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Mensagem  cleiton Seg Mar 23, 2015 5:32 pm

Boa noite estava com um problema de super aquecimento do meu mondeo não chegou a ferve nenhuma vez mais como adquiri a pouco tempo venho buscando no fórum informações para poder ter o melhor do mondeo e aqui me deram a dica de efetuar a limpeza do sistema de refrigeramento do carro a troca da válvula termostatica e da tampa do reservatório pois a mesma tem validade e depois de tudo feito está utilizando água desmineralizada e aditivo sintético feito isso hoje estou aqui para está agradecendo ao companheiro Laércio pela dicas que foram me dadas pois o ponteiro não passa do meio do marcador ficou excelente fica a dica não usar água da torneira pois a mesma é mineral e os mondeo tem suas partes em alumínio que se é sugerido os produtos sintéticos

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Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 23, 2015 7:21 pm

Lhe fico muito grato por seu comentário, pois ajuda muito quando se fala em temperatura elevada em um motor Zetec e muitos discordam do que eu falo e não duvido que muitos achem bobagem isso de não poder usar água de torneira, mas faz sim toda a diferença.
Não adianta só trocar a água se não fizer uma limpeza total do sistema de circulação de água e do radiador, pois a sujeira cria crostas dentro de t5udo, o que dificulta a circulação de água.
A água entra em ebulição a 100° C ao nível do mar e quanto mais se sobe, menor será a temperatura para a água ferver e a água quando ferve, fica mais difícil de dissipar o calor do motor, pois até a água não consegue se manter mais fria que o motor e por isso a temperatura eleva muito mais do que o normal.
A função de um aditivo é de aumentar a temperatura de ebulição da água e se o motor chega a 100° C e a água não ferve, significa que a capacidade da água em refrigerar o motor continuará, pois ela ainda não ferveu e isso facilita a troca de temperatura entre a água e o ambiente quando a água passa no radiador.
Galerias entupidas, reservatórios sujos e tampas cm data de vencimento expirada, tudo é um ponto a mais para o motor esquentar além do normal.
Grandes engenheiros renomados fizeram o projeto de um carro para ser vendido no mundo inteiro e sendo assim, não tem aquela balela que já ouvi de que o Mondeo foi feito para países frios só por que ele foi fabricado na Bélgica, isso é desculpa tupiniquim para fazer gambiarra no carro.
A água da torneira ou de chuva, contém muitos minerais e a de chuva atualmente está pior ainda devido a poluição do ar intensa, o que torna a água da chuva mais ácida que a água da torneira.
Podemos sim destilar em casa a água da torneira, mas isso daria muito mais trabalho e o custo do gás de cozinha para ferver a água e fazer o vapor condensar em outro recipiente para só então usarmos essa água livre de minerais, mas não vejo vantagem em ter todo esse trabalho em casa se tem água destilada para bateria para ser vendida no comércio, como a Radiex.
Sai caro a água?
Sai mais caro ainda consertar o motor por problemas causados por super aquecimento.

Mais uma vez Cleiton, muito obrigado pelo seu comentário, é muito importante isso.
Abraço e tudo de bom a você, sua família e seu carro.

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Mensagem  cleiton Seg Mar 23, 2015 8:46 pm

Eu é que agradeço simplesmente é visível o resultado meu carro aqui na cidade não precisava muito tempo rodando para o ponteiro ficar trabalhando constantemente próximo ao vermelho hoje não passou do meio

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Mensagem  pvs Sáb Mar 05, 2016 6:45 pm

Olá pessoal, o meu mondeo também estava com problema de elevar a a temperatura constantemente, tanto que nestes 4 anos que eu o tenho, queimei a junta do cabeçote uma vez. Após realizar algumas viagens de final de ano, meu mondeo apresentou vazamento da tampa do cabeçote e dos retentores do virabrequim. O mecânico falou que a junta da tampa estava toda desintegrada, devido a alta temperatura. Após trocar a junta e os retentores, estávamos esperando acionar a ventoinha pela primeira vez e observamos que o ponteiro subiu até quase o vermelho e neste momento as duas ventoinhas se armaram. Constatamos que o primeiro estágio não estava se acionando. Levei para o meu eletricista e o mesmo encontrou um relê estragado e também o resistor da ventoinha, aquele que fica no radiador. Além disto, havia "ar" no bloco do motor". O eletricista retirou o ar removendo o sensor que fica no bloco do motor. Após isto, o ponteiro da temperatura não ultrapassa o meio do medidor. Fica a dica, mesmo trocando o sistema de arrefecimento com água e fluído específico, é fundamental "sangrar" corretamente o sistema, caso contrário superaquecerá o motor. Eu havia trocado o sistema a mais de um ano, e o ar ainda estava lá. Até mais, PAblo.

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 05, 2016 10:34 pm

A "sangria" do ar de dentro do motor é feita pelos parafusos que ficam no cabeçote de válvulas. Normalmente se faz isso ao montar o motor e antes de colocar a tampa de válvulas, pois os dois parafusos ficam entre as velas e se não retirar o ar por ali, nunca conseguirá retirar totalmente o ar de dentro do motor, pois o sensor que liga a ventoinha fica em um ponto mais baixo e por tanto, o ar não irá descer.
Ar dentro do motor sempre irá impedir o resfriamento correto do motor.
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