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homocinéticas

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Mensagem  LaercioLMB Seg Dez 29, 2014 9:37 am

Bom, todos sabem o tormento que é uma homocinética quando começam os estalos, pois bem, nem sempre isso significa homocinética estragada e se não ver isso logo, será estragada mesmo.
Bom, antes de qualquer coisa, temos sempre que verificar as coifas se estão boas, pois coifa rasgada é início de problema com as homocinéticas.
Pois bem, eu sabia que tinha uma coisa danificada no meu Mondeo e fui deixando de lado, uma hora dessas eu troco.
Esse foi um erro.
Esses dias choveu muito na cidade e ruas alagaram, mas dava para passar com o carro (se ele estivesse com tudo em ordem), mas como tinha uma coifa rasgada, foi batata, entrou água com areia para dentro da homocinética e começou a barulheira quando eu esterçava o volante.
Tive que desmontar a suspensão que não é difícil nem complicado, só é ruim sem eleva car, mas nada impossível de se fazer em casa.
Para retirar a homocinética, temos antes que levantar o carro, lógico isso, que pode ser com o macaco mesmo, mas em um local plano para o carro não tender a cair do macaco.
Bom, levantado o carro e retirada a roda, se solta o braço da direção, pois se não soltar, não tem conversa.
Solto o braço da direção, se retira um parafuso que tem no pico da balança da suspensão, depois de retirado esse parafuso, bata na balança para o pino do pivô soltar e pode usar tanto um pé de cabra ou um pedaço de madeira como alavanca para fazer a bandeja soltar do munhão que segura o cubo de roda.
Feito isso, o conjunto do amortecedor estará somente fixado na parte de cima da carroceria, não precisa retirar da carroceria, ainda mais que não tendo a ferramenta de prender a mola, depois será quase impossível recolocar o amortecedor no lugar.
Bom, ficando o amortecedor pendurado, solte a porca da ponta de eixo e usando um pino de metal qualquer, bata a ponta da homocinética para sair do cubo de roda. Nunca bata diretamente com o martelo ou marreta na ponta do eixo, pois ele irá remanchar e a porca não entrará mais.
Vire o eixo para a frente do carro para soltar a homocinética mais facilmente, pois se deixar o eixo reto para fora a homocinética não irá sair.
Um detalhe, antes de soltar a homocinética, solte a abraçadeira que segura a coifa da triseta ou da caixa de marchas antes se não, ficará ruim de soltar depois.
Retirada a homocinética, ela só é encaixada na luva do semi eixo ou diretamente na caixa se for do lado do motorista, retire a coifa que fecha a homocinética e comece a limpeza dela com diesel para dissolver bem a graxa suja, pois um pouquinho de nada de areia nessa graxa, começa a trancar a homocinética e ela faz um barulhão danado em estalos.
Limpe bem e depois de lavada com diesel, se não tiver ar comprimido para limpar os resíduos, limpe com detergente de louças e água da torneira, mas tem que ser água corrente.
Coloque o detergente diretamente dentro da homocinética e mova ela em todas as direções e sinta que as vezes ela pode trancar, enquanto tiver sujeira dentro, ela vai trancar e o detergente é para retirar toda a oleosidade restante do diesel que segura os grãos de areia fininhos.
Em água corrente da torneira, vá movendo a homocinética como se ela tivesse rodando no carro e com o volante esterçado e repita esse movimento com detergente e água corrente até sentir que a homocinética não trava mais.
Feita a limpeza, observe as esferas da homocinética se elas não estão cheias de porosidade, se estiverem, tem que trocar a homocinética, não tem jeito, mas na maioria das vezes não estão.
Deixe secar bem a homocinética para colocar graxa novamente, pois graxa e água não combinam e todo o trabalho será em vão em poucas semanas.
Use de preferência graxa azul que é de melhor qualidade e a diferença de preço é pequena.
Não esqueça de limpar também os rolamentos da triseta, mas não rode eles dentro do diesel, se não o diesel retira a graxa de dentro deles e terá que comprar rolamentos novos.
Esses rolamentos tem anéis de vedação e por isso o diesel não afetará a graxa interna se você não ficar girando eles dentro do diesel enquanto os limpa da graxa velha.
A triseta e os rolamentos não precisa limpas com detergente a não ser que seja a coifa da triseta que tenha rasgado e entrado sujeira.
Com tudo limpo e com graxa nova, pode começar a montar tudo de novo.
Um detalhe, limpe bem a caixa de roda do carro e o sistema completo da suspensão, pois poderá cair sujeira na homocinética enquanto monta ela novamente e todo o trabalho será perdido.
Não coloque as coifas no lugar antes de ter montado todo o conjunto, deixe as coisas somente no eixo deslizando por ele para não atrapalharem.
Com uma marretinha e um pedaço de madeira, bata na homocinética para ela entrar bem no lugar se não, ela poderá ficar fora da posição e dar problema depois.
Nunca bata diretamente com martelo ou marreta na homocinética, pois o metal começa a amassar e prejudicar o alojamento das esferas e aí, babaus homocinética.
Limpeza e lubrificação de homocinéticas tem que serem feitas seguidamente, pois nenhum lubrificante é eterno e todos os rolamentos só dão problema por que os lubrificantes deram problema antes.
O correto é a cada dois anos fazer essa limpeza ou se a coifa rasgar antes.
Fiz isso tudo no meu e a homocinética ficou silenciosa e macia de manobrar o carro, era sinal de que já tinha entrado sujeira antes e eu não havia dado a devida atenção, só dei atenção quando os estalos começaram por causa da água com areia que entrou com as ruas alagadas.


A maior parte das homocinéticas recondicionadas, nada mais são do que homocinéticas limpas e trocada a graxa.

Detalhe, se precisar retirar as coifas para a troca, onde fica a triseta, tem um anel elástico que segura ela no eixo, retire esse anel elástico e a triseta sai, permitindo assim retirar as coifas para a troca.



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homocinéticas Empty Re: homocinéticas

Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 14, 2015 10:39 am

Bom, esse final de semana tive que mexer na homocinética do meu Mondeo, pois ela começou a estalar e foi só problema de sujeira ter entrado já que a coifa rasgou.
Limpei tudo e coifas trocadas e os estalos pararam, sem nenhum estalinho e funcionando perfeitamente bem.
Detalhe, tive que comprar um soquete de 33 mm para retirar a porca da ponta do eixo na homocinética.
Soquete de 33 mm mais o adaptador de 3/4 para 1/2, R$67,00.
Ô soquetinho caro esse, mas certamente um mexânico iria me cobrar pelo menos uns R$200,00 para fazer isso e não sei se faria bem feito.
Para retirar a homocinética, temos que deixar a roda a ser verificada levantada de forma segura, eu utilizei somente o macaco, mas não é seguro isso.
Soltamos a porca da ponta de eixo usando um soquete de 33 mm e se não tivermos extrator, teremos que improvisar usando um pino de aço para encostar no eixo e bater ele do cubo de roda, pois se bater diretamente no eixo, não irá mais entrar a porca, pois irá danificar o início da rosca e babaus homocinética.
Temos que retirar a barra de direção que precisa de uma chave 15, retirada a barra de direção, soltamos o pivô da balança que precisa de uma chave 18 e uma chave TORX T50 para segurar o parafuso de trava do pivô da balança.
Com uma chave de fenda, temos que colocar a fenda da chave na ranhura onde está o pivô da balança e bater com um martelinho para que o encaixe do pivô se abra um pouco para facilitar que o pivô solte e libere o suporte do amortecedor.
Não precisamos tirar o amortecedor, podemos deixar ele preso na parte de cima.
Puxamos o cubo para fora do carro de modo a soltar o eixo da homocinética.
Somente depois de ter solto a homocinética do cubo é que se tira o anel da coifa da triseta caso seja a homocinética do lado direito ou da caixa no lado esquerdo, que é para evitar que os rolamentos da triseta caiam no chão e se sujem com grãos de areia, pois limpar eles com querosene ou diesel, irá comprometer a graxa dentro deles.
Enquanto estiver fazendo a manutenção da homocinética, retire os rolamentos da triseta e os guarde em local limpo, de preferência enrolados em um jornal para ter certeza de que não irão cair e sujar.
Limpar bem a homocinética com diesel ou querosene e depois de tudo limpo, retirar os resíduos do diesel ou do querosene com um thinner para garantir que nada irá contaminar a graxa nova.
Deixe secar e coloque graxa nova de boa qualidade, eu uso a graxa azul, coloque em abundância, pois não fará mal.
Recoloque a coifa e aperte bem os anéis que irão vedar a coifa e evitar que ela saia do lugar.
Não deixe a coifa esticada demais, pois ao virar o volante ela irá esticar além do limite e logo irá rasgar.
Depois de tudo limpo e trocado o que for necessário, basta remontar tudo de novo, colocando primeiro a triseta no lugar para depois colocar a homocinética no cubo de roda.
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Mensagem  cleiton Ter Abr 14, 2015 1:10 pm

Boa tarde amigo Laércio excelente o tutorial é parabéns pela dedicação e atenção aos detalhes na apresentação com o fórum

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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 14, 2015 2:00 pm

Obrigado Cleiton, é para isso que o fórum serve.
Pretendo pintar o carro e assim que eu começar a fazer isso, irei tirar fotos dele desde o estado inicial e a desmontagem para mostrar a evolução da pintura até estar pronto novamente.
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Mensagem  cleiton Ter Abr 14, 2015 5:44 pm

Muito bom preciso da uma geral no meu também

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Mensagem  Marcelo Lima Qua Abr 15, 2015 3:03 pm

Bacana o nível de detalhes Laércio.
Cara quando você pintar o carro posta mesmo!!! Eu estou vendo de fazer isso no meu também...como há muito tempo trabalhei uns meses em funilaria , acabei pegando uma noção na preparação...quero pintar os parachoques do meu inicialmente e aí se o resultado for satisfatório aumento a empreitada....
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Mensagem  LaercioLMB Qua Abr 15, 2015 5:31 pm

Como hoje em dias as tintas são feitas na hora, te recomendo pintar tudo de uma só vez, pois fazer um pouco de tinta agora, na próxima só indo pela plaquinha de tom até acertarem, pois se não fizer assim, certamente irá destoar no tom.
Quando as tintas eram feitas em lotes grandes, isso não acontecia, mas agora, é fácil de acontecer já que a mistura é feita pela mão humana, mesmo que existam dosadores em mililitros e balanças para conferir.
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