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Troca de Cambio
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Troca de Cambio
Olá, quais as peças que preciso comprar para trocar o cambio Aut. para Manual?
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
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Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Troca de Cambio
Venda a caixa automática, conversor e trambulador e compre uma caixa manual, volante e trambulador, só isso.
A tampa no console do câmbio automático vai junto com o trambulador e no lugar, entra a coifa de couro da alavanca comum.
Se vender o cambio com tudo, comprar outro manual ainda te sobrará dinheiro.
Por isso é que não vejo vantagem em se desfazer do carro só por causa do câmbio e por isso que eu prefiro cambio manual e não automático.
Olha o custo de um cambio manual mondeo.
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Com R$1.000,00 você compra tudo o que precisa para colocar câmbio manual, mais a mão de obra do mecânico que não deve sair caro já que é só umas 4 horas de trabalho.
consertar um cambio automático não sai por menos de R$3.000,00
A tampa no console do câmbio automático vai junto com o trambulador e no lugar, entra a coifa de couro da alavanca comum.
Se vender o cambio com tudo, comprar outro manual ainda te sobrará dinheiro.
Por isso é que não vejo vantagem em se desfazer do carro só por causa do câmbio e por isso que eu prefiro cambio manual e não automático.
Olha o custo de um cambio manual mondeo.
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Com R$1.000,00 você compra tudo o que precisa para colocar câmbio manual, mais a mão de obra do mecânico que não deve sair caro já que é só umas 4 horas de trabalho.
consertar um cambio automático não sai por menos de R$3.000,00
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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cambio Manual
Olá Laercio, foi a melhor dica até agora, mais eu comprando o cambio Manual eu tenho que trocar muita coisa nele, ex: Disco de embreagem etc.
Alexandre Castellano- Mensagens : 633
Pontos : 681
Data de inscrição : 29/10/2014
Re: Troca de Cambio
Alexandre Castellano escreveu:Olá Laercio, foi a melhor dica até agora, mais eu comprando o cambio Manual eu tenho que trocar muita coisa nele, ex: Disco de embreagem etc.
Ao trocar o câmbio automático para o manual, no lugar do conversor de torque, irá o volante, prensa e disco de embreagem e isso você compra barato na internet e em desmanches.
Terá que trocar o suporte dos pedais, pois irá adicionar o pedal embreagem junto.
Uma coisa é certa, trocar de automático para manual, sairá mais barato do que consertar o automático e nunca mais te dará problemas.
Não se v~e Mondeo com problema no câmbio manual, só se vê Mondeo com problema no câmbio automático e na maioria das vezes é só por não terem trocado o óleo quando deveriam e ou ter trocado com o óleo errado.
Óleo errado também faz o câmbio parecer que está com problema, quando na realidade é só o óleo errado que foi colocado no câmbio.
Tem dois usuários aqui vendendo partes de Mondeo, mas encontra no mercado livre muita coisa baratinha.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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Data de inscrição : 03/01/2014
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Localização : Porto Alegre - RS
Re: Troca de Cambio
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Esse atuador é novo, mas usado você consegue por uns R$80,00 ou R$100,00.
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O trambulador até agora é o mais caro fora a caixa.
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Só nisso tudo está em torno de R$1200,00, na caixa automática você não irá gastar menos de R$3000,00 para consertar e poderá dar problema de novo como um outro usuário que vendeu todo o caro desmontado pois consertou o cambio automático e logo teve problema de novo e não queria mais gastar.
Depois de trocar tudo, coloque para vender o conversor de torque, o pedal de freio do automático, o trambulador do câmbio e até o câmbio automático que por estar com defeito, você pega nele uns R$400,00 fácil para quem quer tirar peças dele, pois se vender só a caixa de satélites do câmbio automático, já pega nela uns R$500,00, mas aí fica difícil de vender o resto da caixa.
Veja que o dinheiro que você gata para trocar para manual, boa parte dele você recupera vendendo o que é do automático.
Basta a gente parar para pensar um pouco.
Esse atuador é novo, mas usado você consegue por uns R$80,00 ou R$100,00.
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Só nisso tudo está em torno de R$1200,00, na caixa automática você não irá gastar menos de R$3000,00 para consertar e poderá dar problema de novo como um outro usuário que vendeu todo o caro desmontado pois consertou o cambio automático e logo teve problema de novo e não queria mais gastar.
Depois de trocar tudo, coloque para vender o conversor de torque, o pedal de freio do automático, o trambulador do câmbio e até o câmbio automático que por estar com defeito, você pega nele uns R$400,00 fácil para quem quer tirar peças dele, pois se vender só a caixa de satélites do câmbio automático, já pega nela uns R$500,00, mas aí fica difícil de vender o resto da caixa.
Veja que o dinheiro que você gata para trocar para manual, boa parte dele você recupera vendendo o que é do automático.
Basta a gente parar para pensar um pouco.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Troca de Cambio
Complementando o que o laercio disse, existe mais algumas diferenças que precisam ser considerados na adaptação:
1º: Módulo de injeção não é o mesmo, tem chicotes a mais para gerenciar o cambio (modo Sport, Overdrive etc...) Nao sei se ele operaria o motor sem os sensores do cambio... ai entra a questao do PATS, Chave codificada e chicote principal que é diferente... o acerto da injeção é especifico para suavidade tanto que até a potencia e curva de torque são diferentes se comparado mondeo auto e manual...
2º: Volante do motor é diferente, além da compra do cambio, precisará comprar um volante de motor de mondeo manual, ok?
3º: Semieixos e tulipas também são diferentes, aproveita apenas a ponta de eixo e homocinética
4º: Suporte do cambio e coxins etc...
5º: RADIADOR e ventiladores são diferentes também pois tem o radiador de óleo no mesmo corpo que o radiador principal
Fora o que já foi falado para trocar: pedaleiras, cabo de embreagem, atuador de embreagem, suportes, trabulador com alavancas e cabos, console central
Falo com propriedade, pois tenho um mondeo automatico e ja retifiquei o ele!
A brincadeira de conversão não é simples nem barato! é muita alteração para ser feito, muito complexo... e contando mão de obra e peças pode até passar de 3 mil reais...
Arrume o cambio original, a retifica completa em um cambio CD4E não passa de R$3,000,00, é caro, mas dura muito se cuidar direito!
O caso do colega da mondeo SW se nao me engano quebrou poque ele pegou enchente com o carro e infiltrou agua na caixa, tanto que ele mesmo comprou outro mondeo MK1 Vermelho AUTOMATICO pois ele adorou o conforto, e nesse novo carro ele nao teve problemas.
Meu cambio foi retificado a 3 anos, rodei 40 mil KM e esta tudo OK, fluido limpo e transparente, perfeito....
Nao pode condenar ou falar mal de algo que nunca teve, cambio automático dura mais que o manual, não tem trocas de embreagens durante sua vida útil e oferece muito conforto.
Já tive Opala, Caravan Automaticos (cambio ZF), Civic e corolla, e atualmente o Mondeo. Nunca tive grandes problemas exceto o mondeo, graças ao radiador de óleo furado que condenou o cambio, fatalidade...
1º: Módulo de injeção não é o mesmo, tem chicotes a mais para gerenciar o cambio (modo Sport, Overdrive etc...) Nao sei se ele operaria o motor sem os sensores do cambio... ai entra a questao do PATS, Chave codificada e chicote principal que é diferente... o acerto da injeção é especifico para suavidade tanto que até a potencia e curva de torque são diferentes se comparado mondeo auto e manual...
2º: Volante do motor é diferente, além da compra do cambio, precisará comprar um volante de motor de mondeo manual, ok?
3º: Semieixos e tulipas também são diferentes, aproveita apenas a ponta de eixo e homocinética
4º: Suporte do cambio e coxins etc...
5º: RADIADOR e ventiladores são diferentes também pois tem o radiador de óleo no mesmo corpo que o radiador principal
Fora o que já foi falado para trocar: pedaleiras, cabo de embreagem, atuador de embreagem, suportes, trabulador com alavancas e cabos, console central
Falo com propriedade, pois tenho um mondeo automatico e ja retifiquei o ele!
A brincadeira de conversão não é simples nem barato! é muita alteração para ser feito, muito complexo... e contando mão de obra e peças pode até passar de 3 mil reais...
Arrume o cambio original, a retifica completa em um cambio CD4E não passa de R$3,000,00, é caro, mas dura muito se cuidar direito!
O caso do colega da mondeo SW se nao me engano quebrou poque ele pegou enchente com o carro e infiltrou agua na caixa, tanto que ele mesmo comprou outro mondeo MK1 Vermelho AUTOMATICO pois ele adorou o conforto, e nesse novo carro ele nao teve problemas.
Meu cambio foi retificado a 3 anos, rodei 40 mil KM e esta tudo OK, fluido limpo e transparente, perfeito....
Nao pode condenar ou falar mal de algo que nunca teve, cambio automático dura mais que o manual, não tem trocas de embreagens durante sua vida útil e oferece muito conforto.
Já tive Opala, Caravan Automaticos (cambio ZF), Civic e corolla, e atualmente o Mondeo. Nunca tive grandes problemas exceto o mondeo, graças ao radiador de óleo furado que condenou o cambio, fatalidade...
mini_mim- Mensagens : 103
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Idade : 38
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Re: Troca de Cambio
No esquema elétrico do Mondeo manual até 96, mostra perfeitamente a conexão para o câmbio automático nos pinos 5-30-38-41-42-49-51-52-53 e 55 e no mesmo esquema para o Mondeo automático até 96, mostra os mesmos pinos como conexão ao câmbio automático.
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Já no esquema do Mondeo 97 manual e sem pats, mostra os pinos da central 1-10-27-29-79-84 e 92 como os pinos do conector da caixa automática, ou seja, não precisa trocar módulo central nenhum.
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Por tanto, trocar de câmbio automático para câmbio manual, os conectores que iriam na caixa de marchas e na alavanca de câmbio, deixarão de serem conectados, pois se eu colocar um botão no painel para acionar o modo sport, a central irá identificar isso, mas não terá caixa de marchas para efetuar a função.
O módulo central do Escort 16V sim não é o mesmo do Mondeo, embora ambos tenham o mesmo motor ZETEC 16V.
Mini mim, leia com atenção tudo o que eu escrevi para ele antes do seu comentário e veja que ali eu relacionei pedais, volante, prensa, disco de embreagem, atuador, trambulador, tudo relacionado a trocar um câmbio automático para manual.
Só não citei os calços da caixa que estes são diferentes, mas não tenho certeza disso.
Semi eixos são os mesmos, não tem diferenças entre o automático e o manual, somente a caixa de satélites é que são diferentes, mas os sei eixos são os mesmos, pois as tulipas estão dentro da caixa junto com a caixa de satélites.
Radiador é o mesmo, só as ventoinhas que são duplas e isso nada impedirá o funcionamento correto do motor estando em cambio manual.
O radiador de óleo pode ser retirado ou deixá-lo ali para não abrir espaço de circulação de ar indesejado pelo radiador do motor, bastando somente isolar o radiador de óleo do câmbio, nada mais.
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Já no esquema do Mondeo 97 manual e sem pats, mostra os pinos da central 1-10-27-29-79-84 e 92 como os pinos do conector da caixa automática, ou seja, não precisa trocar módulo central nenhum.
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Por tanto, trocar de câmbio automático para câmbio manual, os conectores que iriam na caixa de marchas e na alavanca de câmbio, deixarão de serem conectados, pois se eu colocar um botão no painel para acionar o modo sport, a central irá identificar isso, mas não terá caixa de marchas para efetuar a função.
O módulo central do Escort 16V sim não é o mesmo do Mondeo, embora ambos tenham o mesmo motor ZETEC 16V.
Mini mim, leia com atenção tudo o que eu escrevi para ele antes do seu comentário e veja que ali eu relacionei pedais, volante, prensa, disco de embreagem, atuador, trambulador, tudo relacionado a trocar um câmbio automático para manual.
Só não citei os calços da caixa que estes são diferentes, mas não tenho certeza disso.
Semi eixos são os mesmos, não tem diferenças entre o automático e o manual, somente a caixa de satélites é que são diferentes, mas os sei eixos são os mesmos, pois as tulipas estão dentro da caixa junto com a caixa de satélites.
Radiador é o mesmo, só as ventoinhas que são duplas e isso nada impedirá o funcionamento correto do motor estando em cambio manual.
O radiador de óleo pode ser retirado ou deixá-lo ali para não abrir espaço de circulação de ar indesejado pelo radiador do motor, bastando somente isolar o radiador de óleo do câmbio, nada mais.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
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