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Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, continuando, olha só o coletor de admissão do carro como estava.
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Não era à toa que seguidamente ele fumaceava e não tinha nada a ver com pistão ou anel gasto já que era de vez em quando que ele levantava uma fumaça azul no escapamento.
Agora, por todo o lado em que tinha silicone em juntas, tinha vazamento de óleo.
Hoje eu terminei de desmontar tudo do cofre do motor e comecei a lixar o para choque dianteiro, retirei o fundo primer já que o fundo que será colocado agora é o PU e não dá certo fundo PU em cima de fundo primer.
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Está brilhando pois está molhado, lixei e após isso passei uma esponja com detergente para deixar limpo já que retirei o para choque e o capô do carro. Os mantive no carro pois era mais fácil de lixar já que estando preso não ficariam balançando enquanto lixava.
Após ter lixado e limpo por fora, retirei o para choque e o capô do motor para dar continuidade na limpeza do cofre e de toda a carroceria.
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Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
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Não era à toa que seguidamente ele fumaceava e não tinha nada a ver com pistão ou anel gasto já que era de vez em quando que ele levantava uma fumaça azul no escapamento.
Agora, por todo o lado em que tinha silicone em juntas, tinha vazamento de óleo.
Hoje eu terminei de desmontar tudo do cofre do motor e comecei a lixar o para choque dianteiro, retirei o fundo primer já que o fundo que será colocado agora é o PU e não dá certo fundo PU em cima de fundo primer.
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Está brilhando pois está molhado, lixei e após isso passei uma esponja com detergente para deixar limpo já que retirei o para choque e o capô do carro. Os mantive no carro pois era mais fácil de lixar já que estando preso não ficariam balançando enquanto lixava.
Após ter lixado e limpo por fora, retirei o para choque e o capô do motor para dar continuidade na limpeza do cofre e de toda a carroceria.
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Última edição por LaercioLMB em Qua Jul 27, 2016 9:25 am, editado 1 vez(es)
LaercioLMB- Mensagens : 3802
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coletor
Olá Laercio tem como recuperar o coletor?
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Sim, um bom banho químico nele e estará novo outra vez.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Movi o tópico para cá, pois agora é que vi personalização e reformas, já que na hora que fui criar o tópico não me atentei que tinha o local correto para isso.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoie tive que sair para comprar uma lava jato e metacil para limpar todo o óleo do cofre do motor e da suspensão e assim a grana vai ficando cada vez mais curta.
Com o carro parado o trabalho também fica parado e isso não é nada bom.
Será o metacil que irá descarbonizar o coletor de admissão e fazê-lo voltar a parecer novo e o câmbio também deixará de estar impregnado de óleo de motor e toda aquela sujeira.
S sujeira do câmbio se deve ao fato de que quando a válvula PCV estava danificada, o motor acabava puxando óleo pelo suspiro da tampa de válvulas e isso acabava fazendo óleo entrar na caixa do filtro de ar do motor e sabemos que tem um furinho em baixo da caixa para caso entre água dentro da caixa em dias de chuva intensa e esse furinho está bem em cima do câmbio.
Pretendo fazer ali uma canalização que desvie essa saída do câmbio que pode ser feito com uma mangueirinha semelhante as dos esguichos de água do limpador de para brisas que por sinal, terei que trocar essas mangueiras já que devido ao tempo, elas ressecaram e quebraram em alguns locais.
O que usarei no lugar?
Mangueiras de silicone, as mesmas usadas em aeromodelos para ligar o tanque de combustível ao motor, essas mangueiras são flexíveis e por serem de silicone, são resistentes ao calor.
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Com o carro parado o trabalho também fica parado e isso não é nada bom.
Será o metacil que irá descarbonizar o coletor de admissão e fazê-lo voltar a parecer novo e o câmbio também deixará de estar impregnado de óleo de motor e toda aquela sujeira.
S sujeira do câmbio se deve ao fato de que quando a válvula PCV estava danificada, o motor acabava puxando óleo pelo suspiro da tampa de válvulas e isso acabava fazendo óleo entrar na caixa do filtro de ar do motor e sabemos que tem um furinho em baixo da caixa para caso entre água dentro da caixa em dias de chuva intensa e esse furinho está bem em cima do câmbio.
Pretendo fazer ali uma canalização que desvie essa saída do câmbio que pode ser feito com uma mangueirinha semelhante as dos esguichos de água do limpador de para brisas que por sinal, terei que trocar essas mangueiras já que devido ao tempo, elas ressecaram e quebraram em alguns locais.
O que usarei no lugar?
Mangueiras de silicone, as mesmas usadas em aeromodelos para ligar o tanque de combustível ao motor, essas mangueiras são flexíveis e por serem de silicone, são resistentes ao calor.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Hoje descobri como se retira os amortecedores traseiros sem retirar a mola. são dois parafusos M8 que seguram o batente do amortecedor na carroceria e é necessário uma chave 13 para retirar esses parafusos.
Amortecedores retirados.
Também já retirei 3 portas, ficando ainda uma que necessita lanternagem (chapeação) já que estava amassada e o arataia que fez a pintura, só tacou massa em cima do friso e ao retirar o friso, ficou aquele degrau de massa horrível e lixando tudo, descobri que a porta tinha amassado e não foi desamassada, somente encheram de massa.
Cada vez mais me espanto com a porcaria que fazem e o pior é que tem gente que ainda fica brava quando eu falo isso.
Já desamassei 80% e como estava já ficando tarde e pouca iluminação, deixei o resto para domingo já que não tem descanso, quero o carro pronto logo.
Lixando apareceram alguma batidinhas que afundaram pequenos pontos na lata, mas isso se corrige com massa rápida para acabamentos já que são pequenos amassadinhos, mas que com a pintura nova certamente irão aparecer. Não apareciam antes devido o verniz estar descascando e sem brilho, muita coisa passa despercebida.
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Amortecedores retirados.
Também já retirei 3 portas, ficando ainda uma que necessita lanternagem (chapeação) já que estava amassada e o arataia que fez a pintura, só tacou massa em cima do friso e ao retirar o friso, ficou aquele degrau de massa horrível e lixando tudo, descobri que a porta tinha amassado e não foi desamassada, somente encheram de massa.
Cada vez mais me espanto com a porcaria que fazem e o pior é que tem gente que ainda fica brava quando eu falo isso.
Já desamassei 80% e como estava já ficando tarde e pouca iluminação, deixei o resto para domingo já que não tem descanso, quero o carro pronto logo.
Lixando apareceram alguma batidinhas que afundaram pequenos pontos na lata, mas isso se corrige com massa rápida para acabamentos já que são pequenos amassadinhos, mas que com a pintura nova certamente irão aparecer. Não apareciam antes devido o verniz estar descascando e sem brilho, muita coisa passa despercebida.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Porta
Olá Laercio tenho visto que a pintura esta a todo vapor, em relação a porta amassada eu colocaria outra porta já que esta pintando todo o carro, uma porta dessas não passa de 100,00 sem amassado algum, porta não compensa desamassar por conta da chapa de proteção interna que dificulta muito o trabalho de lanternagem. Por melhor que fique o trabalho vai aparecer depois. É só uma opinião.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Não seja por isso, tenho a porta do branco aqui que pode ser usada nisso.
Uma boa ideia a sua.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoje eu olhei a porta do branco e tem uns piques pequenos neles e até aí tudo bem, uma massa rápida corrige isso sem nenhum problema.
Mas tem um detalhe, o branco é cor lisa e não metálica ou perolizada e o carro não está com a pintura original, ele foi repintado e não sei que tipo de tinta usaram nele o que provavelmente seja sintética. Se for sintética, teria que remover completamente a tinta da porta, pois o fundo PU não pode ser aplicado sobre tinta sintética, se fosse fundo primer universal não teria problema, mas o PU não pode ser aplicado sobre tinta sintética.
Comprei fundo PU assim como o verniz é PU, de alta qualidade e o melhor que tem, Lazzuril, pois não gosto de tintas de má qualidade e tão pouco fundo de má qualidade para uma tinta de alta qualidade, não dá certo.
Sendo assim, para não ter que ter o trabalho de lixar toda a tinta da porta do branco, resolvi fazer a lanternagem da porta do vermelho, afinal, comprei aquele kit de martelinho de ouro na qual se usa repuxadores de impacto para puxar a lata sem bater diretamente nela e deu certo, pois o amassado era abaixo da barra protetora lateral da porta e não havia comprometido a barra protetora.
Resultado, lanternagem feita e porta em perfeito estado de alinhamento.
A minha esposa tem um olho muito crítico e a mínima imperfeição ela vê e critica e ela averiguou a porta e deu o ok.
Como vi isso?
Toda a pintura para ser analisada as falhas, tem que estar pintada e para isso, utilizei tinta spray que após seca, deu o brilho necessário para se ver o reflexo se estava uniforme ou não, agora só deixar a tinta secar até amanhã para lixar e retirar toda essa tinta spray utilizada para deixar a porta pronta para o fundo PU.
Será aplicado o fundo PU branco e não o cinza, pois a cor na qual o carro será pintado, exige fundo branco e não cinza para ficar na tonalidade exata de fábrica, já que fundo cinza ou mais escuro, irá deixar a tinta com tonalidade mais escura do que a real.
Sei que deve ter gente dizendo que isso é a maior baboseira, que a tinta cobre qualquer coisa depois e não interessa que cor seja o fundo, mas isso vale para as cores lisas duco, sintético e até mesmo essas novas pu que encobrem qualquer imperfeição ou porosidade na peça a ser pintada, mas as cores perolizadas não é bem assim que funcionam, são tintas mais líquidas e devido aos pigmentos de alumínio e outros materiais que dão o efeito perolizado, não cobrem 100% a cor do fundo como se imagina, se não, os pigmentos de efeitos também seriam encobertos em sua maioria, o que não daria o efeito perolizado que esperamos e por esse motivo a cor de fundo faz sim toda a diferença na cor final do carro.
Pintar um carro não é só jogar tinta na pistola e jogar em cima do carro, tem muito mais que isso e os que pensam assim são aqueles que andam com os carros que dão até vergonha que era o caso do meu, dava até vergonha se sair com o carro mal pintado. Se notava nele os diferentes tons de cor na pintura onde foi pintado e onde foi retocado.
Eu não sou rico e nem o meu carro é o top de todos, mas o meio que frequento, nota muito esses detalhes e um carro mal apresentado passa as pessoas uma má impressão de quem o conduz, seja onde for.
Não quero ser melhor que ninguém e nem sou também, mas a aparência no meio social conta muito e não importa se o cara é um peão de obra, mas se está bem apresentado, é tratado com respeito pelos outros.
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Mas tem um detalhe, o branco é cor lisa e não metálica ou perolizada e o carro não está com a pintura original, ele foi repintado e não sei que tipo de tinta usaram nele o que provavelmente seja sintética. Se for sintética, teria que remover completamente a tinta da porta, pois o fundo PU não pode ser aplicado sobre tinta sintética, se fosse fundo primer universal não teria problema, mas o PU não pode ser aplicado sobre tinta sintética.
Comprei fundo PU assim como o verniz é PU, de alta qualidade e o melhor que tem, Lazzuril, pois não gosto de tintas de má qualidade e tão pouco fundo de má qualidade para uma tinta de alta qualidade, não dá certo.
Sendo assim, para não ter que ter o trabalho de lixar toda a tinta da porta do branco, resolvi fazer a lanternagem da porta do vermelho, afinal, comprei aquele kit de martelinho de ouro na qual se usa repuxadores de impacto para puxar a lata sem bater diretamente nela e deu certo, pois o amassado era abaixo da barra protetora lateral da porta e não havia comprometido a barra protetora.
Resultado, lanternagem feita e porta em perfeito estado de alinhamento.
A minha esposa tem um olho muito crítico e a mínima imperfeição ela vê e critica e ela averiguou a porta e deu o ok.
Como vi isso?
Toda a pintura para ser analisada as falhas, tem que estar pintada e para isso, utilizei tinta spray que após seca, deu o brilho necessário para se ver o reflexo se estava uniforme ou não, agora só deixar a tinta secar até amanhã para lixar e retirar toda essa tinta spray utilizada para deixar a porta pronta para o fundo PU.
Será aplicado o fundo PU branco e não o cinza, pois a cor na qual o carro será pintado, exige fundo branco e não cinza para ficar na tonalidade exata de fábrica, já que fundo cinza ou mais escuro, irá deixar a tinta com tonalidade mais escura do que a real.
Sei que deve ter gente dizendo que isso é a maior baboseira, que a tinta cobre qualquer coisa depois e não interessa que cor seja o fundo, mas isso vale para as cores lisas duco, sintético e até mesmo essas novas pu que encobrem qualquer imperfeição ou porosidade na peça a ser pintada, mas as cores perolizadas não é bem assim que funcionam, são tintas mais líquidas e devido aos pigmentos de alumínio e outros materiais que dão o efeito perolizado, não cobrem 100% a cor do fundo como se imagina, se não, os pigmentos de efeitos também seriam encobertos em sua maioria, o que não daria o efeito perolizado que esperamos e por esse motivo a cor de fundo faz sim toda a diferença na cor final do carro.
Pintar um carro não é só jogar tinta na pistola e jogar em cima do carro, tem muito mais que isso e os que pensam assim são aqueles que andam com os carros que dão até vergonha que era o caso do meu, dava até vergonha se sair com o carro mal pintado. Se notava nele os diferentes tons de cor na pintura onde foi pintado e onde foi retocado.
Eu não sou rico e nem o meu carro é o top de todos, mas o meio que frequento, nota muito esses detalhes e um carro mal apresentado passa as pessoas uma má impressão de quem o conduz, seja onde for.
Não quero ser melhor que ninguém e nem sou também, mas a aparência no meio social conta muito e não importa se o cara é um peão de obra, mas se está bem apresentado, é tratado com respeito pelos outros.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Lanternagem
Parabéns pela lanternagem na porta Laercio, sendo você que fez sai mais em conta que colocar outra porta é fato mais se fosse para pagar seria melhor comprar uma porta, que é o caso da maioria.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Alexandre Castellano escreveu:Parabéns pela lanternagem na porta Laércio, sendo você que fez sai mais em conta que colocar outra porta é fato mais se fosse para pagar seria melhor comprar uma porta, que é o caso da maioria.
De fato, pagar o serviço sai mais caro que comprar outra porta.
Na maioria dos casos não vale a pena mesmo tentar recuperar uma porta amassada, o custo de mão de obra se torna caro e muitas vezes o resultado não é o esperado e se nota as imperfeições depois de pintado o que certamente não agrada a ninguém.
Hoje desamassei a caixa de ar que foi amassada provavelmente em um meio fio, esse serviço sim tive que pedir emprestado uma máquina se ponto elétrica que solda umas arruelas na lata que se deseja puxar para que se possa colocar a lata novamente no lugar.
A caixa de ar na maioria das vezes não se consegue puxar com aquelas ventosas coladas do kit martelinho de ouro, somente com essas arruelas soldadas na lata é que se consegue puxar novamente.
A caixa de ar para quem não sabe é aquela parte que fica em baixo das portas, como um túnel e essa parte em muitos carros está amassada seja por um macaco mal colocado e o carro cai amassando esse túnel ou por uma manobra errada em uma entrada de garagem em que bate no meio fio ou descendo da calçada em local inapropriado e a caixa de ar bate no meio fio.
Eu até poderia ter tirado fotos do antes e depois dessas partes, mas com as mãos sujas não posso ficar pegando a máquina fotográfica e acabar detonando com a câmera por sujeira no mecanismo da lente e celular a mesma coisa, suja e riscar a tela não é uma boa.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Hoje com a chuva aproveitei para lixar o restante da carroceria e deixá-la pronta para aplicar o fundo.
Partes onde tem muitas curvas e reentrâncias, eu utilizei esponja de aço (bom bril) para que ficasse fácil de lixar nos cantinhos onde uma folha de lixa tem mais dificuldades em acessar.
Um detalhe, esponja de aço é uma ótima lixa para deixar a superfície pronta para receber o fundo e acreditem, teve pontos na carroceria em que a esponja de aço retirou até a tinta e ficou no fundo, para ver como estava mal pintado antes e se eu simplesmente jogasse tinta em cima, logo eu teria problemas com a pintura.
Passei esponja de aço por dentro das caixas de roda para deixar tudo bem limpo e pronto para receber tinta, passei por dentro do porta malas. Só não passei no assoalho do carro pois a esponja dupla face que usei para lavar o assoalho já fez o serviço e não há necessidade de preparar o assoalho para pintar já que a tinta que irá pegar ali será somente a que escapar na hora de pintar a carroceria nos pontos das portas.
Passei esponja de aço inclusive no cofre do motor para deixar ali ótimo para receber tinta e foi outro local onde saiu tinta com a esponja de aço.
Usei detergente líquido enquanto passava a esponja de aço e logo em seguida enxaguava com a mangueira para que o sabão não secasse e prejudicasse a aplicação do fundo depois.
Passei a esponja de aço inclusive onde fica o motor do limpador de para brisas do carro, pois irá ser pintado ali também.
Sei que muitos devem estar pensando que o que estou fazendo, metade não seria necessário e é trabalho perdido, mas se eu não fizesse dessa forma, não teria encontrado inícios de oxidação onde são fixados os para lamas na carroceria e em um dos para lamas bem em baixo, devido a sujeira acumulada ali, iniciou-se oxidação. Nada que afetasse a lata, mas certamente se isso não fosse visto, acredito que em menos de 3 anos iria aparecer um furo nessa parte do para lamas e acho que em 5 anos onde estão presos os para lamas estariam completamente destruídos pela ferrugem.
Sei que após terminar essa pintura, será um carro para mais 20 anos, seja comigo ou com outra pessoa, vai saber.
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Partes onde tem muitas curvas e reentrâncias, eu utilizei esponja de aço (bom bril) para que ficasse fácil de lixar nos cantinhos onde uma folha de lixa tem mais dificuldades em acessar.
Um detalhe, esponja de aço é uma ótima lixa para deixar a superfície pronta para receber o fundo e acreditem, teve pontos na carroceria em que a esponja de aço retirou até a tinta e ficou no fundo, para ver como estava mal pintado antes e se eu simplesmente jogasse tinta em cima, logo eu teria problemas com a pintura.
Passei esponja de aço por dentro das caixas de roda para deixar tudo bem limpo e pronto para receber tinta, passei por dentro do porta malas. Só não passei no assoalho do carro pois a esponja dupla face que usei para lavar o assoalho já fez o serviço e não há necessidade de preparar o assoalho para pintar já que a tinta que irá pegar ali será somente a que escapar na hora de pintar a carroceria nos pontos das portas.
Passei esponja de aço inclusive no cofre do motor para deixar ali ótimo para receber tinta e foi outro local onde saiu tinta com a esponja de aço.
Usei detergente líquido enquanto passava a esponja de aço e logo em seguida enxaguava com a mangueira para que o sabão não secasse e prejudicasse a aplicação do fundo depois.
Passei a esponja de aço inclusive onde fica o motor do limpador de para brisas do carro, pois irá ser pintado ali também.
Sei que muitos devem estar pensando que o que estou fazendo, metade não seria necessário e é trabalho perdido, mas se eu não fizesse dessa forma, não teria encontrado inícios de oxidação onde são fixados os para lamas na carroceria e em um dos para lamas bem em baixo, devido a sujeira acumulada ali, iniciou-se oxidação. Nada que afetasse a lata, mas certamente se isso não fosse visto, acredito que em menos de 3 anos iria aparecer um furo nessa parte do para lamas e acho que em 5 anos onde estão presos os para lamas estariam completamente destruídos pela ferrugem.
Sei que após terminar essa pintura, será um carro para mais 20 anos, seja comigo ou com outra pessoa, vai saber.
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Última edição por LaercioLMB em Qua Jul 27, 2016 9:23 am, editado 1 vez(es)
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Cara li tudo agora e o que tenho a dizer é:
Vai nessa fé que seu carro vai ficar show! Se eu tivesse espaço e conhecimento eu faria algo assim. Ah e se eu tivesse $$$ kkk...
Parabéns cara e Deus abençoe a empreitada. Vai ficar 100%.
Depois quero te perguntar algumas coisas referente a pintura de para-choque. Coloquei o meu novo paralelo mas daquele plastico cinza meio azulado sei lá, e nunca pintei...
Vai nessa fé que seu carro vai ficar show! Se eu tivesse espaço e conhecimento eu faria algo assim. Ah e se eu tivesse $$$ kkk...
Parabéns cara e Deus abençoe a empreitada. Vai ficar 100%.
Depois quero te perguntar algumas coisas referente a pintura de para-choque. Coloquei o meu novo paralelo mas daquele plastico cinza meio azulado sei lá, e nunca pintei...
Marcelo Lima- Mensagens : 522
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Beleza Marcelo.
Olha, pintar um carro não tem nenhum segredo e se um pintor automotivo aprendeu a pintar, eu também posso, pois todos somos iguais, uns com mais criatividade, outros com menos, mas aprender, todos conseguem.
Eu aprendi a pintar a uns 16 anos atrás quando pintei a minha caminhonete Willys Overland 1961 e olha, não foi o bicho que eu imaginava.
Sobre espaço, na garagem de casa tem espaço suficiente desde que você só faça a pintura do carro como na maioria das oficinas, não desmontar todo o carro como eu fiz, o que não rebaixa o serviço de ninguém pintar sem desmontar como eu fiz.
Sobre ter $$$$$$$, to na maior pindaíba que você possa imaginar, afinal, a crise econômica em nosso país atinge a todos e tenho comprado o material desde novembro do ano passado e fiz um empréstimo no banco para isso. Loucura, mas mesmo assim gastando menos com os juros do banco do que se fosse mandar alguém pintar já que me fizeram orçamentos de mais de R$4.000,00 e só no material de pintura de primeira linha, gastei em torno de R$1.200,00, o que certamente não seria usado de primeira linha se eu tivesse mandado pintar o carro em uma oficina de pintura e certamente o carro não seria retirado nem faróis e lanternas que ao meu ver, é o mínimo que se deve fazer ao pintar um carro. Esse quando pintaram ele, não retiraram os faróis e lanternas, pois tem manchas de tinta nas lentes dos faróis e nas lanternas e principalmente nas maçanetas, o que comprova o que falei, carro pintado sem ter sido desmontado o básico e onde fica a qualidade de uma pintura assim?
Sobre pintar o para choque, é tão fácil quanto a carroceria, só lixar com lixa grano 240, lavar ele bem, secar, passar um desengraxante para evitar aquelas bolhas que parecem crateras de vulcão no fundo, passar um fundo, lixar com lixa grano 400 e depois 800 e se for pintar com metálico ou perolizado, antes de aplicar o verniz, lixar com lixa grano 800 e 1200 para que a pintura fique um espelho, dando menos trabalho ao polimento posterior e na maioria das vezes nem necessitando nenhum polimento.
Logo mais posto umas fotos de como está o carro agora.
PS: aliás, esses bancos da fotos é que disponibilizei para a venda a R$180,00 no jogo
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Olha, pintar um carro não tem nenhum segredo e se um pintor automotivo aprendeu a pintar, eu também posso, pois todos somos iguais, uns com mais criatividade, outros com menos, mas aprender, todos conseguem.
Eu aprendi a pintar a uns 16 anos atrás quando pintei a minha caminhonete Willys Overland 1961 e olha, não foi o bicho que eu imaginava.
Sobre espaço, na garagem de casa tem espaço suficiente desde que você só faça a pintura do carro como na maioria das oficinas, não desmontar todo o carro como eu fiz, o que não rebaixa o serviço de ninguém pintar sem desmontar como eu fiz.
Sobre ter $$$$$$$, to na maior pindaíba que você possa imaginar, afinal, a crise econômica em nosso país atinge a todos e tenho comprado o material desde novembro do ano passado e fiz um empréstimo no banco para isso. Loucura, mas mesmo assim gastando menos com os juros do banco do que se fosse mandar alguém pintar já que me fizeram orçamentos de mais de R$4.000,00 e só no material de pintura de primeira linha, gastei em torno de R$1.200,00, o que certamente não seria usado de primeira linha se eu tivesse mandado pintar o carro em uma oficina de pintura e certamente o carro não seria retirado nem faróis e lanternas que ao meu ver, é o mínimo que se deve fazer ao pintar um carro. Esse quando pintaram ele, não retiraram os faróis e lanternas, pois tem manchas de tinta nas lentes dos faróis e nas lanternas e principalmente nas maçanetas, o que comprova o que falei, carro pintado sem ter sido desmontado o básico e onde fica a qualidade de uma pintura assim?
Sobre pintar o para choque, é tão fácil quanto a carroceria, só lixar com lixa grano 240, lavar ele bem, secar, passar um desengraxante para evitar aquelas bolhas que parecem crateras de vulcão no fundo, passar um fundo, lixar com lixa grano 400 e depois 800 e se for pintar com metálico ou perolizado, antes de aplicar o verniz, lixar com lixa grano 800 e 1200 para que a pintura fique um espelho, dando menos trabalho ao polimento posterior e na maioria das vezes nem necessitando nenhum polimento.
Logo mais posto umas fotos de como está o carro agora.
PS: aliás, esses bancos da fotos é que disponibilizei para a venda a R$180,00 no jogo
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
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LaercioLMB- Mensagens : 3802
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Cara deu trabalho mas terminei de ler... realmente vc gosta deste carro né Laercio kkkk mas é isso aí temos que fazer o que gostamos ou para ficar como nós queremos. .. Parabéns por todo esse trabalho gigantesco, agora ficamos aqui no aguardo do final desta história ou melhor da realização do seu desejo pois para fazer tudo isso tem que amar mesmo o carro... abraço
Brayan Prigol CLX 97 AT- Mensagens : 136
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Obrigado Brayan e nem é tanto o fato de gostar do carro e sim que tão cedo não poderei comprar outro a não ser outro Mondeo em estado deplorável como a maioria se encontra atualmente.
Esse eu paguei R$4.800,00 justamente pelo mau estado da pintura, pneus ruins e mecânica duvidosa já que nem lenta ele tinha quando o comprei. Já vi Mondeo MK2 em ótimo estado por R$4.000,00 pois o dono precisava liberar espaço em uma vaga no condomínio onde ele morava e a vaga ocupada não era dele, por isso o valor baixíssimo.
Bom, mas seguindo adiante, a carroceria está pronta para ser aplicado o fundo PU e 3 portas e o capô do motor também. Falta ainda uma porta e a tampa traseira estar pronta para ser aplicado o PU e depois lixar o fundo PU para aplicar a tinta e o acabamento e depois lixar a tinta para aplicar o verniz.
A tinta é a tricoat na qual a tinta é separada do perolizado que é aplicado após a tinta e por último o verniz.
Aqui já dá para se ter uma ideia de um antes e depois, sendo o antes logo que foi desmontado e o depois pronto para receber o fundo.
Antes.
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Depois.
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Tiveram várias partes onde a esponja de aço retirou a tinta da carroceria e portas, para ver a qualidade tanto da tinta utilizada quanto de quem aplicou a tinta no carro.
Esse sim se pode dizer que só recebeu o famoso "banho de tinta", nada mais.
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Esse eu paguei R$4.800,00 justamente pelo mau estado da pintura, pneus ruins e mecânica duvidosa já que nem lenta ele tinha quando o comprei. Já vi Mondeo MK2 em ótimo estado por R$4.000,00 pois o dono precisava liberar espaço em uma vaga no condomínio onde ele morava e a vaga ocupada não era dele, por isso o valor baixíssimo.
Bom, mas seguindo adiante, a carroceria está pronta para ser aplicado o fundo PU e 3 portas e o capô do motor também. Falta ainda uma porta e a tampa traseira estar pronta para ser aplicado o PU e depois lixar o fundo PU para aplicar a tinta e o acabamento e depois lixar a tinta para aplicar o verniz.
A tinta é a tricoat na qual a tinta é separada do perolizado que é aplicado após a tinta e por último o verniz.
Aqui já dá para se ter uma ideia de um antes e depois, sendo o antes logo que foi desmontado e o depois pronto para receber o fundo.
Antes.
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Tiveram várias partes onde a esponja de aço retirou a tinta da carroceria e portas, para ver a qualidade tanto da tinta utilizada quanto de quem aplicou a tinta no carro.
Esse sim se pode dizer que só recebeu o famoso "banho de tinta", nada mais.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Parabéns pelo trabalho!
Pretendo um dia fazer algo dessa magnitude no meu.
Abraço
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Abraço
Ely- Mensagens : 18
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Valeu Ely!
Olha, não está fácil fazer tudo isso e sozinho, chega no final do dia estou exausto demais. Lixa, aplica fundo, lixa, aplica fundo e assim vai.
Sempre aparece um pontinho ou outro que não se tinha visto antes e temos que corrigir para a pintura não ficar uma jossa depois, pois o brilho do verniz irá mostrar todos os defeitos se ficar algum.
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Olha, não está fácil fazer tudo isso e sozinho, chega no final do dia estou exausto demais. Lixa, aplica fundo, lixa, aplica fundo e assim vai.
Sempre aparece um pontinho ou outro que não se tinha visto antes e temos que corrigir para a pintura não ficar uma jossa depois, pois o brilho do verniz irá mostrar todos os defeitos se ficar algum.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Imagino o trabalho Laércio, a parte da pintura não é fácil quando se quer um trabalho bem feito.
Uma duvida a respeito do seu coletor de admissão: o óleo acumulado nele veio de onde? Junta da tampa de válvulas somente?
Abraço
Uma duvida a respeito do seu coletor de admissão: o óleo acumulado nele veio de onde? Junta da tampa de válvulas somente?
Abraço
Ely- Mensagens : 18
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Não, esse óleo veio da válvula PCV que estava com defeito.
Sobre pintar, realmente se queremos algo bem feito tem que ter muita paciência, pois seguido aparece alguma marca que não tínhamos visto antes e temos que corrigir tudo antes de pintar mesmo o carro.
Como o fundo não tem brilho, é mais difícil de ver as falhas a não ser quando estamos lixando o fundo com água, pois se lixarmos à seco, não temos como ver as falhas.
A água serve como se fosse o verniz e dá para ver o reflexo da lata e ver onde tem alguma falha.
Se fosse tinta sintética, muita coisa a tinta encobre quando se pinta, mas poliéster e tricoat não cobre nada, são tintas muito finas e até o risco de uma lixa aparece na pintura depois. Por isso é que se usa lixa 800, 1200 e até 2000 para garantir que não haverá nenhum risco de lixa aparecendo depois de aplicar o verniz.
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Sobre pintar, realmente se queremos algo bem feito tem que ter muita paciência, pois seguido aparece alguma marca que não tínhamos visto antes e temos que corrigir tudo antes de pintar mesmo o carro.
Como o fundo não tem brilho, é mais difícil de ver as falhas a não ser quando estamos lixando o fundo com água, pois se lixarmos à seco, não temos como ver as falhas.
A água serve como se fosse o verniz e dá para ver o reflexo da lata e ver onde tem alguma falha.
Se fosse tinta sintética, muita coisa a tinta encobre quando se pinta, mas poliéster e tricoat não cobre nada, são tintas muito finas e até o risco de uma lixa aparece na pintura depois. Por isso é que se usa lixa 800, 1200 e até 2000 para garantir que não haverá nenhum risco de lixa aparecendo depois de aplicar o verniz.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoje mandei as rodas originais para o jato de areia para poder tirar qualquer imperfeição que tenha na pintura anterior já que devido a diversas partes bem ruins de lixar, preferi jatear, passar um fundo de preenchimento para não ficar porosa a roda, lixar com lixa 400 e depois a 800 para poder pintar com o prata dublin perolizado.
Essas rodas originais merecem isso.
Um detalhe que me desagradou muito hoje foi quando estava desmontando a barra estabilizadora dianteira e notei que as bieletas são diferentes, dá uma raiva isso, medidas de bieletas diferentes.
Em que prejudica isso?
A barra estabilizadora está constantemente em torção, mesmo com o carro parado e isso força muito as buchas da barra estabilizadora e a durabilidade delas é bem menor, isso sem falar que um lado a suspensão estará sob pressão o tempo todo, mesmo que parecendo ser pouca, o que deixa de certa forma a suspensão trabalhando de forma diferente de cada lado e isso afeta sim a estabilidade do carro.
Por que participamos do fórum Mondeo?
Justamente para nos vermos livres das gambiarras que os mexânicos fizeram e emporcalharam o nosso carro e precisamos deixá-lo novamente em boas condições. Sendo assim, de nada adianta a gente dar dicas de peças a serem adaptadas, pois só estaremos fazendo o que os mexânicos já fazem para nós, adaptando coisas e deixando o carro ruim.
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Essas rodas originais merecem isso.
Um detalhe que me desagradou muito hoje foi quando estava desmontando a barra estabilizadora dianteira e notei que as bieletas são diferentes, dá uma raiva isso, medidas de bieletas diferentes.
Em que prejudica isso?
A barra estabilizadora está constantemente em torção, mesmo com o carro parado e isso força muito as buchas da barra estabilizadora e a durabilidade delas é bem menor, isso sem falar que um lado a suspensão estará sob pressão o tempo todo, mesmo que parecendo ser pouca, o que deixa de certa forma a suspensão trabalhando de forma diferente de cada lado e isso afeta sim a estabilidade do carro.
Por que participamos do fórum Mondeo?
Justamente para nos vermos livres das gambiarras que os mexânicos fizeram e emporcalharam o nosso carro e precisamos deixá-lo novamente em boas condições. Sendo assim, de nada adianta a gente dar dicas de peças a serem adaptadas, pois só estaremos fazendo o que os mexânicos já fazem para nós, adaptando coisas e deixando o carro ruim.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, hoje como tempo não estava bom para aplicar fundo e as peças de lata já estão prontas para terminar de receber o fundo e começar a pintar, me restou ir para a parte mecânica.
Desmontei todo o bloco do motor e o limpei, deixei tudo sem nenhum óleo e olha que estava uma sujeira danada no bloco, óleo impregnado por tudo atrás do coletor de admissão e com a máquina de lava jato, lavei o motor por dentro das galerias de água e saiu uma água marrom de tanta ferrugem e sujeira que tinha dentro do bloco. Ô maldita água de torneira que o pessoal insiste em usar e eu mesmo até bem pouco tempo atrás também usava água de torneira até aprender o estrago que essa água faz e ver pessoalmente a corrosão interna do motor devido o uso de água de torneira.
Bom, lavado o bloco, limpo o virabrequim, lavada a tampa de válvulas que será pintada na cor do carro, lavado o berço (agregado) do motor e as balanças dianteiras e trocadas as buchas das balanças.
Um detalhe muito importante quando forem trocar buchas de balanças do Mondeo, há no mercado dois tamanhos de buchas e eu comprei aquele jogo que tem duas de um tamanho e duas um pouco maiores, mas nas balanças do meu, as 4 buchas são do mesmo tamanho, sendo assim, empaquei com duas buchas aqui, pois tive que sair para comprar mais duas do tamanho menor para colocar no meu carro. Resumindo, comprei antes para adiantar a coisa e me ferrei, por tanto, primeiro tenham certeza da medida das buchas usadas em seus carros, depois comprem novas.
O coletor de admissão comecei a limpar e tirar aquela craca toda que tem nele e olha, dá pavor ver aquilo e em como o carro estava andando.
Depois que estiver bem limpo, postarei uma foto do antes e do depois do coletor de admissão.
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Desmontei todo o bloco do motor e o limpei, deixei tudo sem nenhum óleo e olha que estava uma sujeira danada no bloco, óleo impregnado por tudo atrás do coletor de admissão e com a máquina de lava jato, lavei o motor por dentro das galerias de água e saiu uma água marrom de tanta ferrugem e sujeira que tinha dentro do bloco. Ô maldita água de torneira que o pessoal insiste em usar e eu mesmo até bem pouco tempo atrás também usava água de torneira até aprender o estrago que essa água faz e ver pessoalmente a corrosão interna do motor devido o uso de água de torneira.
Bom, lavado o bloco, limpo o virabrequim, lavada a tampa de válvulas que será pintada na cor do carro, lavado o berço (agregado) do motor e as balanças dianteiras e trocadas as buchas das balanças.
Um detalhe muito importante quando forem trocar buchas de balanças do Mondeo, há no mercado dois tamanhos de buchas e eu comprei aquele jogo que tem duas de um tamanho e duas um pouco maiores, mas nas balanças do meu, as 4 buchas são do mesmo tamanho, sendo assim, empaquei com duas buchas aqui, pois tive que sair para comprar mais duas do tamanho menor para colocar no meu carro. Resumindo, comprei antes para adiantar a coisa e me ferrei, por tanto, primeiro tenham certeza da medida das buchas usadas em seus carros, depois comprem novas.
O coletor de admissão comecei a limpar e tirar aquela craca toda que tem nele e olha, dá pavor ver aquilo e em como o carro estava andando.
Depois que estiver bem limpo, postarei uma foto do antes e do depois do coletor de admissão.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Alguém sabe como retira aquele pino que trava o sensor de velocidade?
Precisei tirar o do meu carro e não consegui ainda.
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Precisei tirar o do meu carro e não consegui ainda.
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Última edição por LaercioLMB em Qua Ago 03, 2016 5:43 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Resolvido, retirei o sensor de velocidade.
Como?
Pesquisei na internet por sensor velocidade mondeo e as fotos que apareceram me mostraram que o sensor é rosqueado na caixa e não simplesmente encaixado como parece. Fio até a caixa de marchas e com uma chave girei o sensor e pimba, saiu facilmente sem precisar me preocupar com engrenagem que só sai se tirar aquele bendito pino que mencionei e que não é necessário.
Só enquanto a caixa estiver sem o sensor e não for colocado de imediato outro, se recomenda fechar o furo do sensor para que não entre sujeira na caixa.
Eu peguei um pano velho e limpo, torci ele bem apertado para entrar no furinho e pronto, o pano se expande a fica firme. Não se deve usar estopas de linhas, pois pode ficar trancada alguma linha da estopa ao retirar para colocar o sensor de velocidade e essa linha vir a prejudicar o encaixe do sensor novamente no lugar.
Terei que comprar um sensor novo que custa em torno de R$75,00, pois o velho funciona, mas os fios estão todos descascados e não tem soquete no sensor, somente na outra extremidade do fio, o que deixa não confiável o serviço de refazer o chicote desse sensor junto ao corpo do sensor, pois pode romper os fios ali mesmo, inutilizando todo o trabalho de refazer o chicote dele por causa de R$75,00.
Tem mais barato? Tem, mas é do MK2 que é um pouco diferente e fala inclusive em pulsos que também pode ser diferente do MK1, vai saber.
É preferível comprar o correto do que arriscar no incerto e não funcionar como deveria, pois esse sensor não só é responsável por marcar a velocidade certa no velocímetro, como também de marcar a quilometragem rodada além de informar a central a situação do carro, tanto é que se esse sensor não funcionar corretamente, o carro apaga quando a gente para ele em um sinal de trânsito por exemplo.
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Como?
Pesquisei na internet por sensor velocidade mondeo e as fotos que apareceram me mostraram que o sensor é rosqueado na caixa e não simplesmente encaixado como parece. Fio até a caixa de marchas e com uma chave girei o sensor e pimba, saiu facilmente sem precisar me preocupar com engrenagem que só sai se tirar aquele bendito pino que mencionei e que não é necessário.
Só enquanto a caixa estiver sem o sensor e não for colocado de imediato outro, se recomenda fechar o furo do sensor para que não entre sujeira na caixa.
Eu peguei um pano velho e limpo, torci ele bem apertado para entrar no furinho e pronto, o pano se expande a fica firme. Não se deve usar estopas de linhas, pois pode ficar trancada alguma linha da estopa ao retirar para colocar o sensor de velocidade e essa linha vir a prejudicar o encaixe do sensor novamente no lugar.
Terei que comprar um sensor novo que custa em torno de R$75,00, pois o velho funciona, mas os fios estão todos descascados e não tem soquete no sensor, somente na outra extremidade do fio, o que deixa não confiável o serviço de refazer o chicote desse sensor junto ao corpo do sensor, pois pode romper os fios ali mesmo, inutilizando todo o trabalho de refazer o chicote dele por causa de R$75,00.
Tem mais barato? Tem, mas é do MK2 que é um pouco diferente e fala inclusive em pulsos que também pode ser diferente do MK1, vai saber.
É preferível comprar o correto do que arriscar no incerto e não funcionar como deveria, pois esse sensor não só é responsável por marcar a velocidade certa no velocímetro, como também de marcar a quilometragem rodada além de informar a central a situação do carro, tanto é que se esse sensor não funcionar corretamente, o carro apaga quando a gente para ele em um sinal de trânsito por exemplo.
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Re: Reforma Mondeo CLX AD 1.8 16V 1996
Bom, descobri que dá para abrir o sensor de velocidade onde ficam os fios dele e ali se pode fazer as emendas dos fios e isolar com termo retrátil e depois colocar a tampa da caixa novamente.
Se tiverem a oportunidade, notarão que tem dois furinhos nas laterais do sensor onde saem os fios, basta empurrar com uma chave pequena para dentro desses furos e com uma lâmina sem fio, forçar a tampa para sair. Sai fácil e os fios estão à mostra para serem soldados e isolados.
Abaixo fiz o esquema da posição dos fios e cor deles para facilitar quem futuramente tiver problemas com a fiação do sensor de velocidade.
Irei postar um passo a passo em outra seção para facilitar as buscas.
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Se tiverem a oportunidade, notarão que tem dois furinhos nas laterais do sensor onde saem os fios, basta empurrar com uma chave pequena para dentro desses furos e com uma lâmina sem fio, forçar a tampa para sair. Sai fácil e os fios estão à mostra para serem soldados e isolados.
Abaixo fiz o esquema da posição dos fios e cor deles para facilitar quem futuramente tiver problemas com a fiação do sensor de velocidade.
Irei postar um passo a passo em outra seção para facilitar as buscas.
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Última edição por LaercioLMB em Qua Nov 02, 2016 11:57 am, editado 1 vez(es)
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