.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Tuchos novos batendo? EmptyQua maio 01, 2024 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Tuchos novos batendo? EmptyTer Abr 30, 2024 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Tuchos novos batendo? EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Tuchos novos batendo? EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Tuchos novos batendo? EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Tuchos novos batendo? EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Tuchos novos batendo? EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Tuchos novos batendo? EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Tuchos novos batendo? EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


Tuchos novos batendo?

4 participantes

Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Tuchos novos batendo?

Mensagem  raphudo Sáb Set 26, 2015 8:40 pm

Boa noite amigos.
Recentemente refiz o motor completo do mondeo 2.0 e troquei todas as peças. Os tuchos hidráulicos não tinha sido trocados, porém quando voltou da retífica estava fazendo muito barulho, resolvi trocar e o barulho parou totalmente.
Estava tudo bem até essa semana, quando notei que está fazendo barulho de tucho novamente, e detalhe: motor com 7.000 rodados só.

A primeira troca de óleo foi feita com 1.000 km rodados, coloquei o selênia 5w30 (sintético) e sempre o filtro trocado junto.

Agora já está com cerca de 6.000 km rodados com este óleo, o fabricante diz que é para rodar até 10.000 km.
Será que tem alguma relação com a troca de óleo ou algo do tipo?

O que poderia fazer o tucho novinho bater?
Existe alguma possibilidade de ser folga no bloco? (Acho que não né? Pq se não nem teria parado de bater na primeira troca).

Me ajudem, estou ficando angustiado demais com o carro, pois sempre que troco algo, outra coisa quebra, e assim vai... E pior que não sou cupim de ferro, tento cuidar super direitinho do carro...

Muito obrigado
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  LaercioLMB Sáb Set 26, 2015 10:16 pm

5W30 é um óleo muito fino para o nosso país, ele é recomendado para países mais frios e aqui é clima tropical.
Consta sim no manual do Mondeo o óleo sintético 5W30, mas o Mondeo é um carro mundial e o manual dele é para todos os países, não tendo um manual próprio para cada país, somente a tradução para cada país.
Carros que trabalham em cidades de clima quente e sob baixas velocidades como engarrafamentos, nem pensar usar 5W30, o motor não vai durar muito.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  raphudo Sáb Set 26, 2015 10:28 pm

Vou mudar segunda feira pro 10w40... realmente chega a estragar o carro o óleo 5?

E a respeito dos tuchos, tem alguma opinião?

Será o óleo?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  LaercioLMB Dom Set 27, 2015 9:15 am

Acredito que seja somente o óleo que fica muito fino quando o motor aquece.
A fórmula dos óleos é ficar mais viscoso quando quente, mas duvido muito disso. Ele até pode melhorar algumas propriedades quando aquecido, mas sabemos que o óleo vira uma água quando quente e para sabermos disso, basta aquecermos ele em banho maria e verá que ele escorre facilmente da lata.
Outro exemplo é o aditivo bardahl, ele fio você não consegue despejar todo dentro do motor, fica quase a metade do óleo dentro do frasco, mas se aquecer, ele fica bem mais fino e escorre totalmente de dentro do frasco e é para isso que ele serve, proteger o motor quando frio, coisa que o óleo 5 não faz, pois ele por si só já é uma água braba e quando o motor mais necessita de lubrificação, ele não corresponde.
Mas por que então usam esse óleo?
Em países frios, o óleo tende a endurecer e ficar muito viscoso a ponto da bomba não conseguir puxar ele quando o motor está frio e sendo bem baixa a viscosidade, a bomba consegue puxar para lubrificar o motor com ele frio, mas bem frio mesmo, em países onde 10° é calor, já que costumam chegar a -40°, como no caso das cidades no Alasca e é aí que entra os óleos de baixa viscosidade, darem conta de lubrificar o motor quando o clima está tão frio a ponto de endurecer o óleo.
Ahhh, mas os mecânicos recomendam!
A maioria dos mexânicos não fazem a menor ideia do por que tantas diferenças de viscosidades e de óleos minerais, semi sintéticos e sintéticos e juram que sabem o que estão falando e recomendam sem a menor noção ou se sabem, justamente para o motor não durar tanto e terem que voltar lá para consertar de novo.
A índole do povo brasileiro está cada vez pior, querem ferrar com os outros, mas não gostam quando são ferrados.
O motor foi retificado inteiro?
Está novinho?
Tudo bem justinho esperando ser amaciado?
Pois é aí que o atrito é bem maior e o óleo correto se torna o principal motivo de um motor funcionar bem por anos ou logo voltar a ter problemas.
Outra coisa que pode ocorrer é sujeira dentro das galerias de óleo do bloco do motor, pois até hoje eu nunca vi um mecânico limpar um bloco de motor antes de montar de novo e menos ainda, passar jato de ar dentro de todos os orifícios das galerias de óleo. Acredito que nem 10% dos mecânicos existentes hoje façam isso.
Por que?
Porque perdem tempo fazendo isso e ninguém vai ver mesmo o que fizeram ou deixaram de fazer, então para que fazer?
Mas a qualidade de um trabalho não é e nem pode ser vista a curto prazo, só se vê um bom trabalho depois de muito tempo, mas a maioria se ilude em sentir o carro acelerando mais do que antes no primeiro dia, mas nem percebem se isso continua nos meses seguintes.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  Perfil excluido Dom Set 27, 2015 9:53 pm

em quais condições os tuchos bate?
eu usava gasolina comum e en subidas mesmo leves os tuchos faziam a festa, parecia o treno do papai noel, passei a usar a BR Podium acabou a bateção.
o oleo que uso desde que comprei o carro e o IPIRANGA F1 MASTER PROTECTION 20W50 SJ
e a cada dois dias verifico o nivel e ele continua sempre a mesma coloração.
oleo fino e pra carro que sai de fabrica tudo sob medida milimetricamente, carro rodado ou com motor refeito ja cheio de folgas usa oleo grosso.


Última edição por Carlos RMS em Ter Set 29, 2015 1:07 pm, editado 1 vez(es)
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  LaercioLMB Dom Set 27, 2015 11:05 pm

Gasolina ruim faz o famoso bate pino que parece esse trenó cheio de guizos, mas não são os tuchos de válvulas, são os pistões mesmo.
Gasolina boa não bate pino o motor.
Óleo grosso demais danifica a bomba de óleo, dilatando a carcaça de alumínio que estando quente e sob pressão, deforma, fazendo a bomba perder pressão.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  Marcelo Lima Qua Set 30, 2015 12:24 pm

Pessoal boa tarde! Blz?
Afinal na opinião de vocês: 10 40 ou 20 50?
Estava usando o 05 30 e quando ligo ele faz um barulho na hora e pára em seguida...

Vlw
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  LaercioLMB Qua Set 30, 2015 6:55 pm

A minha dica é 10W40, uso no meu sem nenhum problema.
Agora ficará a seu critério escolher qual usar, não posso obrigar ninguém a fazer o que eu acho correto e tão pouco virar a cara para quem escolher algo diferente.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  raphudo Ter Out 06, 2015 10:22 pm

Primeiramente obrigado pelas respostas.
Tinha realizado a troca do óleo, coloquei o 10w40, porém o barulho chato ainda continuava.

Fui dar uma fuçada no motor, até mesmo porque iria trocar em casa a junta da tampa de válvulas, e dando uma olhadinha, vi que as velas estavam meladas de óleo.
Fui iluminar e olhar de perto, e a vela do primeiro cilindro estava meio solta e com folga. Comprei uma chave de vela, dei um aperto e aparentemente ficou bom e sem nenhum barulho.
Então não eram tuchos, e sim a vela fazendo tec tec.

Meu segundo desafio agora: parar o vazamento de água. Sad

Ah Carlos, eu só estou usando agora gasolina aditivada V Power. Acho que presta né?
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  LaercioLMB Qua Out 07, 2015 9:14 am

Eu só uso aditivada no meu e de um único posto aqui na cidade.
Não é a bandeira do posto que garante a qualidade da gasolina e sim as mutretas do dono do posto.
As misturas nas gasolinas são feitas nos postos e não nas refinarias.
Tem um posto aqui na esquina de casa que se eu abastecer lá, o motor bate pino o tempo todo que eu acelero, de tão ruim que é a gasolina dele, então não abasteço mais lá nem com reza.
O posto que abasteço fica a 4 km de casa, mas o motor agradece isso.
As gasolinas Vpower, premium e as especiais de outros postos são melhores sim e se o bolso aguentar, é a melhor gasolina a ser usada no carro.
O meu bolso não aguenta essas gasolinas e por isso só uso a aditivada mesmo que está pouca diferença da comum.
A comum nem pensar, terá sempre problemas no motor, por mais que pareça não ter.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  Perfil excluido Qui Out 15, 2015 10:34 pm

raphudo escreveu:Primeiramente obrigado pelas respostas.
Tinha realizado a troca do óleo, coloquei o 10w40, porém o barulho chato ainda continuava.

Fui dar uma fuçada no motor, até mesmo porque iria trocar em casa a junta da tampa de válvulas, e dando uma olhadinha, vi que as velas estavam meladas de óleo.
Fui iluminar e olhar de perto, e a vela do primeiro cilindro estava meio solta e com folga. Comprei uma chave de vela, dei um aperto e aparentemente ficou bom e sem nenhum barulho.
Então não eram tuchos, e sim a vela fazendo tec tec.

Meu segundo desafio agora: parar o vazamento de água.  Sad

Ah Carlos, eu só estou usando agora gasolina aditivada V Power. Acho que presta né?

não é uma gasolina ruim, mas como o Larcio falou o posto tambem tem que ser de confiança, eu uso a BR podium e mesmo esses ladrao subindo de 399 pra 429 continuo com ela, gasto um pouco mais no combustível pra nao gastar em motor, usar gasolina ruim o motor trabalha forcado desgastando mais rapido tudo por dentro.

eu ate iria testar essa V-power mas aqui em porto alegre prevalece os Ipiranga e BR, os postos Shell que achei aqui por perto nenhum tinha a V-power Smile
mas lendo no site da Shell promete ser uma boa gasolina.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tuchos novos batendo? Empty Re: Tuchos novos batendo?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos