.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
módulo do cambio automático  EmptyOntem à(s) 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
módulo do cambio automático  EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
módulo do cambio automático  EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
módulo do cambio automático  EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
módulo do cambio automático  EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
módulo do cambio automático  EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
módulo do cambio automático  EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
módulo do cambio automático  EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
módulo do cambio automático  EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


módulo do cambio automático

3 participantes

Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty módulo do cambio automático

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Qua Ago 12, 2015 10:47 am

Pessoal, tenho uma mondeo SW 97 com cambio automático e estou precisando do módulo. Levei ela no mecânico que testou a parte mecânica e está perfeita, porem o escâner detectou falha no módulo.

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Qua Ago 12, 2015 12:39 pm

O Módulo do câmbio é o módulo EEC V, o mesmo do motor, ali tem os pinos que vão ao conector do câmbio automático.

Os pinos 1, 10, 27, 29, 79, 84 e 92 são para o câmbio automático.

Leia o esquema elétrico do Mondeo nessa página.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Qua Ago 12, 2015 1:13 pm

LaercioLMB escreveu:O Módulo do câmbio é o módulo EEC V, o mesmo do motor, ali tem os pinos que vão ao conector do câmbio automático.

Os pinos 1, 10, 27, 29, 79, 84 e 92 são para o câmbio automático.

Leia o esquema elétrico do Mondeo nessa página.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Laércio, falei com o mecânico e ele confirmou que é o mesmo, obrigado pela dica. Eu vou tirar uma foto do módulo com todas as referencias inscritas e postar aqui no grupo, acredito que seja mais fácil para aqueles que conhecem pouco da elétrica como eu.

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Módulo

Mensagem  Alexandre Castellano Qui Ago 13, 2015 5:23 pm

Olá Laercio, o meu módulo daria na SW dele por se automática também, daria para postar uma foto para que possa localizar o meu? Vendo abaixo do preço ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Qui Ago 13, 2015 6:45 pm

SW e Sedan usam o mesmo módulo, não tem problema isso, pois ambos sendo automático e MK2, não tem diferença nenhuma.
O módulo fica atrás do porta luvas, perto do paralama do passageiro.
Ao retirar o porta luvas, verá dois módulos, o primeiro é a central de alarme original do carro e o que fica atrás, é o módulo EEC V do motor, mas antes de tirar o módulo tem que retirar o chicote que conecta tudo que para retirar, fica atrás do reservatório do óleo hidráulico da direção.
Verá que tem um local onde entram os fios do chicote principal, bem no meio desse soquete tem um parafuso 13mm e com uma chave canhão ou L 13 mm, retire esse parafuso que ele irá soltar o chicote do módulo EEC V e só então é que poderá retirar o módulo por dentro do carro.
Falo módulo EEC V, pois o módulo do MK1 é EEC IV, a programação é diferente e isso é um dos motivos do MK1 2.0 ser 136 CV  e o MK2 2.0 ser 130 CV.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty EEC V

Mensagem  Alexandre Castellano Qui Ago 13, 2015 6:59 pm

Obrigado Laercio, tirei o chicote ontem e fiquei impressionado Como esta tudo lacrado e com aparencia de novo EU tinha localizado ease modulo e nao sabia da importancia dele, vou tirar lá e ten tar vender p SW ok me ajuda no preço uns 500,00 tá bom?

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Qui Ago 13, 2015 7:12 pm

Alexandre Castellano escreveu:Obrigado Laercio, tirei o chicote ontem e fiquei impressionado Como esta tudo lacrado e com aparencia de novo EU tinha localizado ease modulo e nao sabia da importancia dele, vou tirar lá e ten tar vender p SW ok me ajuda no preço uns 500,00 tá bom?


Tá bom sim, pois a maioria está bem mais que isso, girando em torno de R$800,00
Os mais baratos são do MK1 câmbio manual.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty módulo

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Sex Ago 14, 2015 9:33 am

Obrigado Laércio por ajudar na compra e nas dicas, tenho aprendido muito com as tua postagens, verdadeiras aulas. Quando eu for a PoA vou ti procurar para trocar trocar umas idéias.
Abraço
Paulo

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Sex Ago 14, 2015 10:14 pm

Paulo Roberto Ferraz escreveu:Obrigado Laércio por ajudar na compra e nas dicas, tenho aprendido muito com as tua postagens, verdadeiras aulas. Quando eu for a PoA vou ti procurar para trocar trocar umas idéias.
Abraço
Paulo


Será bem vindo aqui, basta enviar uma mensagem que te envio o número do telefone para contato.
Já estiveram outros proprietários de Mondeo aqui e um eu comprei o check control dele e ele tinha ficado de me conseguir o módulo de luzes do Mondeo, mas nunca mais tive contato com ele e ele nem no fórum tem vindo mais.
Deve estar viajando para o Uruguai novamente, onde ele consegue peças do Mondeo que aqui são difíceis de encontrar, como o check control.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Substituição de módulo

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Sex Ago 21, 2015 8:47 am

Bom dia Laércio, Tu sabe alguma coisa sobre substituição do módulo EEC V, levei o mondeo, que comprei do Alexandre, para o mecânico de caixas e ele disse que não poderia substituir o módulo por que é preciso um aparelho para salvar as informações do módulo antigo para colocar no que vai ser colocado, sendo que somente as oficinas autorizadas da Ford podem fazer o serviço.

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Sex Ago 21, 2015 11:07 am

Paulo Roberto Ferraz escreveu:Bom dia Laércio, Tu sabe alguma coisa sobre substituição do módulo EEC V, levei o mondeo, que comprei do Alexandre, para o mecânico de caixas e ele disse que não poderia substituir o módulo por que é preciso um aparelho para salvar as informações do módulo antigo para colocar no que vai ser colocado, sendo que somente as oficinas autorizadas da Ford podem fazer o serviço.

Não precisa, mas ao trocar o módulo, terá que rodar com o carro por uns 20 minutos para que o módulo reconheça todo o carro e o ajuste conforme os padrões de fábrica.
Logo que instalar o novo módulo, o carro não terá nem lenta.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Sex Ago 21, 2015 12:21 pm

LaercioLMB escreveu:
Paulo Roberto Ferraz escreveu:Bom dia Laércio, Tu sabe alguma coisa sobre substituição do módulo EEC V, levei o mondeo, que comprei do Alexandre, para o mecânico de caixas e ele disse que não poderia substituir o módulo por que é preciso um aparelho para salvar as informações do módulo antigo para colocar no que vai ser colocado, sendo que somente as oficinas autorizadas da Ford podem fazer o serviço.

Não precisa, mas ao trocar o módulo, terá que rodar com o carro por uns 20 minutos para que o módulo reconheça todo o carro e o ajuste conforme os padrões de fábrica.
Logo que instalar o novo módulo, o carro não terá nem lenta.

Eu mesmo posso trocar o módulo então?, eu li aquela explicação tua de como retirar o módulo que deste pro Alexandre, para recolocar o módulo tem algum segredo?

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Modulo

Mensagem  Alexandre Castellano Sex Ago 21, 2015 1:12 pm

Olá Paulo, dei uma olhada neste tópico e não posso deixar de te falar, já que esta com a mão na massa seria bom fazer uma revisão neste chicote que fica lá no motor antes de ligar o módulo, tem chico te que só do mecânico tirar, da forma que eles tiram sem cuidado algum pode danificar algum conector, é muito simples a colocação desse modulo, lembrando que pra chegar nele lá no porta luvas é preciso remover o que esta na frente 1º, mais é muito simples e com todo cuidado ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Sex Ago 21, 2015 1:54 pm

Alexandre Castellano escreveu:Olá Paulo, dei uma olhada neste tópico e não posso deixar de te falar, já que esta com a mão na massa seria bom fazer uma revisão neste chicote que fica lá no motor antes de ligar o módulo, tem chico te que só do mecânico tirar, da forma que eles tiram sem cuidado algum pode danificar algum conector, é muito simples a colocação desse modulo, lembrando que pra chegar nele lá no porta luvas é preciso remover o que esta na frente 1º, mais é muito simples e com todo cuidado ok.

Eu não sei como está este especificamente, mas em dezembro eu mandei fazer todo o chicote do cofre do motor e pedi ao eletricista revisar este, já que o módulo estava falhando e tinha esperança que fosse na fiação. Obrigado pela dica Alexandre.

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Alexandre Castellano Sex Ago 21, 2015 2:11 pm

Paulo Roberto Ferraz escreveu:
Alexandre Castellano escreveu:Olá Paulo, dei uma olhada neste tópico e não posso deixar de te falar, já que esta com a mão na massa seria bom fazer uma revisão neste chicote que fica lá no motor antes de ligar o módulo, tem chico te que só do mecânico tirar, da forma que eles tiram sem cuidado algum pode danificar algum conector, é muito simples a colocação desse modulo, lembrando que pra chegar nele lá no porta luvas é preciso remover o que esta na frente 1º, mais é muito simples e com todo cuidado ok.

Eu não sei como está este especificamente, mas em dezembro eu mandei fazer todo o chicote do cofre do motor e pedi ao eletricista revisar este, já que o módulo estava falhando e tinha esperança que fosse na fiação. Obrigado pela dica Alexandre.

De nada Paulo, no Mondeo sempre começamos pela elétrica principalmente em toda essa área do Motor.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Sex Ago 21, 2015 8:50 pm

Como o Alexandre falou, você mesmo pode trocar o módulo em casa, não é difícil e nem complicado.
Contando que não tenha que tirar o motor do carro, tudo é fácil de fazer, não que o motor seja difícil, é que o motor exige um pouco de prática para ser retirado e recolocado se não, o trabalho se torna demorado e aparenta ser muito difícil.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Módulo

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Seg Ago 24, 2015 10:32 am

LaercioLMB escreveu:Como o Alexandre falou, você mesmo pode trocar o módulo em casa, não é difícil e nem complicado.
Contando que não tenha que tirar o motor do carro, tudo é fácil de fazer, não que o motor seja difícil, é que o motor exige um pouco de prática para ser retirado e recolocado se não, o trabalho se torna demorado e aparenta ser muito difícil.

Laércio troquei o módulo e conforme tu falou foi bem fácil, porem não notei muita diferença, continua com o mesmo problema de antes, piscando a luz do painel que indica problema com a caixa, após aquecer o carro começa a dar socos e trocar de marcha, aumentando e diminuindo a rotação do motor. Embora dois mecânicos tenham acusado problemas no módulo acredito que tenha mais alguma coisa. Eles garantem que a parte mecânica ta bem, não sei mais onde procurar.
Falei com o mecânico também sobre um barulho que faz sempre logo após arrancar ou quando passo em buraco, é uma raspada forte que escuto e sinto uma vibração próxima ao acelerador, ele disse que é o calço da caixa que está ruim, fazendo com que a caixa se movimente e respe na descarga se não me engano.
Será que estes dois problemas não estão relacionados?
Vou ter que trocar este calço, mas não acho para comprar, vou tirar uma foto para ver se o do carro do Alexandre é igual, se for ta resolvido compro dele, já que me garantiu que está bom, isso se não achar nova, pois acredito que estas borrachas tem que ser novas.

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  LaercioLMB Seg Ago 24, 2015 1:18 pm

Calço ruim o motor não funciona bem devido as vibrações e nem a caixa troca de marchas corretamente também por causa das vibrações.
Há que diga que isso é bobagem, mas se fosse, não precisava de coxins de borracha no motor e na caixa.
Ahhh, mas antes não precisava.
É,não precisava, mas os carros também não tinham um monte de sensores que tem agora.

Eles passaram um scanner no carro?

Um dos maiores problemas no motor ZETEC nessa idade é a válvula de diferença de pressão dos gases, DPFE que monitora os gases da EGR e que muitos mexânicos desabilitam isso e surgem outros problemas depois.
É muito difícil ter um Mondeo que não tenha que trocar a DPFE, pois ela suja e entope, não fazendo a EGR funcionar como deveria e isso faz o motor oscilar na rotação, principalmente em baixa rotação constante sem esforço do motor.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Seg Ago 24, 2015 3:13 pm

LaercioLMB escreveu:Calço ruim o motor não funciona bem devido as vibrações e nem a caixa troca de marchas corretamente também por causa das vibrações.
Há que diga que isso é bobagem, mas se fosse, não precisava de coxins de borracha no motor e na caixa.
Ahhh, mas antes não precisava.
É,não precisava, mas os carros também não tinham um monte de sensores que tem agora.

Eles passaram um scanner no carro?

Um dos maiores problemas no motor ZETEC nessa idade é a válvula de diferença de pressão dos gases, DPFE que monitora os gases da EGR e que muitos mexânicos desabilitam isso e surgem outros problemas depois.
É muito difícil ter um Mondeo que não tenha que trocar a DPFE, pois ela suja e entope, não fazendo a EGR funcionar como deveria e isso faz o motor oscilar na rotação, principalmente em baixa rotação constante sem esforço do motor.

O mecânico passou o Scanner e constatou que tinha um problema na memória do módulo, depois da troca não foi passado o scanner, porem acho estranho que continua com o mesmo problema, a única diferença que notei foi na troca de marcha aos 80 km/h que antes não tava fazendo e agora está. Quanto a válvula de diferença de pressão vou trocar, já vi a discussão aqui no grupo tentei limpar, mas tá muito comprometida as juntas de silicone e não sei se vedou bem o próprio alumínio já está corroído, melhor é comprar nova.
Sabe onde consigo a válvula e o calço da caixa novo?


Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Modulo

Mensagem  Alexandre Castellano Seg Ago 24, 2015 4:41 pm

Olá Paulo estou acompanhando os seus tópicos, sobre o calço da caixa superior eu tinha acabado de trocar o meu e aí o problema era no cambio, se vc
quiser te vendo ele, é novo só foi coloca mais aí o carro não andou mais, estou com ele em mãos, o mais barato no mercado é este do Link:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O meu eu te faço por 160,00 com suporte também ok.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Paulo Roberto Ferraz Ter Ago 25, 2015 10:04 am

Alexandre Castellano escreveu:Olá Paulo estou acompanhando os seus tópicos, sobre o calço da caixa superior eu tinha acabado de trocar o meu e aí  o problema era no cambio, se vc
quiser te vendo ele, é novo só foi coloca mais aí o carro não andou mais, estou com ele em mãos, o mais barato no mercado é este do Link:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O meu eu te faço por 160,00 com suporte também ok.

Vou querer sim, calcula o frete, o calço e mais o módulo do alarme, que na quinta eu faço o depósito.
Preciso também que envie o controle do alarme. Se é na chave, como já foi o meu, envia somente o circuíto eletrônico.

Paulo Roberto Ferraz

Mensagens : 29
Pontos : 41
Data de inscrição : 25/12/2013
Idade : 62
Localização : Pelotas - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

módulo do cambio automático  Empty Re: módulo do cambio automático

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos