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Tampa do tanque / bomba

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Mensagem  Paulo Cesar Qua Jun 10, 2015 8:56 pm

Hoje fui ao posto encher o tanque, o carro estava perfeito, mas quando terminou de abastecer e logo qdo liguei o carro começou a falhar e saiu engasgando. (o posto é confiavel). Comecei a sentir um cheiro forte de gasolina, foi um sufoco para chegar em casa com o carro engasgando em marcha lenta e arrancada, tive que ficar bombando para pegar aceleracao já em alta não demonstrava muito problema. Chegando em casa levantei o banco e vi que esta umido em volta da tampa. Esta tampa tem anel de vedação? e a gasolina pode estar dando curto nos cabos? confused

Paulo Cesar

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Mensagem  LaercioLMB Qua Jun 10, 2015 9:50 pm

Jamais se deve encher o tanque mais do que a bomba do posto der o primeiro aviso de tanque cheio, pois encher até a tampa dá retorno no canister e isso prejudica o funcionamento do motor.
Muitos não dão bola para isso, mas não é bom para o carro.
Nunca vi dar vazamentos no anel de vedação da bomba de gasolina, mas se alguma vez foi aberto e mal fechado, pode dar sim e se o canister estiver entupido, quando há pressão dentro do tanque devido ao calor da rua, não tem onde haver suspiro do tanque já que o suspiro do tanque não é como nos carros antigos, um furinho na tampa, o suspiro é feito através do canister e encher demais o tanque pode causar danos ao canister.
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Mensagem  Paulo Cesar Qui Jun 11, 2015 6:48 am

obrigado Laercio, como sempre bem prestativo.

Sim, nunca deixo o frentisti colocar mais gasolina apos o disparo do automatico e sim recentemente troquei o reparo da bomba, mas como disse o carro estava perfeito até parar em frente a bomba e logo que liguei já começou a engasgar, ressalto que tenho outro carro que abasteco lá e tudo perfeito com a gasolina deste posto. A unica coisa anormal é o vazamento e com isso fios molhados.

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Mensagem  Marcelo Lima Qui Jun 11, 2015 8:09 am

Olá, este final de semana eu levei o meu pra trocar uma borracha de vedação que vai dentro do tanque, na junção onde entra o tubo que leva a gasolina até ele. Se eu enchesse acima do meio começava a pingar gasolina dentro de casa e era insuportável. Pois bem, parece que consegui resolver mais um problema no meu que antes era colado com silicone sei lá e não adiantava nada...fiz questão de por a mão na massa junto com o mecânico para garantir o bom serviço pois limpei todo o silicone velho e se deixasse pra ele com certeza ele ia dar só uma carioca sem se preocupar com o aspecto externo já que o tanque é bem escondido...mas fiquei curioso que tiramos o tanque e vi que embaixo do banco com você citou não deveria ter como ficar úmido pois desta parte para o tanque existe um chicote de uns 20 cm aproximadamente e não há outro tipo de conexão como mangueiras que explicasse essa umidade...não sei se entendi direito sua explicação mas avalia se realmente há relação entre abastecer e ter dado a falha ou se foi uma coincidência...mas considerando é claro tudo que o Laércio comentou...

Abraço e boa sorte!
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Mensagem  Paulo Cesar Qui Jun 11, 2015 9:09 pm

Valeu Marcelo pela contribuição, mas o meu vazamento é no bocal da bomba mesmo, quanto as engasgada pode ser concidencia, pois ontem foi aquele perrengue para voltar do posto ate minha casa neste cavalo bravo, deixei o carro na garagem e hoje a noite fui lá verifiquei o bocal que apesar de seco o cheiro dentro do carro é insuportavel, dei uma partida e belaza aquele motor lizinho sem engasgada. pior que perdi a confiança em sair no role tenho muito receio de ficar na rua porque as engasgadas são bravas, estes problemas que ficam aparecendo e sumindo são os piores.
Alguem sabe se este bocal da bomba tem algum anel de vedação?, alguem sabe o codigo ou nome? será o mesmo do escort zetec?
valeu!

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Mensagem  LaercioLMB Sex Jun 12, 2015 9:59 am

Junta bomba de combustível Mondeo.

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Revirei 30 páginas até encontrar esse, mas deve ter outros.
Se tentar procurar por item eles te redirecionam para uma página de contato com eles, sendo assim, se deseja encontrar alguma coisa nessa loja, tem que olhar página por página das 50 que tem no site.
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Dom maio 15, 2016 8:29 pm

LaercioLMB escreveu:Jamais se deve encher o tanque mais do que a bomba do posto der o primeiro aviso de tanque cheio, pois encher até a tampa dá retorno no canister e isso prejudica o funcionamento do motor.
Muitos não dão bola para isso, mas não é bom para o carro.
Nunca vi dar vazamentos no anel de vedação da bomba de gasolina, mas se alguma vez foi aberto e mal fechado, pode dar sim e se o canister estiver entupido, quando há pressão dentro do tanque devido ao calor da rua, não tem onde haver suspiro do tanque já que o suspiro do tanque não é como nos carros antigos, um furinho na tampa, o suspiro é feito através do canister e encher demais o tanque pode causar danos ao canister.

Laércio, do exatamente a cagada que fiz, enchi o tanque do meu e após a primeira destravada, como sempre dou uma de frentista continuei o abastecimento pra arredondar o valor e devo ter mandado mais uns 250 ml pra dentro, isso foi sexta passada na hora do almoço, hoje a noite estacionei o carro na rua e ao voltar senti cheiro de gasolina, deitei de baixo dele e vi que havia um pequeno vazamento de gasolina bem na entrada do tanque, na junção do tanque com o tubo, ali tem uma borracha de vedação e umas presilhas nesse encaixe, bem ali escorreu, ficou parado por umas 4 horas, não chegou a pingar mas havia umedecido a parte de baixo do tanque. Bem achei que fosse respiro entupido, abri a tampa do tanque e saiu pressão acima do normal. Deduzi que fosse respiro mesmo, porém lendo agora aqui vi que o sistema é diferente. E agora, esperar o tanque ir se esvaziando? Realmente não está havendo respiração devido a quantidade de pressão.
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Mensagem  LaercioLMB Dom maio 15, 2016 10:52 pm

Ele até tem ventilação, mas de circulação única, ou seja, só entra o ar, não sai, tanto é que sempre que abrimos o tanque, sai uma pequena pressão.
Quando o nível de gasolina está no tubo que vem do bocal até o tanque e a borracha não estiver 100% ótima, haverá vazamento sim e isso não ocorre quando paramos de encher o tanque quando dá o primeiro click na bomba do posto.
Por que não ocorre?
Gasolina pesa e se estiver quase no nível do bocal do tanque, pouco acima, não terá peso suficiente para forçar a gasolina a sair além da pressão já existente, até mesmo por que o ar é comprimido no bocal.
Se enchemos o tanque até o bocal, não tem muito espaço para o ar ser comprimido quando houver pressão no tanque e isso fará a gasolina forçar qualquer emenda que tiver que no caso é a borracha que veda o tubo no tanque.
Isso tudo sem falar que com a elevação da pressão e o calor, a gasolina tende a expandir (aumentar volume) e com isso chega ao tubo que vai ao canister, molhando todo o carvão ativado que tem dentro do canister e prejudicando o funcionamento.
Isso de encher até a boca vem do tempo dos tanques com tubo de metal soldado no tanque em que se podia fazer isso já que os motores não tinham injeção eletrônica e a tubulação de gasolina nunca estava sob pressão a não ser quando entupia o furinho de suspiro do tanque que ficava na tampa ou em um tubinho ao lado do bocal.
As coisas mudam e os carros de hoje também mudaram embora o princípio de funcionamento dos motores a explosão continue sendo o mesmo, o modo deles trabalharem mudou muito e não podemos dizer que se dava certo a 30 anos atrás, continua dando certo hoje.
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Seg maio 16, 2016 1:12 pm

Então, foi vacilada mesmo! Depois que limpei, sequei a parte úmida do tanque até agora não voltou a a apresentar vazamento. Porém acredito que não tenha a ver com a parte de ter mandado gasolina no canister, o ponteiro do combustível do jeito que colou na marca de tanque cheio até agora não voltou! Mas minha nova duvida é a seguinte, no Mondeo quando se desliga a chave o marcador também para de funcionar, correto? Caso sim, mesmo que agora tenha enroscado a bóia, porque o ponteiro não volta para a posição inicial, vazio? Por gentileza, verifiquem se o Mondeo de vocês volta para zero quando se desliga a chave, porque pelo que me lembro depois que enchi o tanque e virei a chave para dar partida, fiquei acompanhando o ponteiro ir subindo até o cheio. Detalhe, já rodei 54 km na cidade depois que enchi, deveria ter se movimento o ponteiro.


Última edição por Berguelli em Seg maio 16, 2016 1:15 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção e inserção de mais dados.)
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Mensagem  Alexandre Castellano Seg maio 16, 2016 1:54 pm

Olá gostei muito do tópico, o fato é que quando enchemos o tanque até no gargalo a pressão é muito grande no tanque daí se dá um vazamento na junta da boia, é que essa junta já não esta lá grande coisa, mais só de andar um pouco com o carro essa pressão diminuiu, os meus 2 estavam assim não podia completar que o cheiro era insuportável dentro do carro devido ao vazamento nesta junta ok. Em um deles o mecânico calafetou com borracha de silicone uma boa gambiarra, depois de muito tempo é que eu fui ver ok.

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Mensagem  LaercioLMB Seg maio 16, 2016 9:17 pm

O ponteiro marcador de combustível não vai ao zero com a chave desligada, permanece na posição mesmo retirando o painel do carro.
Somente o ponteiro da temperatura é que vai ao zero quando se desliga a chave.


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O ponteiro sempre permanecerá na última posição quando se desliga a chave e só vai baixando a medida em que a gasolina vai acabando.
Quando o tanque está cheio, o ponteiro demora um pouco sim a começar a baixar, pois a escala do marcador não é precisa como deveria ser e em nenhum carro ele marca exatamente o que tem no tanque, por qual motivo não sei dizer, tanto é que quando entra na reserva, varia muito de carro para carro o quanto ele ainda pode andar sem ficar sem gasolina.
O meu na reserva eu sei que posso rodar 30 km com ele sem problema, mas nunca tentei mais que isso, pois não se pode ficar sem nada de gasolina no tanque e tentar ligar ele, danifica a bomba de gasolina.
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Mensagem  Berguelli - CLX 1997 Qua maio 18, 2016 5:44 am

Opa, o desfecho do ponteiro de combustível foi exatamente conforme o Laércio disse, quando passou dos 80km rodados começou a se movimentar, agora com 125km rodados já está bem visível e marcando entre o 3/4 e o cheio. O cheiro de gasolina e aquele vazamento pelo encaixe do cano de descida com a boca do tanque parou de acontecer, Alexandre, parece já estar funcionando o sistema de ventilação do tanque pois aquela pressão fora do comum desapareceu. Então não façam como eu e ultrapassem o limite de abastecimento porque se não vai dar zebra mesmo, ainda bem que tudo voltou ao normal aparentemente. A única coisa é que ferrei com meus planos de fazer média pois não poderei repetir o mesmo nível de abastecimento anterior, agora é encher até o primeiro destravamento automático da bomba e rodar de novo.
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Mensagem  Marcelo Lima Qua maio 18, 2016 12:15 pm

Até por questão de calcular o consumo (no meu caso que não tenho computador de bordo - porquê o Laércio agora vai ter kkkkk) eu procuro sempre abastecer no mesmo, posto, bomba e só até dar a primeira desarmada. Independente do valor...o meu vazou a primeira vez que completei e o defeito era a borracha que veda o cano que entra no tanque. Paguei na cas de 80,00 na memorial auto peças. Problema resolvido...
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Mensagem  LaercioLMB Qua maio 18, 2016 3:35 pm

Eu faço o mesmo Marcelo, abasteço sempre no mesmo posto e na mesma bomba. Uma por causa da qualidade da gasolina, escolho sempre o posto em que eu abasteça a aditivada e o motor não grile em subidas e outra, sei que o carro faz no mínimo 10 km/l no mínimo e se o posto que eu abasteço o carro não faz isso, é sinal que a bomba está adulterada, coisa comum de acontecer.
O tanque do MK2 é diferente do MK1, não encaixam um no lugar do outro e sei que a borracha de vedação do tubo do tanque também é diferente.
Estou falando isso para quem tiver MK1 não comprar a borracha de 1997 a 2001 achando que é Mondeo e são iguais, pois não são.
Sobre o computador de bordo, realmente, ando esperando por ele a muito tempo e são comprei esse do MK2, por que o do MK1 é quase impossível de encontrar aqui no Brasil e são raros na Europa.
O do MK2 na Europa é mato, tem em tudo quanto é classificados para vender, já o do MK1 os anúncios que encontrei, já haviam sido encerrados.
Tanto é que para ligar o computador de bordo do MK2 no MK1, terei que fazer uma mistura de manuais de instalação do MK1 com o MK2 para trocar a posição dos fios, pois a posição dos fios nos terminais deles são diferentes, não são universais embora o conector seja o mesmo.
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