só continua completando a água dentro do motor e não no radiador e é aí que vem o problema.
Já fiquei empenhado na estrada as 2 da manhã viajando de Porto Alegre - RS para Maripá - PR e em um ponto o frentista colocou água no reservatório sem eu ver, quase bati no cara, esperei um pouco no posto e nada, fechei o capô e voltei para a estrada, 20 minutos depois não tinha mais motor, empenou a tampa de cilindro e foi água para os cilindros e para o cárter. Babaus motor na madrugada e na estrada.
Por que não se coloca água comum no motor?
Essas águas de torneira, contém minérios e esses minérios formam crostas dentro do motor devido ao calor do motor e essas crostas vão engrossando cada vez mais e prejudicam o arrefecimento do motor, isso sem falar na oxidação interna do motor, por isso o reservatório de expansão começa a ficar cor de terra, crostas de minérios se formando e a corrosão também indo se depositar no reservatório.
Sei de relatos que um motor Zetec 16V em um Mondeo SW 1996, durou mais de 1.600.000 km, tudo por causa das trocas de óleo serem feitas corretamente e toda a manutenção preventiva ter sido feita como deve ser.
Se cuidar, tem motor para a vida toda, se não cuidar, não vai durar muito e logo vai estar queimando óleo.
Olha a reportagem;
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O odômetro é em milhas e ele zerou o odômetro do carro.
1 milha = 1,609344 quilômetros.

E o detalhe, o carro era um taxi.
Vê se taxi dura alguma coisa aqui no Brasil pela má utilização do pessoal!



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Mensagem  Marco-Sjc Sáb Dez 20, 2014 5:17 am

Olá. a reportagem é interessante, já ouvi falar que este carro dura mais de 1 milhão de quilômetros mesmo, outra coisa tenho que verificar essa de estar baixando água, estou torcendo pra ser só a tampa do reservatório rsrsrs. Comprei este Mondeo com ajuda de um amigo mais velho e com mais experiência, que ja teve um, o carro tem algumas coisas a fazer como todo carro nesta idade, pelo que sei o carro já teve que dar solda no radiador pois estou com nota aqui do serviço feito. Então, aos poucos vou "arrumando" ele e vou ver se tiro algumas fotos e posto aqui no forum.



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Mensagem  LaercioLMB Sáb Dez 20, 2014 7:51 pm

Se foi feito reparo no radiador, provavelmente é ali o problema.
Furos em radiadores se deve ao fato do pessoal usar água da torneira e não usar mais o aditivo anti corrosivo e anti congelante.
Contra o congelamento não temos com o que nos preocupar, mas quanto a corrosão, essa sim é problema.
Vazamento em radiador muitas vezes só aparece sob pressão da água quente e como está quente, evapora e não vemos onde está o vazamento.
Se não tivesse a serpentina do ar condicionado na frente do radiador, seria fácil ver se tem vazamento no radiador.
tirar o radiador e encher ele de água para ver se vaza nem sempre aparece o vazamento, o correto seria fechar os canos de entrada e saída de água com uma borracha, que pode ser de câmara de ar de pneu e uma delas deixar com a válvula de ar para dar um pouco de ar dentro do radiador e colocar ele dentro de uma banheira usada em borracharias para ver onde está o vazamento, pois o ar costuma passar por onde a água não consegue.
Se vai fazer a troca de água do sistema e colocar aditivos (sintético, nunca mineral), seria bom retirar o radiador e dar uma verificada nele.
O correto é sempre trocar o radiador, nunca remendar ele, pois infelizmente a nossa mão de obra honesta e correta está difícil, a maioria faz de qualquer jeito e cobra caro.
Por isso eu não mando mais nenhum carro meu a nenhum mexanico.
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