.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Troca da trizeta ou semi eixo completo?
Scanner  para injeção eletrônica EmptyHoje à(s) 9:41 am por LaercioLMB

» Procuro trizeta 25x41
Scanner  para injeção eletrônica EmptyOntem à(s) 7:12 pm por LaercioLMB

» Apresentação e ajuda
Scanner  para injeção eletrônica EmptySáb Abr 27, 2024 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Scanner  para injeção eletrônica EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Scanner  para injeção eletrônica EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Scanner  para injeção eletrônica EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Scanner  para injeção eletrônica EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Scanner  para injeção eletrônica EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Scanner  para injeção eletrônica EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB


Scanner para injeção eletrônica

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Qui Mar 24, 2016 2:51 pm

Boa tarde a todos, alguém saberia me dizer um scanner que se comunique com o Ford Mondeo 1994
Já tentei vários e nenhum se conecta
Sei q apesar de o conector ser formato obd2 o protocolo não é, vi até um scanner na internet que prometia funcionar em qualquer carro da ford/Mazda mas ao ser bem específico com o vendedor o mesmo deu pra traz e disse que não pode me garantir q funcione em um Mondeo 1994 aff.. Kkkk.
Enfim se alguém souber e se já até tiver usado e puder me indique qual , gostaria muito de saber , obrigado.
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Perfil excluido Qui Mar 24, 2016 6:28 pm

eu encomendei 1 daqueles que parece um pen drive que envia as inf. para pc, quando chegar se funcionar eu informo aqui.
o site é GearBest
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Qui Mar 24, 2016 6:48 pm

Obrigado, já tentei vários
Bosch kts
Kaptor
Sun pdl 4000
Plana
Tentaram um da napro
Eu tenho um desses chineses tbm elm 327, mas nada
Qdo chegar o seu teste e nos avise, obrigado.
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Qui Mar 24, 2016 8:14 pm

Carlos RMS escreveu:eu encomendei 1 daqueles que parece um pen drive que envia as inf. para pc, quando chegar se funcionar eu informo aqui.
o site é GearBest

Sinto muito te dizer, mas fez uma compra em vão.
Esses scanners são para a central EEC V e o Mondeo MK1 usa uma central EEC IV.
Talvez se a gente descobrir os outros fios que vão para esse conector, se é que tem os terminais, talvez possa dar certo.
O EEC IV tem 4 fios no conector e o EEC V tem 6 ou 8 fios.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Perfil excluido Sex Mar 25, 2016 2:44 pm

no meu entender a ECU de um carro é praticamente um HD de um PC. dependendo do tipo de pc o plug do HD é diferente, mas no caso da ECU se mudar o fio no pino para combinar com o fio do acessório talvez tenha acesso a os dados da ECU, na tomada do meu tem varios pinos que nao tem fio, e no acessório tem todos os pinos.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Sex Mar 25, 2016 11:37 pm

Carlos RMS escreveu:no meu entender a ECU de um carro é praticamente um HD de um PC. dependendo do tipo de pc o plug do HD é diferente, mas no caso da ECU se mudar o fio no pino para combinar com o fio do acessório talvez tenha acesso a os dados da ECU, na tomada do meu tem varios pinos que nao tem fio, e no acessório tem todos os pinos.


mas infelizmente só fazer os pinos corresponderem não daria certo tbm, um software tem que conseguir se comunicar com o outro,
seria como tentar rodar um jogo de xbox em playstation, ou encaixar o cartucho de um master system em um nintendo, a informação contida em um software nao consegue ser lida pelo outro, nao sou entendido desses assuntos mas sei que é mais ou menos isso
ja teve um doido americano aí que fez isso de trocar os pinos de posição para fazer corresponder o pino de comunicação dos dados com um scanner padrão obd2 e tentou a comunicação com todos os protocolos obd2 possiveis e nada tbm...
parece tbm que diz q a interface dessa injeção é bem especifica e com scanner com padrão bem especifico da ford na epoca
seria ford DLC data link comunication; nao corresponde a padrão obd2 nem obd, que seria o o bd1....
gostaria de saber se algum scanner lançado no mercado teria um protocolo ou sei lá o que seria realmente necessario ; se comunique e faça a leitura dessa injeção eletronica , um scanner auxilia e diminui em muito o tempo de diagnostico de defeitos da injeção eletronica em qualquer veiculo e logo nesses mondeos que nem luz de MIL tem , seria muito bom pelo menos para mim dispor de um scanner para auxilio de diagnosticos e acompanhamento do funcionamento do sistema.
muito obrigado pela atenção e vamos continuar na captura de informações para ver se chegamos a alguma boa novidade!..
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 26, 2016 9:36 am

A central do MK1 manual tem muitos fios não conectados, mas são fios destinados ao câmbio automático e ao pats que em algumas versões, vieram com sensor infravermelho na fechadura.
Tem um fio que é para o computador de bordo, para monitorar o consumo e uns outros agora que não lembro exatamente sem ter que olhar todo o esquema do MK1 novamente, pois se compararmos o esquema elétrico do MK1 com o MK2, veremos que as conexões são diferentes, não sendo a mesma pinagem para as mesmas funções, o que impossibilita de usarmos uma centrar do MK2 em um MK1 sem ter que trocar toda a fiação.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Sáb Mar 26, 2016 10:24 am

Revirei o esquema elétrico do MK1 e vi que nele devem sair 6 fios para o conector OBDII que esse padrão foi exigido antes da fabricação do MK1 96, tendo desde o 94.
Vi que só tem 4 fios no conector OBDII dos meus dois MK1 96 que tenho aqui.

Encontrei esse link falando sobre esse sistema e como identificar que protocolo está usando.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se encontrarmos o esquema de pinagem do conector de diagnose do Mondeo MK1, acredito que possamos utilizar esses leitores OBDII, mas mesmo assim, não serão todos compatíveis, pois nem todos funcionam exatamente iguais apesar de possuírem o mesmo chipset.

A princípio o protocolo é para ser esse SAE J1850 PWM, mas acho que é do MK2
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

john noronha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Perfil excluido Dom Mar 27, 2016 12:17 am

Larcio, os dois que voce tem são só 4 fios na tomada?
hoje eu instalei uma camera de ré que veio junto com um radio que comprei e removendo os acabamento para passagem do fio tambem tive que remover o acabamento em baixo da coluna da direção e vi que na tomada do meu tem 6 fios.
eu tambem nao sou conhecedor desse assunto, vou precisar pesquisar e estudar melhor sobre este sistema.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Perfil excluido Dom Mar 27, 2016 12:47 am

bom, olhando no manual de manutenção que tenho aqui, achei esta parte que diz que faz o teste de diagnostico num destes conectores dentro do cofre do motor, e o aparelho pro diagnostico é o FDS2000.
buscando no google tem video deste aparelho em uso, mas deve ser caro pra k7

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 27, 2016 10:05 am

Aquele conector 4 com o plug 5 é o conector de octanas, se tirar o plug a central baixa a octana da gasolina para mudar o desempenho do motor para a gasolina brasileira de péssima qualidade, mas nesse caso, o consumo do motor aumenta, pois a central passa a injetar um pouco mais de combustível para compensar a baixa octanagem que é um dos maiores motivos de bate pino dos motores sem falar da água na gasolina.

LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 27, 2016 10:21 am

Encontrei nesse site húngaro, a matéria sobre esses conectores, pois procurar no Brasil e nada é a mesma coisa, tem que procurar somente na Europa para encontrar alguma coisa.
Nesse site eu vi o tal resistor que no caso é para ser usado com um LED, coisa que no diagrama que temos o LED é representado por uma lâmpada, pois o cara que fez o diagrama não entende nada de elétrica para ter usado o símbolo elétrico de uma lâmpada ao invés de um LED.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Usei um tradutor on line para traduzir a página e ficar mais fácil de todos entenderem.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 27, 2016 12:14 pm

Olha, não sei quanto ao seu, mas o meu não tem esses dois conectores, isso deve ser do 93 e 94, pois não acredito que fossem colocar conector de diagnose dentro do carro e no cofre do motor também.
Se já tem aquele lá dentro, basta a gente identificar os fios dele.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Perfil excluido Dom Mar 27, 2016 2:12 pm

LaercioLMB escreveu:Olha, não sei quanto ao seu, mas o meu não tem esses dois conectores, isso deve ser do 93 e 94, pois não acredito que fossem colocar conector de diagnose dentro do carro e no cofre do motor também.
Se já tem aquele lá dentro, basta a gente identificar os fios dele.

o meu so tem 1 conector que é aquele nº 4 da imagem do manual.
e esta com um tampa jump.
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 27, 2016 2:21 pm

Carlos RMS escreveu:
LaercioLMB escreveu:Olha, não sei quanto ao seu, mas o meu não tem esses dois conectores, isso deve ser do 93 e 94, pois não acredito que fossem colocar conector de diagnose dentro do carro e no cofre do motor também.
Se já tem aquele lá dentro, basta a gente identificar os fios dele.

o meu so tem 1 conector que é aquele nº 4 da imagem do manual.
e esta com um tampa jump.

Sim, é o conector de octanas da central. Se tirar aquela ponte, a central baixa as octanas para 85 se não me engano ao invés dos 91 exigidos pela fábrica, mas o consumo aumenta.
Eu já fiz isso, o motor muda pouca coisa em subidas, mas o consumo aumenta muito.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Dom Mar 27, 2016 8:32 pm

Achei no meu conector número 3 da figura porém abaixo do painel próximo ao conector obd2 e já tem algo conectado nele fazendo a ligação entre dois fios sobrando um terminal Livre e se for o conector de Diagnóstico então eu teria que ligar a lâmpada neste se o que sobra Livre agora preciso chegar se corresponde os fios do diagrama com os que estão no conector para que eu não faça a Ligação Errada e tenha certeza que esse é um conector de Diagnóstico mesmo.
Espero que seja!
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Dom Mar 27, 2016 9:10 pm

E pode ser que seja mesmo tem uma página na internet citando que pode haver esse conector abaixo do painel também está falando do mundo eu a partir de 97 mas o que seria aquele conector no meu 94?
Não custa testar para ver se os fios correspondem ao conector de Diagnóstico.
Se for vai ser muito bom
Agora Relembrando Vou procurar também mas acho que uma vez viu conector de dois fios também abaixo do painel amanhã eu vou ver se acho!
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Dom Mar 27, 2016 9:11 pm

A página é essa
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 27, 2016 9:47 pm

Esse em baixo do painel não é de diagnóstico, pois se fosse assim, o conector do piloto automático e buzina é igual de 3 terminais e não é só esse conector que tem no carro, tem mais.
Não se iluda com o formado do conector.

Me diga, para que colocariam dois tipos de conectores próximos um do outro?
Não faz sentido isso, seria coisa de brasileiro.
aqueles conectores lá no cofre devem ser da primeira versão de 93 quando foi lançado, pois o 93 até cabo de velocímetro tinha.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Dom Mar 27, 2016 9:50 pm

Mas pode ocorrer de ter dois conectores de Diagnóstico um ao lado do outro alguns Honda Civic antigos são assim
Veneno causa do mundo e o que diz aquele que parece ser formato obd2 seria de uso exclusivo da Ford hoje três fios é para fazer o teste lampejante e o de dois fios são para os scanners genéricos usados fora da montadora acho que seria isso muito preciso ver se são os correspondem ao conector de Diagnóstico para não fazer coisa errada no carro
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Dom Mar 27, 2016 9:51 pm

Muita coisa que escrevi saiu palavras erradas pois o celular está com um pequeno problema mas espero que dê para entender um pouco se ficar muito ruim apagar mensagem depois edito e e coloco
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Dom Mar 27, 2016 11:19 pm

OBD2 não era padrão da Ford, foi uma exigência europeia e esse conector foi adotado por vários fabricantes, mas cada um com seu protocolo independente do conector.
O OBD2 do Mondeo acredito ter os pinos 17, 18, 19 e 48, bastando identificar quem é quem, pois são 4 fios no conector abaixo da coluna da direção.
Quer tirar a dúvida? Não ligue nada nesses conectores, poderá danificar algum sensor. Coloque um multímetro para ver continuidade nos terminais desses conectores que você encontrou e faça uma ponte nos pinos da central, vai precisar de um fio longo para fazer essa ponte usando um multímetro para verificar continuidade, mas desligue a bateria para evitar de fazer uma ponte e danificar a central ou desconecte a central e coloque a ponta de prova nos terminais do conector e veja se bate com os pinos 17, 18, 19 e 48.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  dean_jdm Seg Mar 28, 2016 12:03 pm

O de três fios não tem nada a ver com conector de Diagnóstico mesmo digitei o código do tampa do conector na internet e saiu como farol de neblina dianteiros deve ser conector para alguma coisa do tipo
dean_jdm
dean_jdm

Mensagens : 37
Pontos : 47
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 32
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Perfil excluido Seg Mar 28, 2016 1:10 pm

Neste link tem uma inf. interessante sobre o assunto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  LaercioLMB Seg Mar 28, 2016 3:15 pm

dean_jdm escreveu:O de três fios não tem nada a ver com conector de Diagnóstico mesmo digitei o código do tampa do conector na internet e saiu como farol de neblina dianteiros deve ser conector para alguma coisa do tipo

Deve ser para acionar os faroletes mesmo, pois alguns já tem a fiação à espera de continuidade para acrescentar algo mais caso se deseje.

Carlos RMS escreveu:Neste link tem uma inf. interessante sobre o assunto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Isso é o que mais tem agora, dispositivos que se conecta na porta de dados do carro para obter um painel totalmente digital do carro, mas não informa falhas ou defeitos do carro, só o que está ocorrendo no momento.
O que precisamos é de um scanner que identifique os problemas e é isso que está difícil de encontrarmos a baixo custo.
Para o MK2 está fácil, mas para nós do MK1, teremos que usar somente a lâmpada de sinais para identificar o código de falhas, não terá outro jeito.
Não me agrada muito isso, mas é a única opção que nos resta.


Um exemplo, de que nos adianta olhar a temperatura do motor se não saberemos identificar se está correta ou não? Pode estar mostrando uma temperatura abaixo ou acima da real, pois esses dispositivos não tem aferição do INMETRO e sendo assim, toda informação que recebermos serão apenas alegóricas, pois tem dispositivos desses que emitem a imagem no para brisas do carro.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Scanner  para injeção eletrônica Empty Re: Scanner para injeção eletrônica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos