.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
ajuda solenoide EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
ajuda solenoide EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
ajuda solenoide EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
ajuda solenoide EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
ajuda solenoide EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
ajuda solenoide EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
ajuda solenoide EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo

» oleo do cambio do mondeo 97 manual
ajuda solenoide EmptyQui Mar 07, 2024 12:24 pm por Dillas

» Compro parafuso da polia do comando mondeo 97
ajuda solenoide EmptyQui Fev 22, 2024 2:08 pm por LaercioLMB


ajuda solenoide

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ajuda solenoide Empty ajuda solenoide

Mensagem  orion2017 Dom maio 13, 2018 10:24 pm

a solenoide do meu mondeo parou de funcionare causa foi o diodo que faz a ponte entre o positivo e o negativo porem ao queimar perdi a referencia de como o diodo tem que ficar se e´o catodo para o lado do positivo ou para o lado negativo e nao tenhp nenhuma solenoide para mim ver como deve ser montado[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]IMG][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Embarassed

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 14, 2018 12:17 am

Eu tirei a tampa do filtro da minha, mas vi que é uma peça que eu não arrisco tentar desmontar, se danificar terei que comprar outra.
Uma dica.
Sempre que for desmontar alguma coisa, vá tirando fotos passo a passo da desmontagem. Aprendi isso depois de ter errado assim como você errou.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Seg maio 14, 2018 6:29 am

blz laercio ,vc chegou a abrir a tampinha dela ?se abril tira uma foto do diodo dela nao precisa desmontar ela nao so´retira a tampinha o diodo esta´soldado entre os polos +- em paralelo ,o diodo da minha solenoide aqui ele torrou todo nao sei porque se teve algum curto ,obs ! no diodo tem uma marcaçao em branco tipo um anel pintado so´preciso saber se esse anel pintado no diodo esta´pra que lado se e pro lado +ou -

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty na internet a gente acha de tudo

Mensagem  orion2017 Seg maio 14, 2018 6:07 pm

pesquisando achei o que eu precisava e   terminei o conserto da peça [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 14, 2018 6:30 pm

É, por que o meu não vi diodo nele.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Seg maio 14, 2018 7:14 pm

para desmonta-la é muito facil ,com alicate de bico vc pucha os pinos do contato ai eles saem depois e´so´puchar essa chapa que a bobina sai ,a minha tive que rebobina-la novamente com fio 31 , o diodo e montado assim em paralelo o anodo vai no - e o catodo no +,agora tenho que comprar um sensor da egr pois o que esta´no carro esta´com defeito e todos que encontrei ta´custando o olho da cara ,se tivesse como abrir e consertar seria bom ,achei o da ranger novo por 380,00 no mercado livre no escanner deu uma falha 326 no sensor da egr Tensão abaixo do esperado no circuito da EGR(Sensor de pressão diferencial da EGR DPFE) ou sensor de posição da EGR ( PFE ) . Shocked

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 15, 2018 7:37 am

O da Ranger é o mesmo do Mondeo, só muda o conector elétrico.
Se você olhar o DPFE do Contour é o mesmo da Ranger até no conector.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty conector

Mensagem  orion2017 Ter maio 15, 2018 2:19 pm

blz !e a sequencia da pinagem e´a mesma ?

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 15, 2018 6:53 pm

Sim.
Você pode olhar no esquema elétrico da ranger.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Ter maio 15, 2018 7:46 pm

vendo esse video se tem uma noçao de como os mexicanos testam o sensor egr que esta´com defeito [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 15, 2018 11:11 pm

Um video bom.
Detalhe. É comum criar uma oxidação dentro desses tubos da DPFE e isso impedir dela trabalhar corretamente.
Isso acontece devido a água na gasolina, pois os vapores acabam indo parar nesse sensor e danifica tudo lá dentro.
Até dá para desmontar ele e limpar antes de fazer o teste, mas se a junta de silicone danificar ao desmontar, até dá para tentar criar uma junta com silicone para altas temperaturas, mas acho que é um tanto difícil que venha a vedar corretamente a cerâmica do circuito.
Por esse motivo que é comum a DPFE bão alterar os valores de tensão, pois os tubos de acesso a cerâmica que é o sensor mesmo, estão entupidos.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Qua maio 16, 2018 8:00 am

ontem fiz o teste do sensor da egr e com o carro em lenta ta´dando 0,012v muito baixo por isso que o escanner acusou que a voltagem esta´muito baixa parece que estando normal vai de 1 v a 3v nas aceleraçoes , por isso que o carro ta´gastao demais na lenta chega a feder gasolina na descarga tem ela no aliexpressVÁLVULA EGR Golkar FEEDBACK de PRESSÃO [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Qua maio 16, 2018 8:47 am

A válvula de regular a pressão da linha de combustível tem que estar boa se não, vai dar cheiro de gasolina mesmo, pois ela não abre deixando a gasolina voltar quando a pressão da linha sobe além do normal.
Para ver se o válvula que aciona a egr está funcionando sem obstrução, tire a tampa dela onde tem aquela esponjinha e com o motor ligado, coloque o dedo no furinho que tem nessa válvula para impedir do ar entrar. Se o motor apagar, está funcionando bem. Se não apagar, ela pode já estar obstruída e a central ter dado outra orientação a válvula da lenta (atuador) de permanecer aberta.
Se esse furinho é fechado, simula essa válvula fechando para acionar a EGR que na lenta a EGR não é acionada nunca.
Esse é um outro teste para verificar se a EGR também está funcionando, pois fechar esse furo e nada acontecer, verifique se essa válvula não está obstruída ou se a própria EGR não está travada.
Para testar a EGR, o correto é retirar ela e ver fisicamente se está abrindo ao sugar o ar de dentro dela pela mangueirinha que você mesmo pode colocar na boca e sugar o ar para formar um vácuo. Mas pode fazer isso com o motor ligado e sugar o ar da mangueirinha e ver a reação do motor.


PS: O link que você postou está incompleto, não abre aqui.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

José Valterly gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Qua maio 16, 2018 10:57 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Qua maio 16, 2018 5:32 pm

Agora abriu. Erro no site deles, pois aquilo é uma DPFE a EGR é outra coisa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Qua maio 16, 2018 8:04 pm

o anuncio e refere ao sensor egr da ranger e ford taurus [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] e o bom que custa 68 reais e é frete gratis ,fiz o teste tirei a tampinha da valvula e fechei o furinho e o carro apagou na hora  sinal que a valvula esta´atuando corretamente creio que troncando o sensor de pressao dos gases da egr vai melhorar muito o meu mondeo a pressao da linha de combustivel ta´okkk ta´com 2,5 bar os 4 cilindros queimando ,o duro que esse sensor demora muito para chegar o pior que nao e culpa do vendedor e sim da alfandega ate´que chegar no brasil e´rapido o duro e a alfandega liberar para os correios entregar Embarassed

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Qua maio 16, 2018 10:15 pm

O anúncio está informando errado, foi isso que comentei.
Essa é a DPFE, sensor de diferença de pressão e é ela quem informa a central a diferença de pressão no tubo que vai do coletor de escape até a admissão, passando pela EGR e é a central quem determina se abre ou não a EGR conforme a diferença de pressão nesses dois pontos do tubo. Note que de onde saem as mangueiras que vão para a DPFE, tem um estreitamento no tubo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Qui maio 17, 2018 10:51 am

a diferença de preço e´gritante aqui no brasil e´de 380 quanto aliexpres e´de 68 reaia o sensor tem um cara vendendo um por 100 mas usado mas quem garante que ta´boa a peça !olha a danadinha desmontada kkkk[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Qui maio 17, 2018 9:45 pm

É, eu já havia desmontado a minha e estava toda entupida.
Para montar eu usei junto silicone para garantir perfeita vedação na cerâmica, pois se houver vazamentos esse sensor não conseguirá medir a diferença de pressão no tubo e continuará sem funcionar como deveria.
Essa é uma peça que comprar usada é complicado justamente por esse motivo, oxidação interna já que não tem como ver se há ou não passagem de ar, pois a cerâmica só verifica a diferença de pressão de cada lado e não há passagem de ar de um lado para o outro.
Usei parafusos Allen para fechar ela novamente, pois rebitar novamente é complicado, pois se bater nela para rebitar poderá trincar a cerâmica e aí, babaus o sensor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Sex maio 18, 2018 6:47 am

entao quer dizer que ela nao passa ar livre de um lado para o outro ? e a sequencia correta das mangueira por que tem uma maior que a outra menor e tem duas inscriçoes no sensor,no sensor que vc abriu tinha muita encrustaçoes que fazia impedir a entrada dos gases?creio que a minha tb esteja desse jeito pois estava desabilitada quando comprei o carro pois estava no porta malas do carro e o conector dela pendurado perto do cofre do carro ,para abrir ela uso uma broca e coloco parafusos e vedar com silicone vermelho de alta temperatura se nao creio que nao veda ,

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Sex maio 18, 2018 9:00 am

De fato, não passa ar de um lado para o outro como se imagina, eu pensava que era assim, mas não é.
A cerâmica fica entre a passagem e tem lado nesse cerâmica caso solte ela da placa para limpar. eu só dessoldei a placa dos contatos para poder limpar bem a caixa toda e depois soldei novamente.
No tubo da EGR, verá que ali também tem duas bitolas de cano para identificar mais facilmente qual é a grossa e qual é a fina e onde vai cada uma delas. Os engenheiros da Ford fizeram assim para ninguém correr o risco de ligar invertido.
A pressão desse tubo é sentida pela cerâmica nos dois lados e é essa diferença de pressão que altera a capacidade condutiva dela e faz o circuito mandar as tensões corretas para a central.
O sensor que eu abri tinha muitas incrustações inclusive dentro dos tubinhos onde são conectadas as mangueiras e isso impedia mesmo que a cerâmica sentisse essa diferença de pressão. Limpei dentro dos tubinhos com uma broca usando a mão mesmo, pois se usasse uma furadeira poderia danificar e eu não queria correr o risco.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Sex maio 18, 2018 3:58 pm

sensor aberto veja :[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][img:b43b][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ate´que nao deu muito trabalho mas veja bem como tem muita sujeira dentro junto ao sensor

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Sáb maio 19, 2018 12:37 am

Essa oxidação é do álcool na gasolina e um pouco de água.
Embora não pareça, nem sempre queima 100% o combustível na hora da explosão, principalmente o álcool.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty solenoide

Mensagem  orion2017 Sáb maio 19, 2018 8:22 am

bom dia!ontem limpei tudo ,rapaz mas saiu muita coisa de dentro agora ficou limpinho montei tudo de novo usei silicone de alta caloria ,usei parausos comuns aqui nao achei os de allen fiz o teste para ver se deu vedaçao e ficou blz agora vamos partir para outra etapa que e voltar para o rele´da ventoinha e retirar o cebolao essa parte to deixando para o fim pois sei que essa parada nao vai ser facil Very Happy

orion2017

Mensagens : 198
Pontos : 262
Data de inscrição : 12/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  LaercioLMB Sáb maio 19, 2018 9:01 am

Essa parte da refrigeração do motor realmente é complicada, pois é um emaranhado de coisas que eu ainda não entendi como funciona já que só tem um relé e tem alta e baixa, coisa que no MK2 tem um relé para a alta e outro para a baixa. Tem aquela resistência lá embaixo no radiador, mas se fosse ela somente a responsável pela baixa, o MK2 não precisaria ter também já que dispões de relé de baixa.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3791
Pontos : 3843
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda solenoide Empty Re: ajuda solenoide

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos