.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Moldura do painel
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptySex maio 17, 2024 11:33 am por LaercioLMB

» RESOLVENDO PROBLEMAS DO MONDEO TRAVAS E ALARME,SISTEMA DE AGUA
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptySex maio 17, 2024 11:30 am por LaercioLMB

» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB


FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

4 participantes

Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  EDUARDO L BRANDAO Dom Jun 07, 2015 3:33 pm

Pessoal,
Alguém sabe como é o funcionamento do piloto automático do Mondeo GLX 98, pois o meu parou de funcionar e observei que isto ocorreu logo após eu ter feito os freios do carro, foi trocado o fluido e feito manutenção no servo freio. Como já é de se esperar eles não mexeram em nada além dos freios.
Como funciona o sistema completo enfim existe sensores em algum lugar, etc...


Att
Eduardo
EDUARDO L BRANDAO
EDUARDO L BRANDAO

Mensagens : 31
Pontos : 57
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 50
Localização : UMUARAMA - PR

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Dom Jun 07, 2015 5:06 pm

Veja se o conector do modulo do piloto automático não está solto ou com fio arrebentado.
O módulo do piloto automático fica logo atrás do alojamento do amortecedor dianteiro esquerdo, perto da parede de fogo e dali sai um cabo que vai até a TBI.
Pode ter soltado o cabo ou o conector frouxo por terem mexido no sistema de freio, já que o servo freio fica bem perto do módulo do piloto automático.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Qua Jul 22, 2015 8:38 pm

Já resolveu o problema?
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  raphudo Qui Jul 23, 2015 9:37 am

Laércio, depois de terem trocado a embreagem, parou de funcionar o piloto automático aqui também..
Só para entender direitinho, tenho que verificar o canto esquerdo, acima do reservatório de expansão, certo?
É pq não sei bem onde fica a parte anti-chama... é aquele assoalho preto onde estava presa a DPFE?

Pq ontem eu tirei aquela caixa de ar (não sei o nome) que vai em cima da TBI e aparentemente não tinha nada solto e ai fiquei encanado do que fazer pra arrumar...
E to decidido que não levo mais em mecânico por qualquer coisa, cobram caro e ainda trabalhando mal.. Muitas vezes o carro voltou com mais problema do que quando mandei.
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Qui Jul 23, 2015 7:02 pm

raphudo escreveu:Laércio, depois de terem trocado a embreagem, parou de funcionar o piloto automático aqui também..
Só para entender direitinho, tenho que verificar o canto esquerdo, acima do reservatório de expansão, certo?
É pq não sei bem onde fica a parte anti-chama... é aquele assoalho preto onde estava presa a DPFE?

Pq ontem eu tirei aquela caixa de ar (não sei o nome) que vai em cima da TBI e aparentemente não tinha nada solto e ai fiquei encanado do que fazer pra arrumar...
E to decidido que não levo mais em mecânico por qualquer coisa, cobram caro e ainda trabalhando mal.. Muitas vezes o carro voltou com mais problema do que quando mandei.

Tem sensores nos pedais de freios e embreagem que são ligados no piloto automático, parecem sensores de luz de freio e sem eles o piloto automático não funciona direito, pois eles indicam ao piloto automático quando você pisa em um desses pedais e o piloto automático deixa de funcionar, para proteger o motor se não, ao pisar no freio o motor continuaria acelerando, forçando o sistema de freio e ao pisar na embreagem, a aceleração do motor iria disparar pois não tem mais carga no motor.
A parede de fogo ou corta chama é toda a carroceria que fecha o cofre do motor da cabine dos ocupantes do carro, é onde fica colocado aquele feltro anti ruído.
A chapa onde está a DPFE fica na frente da parede de fogo do carro.
O reservatório de expansão fica no lado direito do carro e não no esquerdo.
No lado esquerdo ficam a caixa de fusíveis, o filtro de ar, o suporte do amortecedor na caixa de roda e atrás dessa caixa de roda onde prende o amortecedor é que fica o módulo do piloto automático.
Bem pertinho do sistema de servo freio do carro, onde tem o líquido de freio.
Ali fica o módulo do piloto automático e embaixo do módulo, virado para o servo freio, fica o conector elétrico do módulo do piloto automático.
Pode ter sido desconectado para facilitar mexerem no sistema de freio e embreagem e esqueceram de conectar de novo.

O módulo do piloto automático fica escondidinho nesse local.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PS: A foto não é do meu, pois eu não deixo motor sujo desse jeito, carro meu não tem motor sujo.
Peguei essa foto agora na internet para não precisar ir tirar uma foto do meu.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  raphudo Seg Jul 27, 2015 8:31 pm

Pior que o cabo neste local está conectado direitinho.. não sei mais o que fazer.. já olhei perto da tbi do lado do cabo do acelerador e não sei, aparentemente esta tudo conectado... não estou entendendo muito bem..
Tem mais algum local que deva checar?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Seg Jul 27, 2015 9:25 pm

O chicote elétrico que fica em baixo dele que liga o módulo a elétrica do carro e nos pedais se não está faltando interruptor, pois o piloto automático não funciona se não tiver os interruptores dos pedais de freio e embreagem.
Inclusive no acelerador tem um interruptor que monitora se a gente pisa em um desses pedais.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  raphudo Seg Jul 27, 2015 9:49 pm

Vou dar uma olhadinha amanhã cedo nos pedais pra ver se encontro os conectores, espero que sejam fáceis de achar..
Mas se o problema forem esses conectores, seria o suficiente para impedir que acione o piloto automático?
Chato isso, levar o carro no mecânico e voltar depenado
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Ter Jul 28, 2015 6:51 am

É que a maioria não sabe nada de mecânica ou eletricidade e acham que não precisa disso ou daquilo e dá nisso, carro saindo de oficina sem funcionar direito.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Sensor

Mensagem  mvccorp Ter Ago 18, 2015 5:04 pm

Ei não poderia ser o sensor de velocidade que fica acoplado a roda, o Piloto automático do meu funciona direito. Uma vez ligado e na velocidade certa ele conduz o carro acelerando e freiando, SE eu acelero o carro no pedal ele aceita a aceleração sem desligar o piloto, mas basta um toque no freio que desarma tudo.

Já aconteceu de eu passar num buraquinho um pouco mais crescido na estrada e ele desarmar o P.A.

mvccorp

Mensagens : 7
Pontos : 13
Data de inscrição : 09/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Ter Ago 18, 2015 6:28 pm

mvccorp escreveu:Ei não poderia ser o sensor de velocidade que fica acoplado a roda, o Piloto automático do meu funciona direito. Uma vez ligado e na velocidade certa ele conduz o carro acelerando e freiando, SE eu acelero o carro no pedal ele aceita a aceleração sem desligar o piloto, mas basta um toque no freio que desarma tudo.

Já aconteceu de eu passar num buraquinho um pouco mais crescido na estrada e ele desarmar o P.A.

Não tem sensor de velocidade acoplado na roda, o sensor de velocidade fica na caixa de marchas e nas rodas quando tem, é o sensor do freio ABS e não de velocidade.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  raphudo Ter Ago 18, 2015 6:29 pm

É de fácil acesso essa caixa de marchas? Deve ter estragado neste local quando foi feita a troca da embreagem =(
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Ter Ago 18, 2015 6:44 pm

A caixa de marchas é toda aquela parte de alumínio que fica presa na parte de trás do motor (lado esquerdo já que o motor está na transversal
com o carro).
Retire a mangueira que vi do filtro até a TBI e poder´ver o sensor de velocidade com 3 fios saindo dele.
Ainda não sei como se retira o sensor de velocidade, mas o que sei é que temos que ter muito cuidado ao retirar ele para o pinhão de plástico não cair dentro da caixa e ter que desmontar a caixa para retirar o pinhão.
Pela distância que fica olhando por cima do carro,é mais fácil fazer a manutenção nesse sensor por baixo do carro.
Eu já troquei os fios desse sensor sem tirar ele do lugar, mas fiz tudo isso por baixo do carro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  raphudo Ter Ago 18, 2015 6:49 pm

Ah estou confundindo, o sensor de velocidade é aquele que afere a velocidade no velocímetro, correto? Se for esse já realizei a troca e aparentemente não tem relação nenhuma com o piloto automático, que não consigo arrumar de jeito nenhum.. fico imaginando, o que pode ter soltado quando foi trocada a embreagem...
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  LaercioLMB Ter Ago 18, 2015 10:22 pm

Tem sim, pois um dos fios do módulo do piloto automático é ligado ao VSS que é do sensor de velocidade, para que o módulo possa memorizar a velocidade que você programar.
Cheque os sensores dos pedais de freio e embreagem, pois se um deles ficar fechado ou travado fechado (ligado), o piloto automático não vai funcionar.
Além do interruptor da luz de freio, tem mais dois interruptores parecidos nos pedais de freio e embreagem e se mexeram no pedal da embreagem, devem ter deixado algo montado errado nesses pedais.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3797
Pontos : 3849
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98 Empty Re: FUNCIONAMENTO DO PILOTO AUTOMATICO Mondeo GLX 98

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos