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ajuda retentor de válvula (junta)

3 participantes

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Mensagem  raphudo Ter Mar 31, 2015 12:47 pm

Amigos boa tarde, alguém sabe onde encontro juntas de valvula (mecanico q me disse).. da marca sabó?

Só essa marca sabó presta? ele disse que só essa que é boa e as demais não prestam.. isso procede?

Obrigado
raphudo
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ajuda retentor de válvula (junta) Empty Re: ajuda retentor de válvula (junta)

Mensagem  LaercioLMB Ter Mar 31, 2015 5:54 pm

Sim, as juntas SABÓ são as melhores no mercado, mas tem também as Motorcraft que são ótimas e viera de fábrica nos motores ZETEC.
Sobre junta de válvulas, ele deve estar se referindo a junta da tampa de válvulas que é uma junta de silicone.
E essa junta mesmo sendo de silicone, depois de apertada a tampa e esquentado o motor, se tiver que abrir novamente, tem que trocar a junta de novo, não adianta querer usar a mesma que vai dar vazamento e colocar silicone para ajudar a vedar, é sinal de porcaria feita no motor.
A junta depois de aquecida e pressionada, ela cederá ao formato da peça e quando soltar a peça, a junta não voltará a forma anterior e colocando a peça novamente, a junta não fará mais pressão contra a peça e deixará o óleo passar.
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ajuda retentor de válvula (junta) Empty Re: ajuda retentor de válvula (junta)

Mensagem  ruisiq Seg maio 04, 2015 9:40 pm

Laercio,

alguma dica especifica para trocar a junta da tampa de válvulas? tem uma sequencia certa de aperto? precisa de alguma cola?

Valeu
ruisiq
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ajuda retentor de válvula (junta) Empty Re: ajuda retentor de válvula (junta)

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 04, 2015 10:15 pm

Tem sequencia sim e também não pode apertar cada parafuso de uma só vez, pois isso empena o cabeçote.
Encoste todos os parafusos até ele não torcerem mais com a mão, pode usar o soquete para torcer os parafusos, mas sem a alavanca.
Depois que todos os parafusos estiverem encostados, gire apenas 1/4 de volta cada um na sequencia do link abaixo.

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O torque de cada parafuso está no link, mas se não tiver um torquímetro, de nada adianta saber.
O que eu faço é colocar um cano no cabo da chave que fique com uns 50 cm de comprimento e uso somente a ponta de dois dedos, o indicador e o médio segurando a ponta do cabo e vou puxando cada parafuso apenas 1/4 de volta cada um na sequencia e quando os dedos não conseguirem mais puxar, o aperto está bom, mas não force muito os dedos, sentirá o aperto.
Se não apertar na sequencia e apertar cada parafuso todo de uma só vez, vai empenar o cabeçote, em qualquer carro é assim e não tem quem diga o contrário que prove isso.
Não se usa nenhum tipo de cola na junta do cabeçote, se não, o dia que precisar tirar o cabeçote, vai danificar tudo, principalmente na hora de raspar a cola do cabeçote que é de alumínio.
Uma dica que sei que quase nenhum mecânico faz e vem com uma desculpa esfarrapada depois.
Sempre se reaperta o cabeçote com o motor quente. É um saco no zetec por causa dos comando de válvula, mas tem que fazer, isso evitará que a junta queime.
Quando o motor esquentar e a ventoinha ligar, desligue o motor e abra o mais rápido possível a tampa de válvulas, retire os comandos de válvulas e reaperte os parafusos da mesma forma que fez antes, verá que parece que os parafusos nunca foram apertados na vida, pois com o calor do motor, a junta cedeu, por isso que não precisa tirar suco dos parafusos na hora de apertar, principalmente no primeiro aperto.
Depois de reapertar o cabeçote, pode remontar tudo com calma, pois o reaperto já foi feito com o motor quente ainda, não deixe o motor esfriar para reapertar, pois será trabalho perdido.
Nunca terá problema de junta queimando dessa forma.
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ajuda retentor de válvula (junta) Empty Re: ajuda retentor de válvula (junta)

Mensagem  ruisiq Ter maio 05, 2015 6:28 am

Ah muito boa a explicação, mas por enquanto graças a deus meu problema é mais simples, é só a junta da tampa de válvulas, tem alguma sequencia tb?
ruisiq
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ajuda retentor de válvula (junta) Empty Re: ajuda retentor de válvula (junta)

Mensagem  LaercioLMB Ter maio 05, 2015 8:27 am

ruisiq escreveu:Ah muito boa a explicação, mas por enquanto graças  a deus meu problema é mais simples, é só a junta da tampa de válvulas, tem alguma sequencia tb?

É bom ir apertando os parafusos do centro para fora como se fossem os do cabeçote e ir pelo raciocínio nisso em criar uma sequencia cruzada de aperto e ir repetindo a mesma sequencia até o fim, só não precisa de reaperto com o motor quente, pois a junta é de borracha ou silicone, depende da marca usada.
Se não cuidar isso, a tampa de válvulas também pode empenar e dar vazamentos e é aí que entram os mexânicos que enchem de cola de silicone alegando inúmeras desculpas, das mais estapafúrdias possíveis, pois se precisasse de cola de silicone, teria vindo de fábrica com ela.
Nem no motor do meu Jeep que é um willys 6 cilindros eu uso cola e isso que as juntas são de cortiça, tanto do cárter, como da tampa de válvulas e das tampas laterais das válvulas, eu só uso uma sequencia de aperto que começam do centro para os lados e apertando cada parafuso um pouco de cada vez e não tirar suco de cada um todo de uma vez como a maioria faz.
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Mensagem  ruisiq Ter maio 05, 2015 1:08 pm

Blz

Muito obrigado!!
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