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Funcionamento EGR
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Funcionamento EGR
Talvez aqui não seja o melhor lugar para esse tópico, mas não soube em que se enquadrava e resolvi postar aqui.
Como funciona a EGR e como sabemos se está funcionando ou não?
Nesse vídeo abaixo, encontrei como funciona a EGR e isso me explicou o motivo de por que o motor falha somente em baixas rotações e em velocidades constantes.
Notei isso, pois o meu falhava mínima coisa, como se estivesse engasgando em velocidades próximas a 60 km/h em rpm constante e esse vídeo mostra exatamente o funcionamento da EGR em baixa rotação, já que em alta ela fecha totalmente e o motor não apresenta o sintoma de engasgar.
[yt][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aqui está o produto para limpar EGR.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E aqui está o vídeo mostrando a limpeza de uma EGR com esse produto.
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Como funciona a EGR e como sabemos se está funcionando ou não?
Nesse vídeo abaixo, encontrei como funciona a EGR e isso me explicou o motivo de por que o motor falha somente em baixas rotações e em velocidades constantes.
Notei isso, pois o meu falhava mínima coisa, como se estivesse engasgando em velocidades próximas a 60 km/h em rpm constante e esse vídeo mostra exatamente o funcionamento da EGR em baixa rotação, já que em alta ela fecha totalmente e o motor não apresenta o sintoma de engasgar.
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LaercioLMB- Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Funcionamento EGR
Muuito bacana sua iniciativa de postar este tutorial... eu mesmo sofro deste problema do carro cavalgar na rotação de 2500 rpm...
Porém eu estava vendo, aparentemente a EGR tá lacrada.. não sei como fazer pra abrir ela... ou estou enganado =(
Vc chegou a fazer isto no seu?
Porém eu estava vendo, aparentemente a EGR tá lacrada.. não sei como fazer pra abrir ela... ou estou enganado =(
Vc chegou a fazer isto no seu?
raphudo- Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014
Re: Funcionamento EGR
Bom dia, eu já fiz a limpeza da minha EGR umas três vezes, utilizei "Car 80", deixei agir alguns minutos. Também utilizei um pincel para soltar toda a carbonização que se acumulou nestes anos todos. Realmente a válvula interna desta EGR ficou mais solta e fácil de abrir. No entanto lembre-se que muitas vezes o problema dos "socos" está em outra peça elétrica a DPFE. Eu até postei o link de como limpá-la, que é este: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
No meu caso, tive que trocar esta peça, pois a minha danificou. Melhorou muito o carro. Até mais, PAblo.
No meu caso, tive que trocar esta peça, pois a minha danificou. Melhorou muito o carro. Até mais, PAblo.
pvs- Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014
Re: Funcionamento EGR
De fato, a DPFE é quem monitora a vazão dos gases que vão para a EGR e quem aciona a EGR é o controle do regulador de vácuo.
Essa semana eu retirei o DPFE do Mondeo que eu tenho parado para retirada de peças para limpar e estava bem sujo o lado da baixa, mas estou desconfiado que a placa está danificada, pois parece que tem um componente que queimou, pois olhando parece ter torrado.
Vou fechar o DPFE e montar no Mondeo que estou usando e o que irei retirar, vou abrir também e limpas e em último caso, comprar outro.
A EGR limparei depois, já que dá um certo trabalho retirar e recolocar novamente e necessito de juntas de amianto para colocar já que não uso silicones ou colas, acho isso gambiarra já que o carro não vem com isso de fábrica e sempre funcionou bem.
O vídeo sobre o funcionamento da EGR que postei acima, mostra que a EGR não é lacrada e pode ser limpa, somente a parte da borracha do vácuo que é lacrada e essa não tem jeito, se furar essa borracha, não tem como consertar que fique confiável.
Só se limpa o eixo da válvula e onde faz a vedação dos gases por dentro e por fora se quiser dar um melhor acabamento e qualidade de trabalho.
Ao limpar a EGR, feche o tubo do vácuo para não entrar sujeira e produtos químicos que possam danificar o diafragma dentro da válvula.
Essa semana eu retirei o DPFE do Mondeo que eu tenho parado para retirada de peças para limpar e estava bem sujo o lado da baixa, mas estou desconfiado que a placa está danificada, pois parece que tem um componente que queimou, pois olhando parece ter torrado.
Vou fechar o DPFE e montar no Mondeo que estou usando e o que irei retirar, vou abrir também e limpas e em último caso, comprar outro.
A EGR limparei depois, já que dá um certo trabalho retirar e recolocar novamente e necessito de juntas de amianto para colocar já que não uso silicones ou colas, acho isso gambiarra já que o carro não vem com isso de fábrica e sempre funcionou bem.
O vídeo sobre o funcionamento da EGR que postei acima, mostra que a EGR não é lacrada e pode ser limpa, somente a parte da borracha do vácuo que é lacrada e essa não tem jeito, se furar essa borracha, não tem como consertar que fique confiável.
Só se limpa o eixo da válvula e onde faz a vedação dos gases por dentro e por fora se quiser dar um melhor acabamento e qualidade de trabalho.
Ao limpar a EGR, feche o tubo do vácuo para não entrar sujeira e produtos químicos que possam danificar o diafragma dentro da válvula.
LaercioLMB- Mensagens : 3792
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Funcionamento EGR
Eu acho que vou precisar trocar a válvula EGR da minha barca..................comprei o carro do meu tio, e ele disse que o mecânico havia inutilizado ela porque tava dando algum probleminha. Será que dá para consertar esta ou terá de trocar mesmo?
Daí já vou aproveitar e trocar a DPFE junto e deixar zeradinho o sistema e o carro fica até mais econômico
Daí já vou aproveitar e trocar a DPFE junto e deixar zeradinho o sistema e o carro fica até mais econômico
ED_MONDEO- Mensagens : 46
Pontos : 66
Data de inscrição : 25/01/2015
Re: Funcionamento EGR
Aconselho que primeiramente faça uma boa limpeza na válvula EGR, pode ser com descarbonizante. Antes da limpeza com a EGR fora do carro, conecte uma mangueira na mesma para fazer o vácuo. Após a limpeza, faça novamente o vácuo, deverá sentir uma melhora significativa na abertura e fechamento do diafragma. Geralmente o problema está na DPFE. Até mais, Pablo.
pvs- Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014
Re: Funcionamento EGR
Realmente a DPFE é a primeira que dá problema e é ela quem envia sinais a central para que a central envie dados a PFE para que abra a EGR.
É o conjunto que fica na parede de fogo do motor, A DPFE e a PFE ficam uma ao lado da outra e a PFE tem que ser aberta para limpar o filtro de ar que tem nela.
É o conjunto que fica na parede de fogo do motor, A DPFE e a PFE ficam uma ao lado da outra e a PFE tem que ser aberta para limpar o filtro de ar que tem nela.
LaercioLMB- Mensagens : 3792
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Funcionamento EGR
O meu grande problema com esta peça, é que quando eu coloco a mangueirinha no egr, o carro começa ocilar a rotaçao, quando eu tiro fica normal...provavelmente seja por causa da da sujeira, e muita sujeira...rsrs
Jonathan Kerckoff- Mensagens : 35
Pontos : 49
Data de inscrição : 21/12/2014
Idade : 31
Localização : São José dos Pinhais PR
Re: Funcionamento EGR
Não é somente a válvula EGR que dá problema, ela normalmente é a última a apresentar problema.
A primeira que apresenta é a DPFE que é a que controla a diferença de pressão no tubo que vem do escapamento., note que no tubo onde está presa a EGR, saem duas mangueiras que vão ao a um sensor e esse é o DPFE que verifica a diferença de pressão nesse tubo e manda o sinal para a central que por sua vez, manda o sinal para a válvula de vácuo que é onde sai a mangueirinha que vai para a EGR.
Essa válvula de vácuo tem que ser retirada a tampa dela e limpa a espuma que tem dentro, sai muita sujeira daquela espuma.
A DPFE geralmente tem que ser trocada, pois nenhuma dura tantos anos assim e todas se ainda forem originais, não estão mais funcionando por estarem entupidas.
Dá para abrir elas e limpar, mas dá trabalho e pode não valer a pena.
Eu já abri uma em que o circuito da placa estava queimado além da sujeira que ela tinha.
A primeira que apresenta é a DPFE que é a que controla a diferença de pressão no tubo que vem do escapamento., note que no tubo onde está presa a EGR, saem duas mangueiras que vão ao a um sensor e esse é o DPFE que verifica a diferença de pressão nesse tubo e manda o sinal para a central que por sua vez, manda o sinal para a válvula de vácuo que é onde sai a mangueirinha que vai para a EGR.
Essa válvula de vácuo tem que ser retirada a tampa dela e limpa a espuma que tem dentro, sai muita sujeira daquela espuma.
A DPFE geralmente tem que ser trocada, pois nenhuma dura tantos anos assim e todas se ainda forem originais, não estão mais funcionando por estarem entupidas.
Dá para abrir elas e limpar, mas dá trabalho e pode não valer a pena.
Eu já abri uma em que o circuito da placa estava queimado além da sujeira que ela tinha.
LaercioLMB- Mensagens : 3792
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