.: Club Ford Mondeo Brasil :.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Apresentação e ajuda
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptyHoje à(s) 4:41 pm por Hans Christian Bucher

» Procuro trizeta 25x41
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptyHoje à(s) 3:27 pm por LaercioLMB

» Interruptor quadruplo vidro mondeo 97
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptyQua Abr 24, 2024 10:52 am por LaercioLMB

» Ford Mondeo - Vendo ou troco
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptySeg Abr 01, 2024 3:08 pm por Roberto Almeida

» Peças de Mondeo
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptySex Mar 29, 2024 10:40 am por LaercioLMB

» Peças para Mondeo 97/98
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptyQua Mar 27, 2024 6:22 pm por LaercioLMB

» Saudações a todos
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptySáb Mar 23, 2024 10:45 am por LaercioLMB

» Compro: Diferencial Cambio automático COMPLETO - CD4E - MK2
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptyQui Mar 14, 2024 6:23 pm por LaercioLMB

» Vendo Ford Mondeo 97
Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) EmptySex Mar 08, 2024 5:56 pm por Leo Bispo


Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

+3
pvs
LaercioLMB
raphudo
7 participantes

Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  raphudo Sáb Dez 27, 2014 4:42 pm

Boa tarde a todos integrantes do fórum, sou novo aqui e tenho observado que são muito prestativos uns aos outros, e tenho algumas dúvidas, espero que possam me ajudar.
Tenho um mondeo 97 glx e o forro do teto está descolando bastante, algumas partes formando barriga e outras simplesmente penduradas, bastante feio hehehe..
A questão é que fui no tapeceiro para ver quanto ficaria e é em torno de 450 a 500 reais para o trabalho, que é um tanto caro para mim no momento que tenho outras prioridades (fazer o motor).
Sendo assim eu mesmo quero re-fazer este forro.. e procurei no fórum e vi que algumas pessoas comentaram como fazer etc.. porém tenho algumas dúvidas específicas:

1- Aquele papelão ele está grudado na parte de metal? Pois pelo que vi ele esfarela bastante e está grudado, e eu queria fazer todo o trabalho fora do carro pra não ter que ficar com a mão pra cima e sair serviço porco hehe..

2- Se tiver como soltar esse forro, ele passa pelo porta malas? (Abaixando o banco).

3- E será que é possível fazer um trabalho bem feito em casa mesmo? Lembrando que o modelo tem teto solar.

Em breve tentarei postar algumas fotos.

Desde já agradeço. Abraços e feliz ano novo.
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  LaercioLMB Sáb Dez 27, 2014 5:16 pm

Bom, aquele papelão não está grudado no teto, tem que retirar todas as guarnições de plástico que ficam na volta dele e das colunas da carroceria que o papelão sai inteiro, tem que retirar inclusive a luz de teto antes de retirar as guarnições todas, para não quebrar a luz de teto.
Segundo, não é o papelão que está esfarelando, é a espuma que tem no tecido do forro, por isso o tecido solta, pois a espuma polimerizou com o calor do sol e esfarelou, fazendo o tecido soltar da espuma.
Tem que retirar todo o forro do teto, não adianta querer injetar cola que vai virar caca mesmo, pois o tecido sem espuma, a cola passa pelo tecido e aparece depois, não tem jeito.
Eu já fiz o teto do meu, retirei tudo e comprei só o tecido de forração para automóvel em uma loja de materiais para tapeceiros e paguei R$25,00 o tecido todo, mais R$32,00 o tubo de cola spray 3M.
Para ficar ótimo, é preciso de duas pessoas se não, ficarão rugas no tecido, pois sozinho e sem prática é um inferno, sei bem disso, mas consegui fazer ficar sem rugas.
Primeiro, com uma esponja de lavar louça, daquelas com um lado verde, esfregue todo o papelão para retirar todo o pó da espuma seca, mas a esponja de lavar louças também tem que estar seca.
Depois de limpo o papelão, aplique a cola spray em todo o papelão e com a ajuda de outra pessoa, estique bem o tecido e encoste ele nos cantos do papelão e deixe o tecido descer e vá apertando de leve o tecido de um lado até chegar no outro lado, enquanto quem te ajuda, segura o tecido para ele não cair antes da hora e enrugar no meio do caminho.
Depois dele colado e seca a cola, recorte o que sobrou e o espaço onde fica a luz de teto e é só recolocar o forro no lugar.
O tecido para forração tem espuma junto, uma camada de 3 mm de espuma e é obrigatório ter, pois somente o tecido, a cola passa pelo tecido e fica tudo borrado.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  raphudo Sáb Dez 27, 2014 6:11 pm

Poxa que tutorial excelente, fiquei muito contente e satisfeito com a sua resposta Laercio, muito obrigado mesmo, agora fiquei motivado de fazer eu mesmo em casa, pois sei todos os passos Very Happy
Só restou uma última dúvida: na hora de recortar o espaço da lâmpada e recortar o espaço para o teto solar, se faz com estilete mesmo? faz apoiando no próprio teto?
De resto não sobraram mais dúvidas, foi extremamente util, muito obrigado mesmo!
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Aristeu Galvao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  LaercioLMB Sáb Dez 27, 2014 6:19 pm

Sim, pode ser feito com estilete mesmo sem nenhum problema e vai beirando o papelão para cortar o tecido que sobra para fora, para o teto solar e do furo da luz de teto.
Não é difícil de fazer, eu fiz sozinho e deu certo, mas recomendo ter alguém para ajudar que fica mais fácil ainda e mais rápido.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  raphudo Sáb Dez 27, 2014 6:35 pm

Muito obrigado, agora estou totalmente seguro de fazer.
As dicas foram ótimas e detalhadas o máximo ;D
Abraço! (depois posto os resultados)
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  raphudo Seg Dez 29, 2014 9:45 pm

Uma ultima dúvida que surgiu Laércio, para retirar o forro do teto, por onde consigo tirar? Pelas portas mesmo ou eu terei que abaixar os bancos para tirar pelo porta malas?
Ele sai sem dobrar? medo de estragar...
raphudo
raphudo

Mensagens : 123
Pontos : 169
Data de inscrição : 26/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  LaercioLMB Ter Dez 30, 2014 9:37 am

Baixe o encosto dos bancos da frente que facilita retirar pelas portas mesmo.
Não sei se o forro do teto passa pelos bancos traseiros para sair pelo porta malas, no hatchback sai, no sedan acho que não.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty forro do teto do mondeo

Mensagem  pvs Sáb Jul 11, 2015 10:33 am

Bom dia Laércio, visualizei através de suas falas que conseguiu adquirir o forro do teto para o seu mondeo aí em porto Alegra. Gostaria de saber se você poderia me informar o endereço desta loja, pois estou me deslocando para Porto Alegre daqui há alguns dias e necessito comprar o mesmo. Aqui em pelotas não encontrei. Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 11, 2015 11:09 am

A loja é a Plásticos Brasil e fica na Av. Sertório, 1480 - Navegantes, Porto Alegre - RS, 91020-000
Telefone:(51) 3343-3277.

Leve uma amostra do tom da cor que deseja, é um tecido com uma camada fina de espuma que se usa para a forração do teto.
Quando for colar o forro, cuide para aplicar a cola de contato em ambos os lados, tanto na espuma do tecido quanto no papelão do teto e espere um pouquinho antes de iniciar a colagem e é bom ter a ajuda de alguém, pois sozinho é muito ruim de fazer principalmente quando não se tem experiência nisso, sei por que passei o maior trabalho sozinho e tive que desfazer tudo que ficou uma droga.
Tem que ter muita paciência e cuidar para não apertar forte o tecido na hora de colar para que a cola não passe a espuma e manche o tecido.
Use um rolinho de pintura de espuma para pintura para passar no tecido, isso evita a força direta em um único ponto que pode fazer a cola passar pela espuma e o rolinho evita isso e te facilita aplicar o tecido no papelão do teto.
Corte o espaço da luz de teto um pouco menor do que o furo, faça cortes em diagonal indo até os cantos do furo, passe cola dentro da tampa e cole as abas que ficaram para dentro, isso evita que possam soltar e aparecer ao redor da luz de teto.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty forro do teto do mondeo

Mensagem  pvs Sáb Jul 11, 2015 11:28 am

Muito obrigado pelo rápido retorno e orientações. estarei atento as mesmas. Obrigado Láercio e até mais. PAblo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  LaercioLMB Sáb Jul 11, 2015 11:51 am

Se quando vieres a Porto Alegre quiseres dar uma passada aqui em casa, é só avisar que serás bem recebido.
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty forro do teto do mondeo

Mensagem  pvs Sáb Jul 11, 2015 11:28 pm

Boa noite Laércio, muito obrigado pela hospitalidade, caso eu consiga ter um tempo disponível lhe procuro. Até mais, Pablo.

pvs

Mensagens : 94
Pontos : 142
Data de inscrição : 08/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  Marcelo Lima Ter Set 08, 2015 2:10 pm

Boa tarde à todos.
Gostaria de dividir com vocês que fiz o forro do meu conforme orientações e ficou ótimo:
Material utilizado = 2 m de forro automotivo e 2 colas spray (não era 3m, uma cola só seria pouco rsrsrs...)

Passo 1: Remover todos os itens que são fixados no teto como quebra sol, luz de salão(acho que é assim que chama), aqueles suportes que o passageiro se segura, break light e todas as travas que tiverem como por exemplo no lado do motorista não tem esse apoio pra se segurar e vai umas travas que tapam os furos nessa área.

Passo 2: Remover o acabamento das colunas - não consegui remover os acabamentos próximo ao para-brisa mas no final foi até melhor Smile

Passo 3: Soltar com cuidado o forro completo na coluna central ele possui uma aba que entra um pouco na lata do carro e ajuda a apoiar (no meu caso eu tirei primeiro o tecido mas fez uma baita sujeira pois tive medo de ter mais alguma coisa por baixo, mas não tinha)

Passo 4: Retirar o forro de dentro do carro. Tirei pela porta do passageiro por cima do painel. Joguei a frente por cima do volante e a parte de traz para porta do passageiro no ponto do centro da porta pra parte mais alta...saiu um pouco forçado mas não danificou em nada;

Passo 5: Limpeza da espuma velha. A espuma do forro antigo se esfarela, portanto usei uma vassoura e com cuidado varri as partes mais soltas juntando imediatamente com um aspirador (Dica pra quem tem renite alérgica como eu rsrsrs...) Depois com uma escova de roupas esfreguei forte e juntando por partes com a própria escova aspirava. Foi bom pra não contaminar o local do trabalho que era o chão.

Passo 6: Tudo limpinho aplicar a cola. O bico da cola que usei possui um ajuste que com ¼ de volta produz um jato de uns dois dedos de largura. Deve-se passar cola nas duas partes a serem coladas e com ajuda de alguém vá colocando devagar o forro sem pressionar em um lugar só mas passando a mão uniformemente fazendo o contorno de cada área. A cola mandava aguardar 1 minuto mas secou rapidamente e tive que retrabalhar uma extremidade aplicando a cola e colocando em seguida...ficou ótimo!

Passo 7: Depois de tudo seco fazer os recortes da lâmpada, teto solar caso tenha e os furos de tudo.

Passo 9: Fazer procedimento inverso colocando o forro dentro do carro.

Passo 10: Com o forro dentro do carro eu coloquei primeiro a parte do fundo indo além e depois voltei encaixando a parte das colunas do para-brisa que não havia desmontado - tive ajuda de um amigo nessa etapa.

Passo 11: Montar os acabamentos de volta: Observei que em alguns casos as travas metálicas do acabamento ficaram na lata do carro. Tire essa trava da lata e monte na garra do acabamento da coluna pois se não essa garra não monta pois a trava metálica fica fechada.

Passo 12: Mandar pra os colegas os comentários dos resultados rsrsrsrs...

Nota: Optei por não fazer o forro do teto solar pois a peça possui acabamento fixado por plastico derretido e não quis arriscar desmanchar e soldar de novo mas não parece ser difícil exceto que é preciso desmontar o teto solar fora, depois remover pelo trilho o conjunto do teto para liberar essa parte do teto solar que tem forro de tecido. Ah e também não comprei mais meio metro de tecido para isso.

Investimento:
2 Colas R$ 50,00
2 m de forro automotivo: R$ 40,00

Ao todo 90 reais e muita paciência.

Agradeço a todos, mas principalmente ao colega Laércio que divulgando os macetes me motivou a encara a empreitada!

Abraços galera!

Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Igor William gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  Perfil excluido Ter Set 08, 2015 2:22 pm

Marcelo nao cheguei ler seu jornal pq nao sou muito fã de leitura mas parabens pelo trabalho kkkkkkkkkkk
Perfil excluido
Perfil excluido

Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  Marcelo Lima Ter Set 08, 2015 4:54 pm

Carlos RMS escreveu:Marcelo nao cheguei ler seu jornal pq nao sou muito fã de leitura mas parabens pelo trabalho kkkkkkkkkkk


kkkkkkk...valeu Carlos...
Marcelo Lima
Marcelo Lima

Mensagens : 522
Pontos : 550
Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 41
Localização : Diadema

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  LaercioLMB Ter Set 08, 2015 8:38 pm

Parabéns Marcelo e como deve ter visto, não é difícil, só requer prática e isso não se consegue em um teto, mas não é complicado, só ter vontade de fazer mesmo.
Eu encarei o do meu no grito, sem ter a menor noção de como teria que fazer e o que fazer e deu certo, levei uma tarde inteira, mas ficou bom e valeu a pena o que economizei se tivesse mandado em um tapeceiro para fazer o serviço que certamente, não teria saído por menos de R$200,00
LaercioLMB
LaercioLMB

Mensagens : 3792
Pontos : 3844
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Teto

Mensagem  Alexandre Castellano Ter Set 08, 2015 9:15 pm

Parabéns pelo serviço, 200,00 nada, paguei 480,00 para reformar o meu, ficou muito bom, mais caro.

Alexandre Castellano

Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  haberbeck_brandao Dom Nov 29, 2015 5:44 pm

Boa noite.

Formidável o roteiro de confecção do novo forro para seus carros.

Eu infelizmente não me aventuro a fazer este tipo de serviço pois não tenho paciência suficiente.

Fiz o forro do meu há sete anos numa pessoa aqui em São Bernardo do Campo que me recomendaram. É um tapeceiro que trabalhou na VW e reforma a tapeçaria de qualquer carro. Trabalha junto com os filhos.

Se alguém se interessar caso não tenha habilidade suficiente, pode entrar em contato comigo

Abs

Carlos
haberbeck_brandao
haberbeck_brandao

Mensagens : 96
Pontos : 136
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 67
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda) Empty Re: Forro do teto descolando: tentativa de fazer por conta própria (ajuda)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos