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Mensagem  cleiton Seg Abr 20, 2015 6:42 pm

Bom gostaria de uma informação na substituição da correia dentada se o ideal é fazer a troca do tencionador e das polias de encosto e para que não sofra cobrança absurda se tenho opção para compra ou só mesmo por mondeo lembrando que o modelo é clx 2.0 97/98 grato ao fórum que vem me capacitando as execuções do serviço em meu mondeo

cleiton

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Mensagem  LaercioLMB Seg Abr 20, 2015 9:14 pm

Não precisa trocar as polias e nem o tensionador se os rolamentos estiverem bons.
Ao retirar a correia, retire as polias e o tensionador e rode para ver o som dos rolamentos.
Se notar rolamentos secos e não tiver como limpar eles e engraxar novamente, troque tudo.
Geralmente os problemas de polias e tensionador é somente rolamento danificado, por nunca ser limpo e relubrificado.
Mas um detalhe, cuide muito ao retirar a blindagem dos rolamentos para que consiga recolocar, pois se ficar sem blindagem, é preferível trocar as peças.
Amassar as blindagens não tem problema, pois antes de recolocar, você tem como desamassar elas, mas se rasgar ou furar, não tem mais volta.
Eu costumo retirar as blindagens com um estilete na parte central do rolamento, onde a blindagem é só uma latinha, amasso ela para fora e com uma chave de fenda pequena eu forço a blindagem a sair até ela soltar do rolamento.
Amassa a blindagem, mas depois em cima de um pedaço de madeira, eu desamasso ela com um martelo batendo com cuidado para não danificar o anel da borda que fixa a blindagem no rolamento.
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Mensagem  LaercioLMB Seg Abr 20, 2015 9:25 pm

Sobre as polias e tensionador, somente do motor ZETEC mesmo, não tem compatível pelo que sei, pois polias tem diâmetros diferentes de marca para marca e o tensionador também tem particularidades em cada motor.
Pelo que sei, são as mesmas do ESCORT 16V, pois se pedir para Mondeo, tá ferrado.
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Mensagem  cleiton Seg Abr 20, 2015 9:33 pm

Minha maior questão era essa se a do escort por ser 1.8 daria certo pois aqui descobri que o nome mondeo judia de seus donos na hora de reposição de peças

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Mensagem  cleiton Seg Abr 20, 2015 9:44 pm

E referente aos retentores do comando de admissão e de escape já providencia a troca ou só mesmo se estiver danificado as perguntas são por que vou providenciar a troca da correia e devido o alcance dos mesmos itens estou esclarecendo as dúvidas para tentar não tapar futuras dor de cabeça por não fazer o melhor no carro que é excelente e merece atenção redobrada

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Mensagem  LaercioLMB Seg Abr 20, 2015 9:47 pm

cleiton escreveu:Minha maior questão era essa se a do escort por ser 1.8 daria certo pois aqui descobri que o nome mondeo judia de seus donos na hora de reposição de peças

O Motor ZETEC 1.8 e o 2.0, os blocos são os mesmos, só mudam os diâmetros dos pistões, pois até as bielas são as mesmas.
O cabeçote de válvulas muda, pois as válvulas do 2.0 são um pouco maiores do que as do 1.8, mas a tampa de válvulas é a mesma nos dois.
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Mensagem  LaercioLMB Seg Abr 20, 2015 9:48 pm

Se não há vazamento de óleo nos comandos, nem mexa neles, só trave os comandos na posição correta antes de retirar a correia para quando for colocar novamente, não ter trabalho
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Mensagem  cleiton Seg Abr 20, 2015 10:40 pm

Obrigado Laércio pelos esclarecimentos já o retentor do virabrequim não tenho a certeza mais pode estar vazando esses dias você me sugeriu apertar a tampa do carte antes de uma eventual troca da junta e quando fiz o aperto notei aparentar vim um vazamento na capa seca que é bem embaixo desse retentor mais lavei tudo para acompanhar a evolução do trabalho tudo isso para poder tentar comprar tudo é já fazer o melhor em preventivas

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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 21, 2015 8:08 am

Para trocar retentor do virabrequim, precisará tirar o motor do carro, não tem como trocar retentor com o motor no lugar.
Com o motor fora, aproveite, desmonte todo ele e faça todas as limpezas necessárias no bloco do motor e galerias de óleo, para tirar as crostas de cálcio que se formaram no bloco e as borras de óleo mineral que se formaram nas galerias de lubrificação do motor.
Lave todo o motor, pois motor limpo dá prazer em trabalhar sem sujar totalmente as mãos.

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Mensagem  cleiton Ter Abr 21, 2015 12:54 pm

Ressaltando que esse assunto que veio a tona referente a retentores encima do tópico da correia dentada e porque temos acesso a estes itens na eventual troca do mesmo e por precauções devem ser observados para se obter um melhor cuidado em preventivas num carro que se merece seus cuidados e atenção

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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 21, 2015 12:59 pm

De fato, se abriu a parte de cima e quer fazer tudo, não há problema algum nisso. Certamente irá garantir um maior tempo útil do motor sem ele te dar problema.
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Mensagem  cleiton Ter Abr 21, 2015 2:26 pm

Abraços Laércio

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Mensagem  Perfil excluido Sáb Abr 25, 2015 8:13 pm

quando for comprar peças para motor nunca diga o nome do carro, diga que é pra tal motor e deu, a peça e pro motor nao pro carro, se eu adptar um zetec num fusca eles vao dizer o que quando pedir peça pra zetec carro fusca? kkkkkkkkkkkkkkkkk eles perguntam que carro é exatamente pra saber se é escort ou mondeo, se dizer mondeo prepare o bolço.
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Mensagem  cleiton Sáb Abr 25, 2015 8:54 pm

Carlos RMS escreveu:quando for comprar peças para motor nunca diga o nome do carro, diga que é pra tal motor e deu, a peça e pro motor nao pro carro, se eu adptar um zetec num fusca eles vao dizer o que quando pedir peça pra zetec carro fusca? kkkkkkkkkkkkkkkkk eles perguntam que carro é exatamente pra saber se é escort ou mondeo, se dizer mondeo prepare o bolço.


Kkkkk que belo fusca

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Mensagem  LaercioLMB Sáb Abr 25, 2015 9:01 pm

cleiton escreveu:
Carlos RMS escreveu:quando for comprar peças para motor nunca diga o nome do carro, diga que é pra tal motor e deu, a peça e pro motor nao pro carro, se eu adptar um zetec num fusca eles vao dizer o que quando pedir peça pra zetec carro fusca? kkkkkkkkkkkkkkkkk eles perguntam que carro é exatamente pra saber se é escort ou mondeo, se dizer mondeo prepare o bolço.


Kkkkk que belo fusca

Mas é verdade, se falar Mondeo, tá ferrado, prepare o bolso.
Só se deve dizer que é para motor ZETEC 16V.
Quem tem Mondeo 1.8, é fácil, pois o pessoal vai jurar que é um Escort, mas se disser que é ZETEC 2.0, tá ferrado de qualquer jeito.
Correia dentada, polias, filtro de óleo são os mesmos tanto no 1.8 como no 2.0 e a correia do alternador se for Escort com ar condicionado, também é a mesma.
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Mensagem  cleiton Sáb Abr 25, 2015 10:08 pm

Só tenho a agradecer os amigos vou providenciar essas preventivas vou só esperar o resultado da última lavagem que fiz para poder observar se a algum vazamento e assim encostar e pegar com vontade para fazer tudo de uma vez

cleiton

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