.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptySex maio 17, 2024 11:33 am por LaercioLMB

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptySex maio 17, 2024 11:30 am por LaercioLMB

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

3 participantes

Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Patrick Alves Qui Jun 04, 2015 8:11 pm

Boa noite pessoal, Sou mais um membro do Clube, meu nome é Patrick Alves, 35 anos, Corretor de imóveis, residente em Porto Alegre.
Estou no meu segundo Ford Mondeo, tive um prata faz uns 7 anos, depois dele tive outros fords, nissan, hyundai, fiat, volks, e agora recém comprei um mondeo cinza azulado em estado razoável, digamos que terei que fazer uma geral nele para rodar tranquilo.
Fazem 4 dias que peguei o carro, é um custo benefício muito bom, verifiquei que desde que vendi meu primeiro mondeo o preço das peças até que baixou bastante.
Minha principal meta no momento é:
- Verificar uma leve ocilação na lenta e umas engasgadas que ele dá as vezes, parece que está cortando combustivel;
-troca de correias , filtros e velas
- troca de fluido de arrefecimento
- Verificar suspensao com estalo na dianteira lado direito, geometria e balanceamento
- fazer uma costura no banco do motorista que esta descosturado nas costas.
- troca do parabrisa trincado

De resto funciona tudo e tem um ou outro detalhe de acabamento, pintura do capo e teto um pouco desgastada, coisas da idade que não farei nesse primeiro momento pq a grana ta curta.

Caso alguém tenha sugestões para economizar nesta lista de itens que terei que mexer eu agradeço.


Breve estarei compartilhando minhas emoções abordo do meu novo mondi..

abraço a todos

Patrick Alves

Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 04/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Qui Jun 04, 2015 9:54 pm

tem um auto peça com nome auto peças43 na entrada da alvorada logo que passa o big, eu paguei 89,00 no jogo de vela motorcraft.
o parabrisa so em ferro velho, tem um na estrada caminho do meio que tem uns mondeo la, ta na base de 300 pila.
quanto a pintura pode optar por envelopamento que capo e teto nao passa de 200 pila dependendo da pelicula que quiser usar.
quanto ao oleo eu vi no mercado livre na base de 89 a 100 pila o litro do original que é tambem da marca motorcraft, caso precise de ajuda pra fazer algo eu moro em porto alegre e podemos marcar um dia, não sou mecanico nem eletrecista mas tudo que precisa fazer no meu eu faço quando nao sei busco inf. na net ate achar uma solução pra eu mesmo fazer o que tem que ser feito.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 04, 2015 10:02 pm

Seja bem vindo.

Estalo na suspensão pode ser homocinética com sujeira por ter rasgado a coifa e entrado sujeira. Já aconteceu isso comigo e tem que limpar o quanto antes para a homocinética não quebrar.
As falhas deve ser o chicote dos bicos injetores, comum de ressecar e descascar, dando curto em alguns momentos e o carro falha.
Uma limpeza de bicos injetores é uma boa, pois a nossa gasolina é muito ruim.
Se trocar o fluído de arrefecimento, são 3 litros de aditivos sintético e 3 litros de água desmineralizada, não use água da torneira de jeito nenhum, isso cria crostas dentro do motor por causa dos minerais que a água de torneira contém e essas crostas podem entupir as galerias de refrigeração do bloco ao cabeçote e prejudicar a refrigeração do motor.
O para brisas dele, do modelo 1993 até o modelo 2000, é o mesmo.
Tem que retirar com cuidado os acabamentos laterais dos vidros pois são de alumínio e se entornarem, não vedarão mais como deveriam, além de ficarem feios deformados.
O mesmo com a borracha de acabamento superior do para brisas, pois são peças difíceis de serem encontradas novas e até usadas são difíceis de encontrar.
Trocar correias, filtros e velas é uma boa, pois nunca sabemos quando isso foi feito pela última vez e se algum dia foi feito isso, já que a maioria esperar dar problema para depois trocar.
Costurar o banco, tem um senhor ali na Av. Ipiranga, pouco antes de chegar na Av. Azenha, no sentido de quem vem da Zero Hora, ele é um bom estofador e acredito que poderá fazer essa costura por um ótimo preço.
Já levei um Gol 2001 para fazer os bancos ali e o serviço foi ótimo e bem baratinho os dois bancos da frente.
Sobre geometria, solte o volante do carro e veja se ele puxa, mas isso só depois de fazer o balanceamento das rodas, pois roda desbalanceada também faz o carro puxar.
Se realmente precisar de geometria, só levo o meu na RS Amortece que fica na Sertório quase chegando na Assis Brasil, quem vem do Big Sertório em direção a Assis Brasil, fica no lado esquerdo.
Por que só confio lá?
Pois já havia levado o outro que eu tinha lá algumas vezes e uma delas, eles não fizeram a geometria pois o mecânico especializado no Mondeo não estava lá e eles não queriam mandar outro fazer. Gostei da atitude deles e peguei confiança por isso.
Levei em outro pois precisava verificar antes de viajar, o cara fez porcaria e gastei os dois pneus dianteiros pelo lado de dentro em uma viagem de 1200 km, ou seja, eu devia ter deixado e não ter feito, pois o carro não estava puxando, só fiz isso para ter certeza pois iria pegar estrada durante um bom tempo.
Voltei na RS Amortece quando voltei de viagem e o carro ficou ótimo novamente.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 04, 2015 10:05 pm

Os vidros do Mondeo tem em uma vidraçaria na avenida Saturnino de Brito, quem entra pela protásio em direção a avenida do forte, fica a esquerda.
Troquei lá o vidro da porta quando quebraram ele para roubar a frente do rádio e comprei vidro novo, ali não tem vidro usado, só novo, pois vidro usado tem número de chassis e não é uma boa colocar vidro com numeração de outro carro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Patrick Alves Sex Jun 05, 2015 11:50 am

Bom dia meus camaradas, obrigado!
Bom ter conterrâneos que podemos trocar informações, endereços e dicas para facilitar e baixar o custo de manutenção dessa máquina.

Hoje troquei óleo e filtro, estava nervoso com isso acabei trocando no posto mesmo 10w40 sintetico.

O Motor do meu carro parece estar bem redondo, somente essa questão dos trancos e engasgos que realmente estão me dando um senso de emergencia em resolver, é horrível, parece que o carro vai parar a qualquer momento, eu vi num topico aqui onde o relato do proprietário é bem semelhante ao que ocorre no meu carro, o meu esta esta com a lenta em variações, as vezes em 1,5 giros, as vezes 2 mil giros, as vezes abaixo dos mil giros, e quando venho andando pra parar ele fica alta a lenta e após a parada total ele baixa. Mas seja qual giro ela está ela não fica ocilando, fica normal.
Pisando no acelerador com ele em ponto morto, não demonstra falhas, é somente quando estou andando que ele dá os trancos como se tivesse cortado a bomba de combustivel, geralmente na passada de marcha, daí piso na embreagem volto ele continua ligado bem tranquialo , vou fazendo isso até que ele retorne a funcionar normalmente. Acredito realmente que seja na parte eletrica, cabos de ignição.
Segunda feira vou no mecanico, pedir uma limpeza de todos conectores do motor, troca do sistema de arrefecimento e uma revisão dos chicotes, já peguei os links de onde comprar se for necessário. Acho que esse é o primeiro passo né, pois deixar pra mecanico já vem aquela lista de peças a trocar.

Estou descapitalizado para maiores investidas pelos próximos 30 dias, como não vou viajar nem rodar muitos kms vou na manha com ele até trocar os demais itens, de antemão agradeço pelas dicas valiosas!

Não manjo nada de mecanica nem eletrica, nem me animo a mexer.

Obrigado mesmo, breve vou colocar umas fotos da viatura aqui, e relatar como resolvi os problemas.

Laercio e Carlos, bora marcar um dia desses pra trocar uma idéia pessoalmente, moro no Botânico próximo do Bourbon Ipiranga.


abraço

Patrick Alves

Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 04/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 05, 2015 4:53 pm

Patrick, se desejar, podemos combinar algo e você vir aqui em casa e podemos conversar, trocar ideias e ver o chicote de ignição, tenho um guardado aqui e podemos ver se é realmente o seu chicote que tem problema.
Terá que ter muito cuidado com mexânicos, pois tenho um Mondeo branco que está parado por culpa das gambiarras dos mexânicos e perdi total confiança neles. Até que apareça um que me prove o contrário, são um bando de gambiarristas que adoram adaptar as coisas ao invés de fazer bem feito.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Patrick Alves Sex Jun 05, 2015 7:37 pm

Poh Laercio, seria uma ótima podermos testar esse chicote! não sei como são teus horários, neste final de semana eu estou trabalhando amanhã e domingo de viagem marcada pra Santa Maria, retorno domingo mesmo.
Anota meu whatts ai, vamos combinar! 91184031.

Cara aproveitando o teu conhecimento, o estalo na direita é um estalo quando torço o volante e passo num desnível ou subo uma garagem de calçada, já no liso, tudo e faço zerinho e ele não da nenhum barulho, dei uma verificada por baixo as coifas parecem boas, pode ser pivô ou mola ou outro componente da suspensão ?

Segunda feira sem falta quero fazer a geometria no local que vc indicou, pois os pneus do meu carro estão zerados e não quero correr o risco, de repente la eles me dão umaluz a respeito do estalo.

Fui ali na Saturnino hoje, não consegui localizar o vidraceiro, acabei indo sentido Protasio dobrei a direita e achei o Rey do Vidro, mas estava fechado o prédio e com placas de aluga.

Aproveitei que estava ali, e fui dar uma olhada nos fluídos de arrefecimento nas auto peças da Protásio, não encontrei nada escrito no rótulo dizendo ser sintetico. Alguns dizem orgânico, concentrado e super concentrado, qual a dica?

Abraços.


Patrick Alves

Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 04/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 05, 2015 10:16 pm

Orgânico é o mineral e não pode ser usado, cria crostas dentro do motor, esses orgânicos foram feitos para carros sem reservatório de expansão e que não tem cabeçote de alumínio.
Sobre a loja de vidros, terei que dar uma passada por lá para ver, o para brisas do meu está trincado também no canto inferior direito, mas nada que seja ruim, só estético mesmo já que o vidro é temperado e com silicone por dentro, não entra água.
Mas pelo pouco que lembro, era o rei do vidro mesmo e ele está na protásio agora, nº 5620.
Tem a Carglass na Sertório, que inclusive repara vidros trincados dependendo da trinca.
O para brisas do meu parece que pegou areia em dia de vento e está todo marcado e em dias de sol bem cedo da manhã, quando o sol bate direto no vidro, quase nem se enxerga nada para a rua, fica horrível de dirigir.
Tenho que ir lá ver para eles polirem o vidro e reparar a trinca se for possível ou trocar o para brisas, o que for mais viável.


Última edição por LaercioLMB em Sáb Jun 06, 2015 6:58 pm, editado 1 vez(es)
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Patrick Alves Sex Jun 05, 2015 10:27 pm

O meu também é no lado direito, canto inferior, tipo uma meia lua. Pelo que vi, não é o vidro original.
Meu problema é que ainda tenho que fazer a transferencia do veiculo, primeiro vou tentar com o vidro assim, apenas colocando um adesivo em cima do trincado kkkk se reprovar vou procurar um despachante, pois estou realmente no limite financeiro por um tempo.
Um amigo ficou de me passar o numero de uma vidraçaria, eu vou tirar o orçamento e te aviso o valor.
Abrass

Patrick Alves

Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 04/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Sex Jun 05, 2015 10:41 pm

a lenta do mondeo, pelo menos a do 1.8 é entre 850 a 900 rpm, um dos meus mondeos estava com essa oscilação na lenta, no corpo da borboleta tem um parafusinho que calça a abertura da borboleta e ela ficava um pouquinho aberta, e ela tem que estar totalmente fechada sem passagem de ar entre a borboleta e o cordo da mesma, para que o ar fique passando somente pelo (atuador da marcha lenta) eu abri o parafusinho ate a borboleta se fechar completamente e a oscilaçao parou e a rotação ficou em 850 rpm na lenta.
remova a caixa de ar de cima do corpo da borboleta e olhe se ela nao esta meia aberta por causa do parafuso ou ate mesmo pelo cabo do acelerador muito esticado, um dos dois pode esta deixando folga na borboleta e o atuador nao esta agindo como deveria para mandar inf. correta pra ECU.
na borboleta tambem tem um micro furinho, pegue um cabelinho de vassoura que é plastico e passe por ele pra limpar a passagem dele, so nao deixe cair pra dentro Smile revise as manguerinha da egr alias todas as manguerinha que estao conectadas no coletor pra ver se não ah entrada de ar falsa no coletor de admissão.
posse ser que resolva.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jun 06, 2015 8:59 am

Não existe parafusinho para regular abertura de borboleta da TBI, aquilo foi colocado ali por algum mexânico que achou que abrindo a borboleta igual a um carburador, a lenta ficaria mais alta.
Se tem parafusinho calçando a borboleta, arranque fora.
É ali naquele ponto que alguns mexânicos costumam colocar um "parafusinho" para tentar regular a lenta do Mondeo e não é com nenhum parafusinho que irá acertar a lenta, pois se abrir um pouco a TBI, a central irá identificar a abertura pelo sensor da TBI e irá fechar o atuador da lenta para compensar.
É para isso que serve o atuador da lenta no Mondeo, quando a borboleta está TOTALMENTE fechada, o atuador entra em ação para dosar a quantidade de ar para manter o motor em baixo rpm.
Ali é onde colocam esse maldito parafusinho. O segundo Mondeo que comprei veio com esse maldito e eu o arranquei fora, pois se ficar, a borboleta da TBI não irá fechar totalmente como deve.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então, se tiver algum parafusinho nesse ponto encostando no braço que abre a borboleta, arranque fora, pois ele não é dali e foi colocado por mais um que não entende nada de motor com sensores eletrônicos.

Assim é aquele furinho da borboleta, ele é bem pequeno e o segundo Mondeo que peguei veio com aquele furinho broqueado para ficar maior.
Ô gente sem noção mesmo que só faz porcaria.
Cada dia me revolto mais com as gambiarras que fazem no Mondeo e juram que fica bom.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Seg Jun 08, 2015 8:24 pm

LaercioLMB escreveu:Não existe parafusinho para regular abertura de borboleta da TBI, aquilo foi colocado ali por algum mexânico que achou que abrindo a borboleta igual a um carburador, a lenta ficaria mais alta.
Se tem parafusinho calçando a borboleta, arranque fora.
É ali naquele ponto que alguns mexânicos costumam colocar um "parafusinho" para tentar regular a lenta do Mondeo e não é com nenhum parafusinho que irá acertar a lenta, pois se abrir um pouco a TBI, a central irá identificar a abertura pelo sensor da TBI e irá fechar o atuador da lenta para compensar.
É para isso que serve o atuador da lenta no Mondeo, quando a borboleta está TOTALMENTE fechada, o atuador entra em ação para dosar a quantidade de ar para manter o motor em baixo rpm.
Ali é onde colocam esse maldito parafusinho. O segundo Mondeo que comprei veio com esse maldito e eu o arranquei fora, pois se ficar, a borboleta da TBI não irá fechar totalmente como deve.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então, se tiver algum parafusinho nesse ponto encostando no braço que abre a borboleta, arranque fora, pois ele não é dali e foi colocado por mais um que não entende nada de motor com sensores eletrônicos.

Assim é aquele furinho da borboleta, ele é bem pequeno e o segundo Mondeo que peguei veio com aquele furinho broqueado para ficar maior.
Ô gente sem noção mesmo que só faz porcaria.
Cada dia me revolto mais com as gambiarras que fazem no Mondeo e juram que fica bom.

ai voce forco Laercio, entao um mecanico moldou na tbi a base pro parafuso e colocou o parafuso ali? tirar esse parafuso fora tu tranca a borboleta a menos que a borboleta seja adaptada ou desgastaram ela em volta pra nao ficar presa.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Seg Jun 08, 2015 9:10 pm

Quer que eu te mostre uma TBI de fábrica sem esse parafuso?
A borboleta não tranca, ela fecha totalmente mesmo e tem aquele furinho justamente para compensar a borboleta fechada totalmente e quem faz a lenta é o atuador da marcha lenta.
Se a borboleta estiver trancando é sinal que andaram fazendo alguma gambiarra a mais.
Vou ver se amanhã pela manhã eu lembro de tirar uma foto de uma TBI que não passou pelo processo de gambiarra, mas tem várias na internet para ver.
Olhe essa mesmo que eu postei a foto, tem aquela saliência sim, mas não tem parafuso ali e não forcei nada, não tem mesmo o parafuso e a borboleta não tranca coisa nenhuma.

Procurei mais algumas aqui.

Onde está o parafuso?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E nessa onde está o parafuso?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E essa outra onde está o parafuso?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não tem parafuso de encosto na TBI, são os mechânicos que acham que se abrir um pouco a borboleta a lenta não cai a ponto do motor apagar, mas se abrir a borboleta, o atuador compensa fechando um pouco, ou seja, só prejudica a mistura ar / combustível mexer na TBI, pois o sensor de posição da TBI identifica que a TBI está um pouco aberta.
Borboleta não trava e se travar, está na hora de trocar e não de fazer gambiarras.
Os dois Mondeo que tenho, nenhum tem esse parafusinho, um por que já não tinha mesmo e o outro por que eu tirei depois que vi a barbaridade que fizeram pois o carro não tinha lenta e bastou eu trocar o chicote que a lenta estabilizou.

Ahhh, e um detalhe, ali onde fazem o furo para colocar um parafuso, é o batente de braço da borboleta justamente para ele não bater no corpo da TBI justamente para não trancar.
O meu não tranca, por que o seu haveria de trancar?
O braço encostou no batente, a borboleta não prensa no corpo da TBI.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Seg Jun 08, 2015 9:33 pm

LaercioLMB escreveu:Quer que eu te mostre uma TBI de fábrica sem esse parafuso?
A borboleta não tranca, ela fecha totalmente mesmo e tem aquele furinho justamente para compensar a borboleta fechada totalmente e quem faz a lenta é o atuador da marcha lenta.
Se a borboleta estiver trancando é sinal que andaram fazendo alguma gambiarra a mais.
Vou ver se amanhã pela manhã eu lembro de tirar uma foto de uma TBI que não passou pelo processo de gambiarra, mas tem várias na internet para ver.
Olhe essa mesmo que eu postei a foto, tem aquela saliência sim, mas não tem parafuso ali e não forcei nada, não tem mesmo o parafuso e a borboleta não tranca coisa nenhuma.

Procurei mais algumas aqui.

Onde está o parafuso?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E nessa onde está o parafuso?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E essa outra onde está o parafuso?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não tem parafuso de encosto na TBI, são os mechânicos que acham que se abrir um pouco a borboleta a lenta não cai a ponto do motor apagar, mas se abrir a borboleta, o atuador compensa fechando um pouco, ou seja, só prejudica a mistura ar / combustível mexer na TBI, pois o sensor de posição da TBI identifica que a TBI está um pouco aberta.
Borboleta não trava e se travar, está na hora de trocar e não de fazer gambiarras.
Os dois Mondeo que tenho, nenhum tem esse parafusinho, um por que já não tinha mesmo e o outro por que eu tirei depois que vi a barbaridade que fizeram pois o carro não tinha lenta e bastou eu trocar o chicote que a lenta estabilizou.

Ahhh, e um detalhe, ali onde fazem o furo para colocar um parafuso, é o batente de braço da borboleta justamente para ele não bater no corpo da TBI justamente para não trancar.
O meu não tranca, por que o seu haveria de trancar?
O braço encostou no batente, a borboleta não prensa no corpo da TBI.

eu nao disse que não existe de fabrica a tbi sem o parafuso.
assim como existe a de fabrica sem o parafuso tambem existe a que vem com o parafuso.
tambem nao afirmei que a do mondeo é com parafuso ou sem o mesmo, mesmo porque nao existe mondeo velho que nunca tenha sido mexido.
na tbi do meu tem e nao foi mecanico que colocou, mesmo porque mecanico nao tem a capacidade de por um micro parafuso allen so pra subir a leta de um carro sendo que pra isso é so ajustar o cabo do acelerador.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Seg Jun 08, 2015 10:56 pm

Carlos, o Mondeo não tem parafuso de regulagem e nem o Escort 16V.
Também não adianta puxar cabo de acelerador para subir lenta que a central logo identifica isso e fecha o atuador da lenta para compensar.
Eu já cometi esse erro uns anos atrás e sei muito bem que a central compensa o que queremos abrir pensando que a lenta vai subir por que não vai.
Ali só tem um batente, não tem nenhum parafuso de nenhum ajuste e é perfeitamente possível até eu mesmo em casa pegar uma furadeira, abrir um furinho de 2,5 mm e passar um macho M3 e socar ali um parafuso allen M3 sem cabeça.
Isso nunca veio de fábrica com parafuso de ajuste e se quiser tirar sua dívida, vá nas autorizadas Ford e pergunte lá.
Lembra daquele manual haynes ford mondeo service and repair manual onde fala sobre toda a manutenção do Mondeo? Procure lá onde fala de parafuso de ajuste de lenta, não tem parafuso de ajuste de lenta pois isso é a central que faz abrindo ou fechando o atuador de marcha lenta conforme a vazão de ar enviada pelo MAF e mistura ar combustível da sonda lambda.
Se fosse assim, ao entrar ar falso na admissão, o motor teria que acelerar e não o faz pois a central identifica isso e fecha o atuador de marcha lenta.
TBI não é igual a carburador que tem ajuste de abertura de borboleta.

Experimente puxar o cabo do acelerador um pouquinho e deixar ele travado daquele jeito como se tentasse subir um pouco a lenta e deixe ele daquele jeito para ver se a central logo não estabiliza a lenta.
O carro só irá ficar acelerador se o atuador não tiver mais como fechar o ar, pois se tentar travar o acelerador em um determinado ponto e andar com o carro, logo a central irá identificar a posição e baixar a lenta onde deve ser.
TBI não tem ajuste de lenta, é a central que faz isso.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Ter Jun 09, 2015 11:22 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Ter Jun 09, 2015 11:44 am

E você acha que isso é de fábrica?
Também já peguei um com um maldito parafusinho de fenda colocado no mesmo lugar.
TBI não tem ajuste de lenta, nunca teve e nunca vai ter.
O que deteremina a lenta é o atuador de marcha lenta e não a borboleta da TBI.
O tempo dos carburadores já passou, estamos na era dos sensores eletrônicos para tudo e não adianta eliminar sensores e colocar parafusinho em borboleta de TBI para dar lenta que não vai rolar.
Vá na Ford e pergunte para o gerente da mecânica ou para o mecânico chefe e veja se tem parafusinho de ajuste de abertura de borboleta em TBI de qualquer motor ZETEC.
Não tem.


E sinceramente, daqui em diante, pense o que você quiser, mas não espere que o motor funcione direito, pois ligar é uma coisa, funcionar corretamente é outra bem diferente.
Eu já cometi esse erro com o meu primeiro Mondeo,, montei o motor, falhava e não tinha lenta e apagava, botei fita crepe no calço da borboleta para deixar ela mais aberta, funcionou uns 5 minutos e cai a lenta e apagou de novo, liguei e não segurava lenta, apagava e a borboleta do TBI ali, mais aberta.
É pura ilusão achar que abrir a borboleta da TBI vai aumentar a lenta do motor, isso non ecxiste.
Você só vai aumentar o consumo de combustível na lenta, mais nada, pois o sensor da borboleta identifica a abertura e passa esse comando a central EEC que injeta mais combustível.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Ter Jun 09, 2015 11:57 am

ta Laercio talvez esses dois videos responda a tua pergunta, tanto que na 1º imagem que voce postou tem o lacre de fabrica no parafuso, aquela imagem que tem o circulo vermelho aparece nitidamente o lacre que vem de fabrica.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Ter Jun 09, 2015 12:24 pm

E no primeiro vídeo já dá para notar que a central ajustou a entrada extra de ar e fechou o atuador de marcha lenta.
O cara celerou, ajustou o "parafusinho" para deixar a aceleração mais alta, deu umas aceleradas, soltou o acelerador e logo a lenta baixou sem ele mexer no "parafusinho" e o a lenta voltou a oscilar.
A central identifica isso e fecha o atuador.

Não é à toa que os Mondeo atualmente é muito difícil de ter um sem gambiarra de tanto que o pessoal acostumado e mexer com carburador, pensa que TBI é igual a carburador e não é.
Mas tudo bem, se quer acreditar em ajuste de lenta na TBI, siga em frente, o carro é seu e você tem o direito de fazer o que quiser.
Sinto muito.

E outra, o carro está funcionando sem o MAF.
Ligue o seu sem o MAF e veja se o motor fica ligado, o que prova que o motor do vídeo é uma gambiarra pura.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Ter Jun 09, 2015 12:33 pm

Assisti ao segundo vídeo e ali fala em alto e bom todo que aquele carro que tem aquele parafusinho que não é um ZETEC 16V, por tanto não a dianta comparar motores diferentes, ele fala em alto e bom todo que aquele parafusinho que aquele carro tem, não adianta querer mexer nele e alterar a posição da borboleta, que isso é função do atuador de marcha lenta.

No próprio vídeo que você postou fala bem claramente que não adianta mexer na abertura da borboleta que não vai adiantar nada, é o atuador quem faz a lenta do carro.



Será que é tão difícil de você aceitar isso?
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Ter Jun 09, 2015 12:39 pm

Segue o que está no final do vídeo que você mesmo postou.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

TBI não tem regulagem de lenta, esqueça isso, pois sua ideia de regulagem de lenta em motores ZETEC está muito ultrapassada.

LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Qua Jun 10, 2015 5:53 am

o que comentei la em cima foi que o meu veio com o parafuso mexido e que mantinha a borboleta aberta que eu tive que abrir o parafuso para a borboleta voltar a ficar fechada, e que a aceleração que estava alta voltou para o normal de 850 a 900 rpm, voce pendeu pra um assunto totalmente diferente dizendo que tbi nao existia parafuso de regular a lenta, os videos que postei mostram que existe e que vem de fabrica e lacrado, e é logico que se um parafuso em uma peças dessas vem lacrado é porque nao é pra ser reajustado por qualquer um, mas como no meu foi alterado eu coloquei ele na posição correta que é deixando a borboleta fechada e nao aberta, é bem simples coloque o parafuso mantendo a borboleta aberta e responda se a ECU vai conseguir manter teu carro na lenta de 850 a 900 rpm, ele nao fica, e no segundo video é um ford e ate o atuador da lenta é o mesmo do mondeo.

e outra coisa o motor do video nao é um zetec 16v mas usa a mesma TBI que o zetec usa.
e nem todos zetec sao 16v
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Qua Jun 10, 2015 8:13 am

Se houve algum mal entendido, me desculpe, mas os textos me deram a entender que era para regular a lenta na TBI.

Um detalhe, a TBI do vídeo do dr. carro não é a mesma TBI do ZETEC 16V, olhei com bastante atenção e não é nem aqui e nem na China, é a TBI de um Ford Ka que não tem nada a ver com o Mondeo e ser ZETEC não quer dizer nada, pois tem várias versões de ZETEC e comparar um 8V com um 16V não é uma boa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Perfil excluido Qui Jun 11, 2015 12:25 am

pra resumir, o motor do video, nao to 100% certeza, mas me parece um Zetec Rocan, e a frente do carro parece um focus.
e si o parafuso for alterado fazendo abrir a borboleta vai aumentar a lenta do carro, porque vai dar um avanço no sensor da borboleta fazendo o sensor enviar inf. para a ECU que a borboleta esta acionada e a ecu vai enviar o comando para o atuador da lenta subir a aceleração, mesmo que seja so 50 ou 100 rpm vai subir. por isso que o parafusinho de regulagem vem lacrado e nao pode ser mexido, na fabrica eles regulam aquele parafuso de acordo com o sensor, ecu, e atuador.

ai funciona assim, o cara leva o carro no mecanico, eles trocam uma peça, as vezes ate original e boa e colocam uma paralela, pra depois eles venderem a original pra um proximo cliente, ai o carro com peça paralela fica desrregulado, com a lenta alta ou baixa do normal, o que acontece, ele vao la no parafusinho fuçar pra por a lenta pra cima ou pra baixo de acordo como o carro foi.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 11, 2015 10:25 am

A tua lógica tem sentido Carlos, mas na prática não funciona assim.
O motor do vídeo é sim um Zetec Rocam, mas do Ford KA e não Focus.
A central EEC está programada para deixar a lenta em 900 rpm e não adianta querer subir ou alterar o rpm da lenta pois a central vai fazer de qualquer forma a lenta voltar a 900 rpm
Essa informação a central pega do sensor de fase e o sensor de comando de válvulas e não tem atuador de lenta similar, é ou não é.
O atuador de marcha lenta do Mondeo é o mesmo utilizado no Escort ZETEC, no Focus, na Eco Sport e na Courier. Não sei te dizer se é o mesmo no KA, ou seja, não é adaptado e tão pouco tem ajuste diferente, pois é a central que manda o atuador abrir ou fechar conforme leitura da borboleta da TBI e demais informações de rpm.
Experimente acelerar o seu e deixar acelerado para ver se após alguns minutos a central não ajusta tudo para fazer ele voltar a 900 rpm.
Estamos falando de carros com programações de computador e não de ajustes mecânicos, por tanto, não adianta a gente se iludir com ajustes mecânicos que a única coisa que iremos fazer é prejudicar a central em seu bom desempenho, na tentativa de querer ajustar o carro conforme foi programada devido as nossas insistentes tentativas de querer fazer o que não é para ser feito.
Para você ter uma ideia, esse Mondeo que tenho agora, veio com o furo da borboleta arrombado, veio com um furo com parafuso no batente do encosto do acionador da borboleta na tentativa de deixarem ele mais acelerador e o que aconteceu? a lenta oscilava o tempo todo e apagava.
Peguei a TBI que tenho sobrando aqui e fui esmiuçar o tal parafusinho que você mencionou e ele vem lacrado com resina mesmo, mas de impossível acesso sem você retirar o parafuso do suporte do cabo do acelerador, mas o meu tinha outro parafuso a mais colocado nos pontos onde te mostrei nas fotos e nisso, te peço desculpas por ter confundido os parafusos que no meu e no de outro, foram colocados esses parafusos que te mencionei e sem sucesso lógico.
Mas não adianta querer ajustar parafuso para deixar a lenta sequer 50 rpm a mais ou a menos, pois a central vai ler o rpm do motor e tentar até conseguir fazer o motor voltar aos 900 rpm e se não conseguir, ficará em um trabalho constante de tentar ajustar isso até danificar alguma coisa.
Aquele primeiro vídeo que você postou onde mostra oc ara aumentando a lenta, note que a TBI está sem o duto de ar que por sua vez, está sem o sensor de MAF e o carro não fica funcionando sem o MAF, sei disso pois um dos testes do MAF é assoprar o sensor com o motor ligado.
Se retirar o MAF o carro funciona um pouco e apaga. Já fiz isso sem querer, liguei o carro sem o sensor de MAF conectado e do nada o motor apagou e não ligou, aí me dei conta do MAF desligado sem o duto de ar ligado na TBI.
Liguei ele assim na tentativa de localizar uma possível entrada falsa de ar, pois sem o ressonador e o duto ficava mais visível tudo, mas não deu certo, o motor apagou.
Por isso é que afirmo que o motor do primeiro vídeo foi alterado e garantir que a alteração ficou boa, não tem como, pois a lenta no vídeo estava oscilando e não importava onde ele deixava a lenta, a central tentava fazer voltar aos 900 rpm e a oscilação voltava.
A borboleta da TBI tem que ser sim totalmente fechada e se notarmos a gambiarra dela um pouco aberta, é correto sim fazer ela voltar a posição original, mas não será isso que irá ajustar a lenta e sim ajustar a posição correta do sensor da borboleta para ele enviar a informação correta para a central para ela enviar a informação correta para o atuador abrir ou fechar.
Você só poderá mudar a lenta do carro se alterar a programação da central, fora isso, tudo o que você tentar fazer, será em vão, pois a central tem como função a lenta de 900 rpm e ela vai tentar de todas as maneiras fazer a lenta ficar em 900 rpm não importando que atuador você coloque ali.


O maior problema do Mondeo foi ele ter entrado com uma tecnologia muito além do conhecimento dos nossos mecânicos na época que veio para o Brasil e os mecânicos mal estavam sabendo consertar um motor com injetor monoponto, quem dirá um multiponto.
Mal estavam acostumados ainda com ignição eletrônica, pois era coisa nova no mercado Brasileiro e todos os mecânicos estava acostumados com bobina única, platinado e condensador e os primeiros carros com ignição eletrônica ainda vinham com distribuidor e quando pararam de vir com distribuidor, vindo com bobinas múltiplas, meio que se perderam pensando ser tudo a mesma coisa e não é.
Um exemplo disso é a mania de colocar água fria no motor com o motor funcionando, isso funcionava nos carros com água direto no radiador e agora como são com reservatórios de expansão, pensam ser a mesma coisa e não é e os frentistas de agora aprenderam com os mais velhos sobre colocar água fria com o motor funcionando, mas as coisas mudaram, não é mais a mesma coisa, assim como verificar nível de óleo com o motor recém desligado, o nível sempre estará um pouco baixo, mas se deixar para verificar o nível pela manhã antes de ligar o carro pela primeira vez no dia, verá o nível correto de óleo.
São tantos detalhes Carlos que vieram de gente acostumada a trabalhar com carburador, fuçar em opalão e achar que é tudo a mesma coisa, mas não é, estamos em uma era digital onde o carro tem pensamento próprio e não falta muito para ter decisões próprias.
Os carros automáticos antigos era hidramáticos e não automáticos, pois as marchas eram trocadas por diferentes níveis de pressão do óleo da caixa, hoje são inteligentes e trocam com informações vindas de uma central eletrônica, por isso o conserto de uma caixa hidramática era muito cara, pois o mínimo desajuste de uma válvula ela não funcionava e agora são somente sensores, não tem segredo nenhum, mas o alto custo de manutenção das caixas hidramáticas se manteve nas automáticas devido ao olho grande do brasileiro, mas uma caixa automática não tem mais todo aquele mistério de ajustes e regulagens, pois é a central que manda informações para acionar ou desacionar válvulas da caixa e trocar as marchas e até o óleo usado nelas é diferente agora.
Eu quando comecei a aprender sobre carros com injeção e ignição eletrônica, vim de um mundo de carburadores, platinados, condensadores, onde apenas um fio do positivo da bateria no positivo da bobina e uma empurradinha no carro ele ligava e pronto, hoje não é mais assim e não adianta a gente querer mudar isso.
Já vi gente comentando de colocar gasolina na TBI para ligar o carro pensando ser igual a um carburador que se colocava gasolina no venturi do carburador e a gasolina caia direto para os cilindros.
Primeiro, a gasolina colocada na TBI vai parar lá no fundo do coletor de admissão e pouquíssima coisa do vapor da gasolina é que irá ser puxado para os cilindros e outra, querer ligar o carro sem o MAF ligado ele nunca ficará ligado não importando o quanto de gasolina você jogue na TBI.
Temos que evoluir e parar de acreditar que carro eletrônico funciona igual a carro mecânico, pois não funciona, embora o motor continue sendo a explosão com 4 tempos.
A transformação do combustível em energia continua sendo da mesma maneira que quando foi inventado o primeiro motor 4 tempos, mas a forma que ele funciona mudou totalmente.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza Empty Re: Novo Membro na área - Mondeo Clx 2.0 16v ano 1997 | 1998 cinza

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos