.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Trocar coluna de direção EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Trocar coluna de direção EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Trocar coluna de direção EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Trocar coluna de direção EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Trocar coluna de direção EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Trocar coluna de direção EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Trocar coluna de direção EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Trocar coluna de direção EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Trocar coluna de direção EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


Trocar coluna de direção

3 participantes

Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Trocar coluna de direção

Mensagem  Marcelo Lima Qua Abr 08, 2015 12:46 pm

Pessoal, boa tarde.
Adquiri de um parceiro aqui do club uma coluna de direção para meu mondeo 97, com o objetivo apenas de ter de volta as opções de regular altura e profundidade do volante que atualmente é "solto" devido ao ajuste estar quebrado.
Gostaria de tentar fazer isto em casa mesmo tendo como fator dificultador o miolo da ignição que só o chaveiro deve conseguir trocar pra mim. Mas minha preocupação mesmo é com as peças de Airbag pois se errar naquela pecinha interna que gira de acordo com o volante babaus Airbag.

Quero fazer um Tutorial pra galera mas gostaria se possível de uma ajuda no passo a passo.
Basicamente entendo que tenho que:
•tirar as peças do painel ao redor do volante;
•Soltar um parafuso, ou porca, sei lá próximo aos pedais;
•soltar alguns parafusos que seguram a coluna na estrutura (dois ou quatro não sei);
• e com o conjunto fora remover as chaves de seta que são de encaixe e o volante depois de tirar a capa do volante com a T30.

Se alguém puder contribuir com correções e detalhes de etapas e ferramentas ficaria muito grato.
Aos poucos estou corrigindo esses desleixos do antigo dono.
Se der certo aí o próximo passo é o teto que fica travando aberto...se der a louca vou descobrir como desmonta limpa e monta como fez o colega aqui do club em outro post.

Obrigado a todos!!!
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  LaercioLMB Qua Abr 08, 2015 6:26 pm

A ignição é fácil de retirar, eu já retirei uma vez, mas agora não lembro, essa semana eu vou abrir a ignição do Mondeo que está parado e poderei te dizer como faz.
Só retire a moldura do painel, não precisa mais que isso e a carenagem do volante em volta das alavancas de seta e luzes também (óbvio Very Happy Very Happy ).
Para retirar o airbag, desconecte a bateria, pois um mal contato tanto na hora de desligar quanto ligar, pode abrir o airbag.
Não tem mistério nenhum desconectar a elétrica do volante, verá que é fácil.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Marcelo Lima Qua Abr 08, 2015 6:47 pm

Boa noite ! Quando tiramos do outro mondeo tentamos remover uns pininhos de aço de cerca de 1mm de diâmetro mas não havia nenhum puncao de diâmetro menor aí pra não danificar deixamos pro chaveiro mas se me der na veneta tento isso tb pq quando falei que era mondeo o chaveiro já mudou a cara..
Desde já muito obrigado !
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  LaercioLMB Qua Abr 08, 2015 10:29 pm

Não é tão difícil assim, sei que quebrei a cabeça até descobrir como desmontar, mas depois que desmontei, vi que era muito simples, mas tem que usar a chave para desmontar, pois a chave coloca a ignição na posição correta para ser desmontada, sem a chave, é ruim mesmo.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Marcelo Lima Seg maio 04, 2015 5:38 pm

Laércio e companhia boa noite..
Dando continuidade a este tópico fui u chaveiro e ele fez o segredo na coluna q eu adquiri, portanto não foi necessário trocar um miolo pelo outro .
Mas agora me deparei com outro problema que é retirar a capa do volte onde fica o airbag . Lá não tem parafusos torx como nos outros mas uns que nem é philips nem fenda...olhando lembra o símbolo da mercedes com três fendas ...
Já rodeia Diadema e não acho essa chave.Quando achar aí posto no que deu...
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Perfil excluido Seg maio 04, 2015 5:50 pm

uma vez longe de casa quebrei a chave do meu mondeo, e num shopping tinha um chaveiro que fazia a chave, foi preciso vir 4 caras diferente e levaram 3 horas pra conseguir fazer a nova chave funcionar, isso que foi feito a copia da chave da quebrada.
ai eu comprei no ferro velho uma tampa do portaluvas, eu abri o cilindro da tampa, e eu mesmo fiz a troca do segredo para servir a chave do carro na fechadura do portaluvas, levei uns 15 minutos ate acertar o segredo.
chaveiro, mecanico, e medicos sao tudo do mesmo balaio. kkkkkkkkkkkkkkkk
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Perfil excluido Seg maio 04, 2015 5:59 pm

Marcelo Lima escreveu:Laércio e companhia boa noite..
Dando continuidade a este tópico fui u chaveiro e ele fez o segredo na coluna q eu adquiri, portanto não foi necessário trocar um miolo pelo outro .
Mas agora me deparei com outro problema que é retirar a capa do volte onde fica o airbag . Lá não tem parafusos torx como nos outros mas uns  que nem é philips nem fenda...olhando lembra o símbolo da mercedes com três fendas ...
Já rodeia Diadema  e não acho essa chave.Quando achar aí posto no que deu...

só escolher o modelo, a que voce precisa deve ser essa (TRI-WING) Very Happy
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


achei este site que tem o estojo a 31.90
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  LaercioLMB Seg maio 04, 2015 6:29 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Marcelo Lima Qua Jun 03, 2015 7:09 am

Galera bom dia à todos!
Informo que efetuei a troca da coluna de direção e fui bem sucedido! Minha maior preocupação foi não estourar o cabo do Airbag, mas deu certo!
Desisti de procurar a chave e estava disposto a arrancar o conjunto fora e levar pra alguém desmontar, mas quando desmontei pude ver melhor por trás do volante e identifiquei que os parafusos que precisava desmontar eram torxs mesmo. Esses triwing eram do piloto automático. Até tentar fazer uma chave eu tentei...ainda bem que não deu certo kkkk.
Aproveitei que estava desmontando tudo e tirei a moldura do som que estava quebrada, colei, reforcei por trás com massa plástica lixei e dei acabamento com graxa de sapato, pois quando trabalhava em metalúrgica via os caras da produção de grades de um determinado caminhão dando acabamento nas manchas da capa plástica dessa forma ficou muito bom!
Carlos, Laércio e companhia! Muito obrigado pela ajuda! Aos poucos vou deixando a nave zerada Smile

Abraço!
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Perfil excluido Qua Jun 03, 2015 12:51 pm

Marcelo Lima escreveu:Galera bom dia à todos!
Informo que efetuei a troca da coluna de direção e fui bem sucedido! Minha maior preocupação foi não estourar o cabo do Airbag, mas deu certo!
Desisti de procurar a chave e estava disposto a arrancar o conjunto fora e levar pra alguém desmontar, mas quando desmontei pude ver melhor por trás do volante e identifiquei que os parafusos que precisava desmontar eram torxs mesmo. Esses triwing eram do piloto automático. Até tentar fazer uma chave eu tentei...ainda bem que não deu certo kkkk.
Aproveitei que estava desmontando tudo e tirei a moldura do som que estava quebrada, colei, reforcei por trás com massa plástica lixei e dei acabamento com graxa de sapato, pois quando trabalhava em metalúrgica via os caras da produção de grades de um determinado caminhão dando acabamento nas manchas da capa plástica dessa forma ficou muito bom!
Carlos, Laércio e companhia! Muito obrigado pela ajuda! Aos poucos vou deixando a nave zerada Smile

Abraço!
Boa, parabens pelo trabalho.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  LaercioLMB Qua Jun 03, 2015 6:46 pm

Parabéns pelo empenho, gosto muito de ver alguém procurando deixar o Mondeo em ótimo estado.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar coluna de direção Empty Re: Trocar coluna de direção

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos