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Atuador de marcha lenta

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Antonio Henrique
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Atuador de marcha lenta Empty Atuador de marcha lenta

Mensagem  Perfil excluido Qui Jun 02, 2016 8:46 pm

bom meu atuador deu pau, e como toda peça que da pau eu abro pra ver como é, logo a baixo vai as fotos.
eu ja vi video dizendo que se deve limpar e por gotas de oleo pra lubrificar o atuador, furada, maior furada fazer isso.
o atuador nao é um motorzinho que precisa de lubrificação, nao ah nada dentro que faça girar para abrir e fechar a passagem de ar.
o atuador funciona com magnético, entao se for algum produto da limpeza pra dentro da parte que magnetiza para fazer o atuador atuar ele para de funcionar.
ate pode sim fazer a limpeza com o produto apropriado  mas nao é somente jogar o produto pra dentro.
a limpeza tem que ser feita com o corpo do atuador sempre pra cima para nao ir liquido pra dentro do induzido, e apos a limpeza devera ser secado bem seco e jamais usar qualquer tipo de lubrificação.

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Última edição por Carlos RMS em Sáb Jun 04, 2016 3:15 pm, editado 1 vez(es)
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Atuador de marcha lenta Empty Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 02, 2016 9:27 pm

Ótimo tópico Carlos, um dos melhores, pois isso nos mostra a diferença entre um solenoide e um motor de passo.
bom saber dos detalhes sobre o induzido e se for possível, nos mostre o modo mais correto de se fazer uma limpeza nessa peça.
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Atuador de marcha lenta Empty Excelente tópico

Mensagem  Antonio Henrique Qui Jun 02, 2016 10:29 pm

Amigos, o meu motor de passo quebrou, e a marcha lenta foi para mais de 900, acionada pelo avanço do ponto, O carro estava horrível, já que o automático detesta problemas de injeção.
Se tivesse visto este tópico teria economizado 300,00 pois não consegui consertar o motor de passo original, então tive que comprar um novo.
Como ainda tenho o motor velho, vou tentar conserta-lo, para pelo menos ter de reserva.

Antonio Henrique

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Atuador de marcha lenta Empty Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem  LaercioLMB Qui Jun 02, 2016 10:50 pm

Primeiro, não tem motor de passo, é um solenoide e são coisas totalmente diferentes.
Os carros com motores de passo no atuador da lenta, tem 4 fios, os solenoides somente 2.
Segundo, o ponto do motor não muda, há um sensor de fase localizado no bloco do motor junto ao volante logo abaixo do coletor de admissão e é aquele sensor o responsável pelo ponto do motor, na qual o volante tem vários furos, mas em um ponto há um intervalo nesses furos que é onde o sensor de fase identifica a volta completa do virabrequim e envia a central um sinal de recomeçar a ordem de ignição.

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Atuador de marcha lenta Empty Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem  Perfil excluido Sex Jun 03, 2016 4:41 pm

bom, ontem eu tinha montado ele de novo e coloquei no lugar só pra poder ir trabalhar hoje e na volta achei la na Av. Azenha - Potro Alegre-RS, comprei um novo, na net de sampa com frete achei ate por 147,00 pila, 114,00 da peça mais frete, aqui achei por 247,00 Sad como tenho pressa pra nao ficar usando o carro sem esta peça comprei aqui mesmo por os 247,00 conto.
agora vou trocar e entao o velho vou abrir esta parte preta pra concluir a visualização do resto desta peça, logo postarei mais fotos.
ah tem um detalhe, o que paguei 247 é da MTE-THOMSON e a que tinha na net era EKLASS
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Atuador de marcha lenta Empty Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem  Perfil excluido Sáb Jun 04, 2016 3:54 pm

Antonio Henrique escreveu:Amigos, o meu motor de passo quebrou, e a marcha lenta foi para mais de 900, acionada pelo avanço do ponto, O carro estava horrível, já que o automático detesta problemas de injeção.
Se tivesse visto este tópico teria economizado 300,00 pois não consegui consertar o motor de passo original, então tive que comprar um novo.
Como ainda tenho o motor velho, vou tentar conserta-lo, para pelo menos ter de reserva.

Antonio, no caso destes motores nao existe ponto e nem avanço, o que chamam de ponto é na realidade (sincronismo) é o sincronismo do virabrequim com os comandos, e pra isso ficar correto tem ferramenta apropriada pra isso, avanço, ate pode dar um avanço no virabrequim, mas corre o risco de bater os pistao nas valvulas e empenar alguma delas e acabar tirando o assentamento da mesma no cabeçote, valvula empenou vai ficar folga de um lado no assentamento com o cabeçote causando vazamento da compressão combustível/ar para explosão correta.
o atuador o nome ja diz, ele atua conforme a central manda, ja sensores a central atua conforme os sensores manda, entao é uma sequencia assim, sensor envia informaçao para central, central manda informaçao para os atuadores fazer a parte deles.
tem videos mostrando que o atuador tem que medir de tanto a tanto volts pra funcionar, mas é pura mentira, os atuadores funciona de acordo com a voltagem que a central manda pra eles, esses testes que eles fazem na verdade nao tao medindo a voltagem do atuador, tao medindo a voltagem que a central ta mandando pro atuador, entao o teste deles é da central e nao do atuador como muitos videos mostram.
para testar um atuador é so pegar uma pilha ou ate mesmo na bateria do carro, a voltagem do atuador é ate 12 volts entao se colocar um conector plugado nele e fazer com as pontas dos fios contato nos polos + e - vai fazer ele atuar, abrir e fechar.
EXEMPLO: uma pilha de 3 volts vai fazer ele abrir 1/3
2 pilha 6 volts vai fazer ele abrir meio
bateria 12 volts vai fazer abrir todo.
este é o teste pra saber se o atuador funciona ou não, ver se ele abre e fecha quando recebe voltagem.
abrindo e fechando significa que ta bom.
e quando ele nao abrir, nao se mover é porque pode por fora, pois como mostrei nas imagens nao tem como fazer conserto.
ja conectado na central ele nao funciona, abre e fecha, o defeito nao é dele, o defeito é de algum sensor que nao informa a central, para a central mandar o atuador trabalhar.
quando for testar tanto em pilhas quanto na bateria nao cole o fio no polo, de so um raspao que o atuador vai abrir e fechar.
bom espero que tenha entendido o que tentei explicar. Smile
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Mensagem  Perfil excluido Sáb Jun 04, 2016 4:17 pm

LaercioLMB escreveu:Ótimo tópico Carlos, um dos melhores, pois isso nos mostra a diferença entre um solenoide e um motor de passo.
bom saber dos detalhes sobre o induzido e se for possível, nos mostre o modo mais correto de se fazer uma limpeza nessa peça.

Laercio, no meu entender a maneira mais correta de fazer a limpesa dele é mantendo sempre em pé paret do corpo do atuador pra cima e com os furos pra baixo assim qualquer liquido inserido dentro nao vai ir pra dentro onde cria o magnético que pucha e solta esta agulha (eixo) do atuador.
quanto a o produto usar eu aconselho o descarbonizante, ja que o que cria ali nao é sujeira de terra ou algo vindo de fora do motor, a nao ser que o filtro de ar esteja em muito mal estado e ta deixando passar pó vindo da rua, aquela costra que cria na passagem de ar do atuador é parte da "sujeira" carbono vinda da EGR.
os gazes do escapamento que vai para o tubo da EGR e entra pra dentro do coletor de admissão acabam partes passando no atuador e é onde cria aquela poeira preta.
caso precise esfregar dentro, aconselho ficar de olho no Rímel da esposa e quando acabar pegue aquela escovinha que é usada pra passar a tinta nas pestanas dos olhos, é uma escovinha pequena que da pra inserir dentro escovar sem correr risco de estragar aquela sanfoninha do atuador.
entao com descarbonizante e éssa escovinha vai fazer uma boa limpesa.
ah espera a mulher acabar com o Rímel dela ou vai acabar apanhando hem kkkkkkkkkkkkk
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jun 04, 2016 7:43 pm

Valeu e vou esperar sim, pois se eu estragar vou apanhar na certa.
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Jun 04, 2016 9:41 pm

Essa peça tem uma vantagem, se a bobina estiver funcionando em teste com o multímetro, dá para desmontar somente a parte mecânica para limpeza de tudo e assim destrancar o que possa estar trancando o pistão da válvula.
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Mensagem  Perfil excluido Sáb Jun 04, 2016 11:44 pm

LaercioLMB escreveu:Essa peça tem uma vantagem, se a bobina estiver funcionando em teste com o multímetro, dá para desmontar somente a parte mecânica para limpeza de tudo e assim destrancar o que possa estar trancando o pistão da válvula.

é com uma broquinha 2,0 mm e uma parafusadeira que tem rotação baixa consegue furar exatamente em cima daqueles dois pinos excluindo eles para poder abrir na parte mecanica, depois tem que ter algo para usar no lugar como pino.
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Atuador de marcha lenta Empty Como retirar o atuador?

Mensagem  raphudo Seg Fev 13, 2017 2:52 pm

Desculpe reviver o tópico, porém hoje estava dando uma geral no carro e quis retirar o atuador de marcha lenta para limpeza..
Notei que ele fica próximo da EGR e é praticamente inacessível.

Como devo retirar? Tenho que tirar a flauta, TBI e tudo mais? Está muito difícil..
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Mensagem  LaercioLMB Seg Fev 13, 2017 8:31 pm

Por baixo do carro é mais fácil, pois não adianta retirar flauta e nem o corpo da borboleta que não vai facilitar.
O máximo que poderia retirar seria a própria EGR para retirar o atuador por cima, fora isso, por baixo do carro é mais fácil.
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Atuador de marcha lenta Empty Troca do atuador de marcha lenta

Mensagem  marlubra Seg Jun 29, 2020 12:56 pm

Boa tarde a todos!
Comprei a pouco um outro Mondeo, desta vez uma SW 1996, motor Zetec 1.8 e vou começar a via crucis para reformá-la... o motor foi retificado por inteiro em Novembro do ano passado, mas vou ter que trocar o atuador de marcha lenta que, segundo o mecânico, não está mais funcionando. Pergunto: sabem me dizer se o atuador do Escort Zetec 1.8 é o mesmo do Mondeo? A diferença de preços é gritante e por isso cabe a pergunta! Desde já obrigado!!

marlubra

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Atuador de marcha lenta Empty Troca do atuador de marcha lenta

Mensagem  marlubra Seg Jun 29, 2020 12:56 pm

Boa tarde a todos!
Comprei a pouco um outro Mondeo, desta vez uma SW 1996, motor Zetec 1.8 e vou começar a via crucis para reformá-la... o motor foi retificado por inteiro em Novembro do ano passado, mas vou ter que trocar o atuador de marcha lenta que, segundo o mecânico, não está mais funcionando. Pergunto: sabem me dizer se o atuador do Escort Zetec 1.8 é o mesmo do Mondeo? A diferença de preços é gritante e por isso cabe a pergunta! Desde já obrigado!!

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Mensagem  LaercioLMB Seg Jun 29, 2020 6:28 pm

marlubra escreveu:Boa tarde a todos!
Comprei a pouco um outro Mondeo, desta vez uma SW 1996, motor Zetec 1.8 e vou começar a via crucis para reformá-la... o motor foi retificado por inteiro em Novembro do ano passado, mas vou ter que trocar o atuador de marcha lenta que, segundo o mecânico, não está mais funcionando. Pergunto: sabem me dizer se o atuador do Escort Zetec 1.8 é o mesmo do Mondeo? A diferença de preços é gritante e por isso cabe a pergunta! Desde já obrigado!!

Não é o mesmo, pois embora ambos os blocos sejam iguais, os coletores de admissão são diferentes e com isso, tanto o encaixe do atuador quanto o conector elétrico dele e sua posição, são diferentes.
De fato, ter um Mondeo custa caro e é por isso que se consegue comprar ele bem baratinho, pois a maioria não consegue manter o carro e isso dificulta a venda dele, por isso colocam preços baixos para se verem livre dele logo.
Eu também peno para manter o meu, me pesa muito comprar as peças dele, mas prefiro gastar um pouco mais e ter a peça dele mesmo do que ficar gastando sempre com os problemas das adaptações.
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Atuador de marcha lenta Empty Atuador marcha lenta

Mensagem  Rene Glienke Seg Jan 17, 2022 8:55 pm

Com relação ao atuador de marcha lenta do Mondeo 1.8 ano 1995, andei revisitando os tópicos aqui no Forum e fiquei na dúvida. O original/indicado para esse motor 1.8 ano 1995 é o do link abaixo:
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Ou seria este?
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Mensagem  LaercioLMB Ter Jan 18, 2022 6:42 pm

Rene Glienke escreveu:Com relação ao atuador de marcha lenta do Mondeo 1.8 ano 1995, andei revisitando os tópicos aqui no Forum e fiquei na dúvida. O original/indicado para esse motor 1.8 ano 1995 é o do link abaixo:
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Ou seria este?
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Esse é o correto.
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O segundo é do Escort ZETEC 16V.
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Mensagem  Rene Glienke Ter Jan 18, 2022 8:36 pm

Mais uma vez, obrigado Laercio!

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