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Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoje saí em busca da junta de vedação da válvula EGR do Mondeo e nada, nenhuma loja de autopeças tinha essa peça, mas sorte a minha que encontrei uma loja especializada em juntas metálicas que conforme as medidas que passei a eles, fizeram uma junta nova.
Custo da junta, R$35,00 na loja, fora o transporte e o tempo caminhando de loja em loja procurando pela junta.
Agora no final de tarde antes da chuva, coloquei a junta no lugar e apertei a EGR no lugar, dando mais um passo do motor como pronto, faltando agora somente as proteções do escapamento que dão o acabamento e evitam do ar direto na descarga, indo ar quente direto para o motor e parede de fogo.
Essa carenagem ao redor do escapamento, permite inclusive que a sonda lambda trabalhe melhor e mais precisa já que não tem vento frio sobre ela que deve trabalhar aquecida o tempo todo e se recebe vento frio em cima, há diferenças de temperatura na ponta dela e na base o que dificulta uma leitura perfeita.
Muitos acham que essas carenagens são somente estéticas, mas não são.
Essa peça é em duas partes e se chama defletor do escapamento, uma parte é a de cima que quase todos tem e a segunda fica mais abaixo e poucos tem esse defletor inferior e isso afeta na leitura da sonda lambda.
Custo da junta, R$35,00 na loja, fora o transporte e o tempo caminhando de loja em loja procurando pela junta.
Agora no final de tarde antes da chuva, coloquei a junta no lugar e apertei a EGR no lugar, dando mais um passo do motor como pronto, faltando agora somente as proteções do escapamento que dão o acabamento e evitam do ar direto na descarga, indo ar quente direto para o motor e parede de fogo.
Essa carenagem ao redor do escapamento, permite inclusive que a sonda lambda trabalhe melhor e mais precisa já que não tem vento frio sobre ela que deve trabalhar aquecida o tempo todo e se recebe vento frio em cima, há diferenças de temperatura na ponta dela e na base o que dificulta uma leitura perfeita.
Muitos acham que essas carenagens são somente estéticas, mas não são.
Essa peça é em duas partes e se chama defletor do escapamento, uma parte é a de cima que quase todos tem e a segunda fica mais abaixo e poucos tem esse defletor inferior e isso afeta na leitura da sonda lambda.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Hoje tirei o carro de cima dos cavaletes, já era hora disso acontecer.
Amanhã coloco óleo no motor, água no radiador e óleo na direção hidráulica e lógico, gasolina no tanque kkkk e irei ligar ele.
Amanhã coloco óleo no motor, água no radiador e óleo na direção hidráulica e lógico, gasolina no tanque kkkk e irei ligar ele.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Hoje liguei o motor e funcionou perfeito, resta agora assentar os anéis.
Logo de início foi uma bateção de tuchos que eu me apavorei com a barulheira, funcionou o motor, esquentou e desliguei, esperei uma hora, liguei novamente e não tinha mais nenhum barulho de tucho, encheram de óleo e voltaram a funcionar como deveriam.
Tenho agora que ligar o motor novamente, deixar ele esquentar e reapertar o cabeçote com o motor ainda quente para evitar empenamento de cabeçote e ou queima de junta.
Com o motor funcionando tenho que ajustar o freio, pois sem o motor não tem como ajustar corretamente o sistema de freio do carro e foi lindo de ver o computador de bordo mostrando o consumo do motor funcionando, oscilava entre 0,9 l/h e 1,2 l/h, já que ele não andou, com o carro parado o consumo é medido em l/h e não em km/l.
Esse final de semana eu saio com ele para ver como ficou e a central fazer os ajustes finais de aceleração e lenta, embora a lenta dele esteja em torno de 900 rpm, mas isso só se estabilizará mesmo depois dele rodar um pouco para se ajustar por completo.
Logo de início foi uma bateção de tuchos que eu me apavorei com a barulheira, funcionou o motor, esquentou e desliguei, esperei uma hora, liguei novamente e não tinha mais nenhum barulho de tucho, encheram de óleo e voltaram a funcionar como deveriam.
Tenho agora que ligar o motor novamente, deixar ele esquentar e reapertar o cabeçote com o motor ainda quente para evitar empenamento de cabeçote e ou queima de junta.
Com o motor funcionando tenho que ajustar o freio, pois sem o motor não tem como ajustar corretamente o sistema de freio do carro e foi lindo de ver o computador de bordo mostrando o consumo do motor funcionando, oscilava entre 0,9 l/h e 1,2 l/h, já que ele não andou, com o carro parado o consumo é medido em l/h e não em km/l.
Esse final de semana eu saio com ele para ver como ficou e a central fazer os ajustes finais de aceleração e lenta, embora a lenta dele esteja em torno de 900 rpm, mas isso só se estabilizará mesmo depois dele rodar um pouco para se ajustar por completo.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Parabéns
Olá Laércio parabéns por colocar essa máquina funcionando, que desafio fantástico reformar um Mondeo em casa e não ter grandes problemas, tem que saber muito sobre o carro, fato que a maioria dos mecânicos não sabem nem perto da experiência que vc têm com esse carro, parabéns, não vejo a hora de ver as fotografias do carro todo reformado ok.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Obrigado Alexandre, esse final de semana pretendo dar a primeira volta com ele para ver como ficou, colocar uma gasolina e rodar uns 100 km para dar uma pré amaciada no motor.
Hoje a tarde coloquei óleo no câmbio, completei a água do radiador que no manual fala em 6 litros, mas bastou ligar o motor para a água circular pela serpentina do ar quente dentro do carro e já precisou mais um litro para colocar no nível novamente.
Resumindo, vão 7 litros de água no Mondeo.
Uns 800 ml de fluido de freio, mesmo sendo sangrado o sistema de freio, não foi perdida nenhuma gota de fluido de freio kkk.
Como toda a tubulação foi limpa por dentro, não restando fluido velho em seu interior, deu trabalho tirar todo o ar do sistema, foram umas duas horas pedalando e sangrando cada roda, isso por que eu fiz tudo sozinho.
Pedalava no pedal do freio, mantinha o pedal do freio baixo com uma haste de madeira calçada no volante e ia até a roda abrir a sangria e com uma mangueira conectada no parafuso de saída de ar, levava o fluido para um recipiente, assim não lambuzava o chão e nem as peças da suspensão.
Detalhe, fluido de freio DOT4 e não DOT3 que a maioria compra no supermercado e colocam nos carros.
O manual dele manda DOT4, quem sou eu para colocar diferente.
Coloquei o óleo da direção hidráulica, o óleo da transmissão, fluido de freio, tudo regulado e pronto para o carro andar.
Resta agora dar uma boa lavada no carro e colocar os logos FORD na frente e na tampa do porta malas, o logo Mondeo no porta malas, os logos CLX nos paralamas dianteiros e os frisos das portas e o carro estará pronto para as fotos.
Hoje a tarde coloquei óleo no câmbio, completei a água do radiador que no manual fala em 6 litros, mas bastou ligar o motor para a água circular pela serpentina do ar quente dentro do carro e já precisou mais um litro para colocar no nível novamente.
Resumindo, vão 7 litros de água no Mondeo.
Uns 800 ml de fluido de freio, mesmo sendo sangrado o sistema de freio, não foi perdida nenhuma gota de fluido de freio kkk.
Como toda a tubulação foi limpa por dentro, não restando fluido velho em seu interior, deu trabalho tirar todo o ar do sistema, foram umas duas horas pedalando e sangrando cada roda, isso por que eu fiz tudo sozinho.
Pedalava no pedal do freio, mantinha o pedal do freio baixo com uma haste de madeira calçada no volante e ia até a roda abrir a sangria e com uma mangueira conectada no parafuso de saída de ar, levava o fluido para um recipiente, assim não lambuzava o chão e nem as peças da suspensão.
Detalhe, fluido de freio DOT4 e não DOT3 que a maioria compra no supermercado e colocam nos carros.
O manual dele manda DOT4, quem sou eu para colocar diferente.
Coloquei o óleo da direção hidráulica, o óleo da transmissão, fluido de freio, tudo regulado e pronto para o carro andar.
Resta agora dar uma boa lavada no carro e colocar os logos FORD na frente e na tampa do porta malas, o logo Mondeo no porta malas, os logos CLX nos paralamas dianteiros e os frisos das portas e o carro estará pronto para as fotos.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, sobre o carro, saí com ele ontem e dei umas voltas para ver como ele se comporta e gostei muito dos resultados, principalmente do computador de bordo monitorando o consumo de gasolina.
Como choveu ontem, o caro ficou sujo e antes de tirar umas fotos dele para fazer o antes e o depois, vou lavar ele e passar uma cera.
Como choveu ontem, o caro ficou sujo e antes de tirar umas fotos dele para fazer o antes e o depois, vou lavar ele e passar uma cera.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Para quem não viu ainda ou não sabe que tem, há uma lâmpada dentro do botão das luzes, mas essa lâmpada só existe nos botões sem faroletes, os que tem faroletes no botão, não tem o soquete da lâmpada dentro do botão e eu coloquei no meu e nem sabia que tinha, fiquei sabendo quando desmontei a chave e vi uma lâmpada dentro do botão que estava queimada.
Se pressiona a lâmpada e gira no sentido anti horário para retirar ela, mas é um saco fazer isso e a lâmpada, bem pequenina, é a mesma do painel de instrumentos do Fusca, isso mesmo, do Fusca, pois a maioria das lojas não tem mais essa lâmpada para vender e consegui ela em uma autorizada VW e custou R$10,00, mas o resultado compensou.
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Se pressiona a lâmpada e gira no sentido anti horário para retirar ela, mas é um saco fazer isso e a lâmpada, bem pequenina, é a mesma do painel de instrumentos do Fusca, isso mesmo, do Fusca, pois a maioria das lojas não tem mais essa lâmpada para vender e consegui ela em uma autorizada VW e custou R$10,00, mas o resultado compensou.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
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Legal..
LaercioLMB escreveu:Para quem não viu ainda ou não sabe que tem, há uma lâmpada dentro do botão das luzes, mas essa lâmpada só existe nos botões sem faroletes, os que tem faroletes no botão, não tem o soquete da lâmpada dentro do botão e eu coloquei no meu e nem sabia que tinha, fiquei sabendo quando desmontei a chave e vi uma lâmpada dentro do botão que estava queimada.
Se pressiona a lâmpada e gira no sentido anti horário para retirar ela, mas é um saco fazer isso e a lâmpada, bem pequenina, é a mesma do painel de instrumentos do Fusca, isso mesmo, do Fusca, pois a maioria das lojas não tem mais essa lâmpada para vender e consegui ela em uma autorizada VW e custou R$10,00, mas o resultado compensou.
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Eu não conhecia mesmo essa lampada ai..
lucas castro- Mensagens : 139
Pontos : 147
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Lampadas
Olá Laércio, ver se é essa Lampada da foto:
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Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Não, não é essa da foto.
Essa que você postou é a que ilumina o mostrador do botão, aquelas funções em verde que aparecem ao redor dos botões de luz e regulagem do farol.
A que fica dentro do botão mesmo, é a do painel de instrumentos do fusca. É essa aqui.
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Note as travas que tem na lâmpada, são compridas e não aquelas redondinhas que tem na maioria das lâmpadas que parecem pininhos.
Essa lâmpada é bem pequena e no mercado livre tem umas LED, mas essas LED não tem como colocar dentro do botão e girar ela para travar no suporte.
Quando se retira o botão do eixo, dentro do eixo fica a lâmpada para iluminar o botão.
Essa que você postou é a que ilumina o mostrador do botão, aquelas funções em verde que aparecem ao redor dos botões de luz e regulagem do farol.
A que fica dentro do botão mesmo, é a do painel de instrumentos do fusca. É essa aqui.
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Note as travas que tem na lâmpada, são compridas e não aquelas redondinhas que tem na maioria das lâmpadas que parecem pininhos.
Essa lâmpada é bem pequena e no mercado livre tem umas LED, mas essas LED não tem como colocar dentro do botão e girar ela para travar no suporte.
Quando se retira o botão do eixo, dentro do eixo fica a lâmpada para iluminar o botão.
Última edição por LaercioLMB em Ter Jan 24, 2017 6:10 am, editado 1 vez(es)
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Coisas da Ford
Olá bom dia Laércio, muito legal o meu tem também, só a ford para colocar uma lampada em um lugar desses, coisas de ford.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Detalhe, essa lâmpada do botão só acende depois de ligada as lanternas, mas quando se liga a chave do carro, as verdes de indicação desses botões já acendem, assim como as luzes dos botões da porta do motorista, elas acendem quando se liga a chave do carro, já as das outras portas só ligam quando a gente liga as lanternas do carro e a iluminação do painel.
São luxos dos carros Ford que só a Ford tem.
Se naquela época já eram assim, imagina os de hoje.
O Mondeo MK5 tem freio automático que aciona caso você chegue muito perto do carro da frente e acelerador automático que retoma a aceleração assim que a distância do caro da frente se torna confiável.
Isso e mais algumas coisas que só a Ford tem.
São luxos dos carros Ford que só a Ford tem.
Se naquela época já eram assim, imagina os de hoje.
O Mondeo MK5 tem freio automático que aciona caso você chegue muito perto do carro da frente e acelerador automático que retoma a aceleração assim que a distância do caro da frente se torna confiável.
Isso e mais algumas coisas que só a Ford tem.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
Pontos : 3854
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, finalmente chegou ao fim a reforma. Lógico que faltam ainda alguns ajustes, regulagens, tirar alguns grilinhos que apareceram, mais adiante dar um bom polimento nele já que agora não irei fazer isso.
Notem nas fotos que as rodas do antes, não são as originais dele, as que vieram com ele eram de liga leve e eu as troquei pelas rodas originais dele e essas que estão nas fotos do antes, são as rodas do Mondeo branco que tenho para retirada de peças que irei vender muita coisa dele agora.
Mas seguem agora o antes e o depois do carro.
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Depois (Detalhe, com o isolador acústico)
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É isso aí gente, assim ele ficou por fora.
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Depois eu posto as fotos de dentro dele, pois como devem ter notado, são muitas fotos.
Notem nas fotos que as rodas do antes, não são as originais dele, as que vieram com ele eram de liga leve e eu as troquei pelas rodas originais dele e essas que estão nas fotos do antes, são as rodas do Mondeo branco que tenho para retirada de peças que irei vender muita coisa dele agora.
Mas seguem agora o antes e o depois do carro.
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É isso aí gente, assim ele ficou por fora.
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Depois eu posto as fotos de dentro dele, pois como devem ter notado, são muitas fotos.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Parabéns
Olá Laércio brincadeira em rapaz, ficou maravilho agora é só curtir de carro novo e aturar os curiosos, a pergunta vai de onde você importou esse Mondeo, parabéns!
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Top laercio!!!
Parabéns!
Ficou lindo de mais!!!
Parabéns!
Ficou lindo de mais!!!
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Idade : 42
Localização : Diadema
Lindo!
Cara,perfeito o trabalho,o carro ficou espetacular,parecendo novo,foi um projeto longo,mas que compensou,estou nessa caminhada também,espero que o meu fique bonito assim também,ter ele por muito tempo,ficou massa o carro
lucas castro- Mensagens : 139
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Valeu Lucas, o trabalho rendeu resultados, mas ainda falta dar um bom polimento no carro, mas isso farei mais adiante.
Tenho ainda que postar as fotos de dentro dele já que mudei o estofamento dele e coloquei uns acessórios a mais, inclusive os tapetes personalizados.
Quanto a seu carro, certamente ficará muito bom também, resta ter paciência para fazer o trabalho.
O meu ficou com um vazamento na caixa do separador de óleo da ventilação do cárter e para retirar esse vazamento, tenho que tirar o coletor de descarga e sinceramente, é um saco retirar essa peça e terei que comprar junta nova tanto para o coletor de escapamento quanto para o separador de óleo onde vai a PCV.
Deve ter ficado algum resíduo de silicone da junta anterior, aquela sujeirinha que a gente acha que não vai dar problema, mas deu. O vazamento é mínimo, mas existe e não dá para deixar assim.
Tenho ainda que postar as fotos de dentro dele já que mudei o estofamento dele e coloquei uns acessórios a mais, inclusive os tapetes personalizados.
Quanto a seu carro, certamente ficará muito bom também, resta ter paciência para fazer o trabalho.
O meu ficou com um vazamento na caixa do separador de óleo da ventilação do cárter e para retirar esse vazamento, tenho que tirar o coletor de descarga e sinceramente, é um saco retirar essa peça e terei que comprar junta nova tanto para o coletor de escapamento quanto para o separador de óleo onde vai a PCV.
Deve ter ficado algum resíduo de silicone da junta anterior, aquela sujeirinha que a gente acha que não vai dar problema, mas deu. O vazamento é mínimo, mas existe e não dá para deixar assim.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 58
Localização : Porto Alegre - RS
Isso aê
Mas com todo o trabalho que vc fez,deu só esse errinho ai,então vc já pode ser um montador profissional,haha,um carro complexo desse q foi todo desmontado não é para qualquer um..só sendo inteligente e paciente..
lucas castro- Mensagens : 139
Pontos : 147
Data de inscrição : 11/05/2014
Profissional
Olá galera em relação a reforma do Laércio, o fato é que qualquer um de nós gostaríamos dessa reforma em nosso carro, mais mesmo se tivesse profissional neste nível jamais pagaríamos o valor de mão de obra para reformar um carro, muita coisa que foi feito no carro não tem como colocar preço, o Laércio esta de parabéns por concluir o trabalho para ele no carro dele, sendo que creio que mesmo sendo um sonho ou coisa parecida muitos que vive em sua volta deve ter questionado ou criticado se valeria a pena fazer isso em um carro desses, parabéns mais uma vez pela perseverança. Um exemplo para todos nós.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Obrigado Alexandre e de fato, muitos criticaram isso, mas na reforma eu não precisava ter colocado piloto automático, airbag no passageiro, computador de bordo, check control, vidros elétricos nas portas traseiras, console com descanso de braço, banco traseiro com descanso de braço, banco elétrico no motorista, bancos dianteiros com regulagem de coluna, faróis de neblina, poderia perfeitamente só ter desmontado o carro e pintado ele, o que certamente em 30 dias qualquer um consegue fazer em um pavilhão para isso e certamente o valor de R$5.000,00 não seria caro para esse serviço já que só a tinta, sai R$480,00 o galão e foram dois galões de tinta para fazer o trabalho, tendo mais o fundo que foi usado o de melhor qualidade e por tanto o mais caro, verniz, lixas que foram muitas e somando todo o material, luz e água, chega aos R$2.000,00, o que sobraria somente R$3.000,00 da mão de obra.
Poderia ser feito sem desmontar o carro? Sim, poderia se a tinta anterior não tivesse sido alterada e mal feita, se poderia somente retirar faróis, lanternas, vidros, maçanetas e frisos e fazer a pintura com todo esse acabamento. Lógico que o valor cairia para no máximo R$4.000,00 já que o material é caro, tem água e luz para pagar e são 30 dias de trabalho, o que não daria para fazer outra coisa a não ser o carro e ficar com um acabamento praticamente perfeito. Nesse caso sobraria somente R$2.000,00 de mão de obra se não tiver um ajudante, pois se tiver, não sobraria nem R$1.000,00.
A gente que vai pagar, é caro sim, mas se olharmos como realmente a coisa funciona, quem recebe, recebe pouco, mas isso não justifica a má qualidade do trabalho que tem sido feito atualmente e nesse caso, pagar R$4.000,00 ou R$5.000,00 fica caro demais para um serviço tão porco.
Os orçamentos que fiz o máximo foi de R$6.500,00 e o menor de R$1.800,00, mas nem o de R$6.500,00 queria desmontar o carro, pois não sabem bulhufas de nada e o de R$1.800,00 que porcaria deveria fazer se só o material já sai isso.
O que gastei no carro eu mesmo fazendo, poderia ter ficado em R$2.000,00 no máximo se fosse somente a pintura e trocar algumas buchas de suspensão.
Outro detalhe é o valor da cor, pode-se gastar muito menos dependendo da cor do carro, pois o vermelho é a cor mais cara que tem e esse da Ford, mais caro ainda e tem vermelhos mais baratos, azuis são muito baratos, verdes idem, prata então, nem se fala, o que não se pode avaliar o valor de um carro por outro carro já que o valor da tinta não é o mesmo para todas as cores e nem para todos os tons.
Vermelho tem vários tons e tipos de tinta e cada um com seu valor, uns mais baratos, outros mais caros e as tintas poliéster são as mais baratas e mais fáceis de pintar, já as tintas PU e tricoat, são as mais caras, mas são as melhores, mas também exigem um pouco mais de cuidado na hora de pintar.
Verniz tem o poliéster e o PU, sendo o poliéster o mais barato e nem precisa de catalisador para aplicar, já está pronto, mas eu usei verniz alto brilho PU que é o mais caro.
Por tanto, não se assustem que eu gastei muito no meu carro, pois poderia ter gasto bem menos, mas optei por qualidade para a pintura sobreviver mais uns 20 anos, embora com essa camada de ozônio indo embora, não creio que dure 10 se não tiver o máximo de cuidado possível.
Cores lisas (não metálicas ou perolizadas) são muito baratas e algumas nem precisa de verniz depois o que deixa o valor do material bem abaixo de R$1.000,00.
De fato, precisamos ter paciência para fazer algo bem feito e outra, nenhum pintor profissional nasceu sabendo pintar, ele teve que aprender um dia a começar a lixar até chegar onde chegou e a qualidade do serviço só se consegue quando procuramos fazer o melhor de nós, pois se ao fazer um trabalho a gente dizer assim está bom, já começamos a dar pra trás aí e a começar a fazer porcaria, pois nos contentamos com o pouco que fizemos e jamais seremos bons em alguma coisa e isso serve para tudo, não somente fazer uma pintura de um carro.
Sei de gente que é boa, tem capacidade de fazer bem feito, tem cada ideia maravilhosa, mas tem feito cada gambiarra que dá dó de ver. Por que essa pessoa não usa a capacidade que tem para fazer bem feito, pois conhecimento não falta, mas não o usa para fazer o seu serviço, se contenta com pouco.
A gente mostra a qualidade do nosso trabalho nas coisas que a gente usa, pois do contrário, se andamos em carroças, nosso trabalho também é arcaico.
No mundo em que vivemos, a aparência é o cartão de visitas, não precisamos ser milionários para nos apresentar bem, podemos ser bem humildes financeiramente (que é o meu caso), mas com boa apresentação, somos respeitados onde quer que estejamos.
Por isso investi no carro, uma para o carrinho não acabar um monte de ferrugem perdendo os pedaços e outra para quando eu parar em um cliente, eu não tenha que olhar para cima para falar com ele, posso falar de igual para igual.
Mas ainda tenho que postar as fotos internas dele kkkk.
Poderia ser feito sem desmontar o carro? Sim, poderia se a tinta anterior não tivesse sido alterada e mal feita, se poderia somente retirar faróis, lanternas, vidros, maçanetas e frisos e fazer a pintura com todo esse acabamento. Lógico que o valor cairia para no máximo R$4.000,00 já que o material é caro, tem água e luz para pagar e são 30 dias de trabalho, o que não daria para fazer outra coisa a não ser o carro e ficar com um acabamento praticamente perfeito. Nesse caso sobraria somente R$2.000,00 de mão de obra se não tiver um ajudante, pois se tiver, não sobraria nem R$1.000,00.
A gente que vai pagar, é caro sim, mas se olharmos como realmente a coisa funciona, quem recebe, recebe pouco, mas isso não justifica a má qualidade do trabalho que tem sido feito atualmente e nesse caso, pagar R$4.000,00 ou R$5.000,00 fica caro demais para um serviço tão porco.
Os orçamentos que fiz o máximo foi de R$6.500,00 e o menor de R$1.800,00, mas nem o de R$6.500,00 queria desmontar o carro, pois não sabem bulhufas de nada e o de R$1.800,00 que porcaria deveria fazer se só o material já sai isso.
O que gastei no carro eu mesmo fazendo, poderia ter ficado em R$2.000,00 no máximo se fosse somente a pintura e trocar algumas buchas de suspensão.
Outro detalhe é o valor da cor, pode-se gastar muito menos dependendo da cor do carro, pois o vermelho é a cor mais cara que tem e esse da Ford, mais caro ainda e tem vermelhos mais baratos, azuis são muito baratos, verdes idem, prata então, nem se fala, o que não se pode avaliar o valor de um carro por outro carro já que o valor da tinta não é o mesmo para todas as cores e nem para todos os tons.
Vermelho tem vários tons e tipos de tinta e cada um com seu valor, uns mais baratos, outros mais caros e as tintas poliéster são as mais baratas e mais fáceis de pintar, já as tintas PU e tricoat, são as mais caras, mas são as melhores, mas também exigem um pouco mais de cuidado na hora de pintar.
Verniz tem o poliéster e o PU, sendo o poliéster o mais barato e nem precisa de catalisador para aplicar, já está pronto, mas eu usei verniz alto brilho PU que é o mais caro.
Por tanto, não se assustem que eu gastei muito no meu carro, pois poderia ter gasto bem menos, mas optei por qualidade para a pintura sobreviver mais uns 20 anos, embora com essa camada de ozônio indo embora, não creio que dure 10 se não tiver o máximo de cuidado possível.
Cores lisas (não metálicas ou perolizadas) são muito baratas e algumas nem precisa de verniz depois o que deixa o valor do material bem abaixo de R$1.000,00.
De fato, precisamos ter paciência para fazer algo bem feito e outra, nenhum pintor profissional nasceu sabendo pintar, ele teve que aprender um dia a começar a lixar até chegar onde chegou e a qualidade do serviço só se consegue quando procuramos fazer o melhor de nós, pois se ao fazer um trabalho a gente dizer assim está bom, já começamos a dar pra trás aí e a começar a fazer porcaria, pois nos contentamos com o pouco que fizemos e jamais seremos bons em alguma coisa e isso serve para tudo, não somente fazer uma pintura de um carro.
Sei de gente que é boa, tem capacidade de fazer bem feito, tem cada ideia maravilhosa, mas tem feito cada gambiarra que dá dó de ver. Por que essa pessoa não usa a capacidade que tem para fazer bem feito, pois conhecimento não falta, mas não o usa para fazer o seu serviço, se contenta com pouco.
A gente mostra a qualidade do nosso trabalho nas coisas que a gente usa, pois do contrário, se andamos em carroças, nosso trabalho também é arcaico.
No mundo em que vivemos, a aparência é o cartão de visitas, não precisamos ser milionários para nos apresentar bem, podemos ser bem humildes financeiramente (que é o meu caso), mas com boa apresentação, somos respeitados onde quer que estejamos.
Por isso investi no carro, uma para o carrinho não acabar um monte de ferrugem perdendo os pedaços e outra para quando eu parar em um cliente, eu não tenha que olhar para cima para falar com ele, posso falar de igual para igual.
Mas ainda tenho que postar as fotos internas dele kkkk.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoje coloquei o carro na estrada para viajar, fui de Porto Alegre - RS até Bia Vista do Buricá - RS que fica a 478 km de Porto alegre.
Bom, fui ver o que o computador de bordo registra.
Enchi o tanque e zerei o odômetro parcial dele. Não enchi até a boca como alguns fazem, pois isso danifica o canister do carro que é cheio de carvão ativado e se encher o tanque até a boca na tampa, vai gasolina para dentro do canister e encharca todo o carvão, inutilizando o canister.
Bom, tanque cheio e peguei a estrada e notei que o computador de bordo não dá resultados instantãneos, ele leva algum tempo até te dar alguma informação e quando enchi o tanque, ele me mostrou uma autonomia de 533 km o que sabemos que pelo manual é de mais de 700 km, se não me engano, 794 km.
Andando e acompanhando o computador de bordo, na estrada ele ia me mostrando um consumo entre 4 l/100 km e 8 l/100 km. Em subidas o consumo ia para até 11 l/100 km, mas em decidas ia para 1 l/100 km já que eu uso a banguela sempre que posso, não nego isso e esse é um dos motivos da boa autonomia que consigo.
O computador de bordo foi fazendo as leituras e calculando a autonomia aos poucos e como isso ia acontecendo, o resultado da autonomia ia subindo, 533, 590, 620 e por aí vai e a última leitura que vi foi de 972 km, pois sei que ele passou de 1000 km e como ele não tem 4 dígitos, depois que passou de 999 ele só mostrou 3 traços na tela, nada mais.
972 : 61 litros do tanque é igual a 15,93 km/l, mas como ele passou de 1000 km de autonomia, não sei ao certo o quanto, só sei que quando cheguei em meio tanque, eu já tinha rodado mais de 500 km.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Resumindo, não é por ser um carro velho que não possa ser econômico e se o carro é econômico quando novo, o que o impede de continuar sendo depois de velho? Acho que só os que acreditam que carro velho virou chaleira ou carroça e os tratam dessa forma, sem cuidar do carro como deveriam.
De fato, o carro se descuidarmos ele vira um gastador mesmo, mas isso não é o carro e sim quem o dirige, pois se pisarmos no acelerador, ele responde, mas nos cobra por isso.
Detalhe, se alguém duvidar e desejar comprovar, aposto os dois carros andando juntos, enchendo o tanque dos dois e colocando para rodar 900 km sem reabastecer. Aposto o que o arataia quiser, mas se ele ficar sem gasolina antes dos 700 km que fique quietinho no canto dele sem chiar, pois eu fui e voltei com apenas um tanque e sobrou um restinho ainda. O computador diz que ainda posso rodar 128 km, mas como entrou na reserva não estou confiante nisso aqui na cidade.
Amanhã vou no posto reabastecer.
O meu não é o único que pode ter essa autonomia, qualquer outro pode e 2.0 mais fácil ainda, pois em subidas o 2.0 tem mais torque e com isso, menor o esforço, coisa que o 1.8 precisa de mais força para subir a mesma coisa que o 2.0 e com isso, em subidas o 1.8 consome mais do que o 2.0.
478 km de distância, somados ida e volta dá 478 X2 = 956 km rodados com um tanque.
Vamos deixar somente nessa autonomia de 956 que divididos por 61 = 15,67 km/l na estrada.
Detalhe, cheguei várias vezes a 120 km/h o que ajuda muito na autonomia se o consumo se mantiver na mesma base de cálculo.
Sem ar condicionado ligado. dificilmente uso o ar condicionado, não me faz falta. A não ser quando chove para não embaçar o para brisas.
Bom, fui ver o que o computador de bordo registra.
Enchi o tanque e zerei o odômetro parcial dele. Não enchi até a boca como alguns fazem, pois isso danifica o canister do carro que é cheio de carvão ativado e se encher o tanque até a boca na tampa, vai gasolina para dentro do canister e encharca todo o carvão, inutilizando o canister.
Bom, tanque cheio e peguei a estrada e notei que o computador de bordo não dá resultados instantãneos, ele leva algum tempo até te dar alguma informação e quando enchi o tanque, ele me mostrou uma autonomia de 533 km o que sabemos que pelo manual é de mais de 700 km, se não me engano, 794 km.
Andando e acompanhando o computador de bordo, na estrada ele ia me mostrando um consumo entre 4 l/100 km e 8 l/100 km. Em subidas o consumo ia para até 11 l/100 km, mas em decidas ia para 1 l/100 km já que eu uso a banguela sempre que posso, não nego isso e esse é um dos motivos da boa autonomia que consigo.
O computador de bordo foi fazendo as leituras e calculando a autonomia aos poucos e como isso ia acontecendo, o resultado da autonomia ia subindo, 533, 590, 620 e por aí vai e a última leitura que vi foi de 972 km, pois sei que ele passou de 1000 km e como ele não tem 4 dígitos, depois que passou de 999 ele só mostrou 3 traços na tela, nada mais.
972 : 61 litros do tanque é igual a 15,93 km/l, mas como ele passou de 1000 km de autonomia, não sei ao certo o quanto, só sei que quando cheguei em meio tanque, eu já tinha rodado mais de 500 km.
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Resumindo, não é por ser um carro velho que não possa ser econômico e se o carro é econômico quando novo, o que o impede de continuar sendo depois de velho? Acho que só os que acreditam que carro velho virou chaleira ou carroça e os tratam dessa forma, sem cuidar do carro como deveriam.
De fato, o carro se descuidarmos ele vira um gastador mesmo, mas isso não é o carro e sim quem o dirige, pois se pisarmos no acelerador, ele responde, mas nos cobra por isso.
Detalhe, se alguém duvidar e desejar comprovar, aposto os dois carros andando juntos, enchendo o tanque dos dois e colocando para rodar 900 km sem reabastecer. Aposto o que o arataia quiser, mas se ele ficar sem gasolina antes dos 700 km que fique quietinho no canto dele sem chiar, pois eu fui e voltei com apenas um tanque e sobrou um restinho ainda. O computador diz que ainda posso rodar 128 km, mas como entrou na reserva não estou confiante nisso aqui na cidade.
Amanhã vou no posto reabastecer.
O meu não é o único que pode ter essa autonomia, qualquer outro pode e 2.0 mais fácil ainda, pois em subidas o 2.0 tem mais torque e com isso, menor o esforço, coisa que o 1.8 precisa de mais força para subir a mesma coisa que o 2.0 e com isso, em subidas o 1.8 consome mais do que o 2.0.
478 km de distância, somados ida e volta dá 478 X2 = 956 km rodados com um tanque.
Vamos deixar somente nessa autonomia de 956 que divididos por 61 = 15,67 km/l na estrada.
Detalhe, cheguei várias vezes a 120 km/h o que ajuda muito na autonomia se o consumo se mantiver na mesma base de cálculo.
Sem ar condicionado ligado. dificilmente uso o ar condicionado, não me faz falta. A não ser quando chove para não embaçar o para brisas.
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Não tem valor
Parabéns Laércio, por que falei que o seu carro não tem valor, passar por reforma dessas e te dar esse resultado só mesmo com muita experiência e uma boa montagem, se fosse em uma oficina esse carro teria que voltar várias vezes e pode ser que o mecânico e pintor não conseguiria ajustar o carro, parabéns.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Nesse caso Alexandre, nem é tanto de ajustar o carro, pois montando o motor corretamente, sem gambiarras ele vai funcionar como deveria desde o início e a autonomia dele depende muito de quem dirige e como dirige.
Eu aprendi a dosar o pé quando tive um Kadet GSI conversível, ele tinha um computador de bordo que me mostrava o quanto o consumo aumentava quando eu pisava mais fundo de uma só vez e isso me fez aprender a pisar no acelerador gradativamente e o computador de bordo do Mondeo me mostra isso também, quando piso muito rápido no acelerador ele me mostra o consumo indo de 7 L/100Km para 25 L/100Km ligeirinho e se pisar gradativamente no acelerador, você aumenta a velocidade e ele dificilmente passa de 10 L/100Km o que é normal em retomadas de aceleração e em velocidade constante pode dosar o acelerador para ficar em torno de 6 L/100Km na estrada o que te garante uma média aproximada de 100 : 6 = 16,66 Km/L
Lógico que isso não é constante, tem os pontos onde você consegue ter uma leitura de até 25 Km/L, mas outras que irá cair até 10 Km/l na estrada e o computador de bordo te faz a média disso e calcula quantos quilômetros você pode rodar com o que ainda tem no tanque e qual a autonomia dele com o tanque cheio.
Se a gente não cuidar desses detalhes, não é difícil do Mondeo fazer 5 Km/l na cidade e pouco mais de 12 Km/l na estrada.
80% dos problemas de consumo de um carro é culpa de quem dirige esse carro e não do carro propriamente dito, pois se você exigir do carro, ele te responde, mas te cobra por isso.
Eu aprendi a dosar o pé quando tive um Kadet GSI conversível, ele tinha um computador de bordo que me mostrava o quanto o consumo aumentava quando eu pisava mais fundo de uma só vez e isso me fez aprender a pisar no acelerador gradativamente e o computador de bordo do Mondeo me mostra isso também, quando piso muito rápido no acelerador ele me mostra o consumo indo de 7 L/100Km para 25 L/100Km ligeirinho e se pisar gradativamente no acelerador, você aumenta a velocidade e ele dificilmente passa de 10 L/100Km o que é normal em retomadas de aceleração e em velocidade constante pode dosar o acelerador para ficar em torno de 6 L/100Km na estrada o que te garante uma média aproximada de 100 : 6 = 16,66 Km/L
Lógico que isso não é constante, tem os pontos onde você consegue ter uma leitura de até 25 Km/L, mas outras que irá cair até 10 Km/l na estrada e o computador de bordo te faz a média disso e calcula quantos quilômetros você pode rodar com o que ainda tem no tanque e qual a autonomia dele com o tanque cheio.
Se a gente não cuidar desses detalhes, não é difícil do Mondeo fazer 5 Km/l na cidade e pouco mais de 12 Km/l na estrada.
80% dos problemas de consumo de um carro é culpa de quem dirige esse carro e não do carro propriamente dito, pois se você exigir do carro, ele te responde, mas te cobra por isso.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Novidade gente, vou ter que tirar novas fotos intenas do carro para mostrar o antes e o depois. Motivo?
Troquei a manopla do câmbio.
Sempre procurei a manopla original do Mondeo, tanto é que tenho as duas velhas aqui em péssimo estado e olha o que encontrei, a manopla do câmbio manual do Focus de 2000 a 2004 é a mesma do Mondeo, inclusive com o puxador do inibidor da ré, mas esse puxador é muito difícil de encontrar procurando por Mondeo, vamos ver o que encontro procurando por Focus 2000/2004.
Comprei essa manopla do Focus, chegou hoje e encaixa perfeitamente sem precisar adaptar nada, só rosquear ela na alavanca do câmbio e pronto.
Troquei a manopla do câmbio.
Sempre procurei a manopla original do Mondeo, tanto é que tenho as duas velhas aqui em péssimo estado e olha o que encontrei, a manopla do câmbio manual do Focus de 2000 a 2004 é a mesma do Mondeo, inclusive com o puxador do inibidor da ré, mas esse puxador é muito difícil de encontrar procurando por Mondeo, vamos ver o que encontro procurando por Focus 2000/2004.
Comprei essa manopla do Focus, chegou hoje e encaixa perfeitamente sem precisar adaptar nada, só rosquear ela na alavanca do câmbio e pronto.
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Show
Bom meu amigo, acabei de passar por aqui para ver como anda as coisas e vi esse belo trabalho que você teve, Parabéns pela dedicação, ficou excelente a restauração do seu Carro..
bom é isso vejo que a casa do mondeo está em boas mãos.. abraço
bom é isso vejo que a casa do mondeo está em boas mãos.. abraço
Diogo- Admin
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