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Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
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Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
Olá, tenho um Mondeo 97, esta sempre com manutenção em dia, cabos, velas, etc. O motor está com 120 mil km e ja foi feito o cabeçote duas vezes, uma com antigo proprietário e uma comigo porque estourou a bomba d'agua na viagem. Porem não consegui tirar uma falha que aparece só aos 2000 rpm, como se ele ficasse dando pequenos soquinhos ou tranquinhos. Antes dessa rotação ou após não. Não tenho idéia do que possa ser, nem meu mecânico rsrs. Estou aberto a sugestões dos amigos.
claudiorpreviatti- Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 20/10/2015
Re: Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
Isso pode ser várias coisas, entre o sensor da EGR, entrada falsa de ar, sonda lambda.
O correto é passar um scanner para ter certeza, pois um mesmo sintoma pode ser causado por mais de um sensor, o que dificulta diagnósticos.
Se o seu mecânico não tem scanner, sinto muito, ele está ultrapassado, pois os carros de hoje sem scanner não tem como.
O defeito mais comum é o chicote dos bicos injetores, pois esse chicote além dos fios dos bicos, tem do atuador da lenta, da borboleta de aceleração, do sensor do comando de válvulas, o que pode ocasionar esse defeito.
Até bico sujo e gasolina ruim faz isso, principalmente gasolina ruim.
O correto é passar um scanner para ter certeza, pois um mesmo sintoma pode ser causado por mais de um sensor, o que dificulta diagnósticos.
Se o seu mecânico não tem scanner, sinto muito, ele está ultrapassado, pois os carros de hoje sem scanner não tem como.
O defeito mais comum é o chicote dos bicos injetores, pois esse chicote além dos fios dos bicos, tem do atuador da lenta, da borboleta de aceleração, do sensor do comando de válvulas, o que pode ocasionar esse defeito.
Até bico sujo e gasolina ruim faz isso, principalmente gasolina ruim.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Falha, tranquinhos e solavancos depende do RPM
Bom dia meu caro, tenho um 97 CLX 2.0 16V, o primeiro sintoma do meu foi, dependendo da marcha e do RMP, na maioria alto, ele quase que desligava, mas não morria, o RPM chegava a 500 e depois partia com tudo, troquei o MAF, resolveu em partes, depois de muito tempo, descobri, que nosso querido Mondeo, na época, foi fabricado com fios ecologicamente frescurentos, pois erraram e só duraram 10 anos, eles ressecam e descascam mesmo dentro das proteções, causando contatos e curtos entre eles, aconselho antes de trocar, abrir ali o corpo de borboleta, tirar o MAF completo, e ter acesso ao chicote dos bicos e comandos do motor, e veras um grande problema, fiz isso, comprei um chicote novo dos bicos, e resolvi, os dois problemas, pois nem o MAF estava quebrado, mas sim em curto, por isso o scanner não pegava o defeito, e od efeito ali existia.
fernando.barsottini- Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 08/07/2016
Idade : 39
Localização : São Bernardo do Campo
Re: Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
De fato, a maior parte dos problemas mecânicos de um Mondeo está na parte elétrica e não mecânica como se imagina e se busca pelo defeito.
Todos os Mondeo até 2003 antes de procurar por problemas mecânicos, temos que revisar toda a parte elétrica do motor, pois os fios fora sim feitos com fios ecológicos feitos para se deteriorarem em pouco tempo, pois na Europa, carro não é para durar mais de 10 anos, pois lá as pessoas conseguem comprar carros novos mais facilmente que aqui no nosso país tupiniquim.
Como ocorreram problemas elétricos nos carros que duraram mais, a Ford mudou o tipo de fio usado nos carros a partir de 2004 e isso ocorreu em muitas marcas europeias.
Eu sei que o meu tem muito fio descascado dentro dos chicotes e irei aproveitar que vou desmanchar ele para pintar, rever toda essa fiação fora do carro.
Um dos problemas que pode ocasionar isso é o fio que alimenta a central entrar em curto e zerar a central o que faz a lenta ir para o espaço já que a central perde toda a referência de programação do motor o tempo todo, mas acredito que ninguém até hoje deve ter percebido isso, mas a central tem um fio que a mantém ligada à bateria o tempo todo, mesmo a chave estando desligada e quando retiramos a bateria do carro a central perde a configuração e o carro fica sem lenta por um tempo até a central ajustar tudo novamente e quando essa alimentação é interrompida seguidamente, a central não consegue mais manter o motor regulado e isso também ocorre, lenta oscilando, carro apagando e por aí vai.
Todos os Mondeo até 2003 antes de procurar por problemas mecânicos, temos que revisar toda a parte elétrica do motor, pois os fios fora sim feitos com fios ecológicos feitos para se deteriorarem em pouco tempo, pois na Europa, carro não é para durar mais de 10 anos, pois lá as pessoas conseguem comprar carros novos mais facilmente que aqui no nosso país tupiniquim.
Como ocorreram problemas elétricos nos carros que duraram mais, a Ford mudou o tipo de fio usado nos carros a partir de 2004 e isso ocorreu em muitas marcas europeias.
Eu sei que o meu tem muito fio descascado dentro dos chicotes e irei aproveitar que vou desmanchar ele para pintar, rever toda essa fiação fora do carro.
Um dos problemas que pode ocasionar isso é o fio que alimenta a central entrar em curto e zerar a central o que faz a lenta ir para o espaço já que a central perde toda a referência de programação do motor o tempo todo, mas acredito que ninguém até hoje deve ter percebido isso, mas a central tem um fio que a mantém ligada à bateria o tempo todo, mesmo a chave estando desligada e quando retiramos a bateria do carro a central perde a configuração e o carro fica sem lenta por um tempo até a central ajustar tudo novamente e quando essa alimentação é interrompida seguidamente, a central não consegue mais manter o motor regulado e isso também ocorre, lenta oscilando, carro apagando e por aí vai.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
Olá amigos, estava lendo sobre as falhas eu tenho um 97 e um dias deste veja bem dei aquela geral no carro e deixei e na rua, depois eu ia sair com ele, do nada o carro deu partida só não funcionou o motor por estar desligado a ignição resumindo foi um fio que o mecânico deixou encostar no motor e entrou em curto de la pra cá volta e meia ele da umas falhadas mas quasse pegou fogo, minha pergunta sera que um bom alto elétrico consegue refazer o chicote? ou alguém indica um?
Ivan Oliver- Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 30/03/2015
Re: Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
Auto elétrico será difícil encontrar um que refaça esse chicote, mas você terá que procurar um na sua cidade e cuidar para que não usem fita isolante nos fios, pois com o calor do motor a goma da fita solta e logo está tudo ruim novamente.
LaercioLMB- Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
Ivan Oliver escreveu:Olá amigos, estava lendo sobre as falhas eu tenho um 97 e um dias deste veja bem dei aquela geral no carro e deixei e na rua, depois eu ia sair com ele, do nada o carro deu partida só não funcionou o motor por estar desligado a ignição resumindo foi um fio que o mecânico deixou encostar no motor e entrou em curto de la pra cá volta e meia ele da umas falhadas mas quasse pegou fogo, minha pergunta sera que um bom alto elétrico consegue refazer o chicote? ou alguém indica um?
depende de qual chicote vc precisa.
tem um membro aqui do forum que talvez ainda tenha um dos chicotes do mondeo pra negocio, procure pelo Alexandre.
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Perfil excluido- Mensagens : 649
Pontos : 786
Data de inscrição : 14/09/2014
Chicote
Bom dia meu caro, entendo seu problema, mas eu to tão puto, com mexanicos e auto elétrico, que prefiro que vc mesmo o faça, pega um fim de semana, acorde cedo, e desmonte toda parte de saida de AR e sensor MAF, ali vc vai ter contato direto com o TBI, chicotes dos bicos e distribuição de sensores do carro, antes de tirar, faça um desenhos dos cabos, com as canetas coloridas, ai é só comprar terminais novos e refazer tudo, com fita Scoth 3M, e depois uma mantar termica que projeto de estatica e elimina ruidos elétricos, resumindo, protege do calor e não corre risco de escapar corrente elétrica pra lugar nenhum, fiz isso no meu, de tanto mexanico falar abobrinha, se vc for de SP, podemos combinar um fim de semana, e eu te ajudo.
fernando.barsottini- Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 08/07/2016
Idade : 39
Localização : São Bernardo do Campo
Re: Falha no motor - Injeção ao andar a 2000 rpm
Eu já fiz uma lista informando cada pino do conector de 12 pinos onde vai cada fio que sai dali para que qualquer um possa refazer esse chicote dos bicos injetores.
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LaercioLMB- Mensagens : 3795
Pontos : 3847
Data de inscrição : 03/01/2014
Idade : 57
Localização : Porto Alegre - RS
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