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Ocatanagem da Gasolina

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Mensagem  ruisiq Sáb Abr 25, 2015 10:41 am

Meu Mondeo (97 CLX manual) está consumindo muito na minha opinião, faz uns 10,5 km/l na rodovia, todos os filtros são novos, velas novas, ja passamos o scaner e parece estar tudo ok, segundo o manual devemos usar gasolina de 95 octanas, aqui na minha cidade só tem gasolina comum de 87 octanas, inclusive na pagina 155 do manual mostra como fazer uma adaptação para quando for usar gasolina de baixa octanagem, será que é isso que esta fazendo o consumo ser alto? será que podemos rodar direto com o carro adaptado para uma gasolina de baixa octanagem?
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Abr 25, 2015 1:07 pm

Antes de fazer qualquer coisa no carro, verifique todas as mangueiras que dão acesso ao coletor de admissão, pois entrada falsa de ar aumenta o consumo do motor, principalmente a mangueira que sai da válvula PCV e vai até a admissão, é uma mangueira parte cano de metal que passa por baixo da bobina de ignição.
É conveniente retirar a bobina de ignição para ter melhor visualização e se necessário, conectar a mangueira novamente no lugar.
Vwerifique as mangueiras do sensor de diferença de pressão da EGR e as mangueiras do sensor ao lado do sensor DPFE da EGR, essas mangueiras todas podem deixar entrar ar para a admissão do carro e aumentar o consumo de combustível.
Se não tiver problema em nenhuma mangueira, zere a central dele para se adaptar, pois com diversas mudanças a central sempre tenta ajustar o motor e com o tempo ela acaba aumentando o consumo do motor.
Para zerar a central, desconecte a bateria e ligue os cabos da bateria como se os colocasse em curto e deixe por uns 30 segundos e ligue novamente a bateria, a central estará zerada.
Quando for ligar novamente o motor, ele não terá nem lenta.o motor ficará oscilando e poderá apagar se tentar deixar ele na lenta.
Saia com o carro e rode com ele por uns 20 minutos, de preferência em uma rodovia e acelere e desacelere ele seguidas vezes, assim como ainda até 11 km/h e deixando ele cair a uns 70 km/h, mas sem pisar fundo de vez, pise devagar no acelerador, pois você não está em um quilometro de arrancada.
A central irá acertar todo o motor pelos padrões de fábrica.
Se isso não funcionar, a primeira coisa a ser trocada é a sonda lambda, ela funcionando mal, aumenta o consumo.
Um detalhe, não use gasolina comum nele, só dá problemas e procure escolher somente um posto de gasolina para abastecer, não use qualquer posto se não, nunca saberá se o problema do carro não é somente gasolina ruim.
O motor ZETEC grila em subidas se a gasolina for ruim e só use gasolina aditivada. Eu só uso aditivada e abasteço somente em um posto e sei que quando o motor dá umas griladas, reclamo com o posto da gasolina deles e logo o motor para de grilar.
Abastecendo sempre no mesmo posto, você como consumidor tem como exigir seus direitos do que está comprando, se abastecer em postos diferentes, nunca terá como provar que foi em um determinado posto que teve problemas.
Aqui na cidade tem vários postos que nem entro, pois sei que a gasolina é horrível e o motor me avisa isso, se nota o rendimento do motor se a gasolina é boa ou não.
Abasteço em um posto a 4 km de casa, tendo um posto a 300 m daqui, mas o que gasto para ir abastecer, economizo na manutenção do motor.
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Mensagem  ruisiq Sáb Abr 25, 2015 5:05 pm

Valeu pelas dicas Laercio,

a sonda lambda é nova tb e as mangueiras parecem estar ok,mas não entendi direito como ligar os cabos em curto, seria inverter os polos ligar o cabo do positivo no negativo e vice versa? isso não vai queimar tudo?
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Mensagem  LaercioLMB Sáb Abr 25, 2015 6:04 pm

Não, solte os cabos da bateria e encoste eles um no outro como se fossem fios de rede elétrica, onde você encosta o positivo no negativo.
Se inverter polaridade na bateria vai mandar a central pro espaço da bolacha.
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Mensagem  ruisiq Seg Abr 27, 2015 8:22 pm

Valeu Laércio, realmente dar um reset na central funcionou, fiz uma viagem e na estrada ta fazendo 13 km/l. Agora sim !!

Obrigado
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Mensagem  LaercioLMB Seg Abr 27, 2015 8:48 pm

Você pode chegar a 16,5 km/l se souber acelerar.
Primeiro, jamais acelere de supetão, ele te responde na hora, mas te cobra para isso consumindo mais gasolina do que o necessário.
Segundo, nunca troque marcha com menos de 2000 rpm e nunca ande em subidas a menos de 2000 rpm, seja na estrada ou na cidade.
Terceiro, pise devagar no acelerador quando arranca com o carro e faça isso sempre a cada troca de marcha, consigo fazer mais de 11 km/l na cidade e chego até a 16,5 km/l na estrada.
subindo a serra aqui no estado, consigo fazer 14,5 km/l e olha que é muita subida.
Uma dica, aprenda a ouvir o escapamento do carro, ele te diz se está pisando demais ou não, pois sempre que ouvir ronco no escapamento, é sinal que o caro está afogado, ou seja, gasolina indo além do que o carro precisa.
No plano ande com o motor o mais silencioso possível, mesmo que esteja a mais de 100 km/l, pois não é andar devagar que faz o carro economizar e sim saber pisar no acelerador na medida certa.
Nunca ande com o motor fazendo força, pois isso exige mais gasolina para a andar a mesma distância que se andar com o motor folgado.
Também não é o rpm alto que irá consumir mais gasolina, pois o motor alcança facilmente altos giros com pouca aceleração e giro alto no motor, o volante ajuda a manter o torque, é para isso que serve aquele volante pesado que tem no motor, se não, bastaria um disco fino para gerar atrito com o disco da embreagem, veja que o conversor de torque em carros automáticos também é pesado, para ajudar no torque do motor.
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Mensagem  Marcos Mucillo Padilha Seg Abr 27, 2015 11:31 pm

grande mestre Jedi Laercio. Que a força esteja com voce.
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Mensagem  ruisiq Ter Abr 28, 2015 6:48 am

Laercio,

aproveitando que vc é a enciclopédia viva do Mondeo, vc sabe quais são as medidas para alinhamento? lembrando que o meu é um sedan 97.

Grato
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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 28, 2015 8:08 am

Rodas da frente

Tolerância entre 0.5 mm to 3.5 mm para fora (0°05’ to 0°35’ para fora)

Ajuste fino 2,0 milímetros ± 1,0 milímetros para fora (0 ° 20 '± 0 ° 10' para fora)


Rodas traseiras.

Entre 2,7 mm para dentro a 1,3 mm para fora ou 0°27' para dentro a 0°13' para fora

Ajuste fino 0,7 milímetros ± 1,2 milímetros para dentro (0 ° 07 '± 0 ° 12' para dentro)

As rodas dianteiras tanto do sedan quanto do hacthback são iguais.
Somente as traseiras que mudam do sedan/hatchback para a SW.

Essas foras as medidas para a SW, as rodas traseiras do sedan/hatchback são;

Tolerância entre 3.9 mm toe-in to 0.1 mm para fora (0°38’ toe-in to 0°02’ para fora).

Ajuste fino 1.9 mm ± 1.2 mm para dentro (0°18’ ± 0°12’ para dentro).

Não é que eu seja uma enciclopédia ambulante, é que eu procuro ler todos os manuais que encontro na internet e sempre que me perguntam algo, muitas coisas tenho que recorrer aos manuais e essa sua pergunta foi uma delas, pois somente quem trabalha com isso o tempo todo é que talvez poderia lembrar, eu, só vendo o manual mesmo.
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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 28, 2015 8:27 am

Marcos Mucillo Padilha escreveu:grande mestre Jedi Laercio. Que a força esteja com voce.

Vi agora a sua mensagem e ri muito aqui Laughing Laughing Laughing Laughing , não menosprezando o seu comentário, mas sou tão mestre quanto qualquer um de nós que participa do fórum, algumas coisas eu sei, outras não e posso cometer erros como qualquer um de nós.
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Mensagem  mini_mim Ter Abr 28, 2015 10:05 am

Apenas explicando algo sobre a reprogramação da IE para gasolina de octanagem diferente:

Eu removi o jumper de octanas no meu mondeo. Ele muda a curva de avanço para gasolina de menor octanagem (igual essa nossa brasileira com 27% de alcool e 87 Octanas).

Com o Jumper a curva de avanço é regulada para gasolina de 95 octanas, (EX: Petrobras Podium 95 octanas IAD)
Sem o Jumper a curva de avanço é regulada para gasolina de 91 octanas. (Gasolina Premium 91 Octanas IAD e só para lembrar, no brasil a maioria da gasolina vendida tem apenas 87 octanas, caso da gasolina comum e da grid)

Eu uso somente gasolina Petrobras GRID. é aditivada e custa o mesmo que a comum, mas ele tem menos enxofre, polui muito menos e agride menos o catalizador. Como ela tem apenas 87 Octanas, retirei o jumper, o carro ficou mais "esperto" para arrancadas e com giro liso, e parou de grilar em subidas. pago aqui na minha cidade R$3.14 o litro da Grid. a comum de outras bandeiras se acha a R$2.98 já a podium, beira os 4 reais...

Mais informaçao no site da petrobrás:
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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 28, 2015 1:10 pm

Mini mim, esse jumper está na central?

Eu abasteço em um posto Petrobras, mas somente em um único posto, pois bandeira não significa que o dono do posto não vá batizar a gasolina.
Só uso gasolina aditivada, jamais a comum, pois se a gasolina estiver ruim ou for gasolina comum, o motor grila.
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Mensagem  charlesorellana Ter Abr 28, 2015 4:56 pm

Boa tarde a todos, mini mim fiquei com uma duvida agora, o carro ficou mais esperto, mas o consumo manteve o mesmo ou aumentou um pouco tbm?
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Mensagem  Marcos Mucillo Padilha Ter Abr 28, 2015 5:20 pm

Na pagina 155 do manual do Mondeo tem essa informação, removendo uma conexão em ponte(jumper) que fica no compartimento do motor, próximo do reservatorio do liquido da direção hidráulica.
Isso no caso de abastecer com gasolina com taxa inferior a 95 octanas que é a recomendada. Mas no manual fala em voltar novamente com a conexão em ponte assim que possivel.

ALguem sabe se essa alteração permanente pode danificar o carro?
E como fica o consumo?

download do manual
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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 28, 2015 6:45 pm

É, mas está bem claro no manual; O mais rápido possível, reverta o sistema para 95 octanas.
O que isso significa?
Que se fizer isso por muito tempo, alguma zica vai dar no motor e depois reclamam que a manutenção é cara que o motor só dá problemas.
Se não tivesse esse aviso no manual, eu faria isso, mas tem esse aviso e por tanto, não porei o motor do meu carro em risco.
Ei já havia visto esse conector com ponte e nem imaginava para que servia, pois não tem esse macete no manual do Mondeo até 1996.
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Mensagem  mini_mim Ter Abr 28, 2015 7:17 pm

pessoal, o manual quiz dizer para "O mais rápido possivel, volte a usar gasolina de 95 octanas" que é o correto para ele, mas nao existe menção de que possa queimar ou quebrar algo, afinal é apenas um ajuste eletronico. atualmente os modulos flex, fazem isso porém em uma escala muito maior. para rodar com o alcool, o ponto é adiantado, e para gasolina é atrasado.. para compensar a taxa de compressao é maior do que em um motor a gasolina, e menor do que em um a alcool, ou seja no meio termo dos dois. Por isso o consmo de carros flex sao tao ruins, a merava 1.4 do meu sobro faz 6KM/L de alcool, só para lembrar, um monza ou kadett 2.0 gastava menos no alcool...

Esse Jumper existe em uma infinidade de carros, conheci ele no omega 3.0i de um amigo e tem o jumper nos GM 2.2/2.0 e nos corsas Wind 1.0 1.4 e 1.6. (o 4.1i nao tem o jumper).
Na linha ford, os fiestas zetec rocam e escorts zetec possuem o jumper também
No caso do Omega, chegam a ganhar varios CV invertendo o Jumper! pois com o ponto adiantado, a queima se dá antes, com mais compressão no motor....

Esse artificio do jumper altera o ponto ( antecipando/adiantando o tempo de ignição ).
Com uma gasolina ruim, agente escuta o grilado porque o pistao está subindo para pms no ciclo de compressão, e a gasolina "queima" antes do ciclo finalizar fazendo o barulho metalico da grilagem. Um motor grilando por muito tempo, pode ter cabeça de pistao derretendo e problemas nas valvulas também, pois a temperatura da câmara aumenta muito.

No ciclo correto, a queima se dá quando o pistao começa a descer (milesimos de segundos depois de passar pelo PMS), e a força da explosão empurra o pistao para baixo gerando a força.
A sensação de ter o meu mondeo mais forte é apenas na arrancada e se dá devido a nova curva de ignição, ele queima o combustivel um pouco antes e evitando a pré detonação.

Quem já teve carro carburado, com o bom e velho distribuidor? eu  mesmo já adiantei o ponto de varios carros para ter o motor mais esperto. o lado ruim, é que no carburado em dias frios o carro custava a pegar, pois o motor girava mais pesado, lembram? já na Injeção eletronica isso nao ocorre, pois o "ponto do motor" é alterado dezenas de vezes por segundo de acordo com os sinais dos sensores...

Experimentem usar gasolina comum e retirem o jumper, o ganho é instantâneo, o giro sobe mais facil.

Sobre consumo, nao senti diferença. Na cidade faço 6KM/L e na estrada 13KM/L, lembrando que meu carro é automatico.

A meses atrás, antes do preço da gasolina subir, eu usava gasolina premium com o jumper. mas atualmente, nao tem como...ta muito caro vou de comum mesmo e sem o jumper..
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Mensagem  mini_mim Ter Abr 28, 2015 7:28 pm

Para que fique claro, esse artificio é opcional e pode ser usado sim, porém, o ideal é usar gasolina premium com o plug em 95 octanas.

Aqui um video comparando comum 91oct vs podium 95oct com mudança de jumper em um omega. o ganho de potencia é perceptivel, chega a 5CV. E a GM do brasil, sabendo da nossa pessima gasolina, importava os omegas 3.0i com o jumper na posição 91. Essa tracnagem era muito usada pelos donos de omegas, ganhava-se alguns pocotós apenas usando gasolina boa e mudando um jumper...
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Aqui aonde mudar o jumper no omega:
parte 1:
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parte 2:
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Mensagem  LaercioLMB Ter Abr 28, 2015 9:16 pm

caum caum.
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Mensagem  Perfil excluido Qui Abr 30, 2015 2:25 am

vixi eu achei que aqueles 3 conectores servia pra conectar alguns modelos de scaners. kkkkkkkkkkkk
vou dar uma olhada no manual e testar no meu pra ver se vai explodir ou posso me juntar nos velozes e furiosos kkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem  Marcos Mucillo Padilha Qui Abr 30, 2015 8:43 am

Do jeito que está nossa gasolina com menos de 91 octanas eu tambem fiquei curioso para testar. Vou tirar esse jumper pra ver como fica.
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Mensagem  LaercioLMB Qui Abr 30, 2015 8:56 am

Eu tirei do meu, não notei nada e coloquei de novo, até mesmo por que o próprio manual fala para recolocar esse jumper o mais breve possível.
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Mensagem  Marcos Mucillo Padilha Qui Abr 30, 2015 9:02 am

Acho que pra acontecer alguma coisa tem que resetar a central. Ou andar uns 5 km para ela se adaptar. Não deve ser instantaneo a mudança.
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Mensagem  LaercioLMB Qui Abr 30, 2015 9:06 am

Marcos Mucillo Padilha escreveu:Acho que pra acontecer alguma coisa tem que resetar a central. Ou andar uns 5 km para ela se adaptar. Não deve ser instantaneo a mudança.

Sim, rodei com ele o dia todo. Não se deve esperar uma mudança brusca nisso, mas não notei diferença nenhuma no rendimento do motor e as subidas que peço aqui na cidade, me ajudam a comparar o desempenho do motor, pois cada uma delas sei que marcha uso e quantos rpm o motor fica na subida, pois o painel do carro serve para isso, que monitoremos tudo o que acontece com o carro.
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Mensagem  mini_mim Qui Abr 30, 2015 9:19 am

laercio, voce tirou o jumper e manteve aditivada no tanque?

Só se retira se for usar comum de baia octanagem.
A primeira coisa que se percebe é que para de grilar, e fica mais liso na arrancada.

No meu mondeo é perceptivel a mudança, talvez por ser automatico e ele fica "engrenado em D" em semaforos por exemplo. Como nao tenho Embreagem para controlar o giro do motor, quelquer falha, ou falta de torque eu percebo na hora.
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Mensagem  LaercioLMB Qui Abr 30, 2015 9:32 am

mini_mim escreveu:laercio, voce tirou o jumper e manteve aditivada no tanque?

Só se retira se for usar comum de baia octanagem.
A primeira coisa que se percebe é que para de grilar, e fica mais liso na arrancada.

No meu mondeo é perceptivel a mudança, talvez por ser automatico e ele fica "engrenado em D" em semaforos por exemplo. Como nao tenho Embreagem para controlar o giro do motor, quelquer falha, ou falta de torque eu percebo na hora.

Isso pode ser, o seu é automático.
O meu é manual, talvez por isso eu não tenha notado nada.
O meu motor não grila pois eu escolho sempre um único posto para abastecer e olha que leva tempo até encontrar um que a gasolina seja boa, pois quando reabasteço e vejo que o motor não grila mais, só abasteço naquele posto.
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